terça-feira, 17 de maio de 2011

Retronado Legend of Oasis [2]


Demorou mas voltei com o Legend of Oasis, um RPG bacanudo para Sega Saturn que não deve em nada para nenhum Zelda! Acabamos de conquistar Dytto, a fadinha da água de nome bizarro. Com ela, podemos usar bolhas d'água para apagar o fogo ou recuperar energia. Ao voltar para Aquaria, pegue Dytto na cachoeira (se já não estiver com ela) e siga para casa logo abaixo da casa de Ordan. Use seu poder de cura (aperte A várias vezes) para que o homem deitado se levante. Conversando com ele, ele dirá que uma estranha cidade surgiu à nordeste do mapa. Siga para casa de Ordan.



Lá dentro, fale com ele e um terremoto vai acontecer! Ordan diz que Leon ainda é muito jovem para entender certas coisas e indica o próximo caminho: ao norte, na dungeon de Efreet, o segundo espírito a ser conquistado! Saia de Aquaria pelas escadas centrais e desça, encontrando o world map!

Ordan dando as próximas coordenadas

Aqui fora, muitos segredos existem, muitas coisas a serem coletadas e passagens a serem descobertas. Para não ficar parando no Retronado para procurar coisas, vou apenas seguir caminho para encontrar os espíritos. Após ter todos eles, faremos uma exploração geral no jogo, ok? Então, ao sair de Aquaria (e recuperar suas energias no círculo roxo da ponte), siga para baixo, vire à direita e continue. Na próxima tela, siga por baixo, suba e siga pela ponte ao alto.

já disse o quanto esse jogo é belo?

Continue subindo, desvie dos guardas e siga pelo caminho de pedras. A Fire Shrine fica logo acima!

Efreet, o Deus do Fogo

A primeira coisa a ser feita aqui é pegar Dytto nas fontes de água e congelar todas ali. Para congelar a menor, à direira, abaixe-se com Leon e solte a Magic Bubble com Dytto. Faça das fontes de água a ponte para chegar do outro lado, onde o acessório ROD te espera dentro do baú maior. Volte até a plataforma da direita (por onde alcançamos com a ajuda da fonte menor de água) e desça. Pegue as bananas no baú e se agache onde a foto mostra para passar do outro lado. Pegue o item no baú (poção azul, que enche sua barra de SP se essa se esgotar) e pise no botão do outro lado para abrir a porta abaixo. Siga por ela.

notem o esqueleto no canto direito: ele esconde um segredo, 
aliás, vários deles pelo cenário podem ser revividos para revelar algumas coisas ocultas... mistérios... 
ao lado, a passagem secreta esperta pro outro lado do cenário

Lá embaixo, mate os guardas (cuidado com as bombas) e siga para esquerda. Mate os esqueletos e desça pela porta aberta. Siga para baixo e depois pra direita. Note a porta ao alto, mas, por enquanto, se dirija para direita e suba: faça com que um dos guardas desça até ali e use-o para subir na parte mais alta. Mate o outro guarda e o esqueletão que vai surgir. Pegue Dytto na fonte e use a plataforma móvel abaixo para alcançar os pisos da parte baixa da tela. Apague o fogo com Dytto e pegue a chave, abrindo a porta em seguida!

matando e esqueletos e coletando chaves: note que, à direita, o caminho mais fácil pra chegar ali é usando um dos guardas como plataforma; caso contrário, seria preciso saltar em todas aquelas perigosas plataformas no meio da lava...

O obelisco da entrada do lugar dá a dica: "ao apagar as chamas, a porta para o espírito será aberta". Na bifurcação, siga primeiro pela esquerda, mate o esqueleto e congele a fonte de água para subir no muro à esquerda. Desça e suba as escadas, pegue o peixe no baú, corra em direção ao norte e salte na plataforma acima. Pegue os itens no baú e mate o baú negro que vai tomar vida. A placa diz pra acertar o tronco de árvore. Aqui vai uma dica valiosa: para destruir esses troncos, o mais adequado é usar o ROD: ataque da mesma forma que faz com a faca (frente, trás, frente e ataque) para que Leon avance na direção do tronco e o destrua com o bastão. Esse movimento é chamado de Bust Hammer! Ali, pegue uma chave e desça.

destruindo os troncos com o ROD

Abaixo, onde há um monte de troncos juntos com uma bola de metal no centro, mate a caveira e destrua tudo com o Bust Hammer. Use a bola de metal para alcançar o lado direito da tela, pegue um siri no baú (recupera HP) e siga para direita. Apague a chama com Dytto e desça pela porta recém aberta. Mais abaixo, existem duas caveiras, mate as duas, siga para direita e suba, apagando a chama logo acima. Agora três inimigos surgem: mate os três para liberar a passagem, colete uma poção vermelha (que substituirá a azul, caso ainda a tenha), recupere as energias no círculo central, apague as chamas da esquerda e siga.


O obelisco ali informa que GELO vira água quando fogo é jogado nele, nada mais óbvio. Antes de entrar na porta, certifique-se que sua barra de SP esteja cheia e salve o game no círculo branco. Agora sim, é hora de enfrentar o segundo boss!

Chefe: Ogretank

Esse chefe já dá um pouco mais de trabalho! Para derrotar Ogretank, o negócio é atacar sem parar e usar Dytto apenas para repor energia, pois é sua única fonte disso! Use ataques combinados e o ataque do frente, trás, frente para tirar o máximo de energia que puder. O chefe começa no alto, sendo que apenas o ataque acrobático o acerta! 




Após levar muito dano, ele desce e começa a rebater na parede, nessa hora fica mais complicado acertá-lo sem levar dano também! Quando sua barra de SP estiver acabando, ataque os arbustos nos cantos do lugar, na sorte pode achar alguma laranja ou maçã neles. No arbusto do canto superior esquerdo há uma fonte de água, caso perca Dytto de alguma forma.

Após destruí-lo, suba e conheça Efreet, o Deus do Fogo. Como já fizemos uma vez, use Dytto para apagar as tochas dali e ouça novamente o som característico. Efreet tem os seguintes ataques:
Flame Breath: labareda de fogo, aperta A uma única vez;
Dash Attack: ataca na direção onde Leon estiver olhando, aperte A duas vezes rapidamente;
Fire Storm: o ataque mais forte de Efreet, semelhante à Dytto, bastando segurar o botão A por alguns segundos;

nosso amigo Efreet

A primeira coisa que vai notar ao pegar Efreet é que ele é meio difícil de dominar. O cara é teimosão e sai sozinho pelo cenário, às vezes atacando inimigos e destruindo coisas sem nenhuma ordem, diferente de Dytto. Para mantê-lo mais próximo, use constantemente o Dash Attack e, se estiver irritando muito, não pense em dispersá-lo. Fontes de fogo é que não faltam no jogo todo. Por outro lado, Efreet pode ser uma mão na roda em situações onde os inimigos vem de todos os cantos, pois seu ataque é forte e, em alguns casos, pulveriza os inimigos só de tocar neles!

Ao sair da arena, salve o game denovo e use Efreet para derreter o gelo logo abaixo, liberando a passagem ali. Siga até chegar no corredor onde antes haviam labaredas, ali vai ser preciso usar o ROD ou Efreet para passar. Ao chegar na parte mais alta da dungeon, siga para baixo e use a bola de metal para alcançar a plataforma da direita: destrua o tronco de árvore com o ROD e pegue a primeira AQUAMARINE do game, uma jóia que aumenta os poderes de Dytto.


Quando sair da dungeon, um dos moradores vai estar do lado de fora, assustado. Os moradores de Aquaria parecem estar sofrendo de algum mal e ele veio correndo pedir a ajuda de Leon.


O que será que está acontecendo? Seria alguma maldição? Algum movimento do inimigo para impedir Leon de conseguir os espíritos? Semana que vem eu volto e conto o que encontrei em Aquaria! Até lá!

4 comentários:

  1. Estou na pendência com esse jogo. Acho que ele até está dentro do meu Saturn guardado. Já passei dessa parte... desenterrarei esse excelente jogo. Valeu pela inspiração!

    ResponderExcluir
  2. Cara no outro post vi vc reclamando referente a emulação de saturn. emulo saturn a muito tempo a dica é baixar todas as versoes do ssf, pois algumas tem compatibilidade melhor dependendo do jogo, caso trave é só copiar as bastas de save de um para o outro. O saturn foi meu videogame preferido tem algumas perolas unicas, peço que faça um detonado panzer dragoon saga, este é fantasico!

    ResponderExcluir
  3. Yes! Finally ѕomеone writes about moԁal.



    Here іs my wеb site: skin lightening

    ResponderExcluir