quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Contra Force (NES)


Acredito que a maioria aqui conheça Contra e suas versões para diversos consoles. Contra sempre foi uma série que primou pela dificuldade exacerbada, onde somente os mais insistentes conseguiam avançar no game. Contra Force não é lá muito diferente disso, principalmente no quesito dificuldade. Tirando este fator (e o tiroteio, lógico), Contra Force brilha como um belo spin-off da série principal e é um caminho que deveria ter sido melhor explorado na época.



No comando de Burns, a nossa missão é desmantelar um sindicato conhecido somente por D.N.M.E.. Mas Burns não está sozinho nessa. Junto dele, temos mais 3 camaradas prontos pra pregar fogo em qualquer bandido que aparecer. Vamos aos personagens:


Burns: o mais equilibrado, possui uma metralhadora que pode dar conta do recado facilmente;
Iron: o peso-pesado da equipe, começa com uma BAZUCA, um singelo brinquedinho;
Smith: o maior causador de head-shots, talvez por equipar uma sniper. É meio lento no ataque, mas é preciso e seus tiros tem uma boa potência;
Beans: demolir coisas é com ele mesmo, expert em explosivos;

Como puderam notar, os 4 são bem diferentes entre si no que diz respeito ao armamento de cada um. Isso se aplica fundamentalmente nas fases, onde sempre um deles é mais eficaz que o outro, cabendo ao jogador acertar na escolha em momentos certos. Vale lembrar que cada um deles possui uma espécie de evolução das armas primárias, podendo chegar à níveis de um lança-míssil, no caso do Iron. Algumas maletas são encontradas quando se destrói partes do cenário, coletando várias, um medidor no HUD vai subindo e liberando novos armamentos. Ao apertar select, a arma no qual o medidor parou é escolhida e só poderá ser trocada quando o jogador preencher esse medidor novamente. Isso adiciona uma boa dose de SORTE e de PLANEJAMENTO, visto que algumas armas são complicadas de usar no meio da guerra.

Burns na correria da primeira fase

No caso de Beans, por exemplo, uma das evoluções lhe permite plantar duas bombas C4 pelo cenário e esperá-las explodir não é uma boa idéia no meio de um tiroteio frenético. Talvez guardá-lo e usá-lo em um boss seja a melhor alternativa. Falando nisso, é possível alternar entre os 4 personagens à qualquer momento do game, bem como adicionar estratégias de combate para a CPU te acompanhar ou chamar um amigo pra te ajudar. Essa é uma alternativa um tanto quanto inovadora pra época, eu pelo menos não lembro de nenhum jogo com essas possibilidades. Fora que dá pra guardar aquele personagem que estiver na sua última vida e usar outro até as coisas ficarem mais tranquilas.

a telinha de escolha de personagens e Iron detonando o grandão na bazucada

No quesito gráficos, o jogo é bem normal. Não há nenhum efeito diferente do que já foi visto no NES, nenhum cenário diferente, fase ou qualquer outro aspecto. Tá certo que o jogo dá uma inovada e manda alguns cenários onde se vê tudo de cima, mas não é nada tão espetacular assim. Pra dizer a verdade, o jogo tem até alguns slowdowns em alguns momentos, o que irrita bastante. No som, nenhuma música épica, o que é bem raro em games 8 bits, mas, por outro lado, nenhuma delas vai lhe deixar enjoado também.

em algumas partes é preciso saber saltar 

Contra Force é um ótimo desafio, algo diferenciado do Contra original e que deve ser jogado pelos amantes do tiroteio em 8 bits. Com uma historinha bacana, possibilidade de evolução das armas e escolha de 4 personagens distintos e algumas fases variadas, o jogo acaba agradando até quem não é lá muito fã de jogos que te matam com um mísero tirinho.

Final Score: 7.5

Tente também: Contra, Super Contra, G.I. Joe

10 comentários:

  1. Me lembro vagamente de jogar esse jogo quando criança... Gostei muito das imagens, achei até que estão acima da média. Um Luxo!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não consegui jogar....
    Não conheci ele na época, e no emulador de Nes pra psx ele não funcionava, aliás, nenhum contra funcionava naquela porcaria XD

    ResponderExcluir
  3. @GLStoque
    Os gráficos do jogo são bons mesmo. Recomendo experimentar.

    @Sabat
    Emulador de NES pro PS1 era um lixo total!
    Ah, os tempos de tantas frustrações, ainda bem que melhoraram tudo no PS2 :D

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto desse jogo... Os gráficos são muito bonitos...

    ResponderExcluir
  5. Concordo quando vc disse que somente os jogadores mais insistentes conseguem avançar em uma game da série Contra.

    Só que esse game eu ainda não conhecia e pelo que li, contém uma jogabilidade ótima. ;D

    ResponderExcluir
  6. Eu não consegui jogar esse jogo não ;p
    Talvez pq eu tava procurando achar a continuação do Super Contra

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Contra é uma serie muito boa, principalmente sua dificuldade que sempre esteve acima da media Hard.
    Esse contra ainda não havia jogado, pelo review, parece ser coisa boa, apesar de inovar muito pouco.
    Irei conferir em breve, grande post cosmão! ;)

    ResponderExcluir
  8. Dificil pacas esse, detestei a jogabilidade ou o tema ou o grafico, algo me fez perder a paciencia no inicio desse game.

    Parece um Metal Slug 8 bits pirata da China :D

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o jogo joguei uns tempos atras e detonei ele.A ultima fase é bem chata mas o chefe é meio complicado , mas é só pegar o jeito dele que você passa de boa .

    ResponderExcluir
  10. Joguei uma versão pirata desse jogo,do qual os nomes dos personagens eram Ryu,Guile e outros.

    ResponderExcluir