terça-feira, 10 de agosto de 2010

Relíquia Retrô - Captain America and the Avengers (NES)


Fazia tempo que as Relíquias Retrôs não davam as caras por aqui, então resolvi pegar um game que acredito que, hoje em dia, muitos até conheçam, mas passou quase que totalmente desapercebido por outros tantos.

Vocês devem conhecer Os Vingadores, um quarteto da Marvel que se uniu pra chutar algumas bundas de meia dúzia de inimigos sem um pingo de criatividade. Se não conhecem, paciência, pois eu conheço menos ainda, já que não sou um fã assíduo dos quadrinhos da Marvel. Enfim, o jogo de hoje é sobre uma versão para Nintendinho desses 4 carinhas bonzinhos da Marvel: Capitão América, Visão, Gavião Arqueiro e o saudoso Homem de Ferro. O jogo é bom, mas é difícil pacas.


Apesar de serem 4 os Vingadores, nessa versão de NES os produtores inovaram e resolvem dar um fim no Vision e no Homem de Ferro, nos obrigando a jogar apenas com os outros dois. Um dos motivos disso, MUITO provavelmente, é que no NES as coisas precisam ser feitas aos poucos, ao contrário das outras versões 16 bits ou arcade. Colocar 4 personagens em um jogo beat'n up é algo muito radical pro NES, eu acho. Então os caras inventaram que Vision e Ironman foram raptados e que o jogador precisa resgatá-los à todo custo.


Enfim, a parada é que a nossa missão é controlar um dos dois restantes e avançar pelas fases, sempre trocando entre eles pra resolver as paradas e concluir o jogo. Só que não é lá tão simples assim não. O que pega aqui é que o jogo é um plataforma 2D puro, com saltos, ataques, buracos, itens e muitos inimigos estrategicamente colocados pra te sacanear até as últimas consequências. Considerando que os controles não te deixam na mão, mas não são lá perfeitos, em algumas etapas as coisas podem complicar...


Tanto Arqueiro quanto Capitão possuem movimentos diferentes e usam armas diferentes. O Capitão é mais forte, tem ataques mais diversos, pode dar um dash esperto pela tela e tem um pulo mais alto. Sobrou pro Arqueiro poder atacar em várias direções e.... é só. Não que ele seja um personagem ruim, mas o Capitão é muito melhor pra se jogar. Pelo menos eu acho.

O jogo é baseado em um mapinha, contendo a cabeça de cada personagem e as fases dispostas em pontos pretos. Os furacões no mapa indicam uma etapa onde é preciso eliminar algum subchefe ou um bando de inimigos, chamada de RED ALERT. Com o tempo a coisa vai piorando e enfrentar essas porcarias acaba arrancando um bom tempo e algumas vidas de brinde. O que pode ajudar nesse lance do mapa é unir os dois personagens na mesma fase, o que possibilita a troca entre eles durante as fases seguintes, facilitando DEMAIS o serviço.

Arqueiro observa seus desafios enquanto o Capitão já parte pro EXIT

O objetivo nas fases é achar uma espécie de ORB, o qual permite sair da mesma, liberando o EXIT. Isso envolve alguma exploração do cenário, bem como acúmulo de itens e combates constantes com inimigos. Falando em combates, até um modo Versus vem incluso no jogo, pra quem gosta de surrar o colega em uma partidinha versus.

A dificuldade está basicamente em MORRER no jogo! Cada morte leva o personagem alguns pontos atrás no mapa, sendo OBRIGADO a percorrer as fases TUDO DENOVO! Mas isso tem cura: um item com a letra do personagem pode ser achado (geralmente no fim de cada fase) e isso faz com que o personagem morto possa voltar na mesma fase do outro que sobrou.

coletando infinitos itens e a telinha de troca de personagens

Uma das características marcantes do jogo é que dá pra ir evoluindo os personagens coletando uma espécie de cristal. Juntando uma certa quantia, ambos passam a ter ataques mais fortes e uma defesa maior, possibilitando o avanço nas fase de forma mais fácil.

As músicas do jogo constituem outro destaque, sendo TODAS muito bem feitas, daquelas musiquinhas 8 bits que grudam na cabeça. Existem poucas, é verdade, mas são tão marcantes que você nem vai notar que repetem infinitamente. Os gráficos do jogo também são ótimos, o que prova que os produtores acertaram em cheio ao fazer um jogo diferente das versões 16 bits/arcade.

os dois heróis enfretando chefes distintos

Captain America and the Avengers pro NES é definitivamente uma relíquia, uma jóia rara que talvez muitos sequer jogaram. É um jogo gostoso, com alma de jogo 8 bits que poucos tem. A primeira vez que joguei esse game me encantei na hora pelas músicas e pela jogabilidade gostosa que todo jogo devia ter. E é por esses motivos que eu o coloco no baú das relíquias do Shugames!

13 comentários:

  1. Apesar das limitações do NES esse jogo ficou infinitamente melhor do que a versão 16-bits (DIII AVEEEEENGEEEERRSSSSS!!!).

    ResponderExcluir
  2. (DIII AVEEEEENGEEEERRSSSSS!!!)
    UAHuhaUHAuhaUHAUH adorei o comentário acima, nostalgia total essa frase.

    ResponderExcluir
  3. Que isso eu nem lembrava mais desse jogo vou correndo fazer um download pra jogar e lembrar uns bons tempos!
    (DIII AVEEEEENGEEEERRSSSSS!!!) Viva a nostalgia!

    ResponderExcluir
  4. DIII AVEEEEENNGEERRRSSSS pelo visto, é um clássico sonoro hehehehe!

    ResponderExcluir
  5. Conheci esse game em 1992. Era bem melhor do que aquela bomba de mesmo nome lançada para o Mega Drive.

    ResponderExcluir
  6. Cara, qualquer dia desses vou ter que contar em público o caso do cartucho alugado atropelado, e o cartucho protagonista deste CASO VERDADE QUE EXPÕE AS BARBÁRIES DA SOCIEDADE... OU EU TÔ ERRADO?! PÕE NA TELA...

    foi esse Capitão América e os Vingadores do NES

    ResponderExcluir
  7. Esse treco é muito bom. Joguei demais. Adoro o Arqueiro.
    ...
    Acho que os Vingadores não são só quatro. Tem a Feiticeira Scarlate e o Homem Formiga e mais uma penca.

    ResponderExcluir
  8. JOGO muito foda, já joguei horrores, mas não sei porque o Capitão America não vai!!
    Serio, não importa o jogo, nunca gosto do capitão! hahahahah!

    ResponderExcluir
  9. Quantas saudades desse jogo. Me lembro que alugava os jogos em locadoras, pois a fita era muito cara. Muito bom esse jogo!!!

    ResponderExcluir
  10. Olha eu joguei um pouco desse jogo mas e não cheguei muito longe pelo que me ,lembro mas versão de Mega Drive e a Snes eu detonei .Achei o jogo muito dificil na epoca quando joguei .

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha esse jogo. Olhava direto meu irmão mais velho jogar. Nunca zeramos, mas era "MASSA". rsrsrsrsrsrsrr

    ResponderExcluir
  12. Por que isso galera vou ter que dar uma aula pra vcs de quem são os vingadores?
    Bem vamos lá,os Vingadores são a super equipe de super heróis da Marvel,criada em 1963,como resposta a Liga da Justiça da DC.
    Os Vingadores foram criados pelas lendas dos quadrinhos,STAN LEE e JACK KIRBY.
    Na primeira edição Homem de Ferro,Thor,Hulk,Vespa e Homem-Formiga
    se juntam para enfrentar a ameaça do irmão maligno de Thor,o Deus do mal
    Loki.
    A equipe mudou muito após isso e teve inúmeros membros,como a lenda viva da segunda guerra o Capitão América considerado(e não á toa)
    o melhor líder da equipe.
    outros membros importantes são o Gavião Arqueiro,a Feiticeira Escarlate,o Mercúrio,o Visão,o Falcão e a Mulher-Hulk.
    e até Wolverine e o Aranha já foram membros.
    Se querem conhecer melhor os Vingadores,assistam ao novo desenho:Os Vingadores os super heróis mais poderosos da terra e os filmes
    recentes da Marvel,Capitão América: O Primeiro Vingador,Homem de Ferro,Homem de Ferro 2,Thor e o Incrível Hulk(nessa ordem de preferência)
    e claro o longa da equipe que estréia em 27 de Abril.
    Fui.

    ResponderExcluir
  13. Cheguei até lá na frente no mapa mas não avanço, tem que estar com os dois personagens juntos? Pq só cheguei com o Capitão

    ResponderExcluir