quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Retronado Shining Force CD [1]


Qual é a história de Shining Force CD?

Como eu havia mencionado, Shining Force CD é a compilação de dois jogos para Game Gear: Shining Force Gaiden e Shining Force Gaiden II - Sword of Hajya. Ambos foram refeitos com a qualidade de um 16 bits, graficamente falando, mas com sons cristalinos proporcionados pelo CD do SEGA CD. Como eu nunca joguei o game à fundo (esta é a primeira vez realmente!), não posso adiantar nada do enredo, apenas que continua os acontecimentos do primeiro jogo pro Mega. Como os jogos são divididos ou a sequência deles eu não estou apto a dizer ainda. Ainda.



A história ocorre 20 anos após os acontecimentos de Shining Force I. Anri agora é a rainha de Guardiana, fortemente acessorada por ninguém menos que Lowe e Ken, personagens do primeiro game também. E é isso! Não contarei mais nada pra não estragar a festa, mas saibam que muita gente do primeiro game dá as caras ou pelo menos é mencionada no jogo. Então, vamo que vamo!

Toda a intro de Shining Force CD é narrada, um trabalho MUITO bem feito, principalmente se pensarmos que não passa de uma espécie de remake ds versões do Game Gear. Ah Sega, quem te viu e quem te vê...

reconhecem essa turma de algum lugar?

Já de início, vemos o grupo que destruiu o Dark Dragon e que muitos deles seguiram seus próprios caminhos após isso. Alguns desapareceram, outros foram pra longe, outros formaram família, enfim, cada um foi viver a vida do seu jeito. Anri foi condecorada rainha de Guardiana, juntamente com Lowe e Ken como acessores reais.

Pois bem, essa é a intro do jogo. Nada muito revelador, muita história repassada a limpo, serve muito mais pra situar quem nunca jogou Shining Force ou não conhece a história inicial. Se você perdeu o começo, sugiro ir correndo ler o Retronado que eu fiz algum tempo atrás, pois muita coisa que vai acontecer agora tem um fundo na história do primeiro game.

Bom, vamos lá então.

O começo é bem típico da série. Uma (aparentemente) aprendiz de bruxa narra o início e lhe dá duas opções: começar pelo Livro I - Towards of the Root of Evil, ou Livro II - The Evil God Awakes. Como é minha primeira viagem no jogo, escolho o primeiro. A tela a seguir me dá a opção de escolher o nome do herói. Como no primeiro Retronado eu escolhi Cosmão, dessa vez vou como Cosmin, pois tudo dá a entender que a descendência desse personagem vem do primeiro. A seguir vem a dificuldade do jogo, peguei a normal pra não apanhar tanto. E vamo que vamo pro jogo!

A tela mostra o castelo de Guardiana com Anri no centro, sendo chamada por um soldado. Ele diz que mensageiros de Cypress estão nos portões do reino querendo falar com ela. Lowe se antecipa e berra o que esses caras querem aqui. Também queria saber... Lowe se volta pra Anri e diz que esses caras são maus e que estão aqui pra fazer baderna, surrar as crianças, molestar os velhos e escravizar o povo.

.
.
.
.
.
Ok, só vieram importunar mesmo.

Antes mesmo da rainha soltar uma palavra, os caras chegaram chegando no castelo. Os soldados tentaram impedir, mas em vão, pois o velhote feioso invocou um Bolt 3 e torrou geral por ali... Diantes da rainha, os 3 avançam mas são impedidos por Ken e Lowe. O velhote então manda seus dois capangas pra cima do coitado do Ken, mas Anri intervém e aceita ouvir o "convidado".

velhote torrando geral

O nome do maldito é Woldol, e ele é o imperador de Cypress. Ele diz que o rei de Cypress, Edmond the Reluctant, enviou um pequeno presente. Anri abre a pequena caixinha de jóias e uma fumaça negra envolve a pobre rainha, que desmaia logo em seguida. Lowe e Ken tentam ajudá-la, mas são impedidos pelos capangas de Woldol. O próprio então diz que somente o rei Edmond pode acordá-la e que, enquanto obedecermos a eles, manterão Anri a salvo.

imagina se não fosse um presente de amigo...

Nesse meio tempo, não havendo outro modo, Guardiana enviou seus melhores soldados ao reino de Cypress, com a missão de matar o rei Edmond e recuperar a vida de Anri. Eu julgaria uma má idéia, pois o velho já falou que só esse rei beiçudo pode reviver a coitada... Que matem-no depois então :D ! Enfim, a tropa foi mas não voltou, pelo jeito morreram todos ¬¬ !

A próxima cena mostra Ken se lamentando, pois faz um mês que a tropa partiu e nada de sinais de sucesso. Lowe e Ken já lamentavam ter que seguir as ordens dos bárbaros de Cypress quando entra na sala um rapazinho com um machado na mão e uma vontade extrema de ir atrás de respostas. Mas o quê? O nome do porqueirinha é Ruce, é filho de Lug, e aqui cabe um parênteses: não existe LUG em Shining Force 1, mas existe um personagem com nome bastante próximo à isso, o Luke. Por Ruce carregar um machado consigo, eu tenho quase certeza de que se trata do filho de Luke, que, por algum motivo, está desaparecido.

Enfim, Ruce assovia e chama uma galerinha pra ajudar ele. Nisso aparece a arqueira Shade, filha de Hans do primeiro game! Ela diz que foi ele quem a enviou, pois soube que Ken iria precisar de uma boa arqueira no grupo. Atrás de Shade temos o sobrinho de Gong, o pequeno monk chamado Sig! É a filharada da galera de Shining Force assumindo o posto que um dia fora de seus pais! Mas esperem que tem mais ainda! Wendy, uma aprendiz de feiticeiro com traços da Tao também faz parte da equipe, assim como Apis, o centauro filho de Ken! Essa galera não perdeu tempo depois do primeiro jogo e foi correndo fazer os herdeiros...


Ruce então chama o líder deles, um garoto que não é de Guardiana, mas que os ajudou em elaborar o plano de resgate. Percebem a semelhança com alguém do primeiro jogo? Principalmente depois daquele final? Ken olha nos olhos do garoto e diz que ele lembra muito um antigo parceiro dele, o Max (que no caso eu nomeei de Cosmão no primeiro game).

Ken e as suas velhas lembranças de batalhas épicas...

Ruce diz que eles são a nova Shining Force à partir de agora, e que Cosmin vai guiá-los na missão! Lowe interrompe dizendo que essa molecada já manja o bastante pra embarcar nisso, e que, afinal de contas, são a última esperança realmente... Lowe decide partir junto na missão de salvar Anri!

Assim começa Shining Force CD Book I: Towards of the Root of Evil. Só por esse começo, lembrando de personagens memoráveis, esse jogo já vale a compra de um original. Shining Force é da época que a Sega sabia narrar uma boa história, criar ótimos personagens e fazer jogos maravilhosos realmente!

Por enquanto é só! Na próxima parte já começamos com uma batalha em alto mar!

Não percam!

3 comentários:

  1. nossa muito boa essas imagens do sega cd

    ResponderExcluir
  2. Nunca joguei direito essa série, um dia quem sabe. Queria jogar o Shinning in the Darkness tb.

    ResponderExcluir
  3. Fala cosmão,zerei esse Shining Force CD a mais ou menos 3 meses atrás, e é um jogo épico mesmo, ainda mais de vc jogou Shining Force I ,antes.
    Infelizmente apesar de ter o CD , não pude jogar no console, pois como não tenho o cartucho de Backup do Sega CD, não dá pra abrir o 3º e 4º livro.
    Não sei se vc já jogou esse Shining Force mas se não, pode esperar que tem muita revelação aí pra frente hehe.
    E qualquer dúvida sobre o jogo e só falar, pois consegui zerar os 4 livros,blz. Vlw!!!

    ResponderExcluir