terça-feira, 26 de abril de 2011

Megaman 3 (NES)


Megaman 3 (ou Rockman 3, no Japão) é o meu preferido de toda a série clássica (que vai até o Rockman & Forte, se não me engano). O porque disso é simples: Megaman 3 une a simplicidade com a dificuldade clássica, mas moldando tudo de modo que não seja frustrante como Megaman 1. Megaman 2 é um ótimo jogo também, mas, no terceiro, na minha opinião, atingiram o ápice da perfeição.


O controle de Megaman não é pesado, o jogo não é apelativo, tem uma historinha simples e os chefes não são overpower, sendo que a maioria deles dá pra destruir na boa com a arma normal. Megaman ainda tem a ajuda de seu mascote Rush, que pode se transformar desde a famosa mola até num míssel voador, que é de grande ajuda para atravessar abismos e lugares cheio dos espinhos fatais.

a tropa dos inimigos em Megaman 3

Acredito que o grande destaque do game, além das coisas que já citei, são os gráficos e, principalmente, as músicas. Megaman 3 tem uma das melhores OST's de jogos velhos, sendo que a Capcom nunca superou em qualidade de composição essa terceira versão da série. Temas como o de Snake Man e Magnet Man são inesquecíveis e nos levam automaticamente àquelas tardes de sábado, onde jogar videogame com os amigos era obrigatório. Outras músicas e efeitos sonoros marcam presença também, mas se eu for citar toda a trilha sonora de Megaman 3 esse review vai se resumir nisso.

não faltam vidas em lugares de difícil acesso e locais onde morrer é normal...

Outro fato marcante nessa versão é a presença mais ousada de Protoman, que aparece em alguns estágios e até desafia Megaman para um duelo. Para explicar isso, preciso entrar um pouco no enredo do game. Acontece o seguinte: Dr. Willy, após ser derrotado em Megaman 2, resolveu criar, junto com Dr. Light, o robô Gamma, que seria supostamente responsável pela paz mundial. Mas, nesse meio tempo, 8 robôs maléficos raptam os 8 cristais que trariam vida ao Gamma, e cabe ao Megaman mais uma vez sair à caça deles. Após Megaman recuperar os cristais, Willy foge com o Gamma e deixa mais algumas surpresas para o blue bomber no caminho. Além de novos inimigos, o Protoman aparece em algumas fases (com o codinome "Break Man"), tentando intimidar e desafiando o herói do jogo.

batalha contra Protoman e Hard Man

Tudo isso leva à diversas interpretações, sendo que a mais óbvia é que Dr. Willy enrolou Dr. Light, se aproveitando da inteligência do mesmo ao criar o Gamma, para depois roubá-lo com sua nova tropa de robôs vilões. O que Protoman faz nessa salada somente os fãs entendem mesmo...

a clássica fase de Snake Man

Apesar das lutas contra Protoman parecerem meramente estéticas (os propósitos não são bem claros, talvez ele tente retardar o avanço de Megaman), o bicho ataca sem parar, podendo te matar inclusive. Portanto, ataque-o sem dó também até ele se teleportar dali. Após destruir todos os chefes, Willy manda mais robôs localizados em 4 estágios já vencidos, mas que se modificam com novos desafios. Os robôs nada mais são do que máquinas mais rápidas e equipadas com os poderes dos robôs inimigos em Megaman 2. Isso, além de prolongar o game, o deixa mais desafiador, pois é preciso descobrir a fraqueza deles também.

a fase de Gemini Man esconde vários segredos nessas bolinhas... 
do outro lado, um "novo" inimigo para Megaman, dessa vez turbinado

E-Tanks estão espalhados pelas fases, possibilitando renovar a energia conforme a quantidade que se tem no inventário. Contando por cima, juntei 7 deles, mas pode ser que existam mais. Isso garante alguma sobrevida, visto que alguns inimigos tiram bastante energia.

observem as diferenças nas fases após destruir os 8 robôs iniciais

Outra novidade é o slide, movimento em que Megaman desliza pelo chão, podendo passar por buracos estreitos e explorar melhor o cenário. Importante dizer que esse movimento acabou virando regra nos jogos à partir dessa terceira versão.

Megaman 3 acabou por unir tudo de bom dos dois primeiros jogos, continuando com o estilo clássico de chefes e fases temáticas, mas oferecendo uma certa flexibilidade na dificuldade, o que acabou agradando. Não é um game frustrante, mas nem por isso é um jogo para crianças, por mais que tenhamos jogado isso quando usávamos calças curtas. Enfim, o que era bom, foi melhorado.

Resumão:
+ gráficos bonitos no NES;
+ músicas marcanes;
+ dificuldade na medida, sem frustrar ninguém;
- repeteco de chefes da versão anterior, podiam ter colocado chefes novos, mas, enfim, é tudo por questão de enredo mesmo;

Final Score: 9.0

11 comentários:

  1. Ótimo review!! Não é meu MegaMan favorito, mas é com a dificuldade mais balanceada!!

    ResponderExcluir
  2. Para mim Mega Man 3 e 5 são as melhores versões até hoje. Guardo grandes lembranças desses 2 jogos. (principalmente o 3. Quase pirei de tanto que curti esse jogo. Joguei tanto que a noite quando fechava os olhos, via o robozinho azul correndo pra lá e pra cá. Serio mesmo)

    ResponderExcluir
  3. Nunca zerei nenhum MegaMan de Nes. Estava pensando em zerar o 2, mas acho que vou começar por este aí. O dash está encrustado demais na minha memória :D

    ResponderExcluir
  4. Inexplicavelmente é o único dos Megamans que não joguei direito, as vezes é porque não tinha nas locadoras da minha cidade, e só o vi através de revistas... Um dia quem sabe pego para jogar mesmo. Com certeza é um bom jogo.

    ResponderExcluir
  5. Joguei pouco Megaman na minha infância, já que fiquei mais no Master System e Mega Drive, mas sempre tive vontade de conferir. Se pudesse, jogaria todos eles para ver a evolução do personagem.

    ResponderExcluir
  6. Meu Megaman preferido de sempre, e o primeiro que joguei. O engraçado é que, quando aluguei pela primeira vez e abriu a tela de seleção de chefe, achei que era na verdade para escolher o meu personagem. Fui no Needle Man por achar a cara dele enfezada... lol

    Musicas marcantes? Nem fale... gravei as musicas das fases em fita K7, colocando um gravador na frente da TV captando o som aberto mesmo, só para ouvir longe do console, até hoje cato remixes e versões instrumentais desses clássicos.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional. Concordo em gênero, número e grau. Megaman 3 foi o maior da série do robô azul. Até hoje minha gamertag do XBOX 360 é Megafos por causa desse personagem. E como disse o Cosmão, a fase do SnakeMan é inesquecível. Aquelas cabeças de cobra com o corpo se movimentando e dificultando o pulo era frustrante e ao mesmo tempo desafiador. Muito bom. Parabéns pelo review e pelo blog, Cosmão.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Finalizei o 1 e 2 e estou finalizando o 3 ja estou no castelo,
    Cara para mim este é o melhor de todos em disparada.
    Inclusive falando em megaman eu finalizei o megaman x 1,x 2, x3, estou numa maratona megaman, aja disposição de minha parte, mais resumindo tudo, Megaman 3 ou Rockman 3 é o melhor de todos, até mesmo ganha do mwgaman x,
    Cara o Blues(Protoman é foda).

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida o melhor de todos. Acredito que nunca mais terá outro megaman como o 3, muito menos em consoles da nova geração. Agora, quanto as musicas, kkk c ta de brincadeira né? ... eu nem chamo isso de música ... , são VERDADEIROS HINOS DO NES, são magnificas, são peças que marcaram minha vida, e até hoje eu as baixo pra ouvi-las. Ficaram enraizadas no meu coração, são como um tesouro pra mim, algo que me desliga por alguns momentos desse turbilhão pscicológico do dia dia, elas me fazem sentir mais jovem de novo rsrsrs. Enfim, nada do que eu expressar aqui, definirá esse jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com cada letra do seu post e peço perdão pelo vacilo nas músicas. São verdadeiras obras de arte musical!

      Excluir