segunda-feira, 27 de junho de 2011

Especial Saudades: Os Jogos que Deveriam Voltar - Parte 3

Morrendo na Praia

Muitos jogos começaram bem, fizeram sucesso o suficiente para que versões seguintes fossem lançadas. Infelizmente, o mercado de games foi cruel com esses jogos que, por algum motivo obscuro, não tiveram mais versões.

Muitos desses geraram 3, 4 e até 5 versões, mas a grande maioria parou no segundo game, deixando muita gente imaginando como seria uma sequência...

Nesse capítulo do especial, vamos explorar mais 5 jogos, dessa vez, que praticamente morreram no auge do sucesso...


Beyond Oasis


Se existe um gênero que eu goste mais do que os outros, esse gênero é o action-RPG das antigas. Zelda, Alundra, Beyond Oasis, entre outros. Como estava começando um retronado de Legend of Oasis aqui no blog, nada mais justo que deixar bem claro, que sou orfão dessa franquia. Nasceu no Mega Drive, criou novas idéias, surgiu um personagem bacana que briga bem, inventou puzzles criativos, elevou tudo isso à décima potência no Saturn e.... e.... morreu. A Ancient (produtora do game) atualmente só cria joguinhos para otakus... Triste, eu sei, mas esse post inteiro é pra chorar mesmo, então é melhor buscar outra caixa de lenços, pois o que vem por aí é depressivo...

Battletoads


Existem jogos que marcam pela dificuldade exacerbada. Battletoads era um deles. Na época do NES, não existiam saves, save-states ou qualquer outra coisa que nos impedisse de recomeçar os jogos. Raros eram os jogos que tinham os passwords... Em Battletoads, o negócio era mais triste ainda: além da dificuldade nas fases comuns, existiam as fases de corrida, onde perder as 7 vidas acumuladas era questão de segundos... 7 segundos, mais ou menos. Eu arrisco chutar o motivo pelo qual não revivem a franquia: a dificuldade. Na época do NES, era normal. Hoje em dia, apenas parcos jogadores apreciam dificuldade exagerada em jogos. A maioria quer um save point automático à cada 5 minutos de jogo, ou o game é HARDCORE-EXTREME-BLOOD-SACRED-MASTER pra ele. Nada que com criatividade não se possa reviver, basta olhar pro que a Nintendo tem feito ultimamente com Mario, Kirby e Donkey Kong.

Shining Force


A série Shining Force já foi amplamente discutida, debulhada e falada no Shugames. Mas, em algo todo mundo está em acordo: essa foi mais uma franquia que morreu nas mãos da Sega. Com não sei quantos anos nas costas, Shining Force trilhou um caminho longo até o Saturn, com muitos jogos, remakes e aventuras únicas. Depois do Saturn, só veio reaparecer no GBA e PS2, com jogos pouco expressivos, pra não dizer smash-buttons descerebrados. Eu espero (e torço) pra que um dia a Sega enxergue o potencial estratégico de Shining Force e faça um Shining Force 4, mesmo achando que isso só vai acontecer no mesmo dia que Phantasy Star V ver a luz do dia....

Earthworm Jim


Duas versões bastaram para que Earthworm Jim conquistasse toda uma geração de gamers. Com sua jogabilidade inovadora, senso de humor ácido e ótimos gráficos, o jogo cativou muita gente. O principal atrativo, entretanto, era seu peculiar personagem principal: uma minhoca que, por um acaso do destino, encontrou uma roupa especial que lhe deu uma enorme força e poderes especiais. Jim saltava, corria, usava as mais variadas armas e também servia como chicote na caça dos inimigos e procura por itens nos mais variados cenários. O jogo recebeu 3 versões, percorrendo desde os 16 bits até os 64, onde terminou sua jovem carreira. Mais recentemente, alguns boatos surgiram dizendo que Jim voltaria em grande forma nos consoles atuais. Só que, da mesma forma que surgiu, o boato acabou sumindo, acabando com a esperança de muitos.

Joe & Mac


Os mais famosos homens da caverna apareceram no SNES e no Mega Drive, sendo que seu maior sucesso foi no console de 16 bits da Nintendo. Com uma jogabilidade simples e permitindo que até duas pessoas jogassem ao mesmo tempo, Joe & Mac divertiu e ainda diverte muito. O objetivo era sempre atravessar as inúmeras fases, sempre destruindo inimigos como dinossauros, outros homens da caverna, pterodáctilos e coletando as mais diversas armas pré históricas. Uma pena terem parado por aí, a série tinha potencial e muita criatividade. Fato é que, atualmente, preencheriam a lacuna de jogos sobre o tema pré-histórico, já que não consigo me lembrar de nenhum....

18 comentários:

  1. Vontade absurda de jogar um Shining Force IV. E nem precisavam de colcoar gráficos de ponta: um jogo em 2D pra Live ou PSN de estratégia já me deixaria muito feliz. E que fosse traduzido, claro, o de DS parece interessante mas em jp não dá pra encarar.

    Beyond Oasis, Zelda, Ys e similares são belíssimos. Até hoje me encanto com os gráficos deles. Há remanescentes do estilo pra iPhone, mas nos consoles é cada vez mais raro. Zerei From The Abyss só pelo conjunto visual + jogabilidade, pq o jogo em si é bem fraquinho.

    E eita série depressiva esta sua viu! Dá vontadede chorar nos cantos a cada post novo.

    ResponderExcluir
  2. @Foda mesmo Heider!!
    Acho que recentemente, minha maior experiência com jogos do estilo Zelda foi mesmo o Legend of Oasis, que infelizmente tive que cancelar.

    Um Shining Force IV é um sonho talvez impossível. Talvez porque, em vista do novo Sonic Generations, podemos ainda ter fé de ver um dia algo desse naipe, mas não nessa geração...

    Sobre games de estratégia, comprei um recentemente bem bacaninha do X360, lembra um pouco Shining Force, mas sem o charme das batalhas. Quando chegar em casa eu pego o nome pra vc!

    ResponderExcluir
  3. bem.... talvez vcs estejam desinformados... procurem saber sobre o shining force feather (só tem japonês, único problema)

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo
    Eu conheço, já vi vídeos, mas o foco é na série principal. Se formos considerar, existe até um Shining Force pra GBA que é estratégico e bem bacana também, mas não é um Shining Force 4 que tanto sonhamos um dia.

    Pra mim a Sega ferrou com a franquia ao criar tanto paralelismo sobre ela (existe essa palavra? :D). Muitas histórias paralelas enterram a principal, se é que me entendem.

    ResponderExcluir
  5. vcs querem entao a continuacao da história... entendi (paralelismo existe)

    ResponderExcluir
  6. Sobre Earthworm Jim, havia um projeto para um remake no PSP, mas foi cancelado em 2007, e atualmente nas redes online há um remake HD com novas fases e multiplayer, mas a recepção foi bem morna (assim como em Sparkster)

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo
    Exatamente! Assim como em Phantasy Star V!

    @Kyo
    Pois é, eu li à respeito, pois nem tinha ficado sabendo na época, de tão fraco que foi. E sobre o Sparkster, só tenho a lamentar. Infelizmente, nem todos os grandes jogos de plataforma da época não estão tendo o merecido respeito.

    ResponderExcluir
  8. Shinning Force IV é um sonho mesmo... Assim como Phantasy Star V... E nos contemos em sonhar com eles estrelando um novo console da SEGA... Ah quem me dera poder falar com o boi.

    Joe e Mac poderia vir assim como uma leva de jogos multplayers nesse estilo... o pessoal parece ter esquecido dos jogos mais divertidos.

    Adoro Beyond Oasis! Acho que ficaria perfeito em um game para Wii ou qualquer outro da Nintendo com aquele estilão de Skyword.

    Aliás, a série Oasis ainda teve mais um game para Game Gear que parece muito interessante. Dê uma olhada por aí, acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Belo post ai Cosmão vendo esses excelentes jogos ai eu também me pergunto porque não teve nenhuma continuação deles nas gerações atuais.Seria muito bom se algumas dessas produtoras se lembrance dessas franquias do passado e anunciacem elas um dia .

    ResponderExcluir
  10. Será que se o Battletoads fosse 20% mais fácil seria menos famoso?

    ResponderExcluir
  11. @GLStoque
    Nossa, existe mesmo?? Vou procurar com certeza, valeu pela dica Gabriel!

    @aki é rock
    Preferem fazer setecentas versões de Street Fighter e Need for Speed....

    @Talude
    Não pra época. A dificuldade era uma constante nos jogos antigos, acho que por isso ficavam famosos.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que sou o único que pensa que parar enquanto se está ganhando é melhor do que fazer besteira com mais versões...
    Compare Chrono cross com Chrono trigger... Depois reflita sobre o que eles fizeram com o Sonic na geração atual... Olha quanto tempo se passou até eles conseguirem fazer um Mortal kombat decente, à altura dos antigos...
    Se houvessem mais versões desses ótimos jogos que vc citou, muito provavelmente os produtores iam fazer besteira, mesmo a idéia original sendo tão boa.

    ResponderExcluir
  13. @Unknown
    Mas a idéia é sempre positiva, pensamos em um Phantasy Star V com qualidade, se for pra fazer merda, melhor que fiquem onde parou realmente.

    Na verdade, isso envolve um pouco da nostalgia que nos faz pensar, às vezes sem querer, que a continuação de um Shining Force possa salvar o "mundo".

    ResponderExcluir
  14. Shining Force podia realmente voltar, para mim a série teve seu ápice no 2 e depois não mais, o criador do jogo tem algum problema com Centauros...

    ResponderExcluir
  15. Pelo jeito esses jogos nunca verão uma luz no fim do tunel cara é muito triste isso viu .

    ResponderExcluir
  16. @Solo Player
    Problema com Centauros?? aueheuahaeuhae!
    Pelo menos um remake do terceiro jogo (que só saiu pro Saturn) deviam fazer em disco, abarrotado de extras pros consoles atuais.

    ResponderExcluir
  17. Shining Force definitivamente deveria voltar. Só jogão.

    ResponderExcluir
  18. Earthworm Jim Ruleia!! sempre jogo ele quando estou pra baixo e em poucos minutos fico gargalhando a cada fase,mestre e as encrencas que o Jim enfrenta. o N64 ferraram com game geral...uma pena

    Leandro(Leon Belmont) Alves

    ResponderExcluir