terça-feira, 22 de junho de 2010

Animaniacs (SNES)


Infelizmente hoje em dia temos desenhos tão idiotas que praticamente me obriga a sentir pena da molecada. É sério, alguns parecem misturar histórias tão sem nexo com personagens tão genéricos que não dá a mínima vontade sequer de saber do que se trata a coisa. Fora o lance de que, visualmente, todos parecem ser feitos no mesmo computador, pelo menos artista que usou o mesmo programa pra fazer tudo no mesmo... dia. Mas não vou ficar vomitando sobre o lixo animado atual, vou falar de um dos jogos baseados em um dos desenhos mais bacanas que já pintaram na TV.



Eu sempre gostei de Animaniacs. É um desenho completamente retardado, mas é daqueles retardados engraçados, pois o carisma dos irmãos Warner é enorme. Baseado no desenho, essa versão do SNES se difere bastante do Mega Drive, tanto em termos gráficos quanto jogabilísticos. Wow! Inventei uma nova palavra!

não podia faltar a famosa enfermeira e o guarda maldito!
oláááá enfermeira!!!

Aqui controlamos os 3 irmãos Warner, passando por fases baseadas em estúdios de um set de filmagens. Portanto, temos fases em florestas, em oceanos, num local futurístico, entre tantos outros. As similaridades com a versão do console da Sega acabam por aí. Se no Mega procuraram algo mais adventure com foco nos poderes exclusivos de cada personagem, aqui o lance é sair vivo de cada etapa custe o que custar!

Podemos controlar os 3 personagens à qualquer momento, trocando-os com s botões L e R. Eles são iguais entre si, o que me leva a crer que, na prática, servem como vidas pra se atravessar a fase. Ah sim, podemos empilhar os 3 pra alcançar alguns lugares mais altos, mas nada tão necessário assim. É possível passar pelo jogo todo com um deles apenas, caso seja habilidoso o suficiente para tal proeza.

O jogo lembra um beat'n up na movimentação, pois podemos andar por um plano subindo e descendo na tela, diferente de jogos puros em 2D, como Mario por exemplo. Esse lance faz a versão do SNES ser bem mais abrangente, com muito mais exploração que o normal. No game encontramos moedas, juntando uma certa quantia, abrimos um bônus na parte debaixo da tela do tipo caça-níquel que concede pontos, vidas e outras coisinhas. Tá certo que não é la grande coisa, mas serve pra dar uma temperada na jogabilidade e forçar o jogador a coletar muitas moedas no cenário.

o mapinha do jogo com as fases disponíveis

Os gráficos do jogo estão ótimos. Bastante coloridos, as fases são bem variadas, com momentos bem diferentes entre si. No mar, por exemplo, podemos andar sobre balsas e barris, enquanto desviamos de tubarões famintos. Na floresta, uma gorila enorme tenta agarrar os pobres irmãos à todo custo, enquanto nas ruas o já famoso guarda tenta recapturar os 3 e mandá-los de volta à caixa d'água da Warner. O som tem as músicas clássicas do desenho com algumas novidades bem vindas, sempre mantendo a qualidade desde o início. Ouso dizer que a versão do SNES tem músicas bem melhores que a versão do Mega.

o cenário futurista e outro, completamente diferente, no mar
adorava aquele galo que aparece no bônus ali, mas não sei o nome dele

Animaniacs não é um jogo fácil, apesar de parecer. Cada encostada no inimigo leva um irmão Warner de volta à caixa d'água, o que nos obriga a ir até ela pelo mapa para salvar o coitado se quiser ter mais chances de passar as fases. Isso pode cansar após um tempo, pois perder um deles é bem fácil graças à jogabilidade e à quantidade de inimigos na tela. Praticamente TUDO te mata, mas não chega à um nível tão ridículo quanto.... quanto... quanto ao The Immortal, por exemplo.

maquetes de dinossauros tentam me matar no cenário da floresta
ao lado, a clássica cena do trio na caixa d'água

Pra finalizar, eu diria que é um jogo feito pra se divertir sem compromisso algum. É engraçado, cheio de cenas baseadas no desenho e não é muito longo, o que ajuda o jogo a não se tornar enjoativo.

Resumão:

+ gráficos caprichados;
+ melodias muito bem feitas;

- os 3 irmãos são idênticos na jogabilidade;

Final Score: 8.5

17 comentários:

  1. Po amo esse jogo. Nunca consegui catar todos os scripts mas sempre termino quando jogo. O do Mega também é bem rox

    ResponderExcluir
  2. O pássaro?: O Gogo Dodo?
    Joguei bastante o de Mega Drive, o de SNES achei muito complicado ccontrolar as três, sem contar que na primeira fase é um corre total.

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano esse jogo é da Konami, não?

    Sério, joguei muito a versão SNES (nem sabia da versão MEGA) e sempre achei doidera total, como o desenho!

    ResponderExcluir
  4. Mais um que eu não joguei, mas gostei dos gráficos pra caramba!!!

    Esse vou experimentar com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha esse!! Jogava muito ele, otimo jogo.

    Saudades dessa epoca em que jogos de desenhos e filmes não eram meros caça niqueis.

    ResponderExcluir
  6. Tai um jogo que me diverti muito, os gráficos coloridos são um show a parte, realmente é meio xarope ter que subir toda a caixa d'agua pra resgatar um personagem. Mas é um incentivo a mais pro jogador evitar morrer (nem tem isso de morte no jogo, mas é a mesma ideia)
    É legal a fase de voar nas vassourinhas, e fase de rolar o barril e a fase...ah o jogo todo é legal.

    ResponderExcluir
  7. @Max
    Não sabia desse lance de scripts! Vou procurar saber.

    @Talude
    Não é o gogo dodo não, é aquele galo ali no caça níquel daquela imagem, acho que só vi ele umas duas vezes no desenho, mas era sempre bizarra a aparição dele uaheuheuhaeuae!

    @Kyo
    Sim é da Konami, a versão do Mega é bem bacana também, mas menos frenética.

    @Sabat
    Recomendo de verdade mesmo, o jogo é muito bom!

    @Neorin
    Eu também tenho saudades, mas nessa mesma época existiam alguns lixos atômicos também, como o maldito "Ahhh, Real Monsters".

    @João do caminhão
    Se for pensar, esse lance de ter que voltar na caixa d'água serve mesmo como estímulo pra tomar bastante cuidado pra não perder personagens no jogo. Mas que cansa, isso cansa.

    ResponderExcluir
  8. Creio que esse seja um dos jogos que eu mais joguei no SNES. Ainda lembro da localização de todos os scripts. E o cartucho continua guardado junto com meu SNES. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  9. Nunca joguei direito. Achava o jogo bobo.
    ...
    Gostei do Neologismo.
    ...
    E discordo da parte sobre os desenhos atuais.

    Na minha infância existia muito lixo animado na TV e eu gostava muito quando era criança, mas quando revejo hoje em dia acho Uóh! E nem é porque estou adulto e perdi a magia e tal.

    É simplesmente porque realmente era ruim e crianças assistem a qualquer coisa. Dragon Ball é um exemplo clássico de merda que passava nessa época.

    E dos atuais posso falar sobre Avatar que é excelente. Um dos melhores desenhos que já assisti na vida. Um espetáculo, uma aula de como um anime deve ser.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado é quando eles ficam parados por algum tempo.

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha esse cartucho, e gravava num vhs uns episodios do desenho.

    Sao 24 scripts se nao me engano, e trÊs finais diferentes, um com menos de 10, outro entre 11 e 23 e o final completo com os 24

    ResponderExcluir
  12. "Nunca joguei direito. Achava o jogo bobo."

    Idem

    Graficamente é tudo muito lindo e maravilhoso, mas não me prendeu.
    Gostava muito do desenho, Warner sempre soube ser criativa e mesmo com um game fiel, não me conquistou!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Cosmão!
    É lamentável mesmo esses desenhos atuais, eles sempre nos forçam a voltar nos retrôs.
    O review está de muito boa qualidade mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. eu tinha outro jogo dos animaniacs, bem diferente deste... mas eu não encontrei para baixar :/ alguém sabe onde posso encontrá-lo? agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  15. Ja tinha ouvido falar mas nunca tive oportunidade de jogar quando tinha meu snes ,vou ver acho pra baixar .

    ResponderExcluir
  16. Se fosse hoje em dia, aquele Olááá Enfermeira, seria visto com maus olhos pelas feministas de plantão xDD

    Gostava muito desse desenho e só pela primeira imagem da enfermeira passando e do Yaco (acho que era esse o nome) babando, vou jogar pra ver como é.

    ResponderExcluir