domingo, 12 de junho de 2011

Especial Saudades: Os Jogos que Deveriam Voltar - parte 2


Parte 2 - Sequências Sonhadas

Muita gente sonha com sequências de seus jogos preferidos do passado. O objetivo dessa segunda parte do especial é listar 5 dos mais aguardados, mas, como apenas cinco é muito pouco para resumir toda essa vontade, dividi essa seção em duas partes, sendo que a segunda será postada futuramente.

Enjoy!




Megaman
Alguém sabe me dizer por onde anda Megaman? O último jogo da franquia X ficou no PS2, na geração atual reduziram o Blue Bomber à dois jogos por download e agora a Capcom anda de %$#@%, querendo transformar o universo Megaman em um "Little Big Robot" de plataformas? Aonde é que o bom senso ficou? Pelo visto, essa brilhante idéia acabou naufragando, segundo os rumores na semana da E3... Preciso levar esses caras da Capcom pra lá urgente...

Mas a pergunta que não quer calar é: cadê um game completo da franquia pros consoles atuais? Cadê Megaman X10? Onde está Megaman 11 em uma versão HD em disco? E o Megaman X10?


Megaman 10 e Megaman X8, os últimos das franquias de maior sucesso 
do robozinho azul da Capcom...

Esperanças: Talvez se a Capcom parasse de enfiar dinheiro em Street Fighter, sobrasse alguma graninha pra investir em Megaman... O negócio é que a Capcom, vira e mexe, faz algo de Megaman e lança no mercado. O problema é que sempre é para algum portátil e algum jogo paralelo às duas franquias principais, vide a série Megaman Zero. Continuação mesmo, nenhuma à vista.



Final Fight 
Esse tentaram reviver no PS2, mas, pra tristeza de muitos, foi só um suspiro e nada mais. O jogo onde Haggar, Guy e, eventualmente, Cody chutavam, socavam e esfregavam a cara da Mad Gear no asfalto quente ficou lá atrás, no SNES, no último game bacana da franquia. Aliás, em termos de beat'n up, atualmente a coisa anda crítica.

Como se não bastasse a escassez de títulos desse gênero, uma certa empresa antiga andou até deletando homenagens feitas por fãs... É o fim do mundo, realmente...

queremos uma continuação disso Capcom.... ou, no mínimo, um remake HD...

Esperanças: se é a última que morre, então morreu. Nada de Final Fight à vista, muito menos à longo prazo. Esses dias atrás a Capcom marota fez uma pesquisa sobre qual franquia deveria voltar e... pasmem, Breath of Fire estava vencendo...



Phantasy Star 
Sega desgraçada! Pronto! Preciso dizer algo mais? Criou uma franquia de RPGs única, um mundo único, personagens únicos, fez quatro jogos memoráveis (tá, o terceiro nem tanto - o Gagá vai me matar :P) e depois jogou tudo no lixo com a modinha do online. E depois, quando eu digo que Dreamcast foi o funeral de muitas franquias da Sega (eu incluo o Sonic nessa parada), muitos ficam com raivinha de mim.

Bom, um Phantasy Star V é tão surreal, que é melhor eu parar por aqui antes que muita gente comece a balbuciar o enredo novo, os novos personagens, o que aconteceu com a Rika, os filhos de Chaz, a volta da Nei, etc...

nosso amigo Orioto já mostrou o caminho, vamos lá Sega, não custa tentar.... ou custa?

Esperanças: com a série online ainda viva? Negativo! A Sega inclusive já andou flertando com Phantasy Star Online 2, então, aguardem novidades relativas à essa porcaria ao invés de um novo jogo da franquia.



Road Rash
Quando falamos em games de corrida, é impossível se esquecer deste. Road Rash foi responsável pelos primeiros palavrões no meu Mega Drive, ao derrubar a maldita P.E. nº1 em Road Rash 2 e mandá-la pra #$$%@# em seguida! A franquia sobreviveu até o PS1, onde criaram Road Rash Jailbreak, um jogo bom, mas longe do sucesso que foi a trilogia no Mega Drive.

Algum tempo atrás, surgiu um vídeo de um possível Road Rash, mas logo descobriram se tratar de um fã, que recriou no computador o que seria hoje a franquia. Mais recentemente, a EA enviou um comunicado dizendo que não se esqueceu das tretas sobre motos, e que logo pintarão novidades. Eu, particularmente, duvido.

os dois Road Rash mais recentes (à esquerda, versão que saiu pra uma baciada de consoles e à direita, o destemido Jailbreak  pro Playstation 1)

Esperanças: a EA anda toda cheia de graça falando de Road Rash pra todo lado recentemente. Talvez ela tenha algo preparado, mas não falou nada nessa E3 e muito menos tocou no assunto. Quem sabe na próxima...




Rock'n Roll Racing
Nunca um joguinho de carros fez tanto sucesso como esse. Até hoje cultuado, RRR ainda cria fãs e faz dos homens (hoje até casados) berrar e comemorar as derrotas e vitórias nesse viciante joguinho.

A continuação aconteceu lá nas terras do Velho Continente, para Playstation, em um jogo que não lembra em nada o primeiro.

Acho que depois disso, os criadores se mataram... Ou melhor, investiram em jogos de estratégia e hoje estão faturando tanto que RRR pra eles foi apenas um sonho... E não só pra eles...

RRR 1 e 2... o terceiro ainda é um sonho distante...

Esperança: Eu acho que Rock'n Roll Racing pode voltar um dia, mas em uma espécie de remake para as redes dos futuros consoles (ou nos atuais mesmo). Um game em disco cheio de conteúdos eu acho utópico. Nesse caso, é melhor rejogar infinitamente o primeiro mesmo...

Semana que vem (se tudo correr bem) eu volto com mais uma parte do especial, dessa vez sobre jogos que começaram bem mas acabaram ficando pelo caminho...

Leia também: Especial Saudades - Os Jogos que Deveriam Voltar - parte 1

13 comentários:

  1. Phantasy Star eu queria muito , mas na essencia dos 8/16 bits - nada de firulas, quero enredo e magia!

    ResponderExcluir
  2. ah - o comentario acimaé meu. ass: Rita hihhihi

    ResponderExcluir
  3. @Rita
    Concordo. Phantasy Star era um dos poucos RPGs à bater de frente com Dragon Quest e Final Fantasy, foi completamente estragado no Dreamcast com o PSO.

    Tá certo que o jogo tem seus méritos, mas poderiam colocar outro nome, não chamar de Phantasy Star só pra vender mais. Sega maldita!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes escolhas. Final Fight realmente anda meio sumido e mesmo tendo ligações com a série Street Fighter a Capcom deixou a série no escanteio mesmo!

    Só uma coisa: a foto do Road Rash que você botou como sendo Sega CD na verdade é a do 3DO/PS1/SAT/PC! No Sega CD eram sprites mais coloridos como no Road Rash III do Mega não com esse gráfico realista.

    ResponderExcluir
  5. @João Carlos
    Realmente, eu pensei que era pro Sega tbm, joguei muito ele no Saturn, até hoje me lembro das FMV do jogo hehehe!

    ResponderExcluir
  6. Serio mesmo que tem gente que acha Rock´n roll racing legal? Sempre achei que pra esse jogo ser apenas medíocre ele precisaria comer muito feijão...

    ResponderExcluir
  7. Eae blz?
    em busca de um melhor visual pro meu blog vou mudar as dimensões dos banners dos parceiros para 160x50, poderia mandar um pro email leonardo_costa_1995@hotmail.com!
    Blog DosersGames

    ResponderExcluir
  8. Nussa Cosmão, pra mim o rei da nostalgia é o Final Fight, jogo até hoje, embora nunca tenha conseguido zerá-lo com apenas 1 credit ^^ Seria ótimo a Capcom ressuscita-lo de forma decente! Porém está empresa e muitas outras estão destruindo ou já destruíram boas séries tentando inovar ¬¬ vide BOF que só prestou até o 4. É uma pena, mas a maioria das empresas esquecem dos retrogamers ¬¬

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu perdi as esperanças de ver esses jogos novamente. Só veremos novas versões ou continuações através de criações de fãs, essa é a verdade infelizmente...

    Essa seção é muito legal, no aguardo da parte 3 :)

    ResponderExcluir
  10. Sobre Rock'n Roll Racing, a Activision-Blizzard (detentora do jogo) está muito ocupada ganhando dinheiro dos forever alone com World of Warcraft (não suporto) e enrolando os fãs de Diablo, além de fazer uma versão anual de Call of Duty.


    O último Final Fight não era ruim, o único problema é que de um ponto do roteiro, virou de uma história típica de filme americano pra uma coisa de Zumbis (apesar de que a cidade pegando fogo foi bem legal). E o que muitos não sabem, é que haveria um outro Final Fight ao invés do Streetwise, chamado Seven Sons, seria mais ao estilo dos clássicos, com gráficos mais em cel-shading. Se não me engano, há algum vídeo no Youtube aí.


    Sobre Megaman, o X8 foi até um jogo legal, inclusive poderiam usar o mesmo estilo de jogo num Megaman 11, ou no X9 (O Cosmão pulou do 8 pro 10 XP), não tenho nada contra os spin-offs, desde que se mantenham focados na franquia principal. (e esqueceram inclusive da ZX, que morreu no ZX Advent)

    Pessoalmente, Phantasy Star não me faz falta porque já estou atolado de RPG's jogando (só pokémon já são uns dois ao mesmo tempo, fora os que parei por conta do probleminha na tela superior do meu DS - The World Ends With You, os dois final fantasy e uns que baixei no trampo)

    Road Rash, bem, se a Criterion fez um bom trabalho ao recriar Hot Pursuit, o que a EA espera pra colocar Road Rash nas mãos dela?

    ResponderExcluir
  11. eu adoro os road rash do mega e zerei todos eles. o da versão PS1\Saturn eu viajei geral. daí pra frente é só palhaçada,na minha opnião. os megaman x para mim só prestou até o X6, não curti ele em 3d e essas versões génericas são um lixo. não tem a mesma graça de antes.

    Rock Roll Racing era o bicho, o cão chupando manga. pena que não valorizaram o game... e Phantasy Star deviam realmente lançar a quinta continuação do game, ou um remake da aventura da Alis em gráficos de PS3. e pensar que há 2 meses atrás, eu não dava nada por esse jogo. mas a Alis me cativou a zerar o game e agora estou jogando o Phantasy Star 2 e vou zerar o PS 3 futuramente. as empresas deveriam realmente olhar para trás e ver pérolas que mereciam uma continuação ou um remake bem caprichado, como estão fazendo com o Kid Chamaleon...

    Leandro(Leon Belmont) Alves

    ResponderExcluir
  12. Ai, não tenho certeza velho mais ali no Road Rash a ultima versão foi o Road Rash 3D pra PS1 não?

    ResponderExcluir