quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retro Challenge: Chakan [FINAL]


Sétimo Portal

E la vamos nós pro sétimo portal de Chakan. No capítulo passado, eu destruí dois monstros bizarros, um parecia uma minhoca overpower cheia de pontas e o outro era um carinha montado em um mosquito voador, muito sacana. Agora fui parar numa fase de GELO! FASE DE GELO EM CHAKAN, vocês tem idéia do quanto isso pode ser traumatizante???

"A Besta Tundra... Absorve o calor e a luz dos seres da Terra, além de usar seus poderes para trazer à tona a Era Negra de Gelo, onde apenas as criaturas de sangue frio poderão sobreviver... Agora é a sua vez, Besta de Gelo!"

Percebe-se que os planos da tal Tundra não são modestos, por isso é bom dar um basta nisso o mais rápido possível. A fase é repleta de neve por todo canto, buracos fatais por todo canto, e inimigos idiotas por todo canto. Qualquer erro aqui é fatal. Achar a saída é o grande objetivo, o qual alcancei após morrer umas três vezes. Não é difícil, mas é uma fase complicada de se explorar.


Vi algumas plataformas no alto inalcançáveis, não tenho a menor idéia de como chegar ali. Assim que terminei a primeira etapa, já enrosquei na segunda, onde começo no alto e, aparentemente, preso. Demorei um bocado de tempo pra descobrir o que fazer ali. Tudo porque nesse maldito jogo nada é explicado, é tudo no "se vire", puta que pariu!!!

Controlar Chakan andando no gelo já é sacanagem...

O negócio é que o cenário mostra uma superfície fina de gelo, logo eu supus que talvez alguma ferramenta minha quebrasse a camada de gelo e eu pudesse descer pela fase. Só que NENHUMA ferramenta, aparentemente, servia pra quebrar o maldito gelo. O mais adequado aqui seria quebrar usando o martelo, mas o maldito não atinge diretamente o chão. E foi aí que começou meu inferno....

Tentei de todas as formas, com todas as armas, usando todo tipo de poder, salto, acrobacia e toda a sorte de golpes. NADA, praticamente NADA adiantava pra destruir o maldito chão! Foi então que, numa dessas ocasiões onde estamos quase jogando console/pc/teclado/controle tudo pela janela, algo surgiu e BIZARRAMENTE fui parar no andar de baixo! Cacetada! Aparentemente algum monstro invisível me acertou e eu CAÍ, como se fosse um bug do jogo.

nem a droga da espada flamejante resolveu minha vida aqui...

Atravessei o resto da fase normalmente e cheguei em outro ponto onde eu precisava desse milagre novamente. E eis que.... não aconteceu denovo! Só que eu acabei descobrindo como usar o maldito martelo na maior sorte do mundo! O esquema pra usar a arma e destruir o chão é que é preciso atacar pra cima, pra frente e pra baixo, simulando o movimento real de alguém que dá uma martelada no chão. E nem sempre isso dá certo! E querem saber mais? Pesquisei no GOOGLE, no desespero sobre isso, e NINGUÉM sabia como fazê-lo, ou não sabia explicar! Ô jogo lazarento!

Segui pela fase (agora sabendo usar a desgraçada arma) e passei ela normalmente. A próxima tem algumas rampas, uns inimigos, um lago congelado com plataformas móveis (caiu morreu) e, finalmente, a saída da fortaleza de gelo! Lá fora tem um chefe, talvez a tal Besta Tundra, ou seja lá o que for! Só sei que não é qualquer coisa que acerta o maldito não. Pelo menos não no começo...

a saída da fortaleza de gelo

O chefe tem 3 ataques básicos: o primeiro ele fica nadando, quase nem aparecendo, indo e vindo e soltando umas bolinhas roxas pro alto. Depois ele para e solta um raio pelo olho, algo bem fácil de desviar também. O último ataque é com as garras, duas vezes ele levanta as garras do chão, bastante previsível os ataques. Aí vem a única fração de segundo que ele fica vunerável. Acredito que uns 5 ou 6 acertos com o martelo matam o desgraçado.

Oitavo Portal
"Vive no mar de fogo, no mar de lava. Se alimenta na superfície da Terra, onde deixa pra trás os restos mortais carbonizados de suas vítimas. Precisa ser destruído..."

Com essa singela intro, encaramos o OITAVO e ÚLTIMO PORTAL e de Chakan. A fase é uma das mais cruéis que já joguei. Cada salto precisa ser milimetricamente calculado, ou então Chakan vai pra vala de fogo. Os inimigos brotam aos montes do chão e das paredes, chamas surgem em plataformas minúsculas, onde não tem outro jeito à não ser cair e perder energia. É a única forma de continuar vivo na fase...

Após a primeira etapa, a segunda fase é pior ainda. Existem diversas pilastras com fogo nas pontas, as quais eu preciso ir saltando até chegar ao final. Lá pela metade, surgem umas rampas por ondem descem uns seres chamuscados difíceis de acertar. Aliás, tudo em Chakan é DIFÍCIL DE ACERTAR. Ô jogo maldito!

se por um lado escorregamos no gelo, por outro queimamos a bunda em um vulcão

A terceira fase esconde o chefe, um dragão que cospe uma saraivada de fogo. Nada mais óbvio... O bicho é difícil, de começo ele voa sobre Chakan e cospe 3 bolas de fogo, depois de apanhar um pouco ele começa a fazer graça antes de partir pra cima, o que acaba complicando um pouco. Acabei com ele usando o poder do gelo, bem útil aqui por motivos óbvios. O símbolo do poder é um floco de neve, no menu de pausa. Bastou mirar na diagonal, pular e atirar ENTRE as bolas de fogo do sacana, acredito que uns 20 acertos matam o safado.

a espada de gelo aqui faz uma enorme diferença no combate

Depois disso tudo, Chakan vai conferir sua recompensa, afinal, ele deu uma limpada no plano terreno e elemental.

"Tudo está quieto.... Muito tempo se passou desde a última vez que me encontrei com a Morte... Exterminei os monstros dos planos Terrestre e Elemental e estou pronto pra minha recompensa...Talvez agora, com todo o mal banido desses mundos, eu possa descansar em paz."

Após os créditos, Chakan aparece dialogando com a Morte, que com certeza tentou enrolar o cara dizendo que a espera dele pela vida eterna será... eterna! Aí o bicho pegou de verdade, saí no pau com a tal da Morte lá no cenário central do jogo!

A Morte não é difícil. Ela é simbolizada por um carro alegórico cheio de coisas estranhas, pessoas, bebês e homens atrelados andando de um lado pro outro, jogando raios em várias direções. Como eu ainda tinha algumas poções, usei duas vezes o poder da invencibilidade e o maquinário circense não durou muito. Após isso, aparece apenas a ampulheta e o jogo acaba por aí, com TALVEZ Chakan tendo seu merecido descanso eterno. Caso morra na luta (fiz o teste), Chakan é condenado a esperar eternamente pelo descanso.


A Morte

E falando em descansar, é melhor eu tirar umas férias de jogos difíceis, o Retro Challenge volta só ano que vem (como se estivesse muito longe). Até lá vou tirar umas férias, jogar coisas mais leves e relaxar. Espero que tenham gostado, Chakan não é um jogo muito emocionante, mas oferece um desafio cabeludo pra quem encarar o bicho.

Até o próximo!

6 comentários:

  1. Chakan matou a Morte... E por isso TUDO se tornou eterno! Só assim esse "final" faz sentido pra mim! XDDD

    Parabéns por terminar o jogo, Cosmão. Ele tem fama de ser dificílimo.
    A cabra-homem is you!

    ResponderExcluir
  2. E aí galera, beleza? Vim aqui só pra dar um toque, seu blog tá linkado no meu ainda como texto. Vocês tem como me passar um button 88x31 pra eu colocar lá?

    ResponderExcluir
  3. @yoritoshi
    Pelo jeito é esse o sentido que os criadores quiseram dar quando colocaram o sobrenome "forever man"! Valeu, o jogo é dificílimo realmente!

    @Silver
    Não trabalho com buttons colega, somente com links mesmo. Abraços!

    @Yoz
    Com muita paciência, esse ano de 2010 eu esgotei ela, saí do emprego, voltei pro emprego, terminei vários jogos, terminei THE IMMORTAL e CHAKAN, ou seja: mereço uma estátua na minha cidade :P :P !

    Talvez a minha paixão por coisas velhas (incluindo jogos, é claro) me estimule a terminar jogos velhos e difíceis. 2011 não será diferente, garanto :D!

    ResponderExcluir
  4. Inacreditável, quando moleque eu achava realmente impossível alguém terminar esse jogo!!!
    Parabéns pelo retronado e por ter terminado 2 jogos q eu mesmo considero impossíveis Chakan e The Immortal.

    ResponderExcluir
  5. Demais cara, conseguiste terminar este jogo imposível.

    Trivia:
    1 - Parece que Chakan é inspirado, ou inspirou uma série em história em quadrinhos.
    2 - A morte-carro alegórico, parece, parece não, é, inspirada nas obras do escultor H.R. Giger, o mesmo que criou a forma do Alien.

    ResponderExcluir