sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bruce Lee Return of the Legend (GBA)


Bruce Lee não foi um personagem amplamente explorado em games de fato, e muita gente questiona o porquê disso. Afinal, um lutador com tal fama, com tantos filmes e seriados deveria ter uma penca de jogos bacanas. De cabeça, só consigo lembrar daquela versão lançada para SNES e Mega, no qual enfrentamos diversos inimigos presentes no seu filme Dragon. Claro, não era o ideal e não foi realmente, muita gente esperava algo do nível de um Streets of Rage ou Final Fight, com Lee espancando uma horda de meliantes com seus golpes na velocidade da luz e muita gritaria.

Não aconteceu nos 16 bits, mas o tempo passou e uma produtora teve a excelente idéia de fazer algo similar no 32bits da Nintendo, o pequeno notável GBA. E, se querem saber minha opinião, o jogo honrou de forma exemplar tudo que Bruce Lee foi para o mundo e para o cinema mundial.


A história do jogo, como em 90% dos jogos de luta, gira em torno de vingança. Bruce Lee, que no jogo se chama Hai Feng, tem seu mestre ser assassinado e parte em busca de respostas e de vingança, atrás dos responsáveis. O jogo envolve muitos tipos de jogabilidade, desde o puro beat'n up até partes em stealth. Apesar de ser puramente um plataforma em 2D, porrada é o que o jogador mais vai dar no jogo.

os comandos explicados e uma cutscene do jogo

Logo na primeira fase, o jogo apresenta um tutorial simples, onde os principais comandos são explicados. Lee pode chutar, socar, pular, escalar escadas, grades, postes e usar variadas armas brancas, como pedaços de pau, nunchakus e dardos para destruir os inimigos.

Como eu havia mencionado, em algumas partes é preciso passar sem ser visto, e aí entra a parte stealth no jogo, muito bem implementada, por sinal. A coisa funciona de modo similar ao Blackthorne, com Lee se enfiando em vãos ou portas no FUNDO do cenário, onde os inimigos não conseguem vê-lo. Isso adiciona uma boa dose de estratégia antes de sair espancando todo mundo. Algumas fases requerem 100% de stealth, integrando variedade ao título.

existem momentos para espancar inimigos e momentos onde não devemos ser visto
o jogo mescla muito bem essas partes sem enjoar ou frustrar o jogador

Os gráficos do jogo são bons, Lee é todo poligonal, diferente dos inimigos são em 2D, mas muito bem animados. Os golpes são fiéis aos reais e bem fáceis de executar, com um ótimo mapeamento de botões no portátil. Existem combinações de botões que geram voadoras, corrida com socos, uso de armas com golpes, escaladas em paredes, etc. Tudo isso é explicado em tutoriais espalhados, principalmente nas primeiras fases.

Lee e sua arma preferida
ao lado, escalando as grades, algo bastante comum no jogo todo

As músicas do jogo não chamam muita atenção, mas pra compensar isso, temos bons efeitos sonoros. Toda a gama de gritos e berros de Bruce Lee está presente, assim como barulhos de explosões, paredes quebrando, pauladas nos inimigos e outros efeitos que estão bem fiéis aos reais.


Bruce Lee Return of the Legend é um jogo que chegou tímido, pouca gente conhece, mas que é um dos melhores jogos de luta já feitos. Misturando uma boa dose de exploração de cenários (envolvendo inclusive chaves coloridas), porrada pra todo canto e movimentos bacanas, o jogo periga ser o melhor já feito com a lenda do kung-fu.

Resumão:
+ jogabilidade intuitiva;
+ fases bem desenhadas;
+ gráficos bem feitos;
- músicas fracas;

Final Score: 8.0

6 comentários:

  1. Como o GBA tem jogos bons que não conhecemos né?

    Fiz um review do Bruce Lee do Spectrum no Gagá, caso tenha interesse. http://www.gagagames.com.br/?p=24451

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Sandro Tandrilion
    Com ctz, saíram muitas pérolas pro GBA que muita gente não conhece (inclusive eu), vou postando aos poucos aqui hehehe.

    Vou dar uma olhada nesse Bruce Lee sim!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bem legal esse jogo dele viu o de snes é demais .

    ResponderExcluir
  4. @Cosmão

    Realmente o GBA tem otimas pérolas, uma sugestão se gostar de jogos Indie e o Sabre Wulf também de GBA.

    Você citou ali em cima que o jogo tem até um tuto no inicio, e algo comum em muitos titulos de GBA, que vinham com tutoriais no jogo que por sinal e muito util.

    ResponderExcluir
  5. Eu nem pensei em jogar esse jogo por conta do medo daquele jogo do megadrive

    ResponderExcluir