terça-feira, 5 de abril de 2011

Retronado Shining Force CD [FINAL]


Já que cheguei no saguão principal, Woldol surge para dizer que é tarde demais, que Iom já me espera na sala à frente. Ele sai de cena, mas deixa Frabell e um Bazoo zumbificado para me enfrentar. Pois bem, no cenário temos Wyverns, Chimeras, Executioners, um tal de Skull Knight, os Assassins arqueiros e dois Evil Bishops. Nada mal, hein? Como a batalha segue a anterior, cheguei com pouca gente viva, o que resultou em praticamente perfect pros inimigos. Mas ainda assim levei um monte deles comigo, pois Apis está AFIADO com sua nova arma.



Na segunda tentativa, cheguei facilmente à Frabell e Bazoo. E olha que o velhote zumbi ficou muito poderoso depois que Woldol fez melhorias nele, a magia do desgraçado tem um alcance enorme e tira muita energia. Com muita luta matei Frabell (que não ofereceu muita resistência), restando apenas Bazoo e alguns Chimeras. Ele ainda conseguiu despachar Kashing e Shriek, mas com Apis e Cosmin eu consegui despachar o desgraçado pras profundezas do inferno! E ele ainda saiu dizendo para Frabell não ficar preocupada, pois quando a "criatura" começar a se mover, ninguém nem nada no mundo conseguirá detê-la.... Aposto que ele se refere ao tal Iom...

Na sala à frente, Woldol diz que chegamos tarde! Lowe estranha e pergunta porque Woldol esconde sua criatura aqui, se existe algum problema com ela... Woldol pede para seus guardas protegerem a criatura enquanto ela se fortalece! Isso me lembra a última batalha de Shining Force, onde o Dragão precisava de tempo para se fortalecer antes da luta final.

a cria de Woldol

Woldol vem pra cima da gente, usando suas magias poderosas, mas, com apenas Apis, Cosmin, Cray e Sig, que sobreviveram da última batalha, boto o maldito pra correr junto com seus lacaios! Como todos podem prever, ele não morre, dizendo que enquanto sua cria estiver viva, ele não poderá ser destruído. E ainda diz que nós seremos seu primeiro almoço...

Ainda tentei sobreviver, mas o monstro tem um poder muito forte que acabou matando os dois Monks, sobrando apenas eu e Apis. Consegui, SOZINHO, chegar na segunda barra de energia do chefe, mas sua magia foi forte demais e Cosmin acabou caindo.... Descobri dois segredos para vencer aqui: destruir logo de cara o maldito Evil Bishop, para evitar que ele fique recuperando energia do chefe e levar alguns itens de cura para Cosmin, somente pra quando o chefe usar sua magia ferradona. Mas, com a tropa cheia agora, tudo deve ficar mais simples.

Avancei com a tropa pra cima dos caras e matei Woldol com dois ataques, um de Cosmin seguido por outro de Apis! O resto foi se acabando nas afiadas armas de Randolf e Gates, enquanto Cray e Sig, além de recuperar energia do pessoal, também atacava os inimigos que se aproximavam! Em pouco tempo, eu estava com uns 4 guerreiros dos mais fortes acertando sem parar o monstro. Ele contra-atacou várias vezes com sua magia fortíssima, levando inclusive Wendy e Claude nessas investidas, mas Cosmin, Apis, Gates, Randolf e Yeesha com suas magias conseguiram destruir o monstro!

Cosmin descendo o Bolt no monstro

Assim que sua cria é destruída, Woldol aparece e não acredita no que aconteceu! Ele procura escapar do lugar com seu tesouro, mas Lug surge e segura o velhote.

Lug: É isso que procura??, mostrando a Sword of Hajya!

Woldol fica maluco pela espada, mas Lug recua e diz que isso nunca vai acontecer. Na verdade, Woldol só queria tomar conta de Cypress por causa dessa espada, pois ela era a única capaz de destruir Iom. Nessa hora, Woldol segue até seu trono e se transforma em um enorme escorpião, talvez pelos poderes de Iom! Lug berra para Cosmin empunhar a Sword of Hajya e acabar de uma vez por todas com esse desgraçado! Começa então a última batalha do game!


O cenário tem algumas novidades, como os Sentinels, os Taros (versões inferiores aos Sentinels) e o já conhecido Evil Bishop, responsável basicamente por restaurar a energia dos inimigos! Mas nós também ganhamos um reforço, Lug vem nos ajudar nessa última batalha. A primeira coisa que faço é passar a Sword of Hajya para Cosmin e equipá-lo, pois sem ela o chefe não consegue ser atingido. Assim que atingi Woldol com ela, ele envenenou o braço direito de Cosmin.

Woldol em sua nova forma

Descobri da pior forma que, se morrer nessa batalha, volta lá no começo, quando Woldol revive o monstro e é preciso passar por tudo denovo. Tive que manter os soldados "rasos" mais afastados e atacar com os mais fortes o monstro até destruí-lo novamente. Aí sim, voltei a batalhar contra Woldol transformado com mais chances de vitória.

O principal problema dessa última batalha é que Woldol tem 3 BARRAS DE ENERGIA, ou seja: vai muita magia de cura e muito item de cura pra manter todos vivos até ele morrer. Depois de perder quase todo mundo (sobraram uns 4 apenas), consegui dar o golpe de misericórdia com Claude no escorpião maldito!

Claude acabando com a raça de Woldol de uma vez por todas!

A cena à seguir mostra todos da Shining Force comemorando a morte de Woldol e a recuperação tanto da Sword of Hajya quanto do resgate de Lug. Mas algo errado acontece.... Cosmin passa mal e tomba no chão! Todos correm para ajudá-lo, Gyan nota que seu braço direito se transformou em pedra, o mesmo braço envenenado por Woldol. Nisso surge uma voz sinistra, dizendo que isso foi apenas o começo da invasão e se Cosmin quiser curar seu braço, deverá enfrentá-lo novamente num futuro próximo....

Agora vemos Anri agradecendo pelos guerreiros, principalmente por Cosmin, que lutou bravamente e teve o braço transformado em pedra no final:
Lowe: Majestade, Cypress pretende enviar tropas aos confins do continente...
Anri: Então enviarei meus melhores soldados até lá para ajudar!
Lowe: Seria um prazer, Majestade!

Logo em seguida, Lug e Ken também se oferecem e todos partem para Cypress!

Agora, com o acordo entre Guardiana e Cypress, Anri voltou a governar e manter a paz entre os dois reinos. Mas, enquanto o braço direito de Cosmin ainda estiver empedrado, ninguém estará a salvo do maléfico Iom Empire....


O jogo termina com a já esperada frase "To be Continued....", já que são vários jogos em um, nesta versão do Sega CD. Não pretendo jogar Shining Force tão cedo, afinal, foram dois Retronados de uma mesma série no Shugames, é hora de dar um bom tempo pra não acabar enjoando do game.


Espero que todos tenham gostado do Retronado, o próximo já deve começar em breve! Até lá!

7 comentários:

  1. Como assim, final? Agora q vai começar a melhor parte do jogo, po , rsrs.

    Outra coisa, não tem como enjoar da serie Shining Force, estou no segundo cd do Shining Force 3, o jogo é fantático, só não descobri ainda a ligação entre Shining Force 2 e 3.

    Depois vou pro Shining Force Gaiden - The Final Conflict, q é a ligação entre Shining Force 1 e 2. O mais legal desse jogo é que se forma uma Shining Force pra prcurar o Max de Shining Force 1 e o último cara a se juntar a Force é ODD EYE, o general mais forte de Zeon (ver SF II).

    Falando nisso vc sabia q Dark Dragon e Zeon eram inimigos e travaram uma guerra antes do Shining Force 1, po tinha q ter um Shining Force 4 pra juntar td isso rsrs.
    E vc sabia que a espada Chaos Breaker foi renomeada para Force Sword pelo rei Galan (ver SF Gaiden - The Final Conflict e SF 2)

    Bom vou ficar no aguardo do seu retronado do Shining Force CD (livro 2).

    Vlw Cosmão !!!

    ResponderExcluir
  2. @Lipe
    Eu gostaria de continuar pro segundo livro, mas vou dar um tempo pro pessoal também não se cansar do blog, fica muito repetitivo hehehe.

    Entre esse e o próximo Shining Force, devo fazer uns dois ou três retronados, estou estudando as possibilidades ainda.

    Já experimentou o Shining Force do GBA, aquele remake? Andei jogando e gostei do que vi, quem sabe eu não faça uma análise dele futuramente...

    Shining Force 4 seria um sonho, assim como Streets of Rage 4, Toe Jam & Earl 4, Phantasy Star 5...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por ter fechado o jogo! Shining Force é um ótimo jogo, me lembra um pouco Lunar. Deu vontade de jogar :D

    ResponderExcluir
  4. Cara, seu blog é muito bom !
    jogo shining force desde os 12 anos ...
    mas nunca entendi a historia do jogo !
    agora to jogando tudo de novo pra ver se entendo!
    volto a repetir, muito bom seu blog ... não para nao vei ;D

    ResponderExcluir
  5. Valeu Igor, pretendo voltar com Shining Force em breve hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Tenho todos os Shining Force's de Sega Saturn, 4 cd' s e tenho o de SegaCd também, para entrar em contato comigo é só mandar um e-mail para aspbhz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pow mano demora nao ;D
    to só esperando, falta muito SF ainda !

    ResponderExcluir