quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novidades 2011 !


É hora de definitivamente começar o ano!

Shugames em 2011 completará 2 anos, e nesses 2 anos muitas coisas passaram por aqui, desde inúmeros Retronados até os Retro-Challenges, análises, as análises duplas mais recentes, Fases de um Clássico entre outros tópicos. Outros ficaram meio de lado, como as Relíquias Retrôs e os Game Craps, mas prometo voltar com eles em breve. Bom, esse post serve mais como divulgador das novidades pro blog em 2011, então vamos lá!



Retronados
Como já podem notar, o blog tem um pé fincado em detonados e diários, e 2011 não será diferente. Apesar de já estar bem avançado em Shining Force CD, nesta semana estréia um novo Retronado, dessa vez um Retronado no mais completo sentido da palavra, com indicação de itens, passagens secretas, armas e tudo que um bom jogo pede. E o jogo escolhido é Turma da Mônica em: O Resgate! Como eu sei que muita gente deve conhecer o jogo, vai ser bacana relembrá-lo e ajudar quem ainda se perde nas inúmeras fases do mesmo.

Além desse, mais Retronado deve surgir durante o ano, ainda a ser decidido. Provavelmente vai ser algo de SNES, pois o console só tem um jogo retronado no blog até agora.

Análises
Novos sistemas devem entrar nas análises e outros mais esquecidos terão mais jogos por aqui também, como é o caso do Sega Saturn e do PC-Engine. De novidades, Game Boy Color e Game Gear logo estrearão no blog com jogos bem bacanas. O que não muda é a filosofia minha, sempre tento fazer análises de jogos bons e menos conhecidos, não focando somente nos grandes clássicos dos consoles. Análises duplas e até triplas deverão surgir com mais frequência também.

As Fases de Um Clássico
Só existem 2 posts desses, então criar mais é a meta do blog também. As Fases de um Clássico é como se fosse um detonado em um post só, com muitas imagens e pouco texto, geralmente explicando algumas das partes mais importantes do jogo. Como eu prefiro fazer isso com grandes clássicos, esperem pintar por aí novidades do Master System, Mega Drive e Super NES.

Game Craps e Relíquias Retrôs
Game Crap Predator


Serão cada vez mais escassos, é verdade. Relíquias então serão realmente RELÍQUIAS RARÍSSIMAS, aqueles jogos que pouca gente conhece e de ótima qualidade. Já tenho uns 3 ou 4 jogos na lista, em breve postarei novidades.

Os Game Craps também estarão em número menor, mas ainda estarão presentes no blog.


Tutoriais
Talvez uma das maiores novidades, os Tutoriais voltarão! Apesar de ter publicado apenas um deles, farei os outros e postarei aos poucos, explicando geralmente funcionamento de emuladores para diversos sistemas e comparando eles entre si. É uma boa forma de, além de ensinar uns truques, aprender muito com vocês também, a comunidade retrô só tem a ganhar com isso.

Diário de Bordo do Cosmão
Crystallis, um dos vários Retronados do blog
Agora sim, uma boa novidade. O Gagá praticamente "criou" essa denominação para contar histórias de jogos velhos, em formato de texto relatando as aventuras diárias nos mesmos. Eu gostei da idéia e criei os "Retronados", como se fossem diários também. Mas Retronados tem mais a ver com DETONADOS, ou seja: dissecar os jogos, mostrando segredos e onde encontrar itens escondidos. Diários já não abordam tantas coisas assim, focam apenas na história do jogo, geralmente RPGs. Portanto, emprestarei o nome Diário de Bordo do Gagá nos próximos posts que abordarem esse assunto no blog, Retronados ficarão apenas para DETONADOS mesmo.

Screenshot Challenge
Matt criou esse desafio há muito tempo na Old Games Zine, se não me engano. Consiste em postar uma imagem (ou parte dela) contendo algo de algum jogo e os visitantes tentarão adivinhar que jogo é. É uma postagem simples, mais pra descontrair quem visita o Shugames, com contagem de acertos e tudo mais.

Retro-Challenge 3
O próximo Retro-Challenge será decido semana que vem, com a lista de jogos sendo divulgada... AGORA! Terão até DOMINGO (dia 16/01) para votar no próximo desafio cabeludo que devo enfrentar. Depois de Chakan e The Immortal, praticamente qualquer coisa é muito bem vinda...

1 - Out of This World (Mega Drive)
2 - Megaman 2 (NES)
3 - Battletoads (NES)
4 - ActRaiser (SNES)
5 - Asterix (Master System)

Outros Blogs
FTW - darei continuidade ao Clássicos até o Fim do Alundra assim que chegar novamente onde parei, pois o save foi pro buraco com a última formatação (por isso a matéria também parou);
Gagá Games - aguardem novidades futuramente, não vou deixar o asilo na mão, prometo!
Old Games Zine - com tantas responsabilidades, algo precisa ser sacrificado, e a OGZ infelizmente ficará pra trás, à não ser que eu arrume tempo pra postar algo de vez em quando.

Bom, é isso por enquanto galera, espero que todos gostem das novidades e vamo tocar o barco, novidades já vão pintar nessa semana!

9 comentários:

  1. toda sorte do mundo nessa nova fase do blog !!! acompanharei de perto.
    e parabéns pelas mudanças !!!

    ResponderExcluir
  2. Vamo que vamo Cosmo, estamos juntos quando quiser mandar mais um Duplatonado no FTW. Quanto ao Screenshot Challenge, excelente idéia, até estava pensando em voltar com eles na OGZ.

    Valeu! e best luck!

    ResponderExcluir
  3. Esse ano vai ser cheio, hehe. Muitas matérias, emuladores no mercado, a nossa vida de retrogamers tem sido um pouco facilitada.

    Concordo que os jogos menos conhecidos devam ter preferência. É o que tento fazer no meu blog também. Aliás, a inclusão do Gameboy e do Game Gear será ótima, ambos possuem jogos muito bons.

    Bom, meu voto vai para o número 3 :)

    ResponderExcluir
  4. @Fallen
    Valeu cara, obrigado!

    @Matt
    Screenshot Challenge foi uma ótima idéia, e vamos fazer mais um duplatonado sim, qq dia à noite a gente combina melhor.

    @Thanos
    GBC e GG eu não conheço muita coisa, mas sei de algumas pérolas pros consoles que merecem ser mostradas aqui. Esqueci de mencionar, mas o N64 também deve dar as caras por aqui em breve.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua ideia com os retronados. Faz sentido e pode ficar bem interessante.

    E também acho legal você ter um foco nos diários e retronados por aqui. Os diários ajudaram muito a promover o Gagá Games, mas depois o blog começou a tomar um rumo diferente e eles ficaram meio deslocados por lá. Mas aqui, eu acho que é a cara do Shugames. É bacana o seu blog ter uma identidade.

    E pois é, não esqueça de visitar o asilo de vez em quando! Os velhinhos lá tão carentes de visitas suas, seu insensível! :P

    ResponderExcluir
  6. Kra, continue sempre com seu blog que pra mim é um dos melhores da retroesfera, adorei a novidade sobre reviews do pc-engine, adoro esse console, tanto que comecei um blog retrogamer e vou fazer um especie de cruzada a là gagá cobrindo todos os jogos deste sensacional videogame.
    quando puder dê uma passada lá, e se gostar, adicione aos seus links:

    www.telejogos.blogspot.com

    valeu!

    ResponderExcluir
  7. @Gagá
    Nunca vou abandonar a velharada, pode ter certeza que cedo ou tarde eu vou aparecer por lá com uma matéria bem bacana.

    Sobre os Retronados, bom, é minha paixão fazê-los, sinceramente. Com suas idéias de Diário de Bordo isso só fez aumentar hehehe! Mas eu gostaria muito que você ainda fizesse um Diário de algum RPG clássico, gosto muito dos diários que vc fazia e sempre to relendo eles.

    @Bond
    Opa, já adicionei teu link nos meus parceiros e vou acompanhar essa Cruzada ae de perto hehehe!

    ResponderExcluir
  8. Otima escolha para um Retronado e espero que o proximo a ser escolhido, tamb�m seja por vota�o.

    J� em rela�o a Tutorias poderemos ser "rivais"(kkk), pois tive pedidos essa semana para postar Tutos sobre os emuladores depois que achei uma pe�a rara no mundo de emuladores de GBC.

    Retro-Challeges,Retronandos e Diarios foram a inspira�o para eu criar o Do Come�o ao Fim, devo muito pelo aprendizado a voc� e ao Gag� nessa sec�o.

    Mais sucesso ao Blog.
    Esperando o primeiro post de PC-Engine

    ResponderExcluir
  9. @64gamers
    Valeu cara!
    Bacana esse lance de "inspiração", acho que o culpado disso tudo é o Gagá com seus belos Diários de Bordo hehehehehe!

    Sobre o PC-Engine, já existe um antigo post de um jogo dele aqui no blog, http://shugames.blogspot.com/2009/12/legendary-axe-pc-engine.html !

    ResponderExcluir