domingo, 16 de maio de 2010

G.I. Joe - A Real American Hero (NES)



Acredito que muitos aqui conhecem os personagens de G.I. Joe. Não ? E o que me dizem dos Comandos em Ação? Ahh, agora se lembraram né? Pois é, hoje resolvi falar um pouco sobre um game muito bacana com esses carinhas armados até os dentes pro sistema de 8 bits da Nintendo.


G.I. Joe (ou mais conhecido por aqui como Comandos em Ação) fez um enorme sucesso no Brasil com seus inúmeros bonequinhos e desenhos animados. Só eu devo ter tido uns 5 bonecos, mas não me perguntem onde estão hoje. Alguns perderam membros, outros as armas, outros até a cabeça e alguns sumiram por completo mesmo.

Todos eles eram vendidos ou separadamente, cada um com sua arma, ou acompanhando algum veículo cabuloso cheio de coisas que faziam os moleques ficarem doentes por eles.

um inimigo à espreita na moita e o primeiro sub-chefe

A história é a básica guerra entre eles e os Cobra, a entidade do mal aqui. Os G.I. Joe tentam selar a paz e acabar com a corja maléfica dos Cobra, e eles, por sua vez, vivem aprontando no mundo, explodindo coisas e tocando o terror. No game não é diferente. Avisados pelo general Hawk, os Joes precisam localizar e destruir diversas bases que os Cobra construíram pelo mundo, para finalmente selar a paz. É a guerra pra promover a paz, como sempre.

O jogo lembra muito Contra ou Super Contra pelo estilo empregado. Só que aqui scolhemos um time de 3 soldados, ao invés de seguir sozinho, e partimos pras fases estourando, destruindo e coletando tudo que for possível até terminá-la.

Podemos escolher entre 5 agentes, todos diferentes uns dos outros, tendo seus pontos fracos e fortes. Há quem prefira jogar com Snake Eyes e seus ataques que lembram os hadoukens, outros preferem Rock&Roll e sua arma de destruição em massa ou até mesmo o Capitão Grid-Iron e sua metralhadora nervosa. Completando o time, Blizzard, o soldado do gelo e Duke, outro porra-louca durão que adora metralhar as coisas. Os personagens são muito bem feitos, todos podem evoluir suas armas e ainda usar uma arma melee ou atacar com os próprios punhos os inimigos mais próximos.

aqui vemos o inimigo esbravejando e Snake Eyes tocando um hadouken nervoso

Toda vez que começamos uma missão, um personagem principal é escolhido e podemos escolher os outros 2 que poderemos utilizar também. Pois é, dá pra trocar de personagem à qualquer momento do jogo, um grande diferencial na época. Engula essa, Konami.

Ao perder um deles, continuamos com os outros dois até perder tudo e ter que usar um continue. Mas não é um jogo tão difícil assim. A possibilidade de se trocar de personagens evita mortes bestas, podemos trocar alguém que esteja fraco, matar alguns inimigos até aparecer um bloco de energia e voltar ao fracote para recuperar sua saúde. Isso evita muitas mortes idiotas e ainda ajuda a manter o ritmo do jogo.

O que pode complicar em G.I Joe são as fases onde temos que encontrar os locais pra colocar bombas. Sempre no segundo estágio de cada fase, temos a missão de colocar bombas relógio em diversos locais espalhados. No começo é mais simples, mas as coisas complicam bastante com o passar das fases. Algumas são enormes e procurar por esses locais acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

Duke detonando um boss cheio dos mísseis e Snake Eyes num elevador no meio do esgoto

G.I. Joe tem gráficos excelentes. Tanto a movimentação dos personagens quanto os cenários são bem caprichados, demonstrando o capricho da produtora no game. As fases são bem variadas, indo desde florestas à bases militares, passando por esgotos, montanhas cobertas de neve e até regiões escondidas em cavernas. O som acompanha a qualidade do produto, não sendo nem um pouco repetivivo, algo até raro no gênero na época.

achar esses lugares vai ficando cada vez mais difícil...

Pra um jogo básico de tiroteio, G.I. Joe tem uma profundidade tremenda. Com 5 personagens distintos, missões variadas e possibilidade de melhorar o armamento, o jogo acaba viciando até quem não curte muito o estilo.

+ número bacana de persongens pra escolher;
+ gráficos caprichados;
+ possibilidade de evoluir as armas;

- achar o local onde por as bombas nas fases adiantadas pode ser desastroso e enjoativo;

Final Score: 8.4

2 comentários:

  1. Ahhhhhh gi joe... ja passei horas divertidissimas com este jogo e sua otima continuacao.

    valeu pelo post, me deu vontade de joga-lo novamente

    ResponderExcluir
  2. Muito bom joguava na locadora mas nunca tive a oportunidade de alugar pois era longe de casa o maximo que cheguei foi na 2 fase e aindo no chefe .

    ResponderExcluir