segunda-feira, 21 de março de 2011

Retronado Turma da Mônica em O Resgate [FINAL]


E lá vamos nós com a sétima e última parte do Retronado Turma da Mônica em O Resgate! Acabamos de pegar o Anjinho, personagem dotado do poder de voar e, bem por isso, o único que consegue chegar na maioria dos lugares secretos do jogo! O porém é que ele não defende nada voando, mesmo usando escudo.


Assim que sair do Templo Japonês com o Anjinho, suba voando e verá uma porta. Entre, pegue os itens no baú e na loja compre a ARMADURA MÁGICA, caso não tenha conseguido ganhar uma no templo.

naquela loja vende-se a ARMADURA MAGICA

Entre na outra porta e volte à cidade. Agora vamos atrás do que restou antes de enfrentar o castelo final:

• no começo da cidade, voe à direita, por cima do muro e entre na loja ali. Compre uma chave se precisar, e o item ESCUDO ESPECIAL, por 3980G;

• continue seguindo por cima, como faria com o Cebolinha e caia pro Oceano. Volte pela passagem aquática, mas não caia na água, anjos não gostam de água nesse jogo. Na primeira passagem no alto, suba e pegue o SEXTO CORAÇÃO, sétimo no total;


• volte e suba por onde desceu pro oceano, seguindo pela direita. Note que voltamos ao castelo inicial, por onde escapamos com o Chico Bento. Entre nele novamente e siga até onde enfrentamos o Meka Dragon, lá tem um baú com o PODER SOL, a melhor arma;

• volte e siga para a saída normalmente. No final do caminho, onde as pedras desmoronaram no passado, um ciclope azul soltará uma ARMADURA LEGENDARIA assim que morrer. Quando sair do castelo pela chaminé, caia nela novamente e aperte pra cima: uma loja secreta surgirá, com o item ESCUDO LEGENDARIO à venda por 5440G;

a entrada do castelo, juntamente com o PODER SOL e o ESCUDO LEGENDARIO à venda

• volte à cidade e siga pra torre. Nela existem duas portas com lojas secretas que só podem ser acessadas à essa altura do jogo! Uma delas fica bem embaixo da porta que nos leva pro deserto, onde óbviamente somente Anjinho pode entrar nela. Ali são vendidos a magia RAIO e as PEDRAS DA EXPERIÊNCIA (1000G e 100G, respectivamente); 

• a outra loja fica dentro da torre, entre pela porta debaixo do piso quadriculado e desça no andar do primeiro coração. A porta secreta fica bem acima da porta de saída e ali são vendidos o resto das magias do jogo, caso precise;

as últimas lojas secretas do jogo

Volte pra cidade e, acima do hospital, suba e encontrará uma porta cercada pelos blocos quebráveis. Entre ali e forme blocos nos símbolos com o PODER TERRA.


A pedra correta é a central, que revelará uma porta pra última dungeon do jogo, o CASTELO DO CAPITÃO FEIO!

Castelo do Capitão Feio
Esse castelo é bem grande esconde muitos segredos. Em determinadas partes, somente o personagem certo consegue passar, como as partes aquáticas (Cebolinha), estreitas (Bidu) ou forradas de blocos (Magali). Do resto, Anjinho dá conta do recado. Siga reto pela direita desviando das cabeças e, no final, suba. Na porta tem um hospital, caso precise. Siga subindo e atravesse a parede no andar de cima. Siga desviando das cabeças e entre na porta pra virar o Bidu!

as primeiras telas do Castelão

• importante ressaltar uma coisa: cada personagem tem um status diferente um do outro, o que lhe obrigará a trocar alguns equipamentos durante a troca entre eles. Bidu, por exemplo, tem a defesa aumentada com o ESCUDO LEGENDARIO, diferente do Anjinho, que defende melhor usando o ESCUDO ESPECIAL;

Com Bidu, entre na parede e suba pelo pequeno labirinto para conseguir sair do outro lado. Siga e caia pro andar de baixo. Continue descendo e entre na porta para pegar o SÉTIMO E ÚLTIMO CORAÇÃO, oitavo no total! Siga pela esquerda matando as nuvens e estoure o bloco no final para revelar uma mola: pule pra esquerda e desça denovo. Parece golpe visual, mas o cenário é outro, com as cabeças de pedra em outras posições.

o pequeno labirinto dentro da parede é simples de encarar...
ao lado, o último dos corações!

Ao cair na água, vire o Cebolinha e nade até a porta. Mate mais 3 piranhas e entre na próxima. O corredor agora é cheio das plantas cuspidoras e ninjas azuis, tome cuidado. No próximo, samurais azuis surgem junto com fantasmas. Aqui é fácil morrer, sugiro o uso de poderes pra matar os fantasmas mais rapidamente e poder avançar atacando os samurais. Mais adiante, se transforme na Magali e prossiga destruindo os blocos e abrindo caminho.


Após as salas cheias de cabeças de pedra, você cairá num corredor escuro, mas não se preocupe com nada à não ser acertar os inimigos e continuar seguindo pela direita. Logo surgirão ninjas, mate-os e continue seguindo e desviando das cabeças de pedra. Na próxima sala, caia pela esquerda quando o fantasma desaparecer, mate todos e continue caindo. Na sala seguinte é a mesma coisa, as salas possuem um layout idêntico às anteriores, logo é fácil se localizar e achar a saída. Descendo mais uma vez, é hora de mudar pro Anjinho no buraco do centro da tela e partir pra reta final do castelo.

pra variar, as partes com a Magali são as mais difíceis,
ao lado, no detalhe, a salinha para se transformar em Anjinho novamente

Suba as duas próximas telas com algum cuidado, já que o Anjinho não defende quando está voando, e o cenário está cheio de cabeças de pedra atirando sem parar. No corredor final, um coração pequeno está escondido no bloco quebrável. Antes de entrar na sala do chefe, equipe o melhor armamento pro Anjinho (PODER SOL, ARMADURA LEGENDARIA e ESCUDO ESPECIAL), equipe a magia do RAIO (se tiver, servirá apenas para afastá-lo, já que não tira energia dele) e entre.

Chefe Final: Capitão Feio
Capitão Feio ataca com várias rajadas de fogo cada vez que ele desce pra cima! Não há um método certo de atacá-lo, apenas tente acertá-lo antes dele soltar o fogo quando descer, fora isso, é torcer pra ele ser acertado! O PODER SOL tira bastante energia dele, acredito que uns 12 acertos já liquidem o chefe.


Matando-o, a CRUZ DE SALAMANDRA aparece, objeto aparentemente vital para salvar Mônica (o porquê disso eu não sei) que esqueci de mencionar (até porque o jogo não menciona isso em lugar nenhum). Logo depois, um a um os personagens vão sumindo, só restando a Mônica. Ela reaparece na cidade à noite, anda por lá e entra numa casinha. Fim!


Nos créditos vão aparecendo os nomes dos monstros, todos adaptados pela Tec Toy, assim como o nome das músicas (?) do jogo... Pra um game adaptado, eu diria que a Tec Toy fez um belo trabalho, traduzindo tudo, mudando sprites, configurando e, principalmente, fazendo o jogo ter alguma coerência no enredo, mesmo que o próprio não faça uso de quase nenhum texto.


Uma das coisas bacanas de se terminar um jogo dessa época, é que a gente não se entusiasma muito com as cenas finais, nem com o que aconteceu depois, nem com nada disso. O prazer era de ter terminado, ter feito final, ter passado pelos desafios e conseguido chegar ao fim. Acho que esse tipo de "prazer" em jogos atuais anda bastante escasso.


Bom, fica aí o final pra vocês de mais um jogo no Shugames!

THE END

10 comentários:

  1. Parabéns pela retronado e por ter terminado o jogo mais uma vez. Embora eu não seja tão fã, reconheço que ele tem suas qualidades e vale uma conferida.

    ResponderExcluir
  2. Muito curioso essas músicas traduzidas, mesmo sem a TecToy colocar um acréscimo sequer na trilha sonora. Terminar esse jogo deve dar um alívio pq às vezes parece que ele jamais termina.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa dica que vale deixar pra galera é o remake do Wonder Boy the Dragon's Trap (o jogo que a Tec Toy usou para fazer esse) para pc ele tem telas bem maiores com muito mais coisas secretas, uma nova coloração de inimigos (bem mais difíceis), novos estágios escondidos, resolução maior (640x480 mais que o dobro do original) gráficos melhorados, e o melhor de tudo é freeware pode ser baixado de graça por qualquer um aqui http://www.classic-retro-games.com/Wonderboy-III-The-Dragons-Trap_337.html
    bom espero que gostem pois eu como fã da série Wonder Boy e Monster World curti muito esse game.

    ResponderExcluir
  4. @Thanos
    Valeu !

    @Talude
    Acho que traduziram tudo ao pé da letra...

    @Rodrigo
    Valeu pela dica, já estou baixando aqui :D

    ResponderExcluir
  5. Li o retronado com bastante atenção e fiquei recordando as tardes em que me matava para passar de algum castelo. Ô saudade. Sem dúvida um dos melhores jogos do console.

    Um abraço e continue com o blog

    ResponderExcluir
  6. A melhor adaptação de um jogo pela Tectoy, mais bem feita que monica no castelo do dragão, pois mesmo sendo um bom jogo, o jogo 1 podia investir mais em relação a personagens da turma e referencias aos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  7. No final usem a armadura e escudo especial, eles evitam dar game over ;)

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Não tem como usar as pedras de experiência, apenas acumulá-las.

      Excluir
    2. As pedras são uteis sim. Quando vc acumula 99 pedras, vc pode ir em portas secretas que são atalhos para ir diretamente aos dragoes. Por exemplo, para ir ao capitão feio, basta subir a torre e na ponta esquerda da "ponte" que a gente vai para pegar a porta que dá no deserto, basta segurar para cima para vc ir diretamente ao capitão feio.

      Excluir