domingo, 6 de fevereiro de 2011

Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES)


Há um bom tempo eu estava devendo uma análise desse grande jogo, um jogo que deveria servir de lição pra qualquer design de jogos atualmente. Um jogo em que seu mestre criador pôs à prova toda sua criatividade, tanto em fazer fases cada vez mais interessantes como criar mecânicas de jogo variadas, tudo com o que tinha em mãos. Um jogo genial, resumidamente falando. E esse jogo só pode ser Super Mario World 2: Yoshi's Island!


Continuar o legado e a fama de Super Mario World não seria tarefa fácil pra ninguém, afinal, o jogo fez um sucesso enorme, criou novos padrões, inseriu uma criatividade enorme no gênero plataforma e se definiu como um grande clássico da década de 90, ao lado de Sonic 2. Superar eu não diria, mas que podemos igualar as coisas, aí sim, Super Mario World 2 pode ser classificado.


Acontece que em Yoshi's Island, tudo mudou. Desde personagens, história, mapa, gráficos, músicas, etc, tudo é novo, fresco e chamativo, principalmente pra um jogador que ama de paixão bons jogos de plataforma, como eu. Eu nunca tive um SNES, como acho que já disse por aqui, e não vivi muito a fama do encanador italiano. Tanto é que Yoshi's Island eu apenas fui conhecer de fato quando aluguei um SNES com o jogo, o qual me divertiu mais do que meu velho PSX em fim de vida. Verdade seja dita: jogo de plataforma é com os 16 bits.

Bom, em Yoshi's Island a Nintendo resolveu contar a história de como Mario conheceu Yoshi. Há muitos anos, quando a cegonha estava levando os dois irmãos gêmeos, uma criatura trombou com a ave e derrubou uma delas lá do céu. A outra criança foi levada para as sombras. O bebê que caiu do céu, Mario, foi parar na Ilha dos Yoshis, mais precisamente sobre as costas da pobre criatura, que caminhava em paz. Junto da criança veio um mapa, que mostrava provavelmente o destino que a cegonha pretendia chegar.

Do outro lado da história, Kamek recebia apenas um bebê da criatura que trombou com a cegonha, o Luigi, e ficou muito irritado. Ordenou que todos fossem atrás do outro bebê que tinha caído. Enquanto Yoshi procurava pelos seus colegas pra saber o que fazer com o bebê, as tropas de Kamek reviravam a ilha toda em busca da criança "perdida". A introdução termina com a frase: "será que os gêmeos um dia vão reencontrar os pais?".

A história, apesar de simples, se mescla totalmente com o jogo. A missão do jogador é guiar Yoshi por várias fases, tudo com Mario no seu lombo, e não pode de jeito nenhum deixar que o bebê se solte. Para isso várias mecânicas e coisas são introduzidas na jogabilidade, o que veremos agora.

a pequena e caprichada historinha de Yoshi's Island

Sendo um jogo de plataforma, Yoshi's Island tem progressão lateral e vertical, com alguma profundidade de cenário. É certo que, em alguns momentos, controlamos coisas no fundo do cenário, mas é algo bem básico e simples, apeasr de genial. Yoshi salta e usa sua língua basicamente como arma. Com o "poder" do dinossaurinho de engolir inimigos e coisas, ele pode transformar tudo em ovo e arremessar de volta em inimigos ou fazer rebater em paredes. E, podem apostar, 100% do jogo envolve essa jogabilidade diferente criada por Miyamoto.

uma flor logo na primeira fase e tentando acertar um inimigo que carrega uma nuvem "?"

O jogo também tem um mapinha, mas linear, mostrando apenas as 8 fases de cada mundo. À cada 4 fases, um castelo deve ser enfrentado, com um chefe no final. Então temos 2 castelos e 2 chefes por mundo, sendo que são 6 mundos diferentes para serem explorados.

o mapinha de Yoshi's Island, do primeiro mundo com as fases 100% e as outras restantes em "?"

A primeira coisa que chama a atenção no jogo é o estilo gráfico adotado. Parecendo um caderno de criança, todo desenhado com lápis de cor, traços grossos e giz de cera por todo lado, o jogo transpira criatividade até no desenho de nuvens, montanhas e simples folhagens. As cores empregadas dão o tom final, como em fases noturnas, ao por do sol ou dentro de castelos, onde alguns efeitos em 3D são simulados, como estantes caindo, plataformas girando, etc. Yoshi's Island é um colírio pros dias atuais, cheios de polígonos e texturas por todo canto. O chip Super FX2 realmente fez milagres aqui.

um dos efeitos bacanas do jogo e o primeiro chefe "agigantado"

Outro ponto de principal destaque é o som do jogo, em geral. As músicas são excelentes, criativas e cativantes desde a primeira ouvida. Todos os temas, desde o principal, passando por castelos, pântanos, regiões geladas, bônus e chefes, tudo muito bem feito, caprichado e grudento feito chiclete. Os efeitos sonoros também são ótimos, apesar de poucos. O choro do Mario é o grande destaque, assim como a voz simulada de Kamek.

O salto de Yoshi também pode ser esticado para se alcançar plataformas mais distantes. O botão de correr, clássico nos jogos mais velhos, foi extinguido, mas não faz a menor falta mesmo. Se precisar de algum salto maior, basta pisar em algum inimigo e fazer Yoshi "pedalar no ar", segurando o botão de pulo. Yoshi ainda pode dar um pisão ao se apertar pra baixo durante o salto, útil pra quebrar pisos frágeis, afundar estacas e destruir caixas.

uma das fases, onde a tela anda sozinha, te obriga a pensar rápido pra não perder itens
já em outra, o melhor é ir devagar pra não esbarrar nos inimigos, pois tudo está na maior escuridão

Yoshi pode juntar 6 ovos como armas. Se engolir mais inimigos e transformá-los, serão descartados. Inimigos ainda podem ser engolidos e cuspidos, acertando qualquer coisa pelo chão. Yoshi pode encontrar ovos em caixas também, podendo juntar os 6 de uma só vez. Antes de atirar, é mostrada uma mira que sobe e desce, permitindo que o jogador arremesse o ovo em qualquer lugar do cenário, em ambos os lados, inclusive no ar. Isso abre algumas possibilidades de se acertar inimigos de longe, fazer o ovo rebater até subir por uma parede vertical, acertar nuvens de itens, quebrar blocos rachados, etc.

bloquinhos rachados no teto? use e abuse dos ovos para descobrir passagens secretas

Atirar ovos ainda serve para pegar moedas distantes, flores distantes e até para fazer Mario descer quando se soltar de Yoshi. Mais adiante no jogo são encontrados ainda ovos amarelos e vermelhos, eficientes por rebaterem por mais tempo em paredes, dando algumas vantagens como moedas comuns ou estrelas. O ovo brilhante é raríssimo e dá uma moeda vermelha quando acerta um inimigo.

Como eu tinha dito, Mario não pode em hipótese alguma sair das costas de Yoshi. Caso o jogador encoste em algum inimigo, Mario vai se soltar e sair voando em uma bolha de ar, sendo preciso sair correndo atrás dele enquanto uma contagem de 30 segundos começa a decrescer. Se chegar ao zero, os ajudantes de Kamek surgem em bando e levam Mario embora, tirando uma vida do jogador. Esse sistema impede muitas mortes, mas pode irritar o jogador também, visto que o choro de Mario é bastante irritante e às vezes ele voa bem longe. Assim que recapturar Mario, a contagem para e os segundos perdidos podem ser repostos com estrelinhas encontradas em nuvens ou em flores pelo cenário. Fazer ovos rebaterem antes de acertarem inimigos também garante algumas estrelas para repor o tempo.

Além disso, alguns itens podem ser acumulados em cada fase, sempre em um número fixo. São 20 moedas vermelhas, que valem 20 pontos e 5 flores, que valem 50 pontos no total. Para fazer 100% em uma fase, é preciso coletar tudo isso e passar com os 30 segundos inteiros, que equivalem à 30 pontos, totalizando 100 pontos no final. 100% em todas as fases de um mundo garantem uma fase bônus e uma fase extra, bem mais difícil. Para saber se falta alguma coisa a ser coletada, basta pausar o jogo e as informação são mostradas ao jogador. As flores coletadas ainda influenciam no final da fase, onde uma espécie de roleta pode lhe dar a chance de participar de algum bônus, ganhando itens e vidas.

Falando em bônus, eles são vários e até mesmo constantes. Muitos estão escondidos em portas trancadas, onde é preciso achar alguma chave, outros estão em lugares onde somente apertando o botão "!" é possível achar e outros no final de fases, como já mencionei. Alguns são simples, como achar figuras pares, outros requerem atenção e rapidez para digitar os comandos certos antes de uma bolha estourar, outros você precisa destruir algum inimigo antes que ele o faça, etc... Todos dão itens, que podem ser usados no menu pause. Alguns itens dão armas novas pro Yoshi, como cuspir fogo, gelo ou sementes, dependendo da cor da melancia. Alguns itens dão estrelas (item excelente pra ser usado em finais de fase), fazem aparecer alguma nuvem "?", te enchem de ovos, etc.

dois tipos de bônus distintos: na esquerda, uma típica tela secreta encontrada com o "!"
à direita, um bônus mais tradicional de pegar itens sem achar o Kamek

Sim, os famosos blocos "?" foram substituídos por nuvens "?", mas tem basicamente a mesma utilidade. Como Yoshi não sai dando cabeçadas nos inimigos, para estourar as nuvens é preciso arremessar um ovo nelas. O conteúdo varia, desde moedas e estrelas até ativação de algum mecanismo na fases, formação de escadas, etc. Botões com um "!" geralmente abrem alguma passagem secreta escondida quando pisados, obrigando o jogador a ser rápido se quiser acessá-la.

usando ovos pra pegar moedas e subindo em uma pedra móvel

As fases ainda possuem um marcador, similar ao postinho do Sonic ou à barrinha do Mario, só que aqui no caso ele aumenta pra 25 o total de estrelas e todo inimigo que estiver por perto se transforma em estrela também. Desnecessário dizer o quanto isso é útil em alguns momentos.

Em algumas fases é possível achar alguns itens que transformam Yoshi em algum veículo, como um helicóptero, um escavador, um trem, etc. Essas etapas parecem bônus, mas fazem parte das fases, tendo até mesmo itens importantes espalhados por elas. Tudo isso tem um tempo de uso, fazendo com que Yoshi volte à sua forma original em alguns segundos. Outra "transformação" no jogo ocorre quando encontramos uma pequena estrela no chão, geralmente pulando. Ao tocá-la, Mario desce das costas do Yoshi e podemos controlá-lo por uma determinada parte, geralmente para coletar moedas e itens, tudo muito rapidamente, pois o tempo é mais escasso ainda.

duas das transformações de Yoshi: helicóptero e escavador
notem que alguns itens essenciais dependem das transformações para serem alcançados

Os chefes são um caso à parte: a maioria deles são inimigos comuns, aumentados com o poder de Kamek, que faz questão de aparecer em todos eles para transformá-los. Então espere por um Boo gigante, uma tartaruga gigante entre tantos outros inimigos clássicos (faltou um Goomba gigante). Todos tem seus ataques próprios bem como formas diferentes de serem derrotados, um mais bacana que o outro.

um dos raros momentos onde controlamos Mario bebê e o cachorro Poochy
personagem dos jogos exclusivos do Yoshi, que faz uma pontinha aqui de grande ajuda

No final das contas, Yoshi's Island é um grande jogo muito injustiçado, pois saiu praticamente no fim da vida do SNES. Atualmente ele é mais conhecido por conta de emuladores (até hacks existem, com novas fases, etc), mas na época pouca gente sequer jogou. Um jogo desse calibre não merece ser esquecido e tem todo o direito de ser chamado de Super Mario World 2. Com tantos segredos, fases com um design invejável, mecânicas variadas em várias situações, músicas e gráficos excelentes, eu diria que é um caso raro onde achar um defeito sequer fica impossível.

Resumão:
+ gráficos de ponta
+ engenhosidade das fases;
+ músicas viciantes;
+ um jogo abarrotado de segredos;

Final Score: 10

33 comentários:

  1. Esse jogo é sensacional. Gráficos coloridos mas sem "poluir" a tela, o ambiente "mário" é sensacional, ainda mais nesse jogo. As musicas e os efeitos sonoros são perfeitos (exceto o choro do mário hahaha).

    nada mais merecido do que um 10 para o jogo e para o Blog. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Muito foda esse jogo joguei ate´cansar fiquei de boca aberta quando vi ele muito bom as musicas fora o grafico desenho animado .O mapa do jogo muito bem feito e fora quando você derrota um chefe sobe a bandeira no lugar onde tinha o castelo .

    ResponderExcluir
  3. De fato Cosmão. Obra prima do Super Nintendo. Excelência em tudo. Nintendo rules.

    ResponderExcluir
  4. Não vou com a cara desse jogo. Mais por preconceito mesmo, pois não me sinto bem quando tento jogar SMW2: Yoshi's Island tipo uma angustia com os cenários.

    Só um psicanalista saberia explicar.

    ResponderExcluir
  5. Faltou dizer que as moedas vermelhas, quando camufladas como amarelas, têm uma leve sombra avermelhada.
    Ótimo jogo. Adoro. :)

    ResponderExcluir
  6. Cara eu nuca gostei desses jogos da Nintendo, são gays demais pra mim, não sei se é a total falta de sangue e desmembramentos, se são as carinhas sorridentes nas montanhas, pedras, nuvens, balas gigantes de revolver e tudo mais que se pode ver, se são as montanhas com formato peniano, se são os personagens cor de rosa que tem o poder de chupar bem forte e engolir tudo, se são os bichinhos fofinhos que pedem por pica 24 horas por dia, ou se é um misto de tudo isso, mas eu sei que eu sempre preferi o Chakan ao invéz do Kirby, o Vectorman ao invéz do Donkey Kong, o Phantasy Star ao invéz do Final Fantasy, o Landstalker ao invéz do Zelda e principalmente o Sonic ao invéz do Mario, eu curto jogos de várias outras produtoras além da Sega, estratégias da Microsoft e da blizzard, clones do chakan da Sony, esportes da EA e RPGs,Ação e Aventuras de dezenas de produtoras, mas a Nintendo para mim nunca teve nenhum tipo de apelo, eu desde pequeno considerei a Nintendo uma produtora de jogos de menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém liga pra sua opinião (:

      Excluir
    2. Caras que se auto afirmam demais, são bem menininhas.

      Excluir
  7. @Otavio Figueira
    O choro do Mario irrita demais mesmo hehehe!

    @aki é rock
    Os gráficos lembram desenhos animados mesmo, principalmente em áreas abertas.

    @Henrique Lima
    Pra mim é o ápice do SNES, que infelizmente foi muito mal aproveitado na época. Mas, graças à emulação, está ao alcance de todos agora.

    @64gamers
    OMG! Já vi gente passar mal de jogar Sonic, uma amiga minha vomitou quando viu o primeiro looping em Sonic 2, mas em Mario é a primeira vez hehehehe!

    @Juliana
    Verdade! Mas existem alguns locais onde as moedas são meio avermelhadas e são normais, o negócio é sair pegando tudo quanto é moeda mesmo!

    @Rodrigo
    Eu diria que toda essa meiguice de alguns jogos da Nintendo só servem como disfarce, visto que a maioria deles esconde uma profundidade ENORME, são jogos explorativos ao extremo.

    Tanto Mario, quanto esse do Yoshi e os jogos Kirby, são recheados de coisas secretas, itens colecionáveis e passagens secretas de deixar qualquer um jogando por meses até achar tudo.

    Sugiro dar outra chance ao jogo, dessa vez livre de qualquer preconceito, aproveitando o jogo pelo que ele é e serve: se divertir!

    ResponderExcluir
  8. Foi mal, mas jogar Nintendo sem preconceitos é como dormir com um cara sem preconceitos, e eu jamais conseguiria me divertir com jogos tão "meigos", talvez esses jogos tenham o intuito de divertir outro tipo de pessoa porque eu não vejo diversão nenhuma neles, já até tentei jogar algumas coisa da nintendo, mas não consigo jogar nem 5 minutos, é como se eu estivesse dentro de uma sala em chamas, eu acabo fechando o emulador e me perguntando como alguém consegue se divertir com isso, eu já fiz vista grossa para a "meiguisse" de alguns jogos, como o Pen Pen TriIcelon e o Super Magnetic Neo do Dreamcast, e acabei encontrando ótimos jogos, mas para tudo há um limite, talvez seja porque a Nintendo é mais voltada para o público japonês, e lá toda essa "meiguisse" é normal (assim como é normal convidar todos os seus amigos para tomar banho com você, ou interromper uma intensa batalha de espadas para chorar, falar dos seus sentimentos, e explicar para o inimigo que ele não pode te vencer poque você tem o poder colorido da amizade no seu coração). Eu costumo comparar a Nintendo com os Teletubies não importa qual a profundidade que possa ter, não vão deixar de ser quatro anões peludos e suados vestindo camurça colorido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que tu não queres adimitir o quão sensível és e esconde teus sentimentos frouxos e inseguros com a negação de tudo que possa expressar sentimentos. eu recomentado um psicanalista.

      Excluir
    2. agora percebo que já falaram isso - descupe por repetir
      ass. sr. anônimo

      Excluir
  9. Eu joguei uma vez e não curti muito, preferi bem mais o Mario World 1. Após ler o seu review, acho que vou dar mais uma chance ao jogo.

    ResponderExcluir
  10. @Rodrigo

    Nunca vi tanta besteira num só post. Você precisa de psicanalista para descobrir sua sexualidade.

    @Cosmão

    Ótimo review, vou voltar mais vezes no seu blog! :D

    ResponderExcluir
  11. Esse jogo é muito bom. E graficamente foi o auge do Snes

    ResponderExcluir
  12. Amigo, esse jogo é realmente fantástico!
    Só o conheci quando já possuia um 64, por isso não aproveitei muito na época. Mas tempos atrás, com os emuladores, joguei bastante e considero um dos melhores de todos os tempos. Tudo é bom: o gráfico, a música, a jogabilidade, o carisma, etc. Um jogo que mostra a grandeza do Super Nintendo.
    Parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando, continue assim!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Tô jogando até hoje!!!!

    ResponderExcluir
  14. @Rodrigo

    Teu viado disgraçado!Não sabe o que é jogo
    de verdade.Vai se fuuuuuuuuuudeeeeeeeeeerrrrrrr

    ResponderExcluir
  15. alguem ajude uma viciada: como passar na 4 fase do segundo do mario bebe7

    ResponderExcluir
  16. A princípio eu não gostava de SMW 2... Pura e simplesmente por ódio de não te-lo jogado no SNES... Depois a galera ficava falando que o jogo era a segunda vinda de Jesus a Terra (como estão fazendo a cada possível hit do PS3 XD). Depois de ver meu sobrinho se lascando com o jogo, resolvi dar uma chance. E me surpreendi com um jogo tecnicamente perfeito e complexamente simples. Qualquer idiota consegue jogá-lo, mas quem pegar as manhas, fará 100%. Atualmente o jogo com certa regularidade e também jogo sua sequência do nintendo DS.

    ResponderExcluir
  17. oi cosmao. eu tive a oportunidade de zerar esse game ainda no meu velho snes. é um jogo espetacular. saudades dele e do meu snes...
    bons tempos. abraços!

    ResponderExcluir
  18. @Rodrigo
    vai toma no rabo seu babaca, se vc nao joga nao posta em sites e blog q o tema seja esses jogos seu lixo vai a merda

    ResponderExcluir
  19. iiiiisssssss ja zerei o jogo varias vesses ate tudo coletado tudo mesmo ate as fazes estra e bonus sabe eu comesei a jogar esse jogo a 4 anos e to com 10 mas antonio nao acredito nao ta consequindo passar a o chefinho so voce virar de costa e atirar o ovo na parede e o ovo vai voltar no fantasma a antes de atirar o ovo espere a aprosimasao dele e atira se chegar perto olhe pra ele q vai somir vai correndo do outro lado e continui mas cuidado com o morsego

    ResponderExcluir
  20. 64games disse isto?!bom gosto não se discute so que eu amei e estou dando minha vida para reviver esse grande espetaculo de jogo

    ResponderExcluir
  21. @rodrigo:to dando minha vida por este jogo e vc fala um besteirol destes?ora seu inculto estupido cucarachada só podia sé um viado f.d.p de merda como tu pa falá uma porra dessas de um jogo tão EXCELENTE!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha uns amigos que jogavam esses jogos de 32 bites e hoje são gays assumidos,uma vez eu fui jogar snes na casa de meu amigo,e ele começou a fazer frescura comigo,e ele ficou assim porcausa desses super marios aí,super mario é gay,ele so anda com o yoshi e o luigi e não não come aquela princesa nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um SEGAYSISTA com dor no anus de tanta inveja dos jogos exelentes que so o SUPER NINTENDO possui.E isso mesmo,doa q quem doer o fato e que a NINTENTO MASSACROU o pobre megadriv,que por sinal se tirar o sonic e um joginho briga de rua ´´inspirado``no Final Fight so tem bomba.Fora o chip de som do SNES que e MUITO + MUITO MESMO melhor que os sons toscos e chatos produzidos pelo megasonic

      Excluir
  23. kkkkkkkkk fala sério, Rodrigo, esses seus comentários são os mais imbecis q eu já vi sobre um game! kkkkkkkkkk De duas ou uma: ou fizeram lavagem cerebral em vc e vc ficou com uma mente preconceituosíssima e super poluida a ponto de ver um pênis numa simples montanha, ou vc tem uma forte dúvida de sua sexualidade e acha q pode virar gay por causa de um simples jogo! kkkkkkk Homem q é homem não vira gay por causa de um jogo! E pô! Vc já jogou tanto jogo e ainda não aprendeu a olhar o q o jogo tem a oferecer!

    ResponderExcluir
  24. Esse jogo é excelente! tanto pelos gráfiosc, jogabilidade e diversão. Só tem um problema: É fácil demais! Lembro que na época que aluguei esse jogo, consegui terminá-lo no mesmo dia. Diferente do primeiro Mario World que levei um bom tempo pra terminar...

    ResponderExcluir
  25. Discordo o jogo é bom, mas não chega a merecer 10 eu daria um 8 e olhe lá as fases são bem feitas, as músicas legais...é um jogo bonitinho ok XD.

    ResponderExcluir
  26. parabéns pelo grandioso resumo! excelente mesmo. o jogo é fantástico e surpreendente. Para quem pensa que é moleza jogar jogos de super Nintendo está super enganado! Na ilha do yoshi, existem fases dificílimas e extraordinárias. Como você citou, ''eu diria que é um caso raro onde achar um defeito sequer fica impossível.
    '' Parabéns ao colunista. Para os amantes de Mário, não deixem de jogar, realmente é um jogo que se deve fechar pelo menos uma vez na vida ou sua vida não vai estar completa, rsrs.

    ResponderExcluir