terça-feira, 7 de junho de 2011

Retronado de Bolso: Monster World IV (1)


Há algum tempo, o Matt do OldGamesFTW começou uma série de posts denominadas como Detonado de Bolso, uma espécie de detonado mais simplificado, focado nos puzzles, itens e segredos, deixando um pouco de lado a história propriamente dita. Como o formato de Retronado do Shugames une o Diário de Bordo do Gagá com detonados detalhados, ele é muito mais indicado para jogos longos, com histórias mais elaboradas ou simplesmente RPGs.


Com a falta de uma seção dedicada à desbravar jogos mais simples (geralmente de plataforma), resolvi adotar o estilo do Matt como padrão para esses jogos, nascendo assim o Retronado de Bolso. Textos rápidos, simplificados e diretos, mostrando apenas o que realmente interessa para se chegar ao final do jogo. O Retronado Legend of Oasis continua normalmente, entretanto.

O jogo escolhido para começar é o Monster World IV! A série Monster World foi responsável por lançar no mundo uma gama de bons RPGs de ação. Originalmente começado nos Arcades (talvez como uma série paralela ao Wonder Boy original), Monster Land conquistou muitos fãs e fez seu lugar ao sol. A Westone, responsável pela série, lançou diversos games nos sistemas da Sega, culminando neste ótimo Monster World 4.

Notem que o game não tem o "Wonder Boy" no começo do nome. Na verdade, nenhum Monster World tem relação um com o outro (além do protagonista), mas este foi mais além e acabou por criar um jogo totalmente novo, com protagonista novo, história nova, cidades, inimigos e até alguns pormenores novos. Agora controlamos uma heroína, Asha, que reside em Estahaan Point, uma cidade nas montanhas, praticamente isolada do mundo, onde sua tribo vive. Asha recebe um pedido estranho, provavelmente em um sonho, onde alguém pede ajuda antes que o tempo se esgote.

O jogo começa com Asha à beira de um precipício, onde um dos moradores (provavelmente seu pai) vem até ela dizer que ali não é lugar para uma moça ficar. Asha comenta sobre o sonho estranho que teve, sobre alguém pedindo ajuda. O homem diz que Asha é uma sonhadora, mas que não vai impedí-la de seguir seus sonhos, se assim desejar. Ao tomar controle da personagem, a primeira coisa que se nota é que, aparentemente, controlar o personagem é simples em Monster World IV. Asha pula, ataca, ataca no alto e pode atacar para baixo ou pra cima durante o salto. Asha também pode usar o escudo, apenas apertando o direcional pra baixo.

Além disso, ela entra em portas com o direcional pra cima e sai das mesmas, com o direcional pra baixo, tal qual na maioria dos Wonder Boys antigos. Todos esses movimentos são aumentados quando ela encontra um certo ovo na história, mas, deixemos de enrolação, hoje começa uma nova seção no Shugames, o Retronado de Bolso Monster World IV!

Estahaan Point


• quando puder controlar Asha, siga para direita e entre na porta da primeira tenda. Abaixo, a mãe de Asha está preocupada com o futuro da filha e entrega um ELIXIR como ajuda na sua jornada. Para pegar itens em baús, basta apertar e segurar pra cima em frente ao baú em questão.
• antes de subir pela corda, note outra porta ali, entre por ela e converse com a velha para ganhar os primeiros 5 LIFE DROPS! Ao completar a quantia de 10 LIFE DROPS, um coração azul é adicionado à energia de Asha. Corações vermelhos? Apenas comprando armaduras novas! Após pegá-los, siga para esquerda e saia por outra porta.
• atravesse a ponte e pegue o GALL CRYSTAL no baú; retorne até a superfície e siga caminho pela direita.

Nota sobre cordas/cipós/correntes: existe um pequeno truque para subir ou descer mais rápido sobre as cordas. Para subir mais rápido, dê vários toques no direcional pra cima e, para descer, segure o botão de ataque. Explicado isso, continuemos com o jogo!


• continuando pela direita, existe uma estátua que serve para recuperar energias, basta segurar pra cima em frente à ela;
• a tenda à frente não contém nada de interessante; na próxima tela, todos se despedem de Asha;
• mais adiante, uma placa dá a dica de como correr, bastando apertar duas vezes na direção desejada;
• pegue mais um LIFE DROP ali (6) e outro mais à frente (7), avance pra próxima tela e salve o game com o velhote;


• nessa tela já começam a pipocar os inimigos, mate tudo que encontrar e colete as moedas que forem surgindo, além do oitavo LIFE DROP no caminho;
• entramos numa espécie de floresta, onde os inimigos aparecem em maior quantidade e mais um LIFE DROP surge no alto (9);
• na segunda tela da floresta, inimigos pegando fogo aparecem e será preciso dois ataques para destruí-los;
• na terceira, o décimo LIFE DROP lhe espera, dando o primeiro coração azul de Asha;


• adiante, inimigos parecidos com cogumelos aparecem, dando mais trabalho para morrer! O melhor é que, a maioria deles deixa corações ao morrer, repondo a energia perdida;
• agora o cenário se abre novamente e, no alto dos pilares, há um LIFE DROP te esperando (11);
• atravesse a ponte matando os inimigos e use o GALL CRYSTAL em frente à estátua no final da tela;
• Assim que usar o cristal, a Mute Tower vai se erguer, é a segunda etapa do game, que fica pra segunda parte do Retronado de Bolso, até lá!

8 comentários:

  1. Belos gráficos, nunca tinha visto antes. O jogo parece ser bem feito. Padrão Westone de qualidade!

    ResponderExcluir
  2. @Matt
    Valeu Matte!

    @Thanos
    É muito bacana, estilo antigo que infelizmente anda muito esquecido...

    @Marcel
    É um senhor jogo de plataforma, que mistura puzzles regado à controles firmes. A Westone só criou clássicos.

    ResponderExcluir
  3. Cosmão inclui Monster World no teu especial OS JOGOS QUE DEVERIAM VOLTAR. Taí um joguinho que ficaria interessante nesse século

    ResponderExcluir
  4. @Marcel
    Boa idéia, vou incluí-lo nos futuros posts sobre o tema.

    ResponderExcluir
  5. tenho que baixar esse jogo para jogar num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  6. Esse jogo é muito bom, fiquei parado na ice pyramid II a sequência das estátuas não consigo descobrir

    ResponderExcluir