sexta-feira, 11 de março de 2011

Masters of Combat (Master System)


Masters of Combat foi, por um bom tempo, meu único jogo bom de luta. Pra quem viveu na época dos 8 bits, achar um bom jogo de luta era difícil, ou era um game muito raro e diferente, ou era alguma adaptação de jogos dos 16 bits. Bons tempos de Mortal Kombat 1 do Master System, onde tudo era quadro a quadro de tão lento, e a gente nem ligava e divertia pra valer!


Enfim, Masters of Combat é um jogo sólido, com bons gráficos, alguns golpes secretos e controles razoáveis. Talvez, pra chegar em um nível aceitável, a produtora teve que sacrificar algumas coisas. Entre essas coisas, uma delas com certeza foi reduzir o número de lutadores. Enquanto hoje em dia temos jogos com mais de trinta personagens pra escolher (isso excetuando os Mugens da vida, alguns com mais de CEM personagens), em Masters of Combat temos apenas QUATRO! E ainda assim, o jogo consegue ser profundo e divertido ao mesmo tempo.


A história gira em torno de um asteróide que caiu perto de Megalo City. Um grupo de pessoas foi enviado ao local para observar onde a tal nave havia pousado, mas quando chegaram ao local, viram algo assustador se levantar. Um ano depois dos acontecimentos (obviamente abafados pelo governo), o prefeito de Megalo City, sem mais nem menos, organiza um campeonato de luta para escolher o lutador mais forte do planeta. Todos devem supor que o prefeito com certeza tem algo a ver com isso e alguma coisa muito estranha está por trás desse campeonato.

Os quatro personagens são:


Hayate: o ninja azul é o mais rápido e tem golpes excelentes;
Wingberger: com uma máscara de solda, o cara tem o melhor poder do game, que tira uma boa quantidade de energia do inimigo;
Highvoltman: como seu nome indica, usa a eletricidade para disparar seus melhores golpes;
Gonzales: o gordinho do time, mas ainda assim, um perigoso oponente e ótimo lutador se aprender suas técnicas;
The Alien: secreto, liberado através de dicas ou terminando o game no modo mais difícil;

Todos os personagens tem golpes distintos, mas os comandos são bem parecidos. E, falando em comandos, talvez aqui esteja o maior segredo e maior erro do jogo também: a dificuldade de se soltar os golpes especiais mais fortes. O controle do Master System (e do NES também) é pequeno demais pra esse tipo de game, tem poucos botões. As produtoras que se arriscavam a fazer games de luta pra esses sistemas, tinham que se desdobrar até achar uma configuração aceitável de golpes e comandos. No caso de Masters of Combat, ficou um botão para ataque e outro pra salto/dash. Aí entram as tão difamadas combinações...

Hayate surrando o Highvoltman e levando um couro do Gonzales

Como o direcional pra cima não é usado nos pulos, ele entra na configuração de alguns golpes. Na época, era difícil achar revistas especializadas nisso, internet então era algo raríssimo. Hoje em dia é fácil digitar no Google o nome do game e ver todos os seus golpes, mas naquela dura época eu tive que descobrir tudo na raça, apanhando e alugando diversas vezes o game. Talvez por esse motivo eu tenha gostado tanto dele, aprendi a jogá-lo na teimosia, mesmo me frustrando vezes seguidas.

o Alien é um dos mais fortes do jogo, mas é lento pra caramba
ao lado, os dois Hayates disputando poder

Hayate possui um golpe que junta tantos direcionais que ele só sai às vezes. Wingberger e os outros também, é o golpe mais forte de cada personagem. Eu poderia crucificar a produtora, como fiz na época, mas hoje é perceptível o esforço da mesma para fazer um bom game de luta com apenas dois botões em um controle.

O game ainda dispõe de um bônus onde temos que destruir um trator (ou empilhadeira, que seja), similar ao carro de Street Fighter, certamente uma bela adição.

no bônus, destrua a máquina o mais rápido possível

Em se tratando de gráficos, o jogo é bonito, a movimentação dos persoangens é boa e ele não fica lento em momento algum. O som também é bacana, com destaque pras músicas, uma melhor que a outra.

Wingberger em sua pose de vitória

Masters of Combat, enfim, era um jogo pra quem tinha paciência. E ainda é. Não pensem que com a cola dos comandos o jogo fica mais fácil. É um jogo complicado, difícil, afinal, estamos falando de 8 bits, onde os jogos eram feitos pra nos arrancar o couro!

Resumão:
+ gráficos bem legais;
+ músicas e efeitos sonoros bem produzidos;
- alguns golpes são raríssimos de sair;
- a dificuldade é altíssima;

Final Score: 8.5

14 comentários:

  1. O Master System tinha jogos com muito bons gráficos e esse (e o Turma da Mônica O Resgate) provam isto, nenhum deles supera Batman - Revenge of Joker de NES.
    Masters of Combat eu cheguei a alugar e gostava bastante, joguei muito de dois e a partir da emulação, baixei a versão do Game Gear (Buster Fight) só para jogar com o The Alien.

    ResponderExcluir
  2. acho que eles deveriam ter feito o básico, soco e chute nos botões e pulo no direcional, jogo de luta com pulo no botão é estranho demais. Mas apesar disso pra mim é um clássico por ser tão único nesta geração 8 bits

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei bastante surpreso com esse joguinho. MK era bacana, mas era meio forçado enfiar um jogo daquele no Master System, daí a perda de quadros enormes. Não que não fosse legal, mas era tirar água de pedra.

    O Masters of Combat não, era um jogo mais "humilde", feito para ser de oito bits mesmo. Justamente por isso fluía bem, tinha gráficos bonitos e era divertido. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  4. Um jogo feito da mesma forma que o Gagá fala foi Joy Mecha Fight de NES. Personagens sem corpo e um jogo simples

    ResponderExcluir
  5. Uma outra pérola de luta em 8 bits que posso citar aqui é a conversão do Game Gear de Fatal Fury Special, que tem como maior charme poder jogar com o Ryo Sakazaki (ele era destravável por códigos nas versões Arcade/Snes/Mega CD.

    apesar da honestidade do jogo, foi um erro da produtora colocar um botão para pulo, em jogos de luta isso é... inaceitável, erro semelhante é encontrado num dos ranma 1/2 de snes.

    ResponderExcluir
  6. @Talude
    Desconhecia a versão de Game Gear e esse outro jogo que você citou de NES, vou atrás deles pra checar!

    @Bond
    O grande lance do jogo é esse fato dele ser único no Master, único com bons gráficos, boa movimentação e ser bem divertido.

    @Gagá
    Acho que enfiaram muita coisa no MK1 do Master, mas no MK2 eles dobraram as coisas e o jogo ficou pior ainda...

    @Kyo
    Na verdade, acho que foi falta de opção mesmo, afinal, com 3 botões (1, 2 e Direcional), não havia jeito.

    Acho que o Master não tinha potência pra reconhecer tantos comandos, a solução foi incluir o direcional pra cima no meio deles mesmo.

    ResponderExcluir
  7. @Daniel
    Joy Mecha Fight é foda. Um monte de personagens e movimentos fáceis de fazer no controle do NES. =)

    E o Masters eu acabei de testar aqui. O botão A como pulo e esquiva não me incomodou muito, mas não consegui fazer nenhum movimento especial do Hayate além de sua sequência de socos. =(

    ResponderExcluir
  8. Os golpes do Masters of Combat:
    http://www.mediafire.com/?zz1jv2e2oav
    Tirados da Super Game Power #01

    ResponderExcluir
  9. Ah! Foi um dos primeiros jogos de luta que joguei na minha vida, È SÈRIO!
    Meu tio havia comprado recentemente o Master System na época!
    E uma das primeiras locações foram Master of Combat e Shinobi! NOSTALGIA PURA!

    Excelente post e analise perfeita véi! ;)

    ResponderExcluir
  10. @Cosmão

    Que seja, mas enfim...

    Vim falar mesmo pra ver se rolava uma parceria, sabe?

    ResponderExcluir
  11. @Kyo
    Malz a demora, já está add :D !

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo: difícil não! Impossível. Aluguei um vez e não consegui acertar um golpe.

    ResponderExcluir
  13. Excelente review!
    Eu sou meio suspeito pra falar de Masters of Combat, pois é meu jogo favorito de Master System e o 1º jogo de luta que joguei!
    Me lembro ate hoje das varias tentativas de fazer um golpe e da vibraçao a cada golpe aprendido ( nao eu nao tinha qualquer revista, aprendi TODOS os golpes na base da tentativa e erro ).Minha sorte é que os comandos eram quase todos reaproveitados para outros personagens.
    Realmente é um jogo que requer paciencia, mas depois de aprendido ( e viciado, como eu xD ) , fica muito divertido!

    Ate hoje jogo Masters of Combat e sua versao para Game Gear , Buster Fight ,regularmente e apesar de nao ser tao bom como quando criança , ainda consigo essas façanhas de chegar no final sem continue:

    http://www.youtube.com/watch?v=xx3YfQJbB54

    http://www.youtube.com/watch?v=nBvnOsGNJ9g

    ResponderExcluir
  14. Hoje sou muito bom nesse jogo. Com uma revista da época, peguei jeito pra usar todos os golpes, já o Alien me virei e consigo mandar todos os golpes menos a cauda giratória. Acho que o botão de dash que tornou o jogo rápido, acho que foi um sacríficio que valeu a pena. Os 4 personagens mesmo um sendo rápido demais e outro forte demais, são na medida, em termos de equilibrio. Mesmo com o fim do Master, eu compraria uma continuação.

    ResponderExcluir