quinta-feira, 22 de abril de 2010

Go Go Ackman (SNES)


O joguinho que peguei pra jogar hoje pode ser bem desconhecido por essas bandas, mas fez um relativo sucesso no Japão, pois conseguiu render duas sequências. Claro, produtos do Japão tendem a ficar no Japão, e com essa série não foi diferente. Se não fosse por alguma alma bondosa o suficiente para traduzir pelo menos o primeiro jogo, muitos sequer gastariam seu tempo jogando Go Go Ackman.

A primeira coisa que se nota ao começar a jogar é o traço familiar dos personagens, que nos remete prontamente à Dragon Ball Z e similares. Pois então, o jogo é baseado em um mangá feito pelo pai de Goku, o próprio Akira Toriyama. O personagem principal do jogo, Ackman, é muitas vezes confundido com Trunks, pois tem traços bastante familiares e carrega uma espadinha com ele.



eis o nosso amigo Ackman, ou cover de Trunks do Dragon Ball Z

O mangá rendeu 3 jogos pro Super Famicom, sendo que apenas o primeiro deles foi traduzido. Eu pelo menos desconheço a tradução dos outros dois, mas na Wikipédia é dito que somente a história do primeiro game segue fielmente o mangá, sendo as sequências uma espécie de spin-off, então serve pra conhecer bem do que se trata tudo. Bom, no jogo controlamos Ackman, um capetinha ainda criança que é atormentado por um anjinho também criança, chamado Tenshin. Tenshin é visto várias vezes convocando as mais diversas personalidades bizarras pra tentar dar um fim nas travessuras de Ackman, e este por sua vez precisa matar o máximo de pessoas e coisas pra juntar almas para seu mestre. Como podem perceber, o teor tanto do jogo quanto do mangá é bem descontraído, tem muito toque de humor e apela pra violência gratuita de forma saudável, se é que fez algum sentido isso que eu acabei de dizer. É como um Dragon Ball pra crianças, sem aquele monte de personagens.

o primeiro chefe é esse cara que parece mais o Hitman
e temos até uma fase de carrinho no jogo

Ackman possui diversos golpes para se livrar dos inimigos. Entre eles estão a voadora e o soco, os mais usados, mas ainda podemos dar uma bela rasteira e um slide que pode ser usado também pra passar por fendas e achar itens em lugares escondidos. Além disso, ao segurar o botão de ataque, Ackman solta um poder capaz de obliterar o que tiver pela frente, similar ao kamehameha que seu quase irmão Goku adora soltar por aí . Toda vez que matamos inimigos, eles viram uma espécie de moedinha que érapidamente coletada por um capetinha que fica voando perto de Ackman. Não me perguntem pra que serve juntar tantas moedas, mas pra alguma coisa deve servir. Ackman pode ainda achar algumas armas secundárias como a foice, o revólver e sua amada espada. Além disso, uma bomba pode ser usada pra dar aquela limpada na tela, bastante útil em momentos difíceis.

Ackman mostra seus poderes nas fuças de um chefe
na outra tela, uma passagem secreta com alguns itens

Go Go Ackman, antes de tudo, é um jogo bastante engraçado e gostoso de jogar. Sua mecânica é simples, envolve tudo que estamos acostumados a fazer em games 2D de plataforma, como pular e atacar. As fases são bem variadas e tem um design bem bacana, mesmo que algumas vezes seja fácil morrer. Os controles respondem bem, mas faltou um botão pra correr, pois alguns saltos ficam difíceis devido às distâncias. Os chefes que Tenshin contrata para tentar impedir Ackman são bem criativos e até mesmo forçado, mas aqui as coisas forçadas são bem vindas. Vão desde um matador de aluguel até um anjo meio afeminado, passando por lutadores de luta-livre entre outras coisas mais bizarras ainda.

Go Go Ackman é um jogo pra ser jogado de cabo a rabo e que pode ser terminado em uma tarde, mas vale muito mais à pena do que um.... um........ um Bubsy, por exemplo :P !

Nota: 7.5

5 comentários:

  1. Caraaaaaaalho amo esse jogo! Ta, esse eu concordo que é melhor q o bubsy *emoticon do felino
    sabia q tem um Go Go Ackman pro game boy tbm? Raridade, custei pra achar a rom. É um puzzle tipo Pac Man. E eu tenho o mangá tbm ^^

    ResponderExcluir
  2. Legal d+ não conhecia. Isso que é o mais legal sendo um jogo retrô. Ainda mais tendo como pai o mestre Akira Toriyama.

    Um novo - velho jogo pra jogar!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o cartucho desse jogo, meu irmão comprou-o faz um tempo atrás.

    Nunca o terminei, mas já vi meu irmão terminá-lo. Se minha fraca memória não me engana, acontece algo bem "gay" no final... hehehe!

    E o Caio Corraini não ia gostar muito da sua opinião sobre o Bubsy... :P

    ResponderExcluir
  4. kara,eu amo esse jogo,as moedinhas,que na verdade sao almas,se voce coletar 100,voce ganha uma vida,finalizei o 1 nos 1 niveis,mas o 2 é impossivel de oassar do chefe do teclado no nivel normal!!!!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse jogo na casa de um amigo mas nunca joguei , mas por aqui já tem seu manga publicado se não me engano pela JBC.Vou baixar pra ver no que da´e ver as outras continuaçôes.

    ResponderExcluir