quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alundra, o Zelda do Playstation !


Eu, sinceramente, não gosto de fazer comparações. Mas é impossível jogar Alundra e não compará-lo à série Zelda, da Nintendo. Alundra tem muito em comum com Link, principalmente no uso de ferramentas e na exploração de cenários (porque não dizer também, nos puzzles). Mas, se tem algo que faz de Alundra um jogo único, é sua história.

Diferente de Zelda, Alundra tem uma história mais adulta, mais séria e com consequências graves que afetam todo o enredo do game. Começando pela aparição do herói na vila central do jogo, Inoa, até os acontecimentos que o levam a lutar pelo povo do local, muita coisa acontece e acaba moldando, de alguma forma, todo o caráter do personagem central e, inclusive, do jogador para com o jogo.

Alundra é um desses RPGs que vem, poucos acabam conhecendo e se vai, sem dizer quando volta e SE volta. Se querem conhecer um pouquinho do game, terei o maior prazer em mostrá-lo para vocês.


Controlamos Alundra, um andarilho dos sonhos, como fica conhecido logo no começo do game. Andarilhos dos sonhos são pessoas especiais, que conseguem entrar nos pesadelos e sonhos das pessoas e manipulá-los de forma a fazer o bem para as mesmas. Entretanto, como em todo lugar, sempre existe alguém que usa a tal força para fazer o mal, e, nesse caso, Melzas é o vilão da vez, transformando todo sonho e crença dos moradores de Inoa em pesadelos, muitas vezes FATAIS!

a vila de Inoa

Nesse campo de guerra mental entra Alundra, recém salvo de um naufrágio por Jess, um antigo morador que havia perdido seu único ente querido fazia pouco tempo. Aos poucos, com o desenrolar da trama, Jess acaba se envolvendo com a história do jovem rapaz e praticamente o adota como um filho, estabelecendo um enorme laço afetivo entre eles. Não vou me estender no enredo para não estragar as surpresas, se alguém quiser saber mais sobre Alundra, sugiro que siga o detonado que estou fazendo no Old Games FTW.


Como eu havia dito, Alundra é um RPG de ação nos melhores moldes de Zelda. Isso significa que os combates são em tempo real, o mapa é enorme e a palavra SEGREDO é quase uma lei por aqui. Alundra, ao longo do jogo, vai ganhando novos armamentos e equipamentos de Jess, que são utilizados para se avançar pelo terreno, como bombas para explodir paredes, uma corrente com bola de espinho, para quebrar colunas, o feijão mágico para crescer molas em vasos, uma capa para poder entrar na água e toda a sorte de itens úteis.

Life Vessels, a energia de Alundra

Mas o game não se resume em exploração do mapa ou de cenários. Muito do conteúdo de Alundra vem dos pesadelos causados por Melzas nas pessoas de Inoa. Ao entrar em um pesadelo, é como se explorássemos uma dungeon completa, cada uma com seus desafios próprios. Ao explorá-la por completo, temos um chefe pra enfrentar e, ao sair da mente da pessoa, o enredo tem continuidade.

Entre um pesadelo e outro, o jogador é livre para explorar o mapa em busca de colecionáveis e dinheiro. Existem algumas lojas no mapa, onde podemos comprar desde itens de cura até novas armas e armaduras, tudo muito bem esquematizado de modo à não obrigar o jogador a passar o dia todo juntando moedas nos inimigos. Em termos de colecionáveis, temos os Gilded Falcons, aves raras feitas do mesmo material da moeda do jogo, espalhados tanto pelo mapa quanto nos próprios pesadelos. Servem para comprar itens raros em uma loja escondida no meio da floresta.

Outros são os Life Vessels, que são a energia de Alundra. São 50 deles no total, alguns bem complicados de se pegar...


Os controles de Alundra são ótimos. Com a perspectiva de um Zelda, controlamos Alundra pelo cenário, pulando, atacando e conjurando magias. Os inimigos são bem resistentes, sendo que para alguns é preciso traçar alguma estratégia antes de atacar. Como os comandos são suaves, jogar Alundra é um passeio no parque, onde a única preocupação mesmo está em desvendar os puzzles do jogo...


Ah, os puzzles... Desde quando comecei a jogar videogame, nenhum outro jogo apresentou puzzles tão cabeludos e criativos quanto esse. Alguns me fizeram perder MESES sem a mínima noção de como resolvê-los. Lembro que na época até tinha um caderno onde fazia anotações, tinha um mapa desenhado do jogo e ia pesquisando os possíveis locais onde explorar.

Alguns puzzles envolvem até poesias, outros muitos botões, alavancas e pilares para se empurrar. Isso sem falar nos puzzles onde é preciso usar de forma inteligente magias como gelo e fogo.... Eu diria que, se o charme de Alundra está no seu enredo, todo o resto se concentra nos puzzles do mesmo.

algumas salas parecem complicadas, mas não são

Em se tratando de gráficos, há quem diga que o jogo é feio pros padrões do PS1. Mas eu, como entusiasta dos 16 bits, não vejo nenhum problema no game. Ele tem sim gráficos que remetem ao SNES, mas todo o resto é muito bem feito. Efeitos de magia, de água, de areia no ar, das florestas, a animação de inimigos e de personagens, tudo foi feito com muito esmero pela Matrix Software. Na minha humilde opinião, é muito mais bonito que seu sucessor, o famigerado e criticado Alundra 2.

As músicas de Alundra compõe outro ponto alto do game. As composições são todas clássicas, com destaque absoluto para a música do Lars Crypt e do mapa, inesquecíveis. Não são muitas músicas (elas até se repetem bastante), mas todas são caprichadas e, mesmo repetidas, não enjoam. Os efeitos sonoros são bacanas também, não temos vozes (apenas alguns grunhidos), mas o jogo se encarrega de não deixar tudo tão monótono.

a última dungeon.... abarrotada e enxaqueca

Alundra foi uma bela surpresa pra mim na época. Lembro exatamente de como comprei o game: vi uma foto em uma revista e, passando em frente à uma loja recém aberta no centro da cidade, subi para conferir os jogos de PS1. Ao avistar Alundra, comprei. E, desde então, tenho usado o MESMO disco para jogar o game, prova de que até o material do disco era de boa qualidade (quem comprava pirata na época sabe dos discos que esfarelavam com o tempo :P).

Para terminar, gostaria de sugerir que, pra quem gosta de Zelda, vai adorar Alundra e vice-versa. São jogos diferentes, com perspectivas diferentes mas que tem algo em comum: jogabilidade e entretenimento de primeira, tudo que, pra mim, faz falta nos RPGs atuais.

Resumão: 
+ gráficos bonitos;
+ músicas memoráveis, mesmo com repetecos;
+ controles firmes e simples;
+ dificuldade na medida, mesmo nos puzzles mais cabeludos;

Final Score: 10

20 comentários:

  1. Não conhecia esse jogo, parece muito legal. Tendo acesso a um Playstation, tentarei jogar.

    ResponderExcluir
  2. Ah... Junta tudo q eu gosto num jogo.. ação, história, puzzles e belos cenários... Action-rpg, sem dúvida um dos melhores gêneros de jogos
    Sem dúvida nota 10

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de jogar Alundra. Principalmente pelos gráficos e vídeos de gameplay. Vou verificar se tem a venda na PSN Store e comprar sem falta.

    ResponderExcluir
  4. @Thanos @Guilherme @Heider
    Recomendo fortemente o jogo, pra quem gosta de uma boa aventura regada à puzzles e muitas coisas escondidas, vale uma jogada!

    ResponderExcluir
  5. Para mim está no top 5 do PS1 facil facil... Na epoca cheguei a comprar original (depois de fechar o pirata) no site da EBGames, com adesivos, guia do jogo, etc. OBRIGATORIO! (Mas aviso que o desafio é insano!)

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro desse, um amigo meu tinha mas não joguei muito não. Quando vi pensei exatamente isso, o Zelda do PSX.

    ResponderExcluir
  7. Meu irmão ta ai um jogão viu muito bom o seu enredo e lembra bastante Zelda mesmo quando vi tive a mesma impressão.Pena não ter zerado esse jogo viu empaquei numa parte das portas que você tinha que acender uns orbs e ficar indo e vindo numas portas .Mas é um jogão mesmo vale a pena ser jogado .

    ResponderExcluir
  8. Alundra foi um jogo que me surpreendeu bastante, pq tem um inicio totalmente diferente do seu prosseguimento. Boa a sua analise em relação a similaridade com Zelda. Pra mim o Zelda do Playstation é Grandia - estava jogando o Grandia III PS2 e achei bem parecido.

    ResponderExcluir
  9. Jogo muito bom mesmo. Eu e meus primos levamos cerca de um ano resolvendo os puzzles até terminar. Uns dos melhores jogos que já joguei na vida.

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, ate hoje fico triste porque os criadores de Alundra não deram continuidade a sua historia e enredo. As vezes ainda olho na internet se vão lançar um novo mas ainda nao tive essa alegria.
    Tem muita gente que pensa que Alundra é Jogo para criança, no inicio ate parece, mas ao decorrer do game você se envolve com o jogo, as historias são muito fortes e bem criativas e não deixam nada a desejar. Para quem gosta de trama descobre que Alundra sim é um jogo para quem tem folego e coração para jogar. Até hoje jogo e ainda espero por uma continuação.
    Quem assiste qualquer filme ou anime sabe que quanto mais real for a historia melhor a qualidade do anime ou filme.
    Em realação as Puzzles, são complicadissimas algumas absurdas.
    Desafio para quem gosta de games dificeis.

    Ja saiu uma versão para PS3 do Alundra 1 pra quem tem.

    Parabéns pelo Resumo e Historico de Alundra.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. @ritalinando
    Grandia é uma incógnita em minha vida. Nunca joguei nenhuma versão, só ouvi e li muita coisa boa à respeito, preciso pegar pra jogar.

    @Anônimo
    Levei 7 para conseguir terminar, pegava o game sempre nas férias pra destruir de tanto jogar, mas enroscava em algum puzzle medonho e, como na época internet era algo raro, acabava encostando o jogo.

    @Jimmy
    Obrigado pelos elogios.
    Eu também sou órfão da franquia, ainda sonho poder ver um Alundra 3 como deve ser, com o andarilho dos sonhos encontrando um novo lugar, uma nova aldeia com problemas similares aos encontrados em Inoa, mas com tudo novo e dezenas de novos equipamentos.

    Infelizmente, a Matrix Software está mais preocupada em lançar jogos para PSP, DS e celulares no Japão.

    ResponderExcluir
  12. Só joguei o 2 e me lembro que gostei muito, ainda que tenha jogado pouco. Quem sabe eu não re-jogo qualquer dia desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogaço, pra mim o melhor do PS1. Gráficos excelentes(pq o PS1 não teve +jgos como esse, não aguentava os jogos "3d" alá Tomb Rider, nem dava pra enxergar o personagem de tão ruim...kkk).
      O q fico fulo até hj éq não fechei. Fiquei travado, tb vários meses...kkk num puzzle no finzinho do jogo(descobri depois num detonado de revista)...tinha q atirar flechas para acender umas luzes de umas estatuas...um dia crio coragem e encaro novamente, ainda + com os filmes do youtube, q não tinha na época...

      Excluir
  13. Ah, um dos primeiros jogos que eu joguei quando ganhei meu PS1.
    Veio, como eu apanhei desse jogo, eu não tinha muita experiência com jogos, não sabia muito inglês e nem tinha internet, zerei o jogo no braço. Eu e um amigo ficávamos horas pra resolver um "destino" (tinha uma velha que sempre lhe mostrava o destino). Isso quando agente não agarrava em alguma parte do jogo e passava uns dias.

    Depois que zeramos uma vez, recomeçamos pra tentar conseguir todos os Life Vessels e Gilder Falcons, no primeiro caso foi fácil, mas os últimos 3 GFs é uma tortura, desistimos.

    O que eu acho que estragou um pouco o jogo foi o efeito que as magias tem em alguns chefes, mas como eu e meu amigo éramos sangue no olho, agente combinou de proibir algumas coisas, como magias, só usar ervas pra recuperar, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem se interessar, esse que vos escreve (e é dono do Shugames :D) fez um detonado do jogo, mostrando a solução de todos os puzzles. Só faltaram alguns Life Vessels e Gilded Falcons, mas eu dou a indicação de onde eles estão e como pegá-los.

      Excluir
  14. Ah claro, a anta aqui esqueceu do link (é a idade, me perdoem): https://oldgamesftw.wordpress.com/indices/guias/classicos-ate-o-fim/alundra/

    ResponderExcluir
  15. Hum.. vou procurar, parece legal, realmente no psx só joguei legend of dragoon la em 2001(videogame era pra quem podia na decada de 90 quando o salario minimo era um nojo) ao menos só esse que lembro de rpg, e talvez FF IX ,.
    To realmente atras de ums rpgs 2D , porque de 3D no psx.. FFVII da nojo.. mais como dizem que é o melhor. vou tentar jogar.. ainda mais que parece que tem tradução para o português para esse jogo ou o alundra 2 no P.O.B.R.E

    ResponderExcluir
  16. Excelente jogo e excelente análise! Alundra lembra mesmo Zelda do SNES, além de ter características que conferem ao jogo uma personalidade própria. Faz muito tempo que jogo aos poucos e acho que estou perto de Melzas. Aliás, que chefão sinistro!

    ResponderExcluir
  17. Alundra é praticamente o "caviar" dos games, muitos nunca viram e nem jogaram, só ouvem falar. Acho que o fato de Ocarina of Time ter sido lançado 1 ano depois com todo aquele mundo em 3D, e com aquele sucesso estratosférico que foi, acabou por tornar Alundra um jogo ainda mais obscuro na historia dos games.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda bem que consegue ser descoberto mais tarde, mesmo 20 anos depois. Eu mesmo estou jogando pela primeira vez agora. Outro muito valioso que demorei a jogar, mesmo sabendo que existia, foi Arc the lad.

      Excluir