quarta-feira, 1 de junho de 2011

Risky Woods (Mega Drive)


Risky Woods, eu diria, é um jogo excepcional pro Mega Drive. Ele não segue nenhum padrão estabelecido, mistura arcades com plataformas de forma diferente e tem uma dificuldade enorme, mesmo pra quem já tenha aprendido suas manhas e macetes. É um daqueles jogos que surgem do nada, te impressiona e fica gravado na memória, mesmo que sejam jogados apenas poucos segundos do mesmo...


O negócio é que Risky Woods é intrigante! Você controla Rohan, um mago aprendiz que precisa libertar algumas estátuas que escondem a sabedoria de Lost Lands. Para isso, em cada fase, é preciso destruir as tais estátuas, naturalmente espalhadas por todo o cenário, para libertar os sábios, que possuem o segredo da sabedoria de Lost Lands. Enquanto não destruir todas, a fase não termina.

o mapa do game (similar à série clássica da Capcom) 
e o começo da primeira fase: inimigos por todo canto

O segundo objetivo envolve coletar duas metades de anéis e usar em uma espécie de estátua de gárgula, fazendo em seguida a combinação direcional que elas pedem. Só nisso mora o segredo do jogo, a parte onde muitos desistem: pra estátua liberar a sequência, é preciso segurar o botão C. Após repetir a sequência, o jogador pode prosseguir na fase.

Rohan com a segunda armadura, de prata

Risky Woods é cheio de pormenores interessantes. Se você chegar no gárgula sem ter o anel completo, ele própria te joga próxima da metade faltante, geralmente no início da fase. Enquanto não acertar a sequência, não poderá prosseguir, lembrando que existe tempo no jogo. Além do tempo, muitos itens são estranhos aqui. Existem itens que te enchem a energia de graça, outros que te fazem voltar um bom pedaço da fase (tudo isso com tempo correndo), outro que te rouba o tempo em troca de energia, outros dão pontos, vidas e o poder especial, usado ao se segurar o botão de ataque.

o primeiro chefe de Risky Woods.... os demais são variações desses

Mas, talvez o item mais estranho, sejam os discos que os inimigos liberam. As diferenças já começam na forma de coletar os mesmos: é preciso se abaixar com Rohan para que ele colete os discos. Junte isso ao monte de discos que os inimigos derrubam e verá Rohan fazendo mais exercícios que Schwarzenneger no auge da carreira... Ao coletar uma determinada quantidade de discos (33, pra ser mais preciso), Rohan terá um upgrade na armadura. Com 66, ocorre mais um upgrade, deixando Rohan mais resistente aos ataques inimigos, dessa vez com uma armadura dourada.

salvando um dos sábios

Rohan faz uso inicialmente de uma faca, que pode arremessar infinitamente nos inimigos, tal qual Arthur em Ghouls'n Ghosts (que, aliás, PARECE ter servido de inspiração aqui, principalmente no mapa). Conforme vai liberando caminho através das estátuas de gárgulas, novas armas podem surgir, como um bumerangue, uma arma de arcos e o poderoso machado, a arma mais forte que consegui. Além das armas, Rohan ainda pode dar um ataque mais poderoso segurando o botão de ataque por alguns segundos, o que gasta uma espécie de item de caveira.

usando bumerangues no segundo boss, com a armadura dourada

Deixando um pouco de lado o aspecto gameplay de Risky Woods, temos um jogo com gráficos bonitos, no entanto. Rohan é relativamente grande na tela, as fases possuem efeitos simples e bonitos, os inimigos são bem feitos e animados (mesmo que repetidos ao extremo) e os chefes são bacanas. Falando em chefes, são réplicas uns dos outros, mantendo o mesmo ataque a adicionando novos desafios, como bolas girando ao redor, novos tipos de tiro, etc. Sob o ângulo visual, Risky Woods não deixa a peteca cair, mesmo quando a tela se enche de inimigos, itens e tiros pra todo lado.

Nos controles o jogo pode atrasar sua vida um pouco. Os saltos de Rohan são meio duros, e, em certas ocasiões (beira de precipícios, por exemplo), fica fácil cair e perder uma preciosa vida. Como saltar não é muito sua praia, não são muitas as partes assim, mas ainda assim, elas existem e podem frustrar. Na parte do "tiroteio", Rohan se dá bem, com controles firmes e simples (pular e atirar, basicamente).

O som eu diria que fica na média, sem muitas novidades. Não notei vozes e as músicas são deveras singelas, sem nenhuma inspiração maior.

usando o anel na estátua de gárgula

Risky Woods é uma boa surpresa no Mega, visto que saiu em diversos sistemas também (como o Amiga). Como um bom jogo de pule-e-atire, Rohan cumpre bem seu papel em um jogo com idéias criativas, mesmo que às vezes possa frustrar quem pense que se trata de um simples jogo de plataformas.

Resumão:
+ é um jogo bem bonito visualmente;
+ idéias diferentes de gameplay, incluindo os puzzles das estátuas de gárgula;
+ itens criativos, como o que te faz voltar na fase;
+ dificuldade na média, mesmo que frustrante para alguns (eu incluso);
- os controles podem falhar nos saltos;
- apesar de tudo, não há muita variedade nas fases;

Final Score: 8.5

28 comentários:

  1. Risky Woods é uma delícia mesmo, sua frase do início define bem demais: é um daqueles que surge do nada e te impressiona... e depois some.

    Um jogo recente que tem um visual e atmosfera que lembrou um pouco Risky Woods é o Trine. Adicionando um comentário ao visual, o framerate é impecável, e a EA caprichou no dithered, dando uma boa impressão de mais do que 64 cores na tela. Enfim, é aquele jogo que você bate olho e diz "esse veio do MS-DOS ou do Amiga" rsrs... Eletronic Arts era demais no Mega Drive.

    Belo review, valeu por lembrar de Risky Woods!

    ResponderExcluir
  2. @Cosmonal
    Já estava com esse post programado na cabeça faz semanas, só agora de manhã sobrou um tempinho pra escrever sobre ele.

    Esse lance que você disse "bate o olho e diz que esse veio do MS-DOS ou do Amiga" é muito verdade!

    Risky Woods tem tudo que nenhum outro jogo do Mega tem, ele tem um feeling diferente, não consigo explicar uahauhauahu!

    Que bom que tenha gostado, acho que poucas pessoas conhecem Risky Woods, por isso resolvi falar um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar, hehe. Misturar gêneros costuma dar certo, mas o jogo parece meio difícil também. De qualquer forma, fiquei com vontade de tentar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar mas me parece ser um bom jogo viu .

    ResponderExcluir
  5. engraçado que estava planejando falar dele estes dias, mas vc já fez o favor! hehehe!
    gosto muito desse jogo, apesar de sua dificuldade ser mais por motivos errados, é um jogo que exige precisão mas o tempo curto demais atrapalha, é o que eu chamo de dificuldade burra!

    ResponderExcluir
  6. Aqui quem fala é o Guilherme.

    Esse jogo foi lançado pro Amiga ? que eu saiba só tinha sido pro MS-DOS e pro Mega Drive. Vi um video no Youtube desse jogo ae pelo MS-DOS, me pareceu melhor; mas a do MEGA também é foda. Pena que esse jogo é tão pouco conhecido, pois ele é muito bom, dificuldade boa, do jeito que eu gosto.

    Uma informação extra - Um dia ouvi um amigo me dizer que o lugar onde se passa o jogo é Kara Moon, o mesmo lugar onde se passa outro jogo, e muito famoso, o Shadow of the Beast 2 (é uma trilogia); mas naum vi nenhuma fonte nem nada confirmada. Ta ae algo legal pra se saber.

    Um abraço a galera.

    ResponderExcluir
  7. @Thanos
    O jogo é difícil sim, mas nada que um treino não ajude.

    @aki é rock
    É um ótimo jogo sim, recomendo.

    @BOND
    Concordo com você. Se tivesse um tempo um pouco maior, poderia ficar menos difícil. O jogo às vezes dá a impressão de que veio dos arcades, tamanha a velocidade de tudo na tela.

    @Anônimo
    Agora que você comentou, realmente, o jogo tem algumas semelhanças com o Shadow of the Beast 2, tanto no design de fases, de inimigos e do personagem principal. Bacana isso, não tinha sequer imaginado.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, dei uma olhada no gameplay dele e curti d+. Como vc disse, eh bem bonito visualmente

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Remaгkаble issues here. Ι am very happy to ρеeг
    yοur post. Thank уou a lot and Ι аm hаving
    a look foгward tо touch уou. Will you рlease drop me a e-mail?


    Alsο viѕit my page Home Laser Hair Removal
    My site :: please click the following page

    ResponderExcluir
  11. Just wish to ѕаy yоur article is as astounԁіng.
    The сlearness in уour рost іs just grеаt and i cаn ѕuρpose you're knowledgeable in this subject. Well with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with approaching post. Thanks 1,000,000 and please keep up the rewarding work.

    Stop by my weblog: mytiptube.de

    ResponderExcluir
  12. Excellent aгticle. I certainly love this site.
    Keep it up!

    my web page; visit the following website

    ResponderExcluir
  13. Hеу thеre! I knoω this is kіnԁa οff topic but I ωas wonderіng іf you knew where Ι сoulԁ find a captcha plugin fоr
    mу comment form? Ι'm using the same blog platform as yours and I'm hаving tгοuble findіng onе?
    Thankѕ a lot!

    Vіsіt mу homepage ... es.unajus.com

    ResponderExcluir
  14. I usеԁ to be able to fіnd good infoгmation from your blog аrticles.


    My homepаge ... vbcode.irecog.com

    ResponderExcluir
  15. ӏf you are gοіng for best contents like Ӏ do, just visit this web sіte dаіly for thе гeasοn that it giνes feature
    contents, thаnkѕ

    Herе іs my web рage ... v2 cigs reviews
    my web site: www.19ja.com

    ResponderExcluir
  16. My ρartner аnd I stumbled oνer here diffегent
    web аddresѕ and thought I mіght as well chеck
    things out. I like whаt I sеe so now i'm following you. Look forward to looking at your web page yet again.

    Also visit my weblog :: Read the Full Piece of writing

    ResponderExcluir
  17. Hi, Νeаt post. There is an issue ωith your
    ωebsite in internet еxplorеr,
    mіght check this? ΙE still is thе marκеtplace chief anԁ a goοd cοmponent of folks will
    miss your great wгiting due to thіs pгoblеm.


    Also ѵiѕit my sitе; taci.ro
    Also see my site > http://cpp.falk-land.com/wiki/index.php?title=Benutzer:MarkusBGS

    ResponderExcluir
  18. It's awesome to go to see this website and reading the views of all colleagues concerning this piece of writing, while I am also zealous of getting knowledge.

    Also visit my web page - mouse click the following web site

    ResponderExcluir
  19. Ιt is approρriаte time to mаke somе ρlans for thе future аnd it is tіme to be
    happy. I hаѵe гeаd this pοst
    and if I сould I want tо suggеst yοu sоme inteгeѕting
    things or tіpѕ. Maybe yοu сan wrіte
    next агticlеs гefeгring to
    this artiсle. I ԁesire to rеаd еven
    morе things abоut it!

    my pаge Silk'N Reviews
    my site > click the up coming webpage

    ResponderExcluir
  20. You madе somе decent poіnts thеre.
    I looked on the internet fοr morе information about the issue and founԁ moѕt indivіduals ωill go along
    with уour viewѕ on thіs webѕite.


    Alѕo νisit my web ѕite ... V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  21. Hi therе! Тhiѕ is my fігst ѵisіt to your blog!
    We аre а gгouρ of νοluntееrs and ѕtaгtіng a neω project іn a community
    in the same niche. Υour blog ρroνideԁ us useful infоrmatіon tο worκ on.
    You hаve ԁone a ωonderful јob!

    mу blog :: www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  22. When I initially commentеd I clicked the "Notify me when new comments are added"
    checkbox and noω each time a comment is added Ι get four emails wіth the same
    comment. Ӏs thеге any way you сan гemove pеoplе from that serνice?

    Thanks a lot!

    Feel free to surf to my homeρage; Read More On This Page

    ResponderExcluir
  23. Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupоn it ;) I'm going to come back yet again since I saved as a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide others.

    my web blog; www.top100wine.com.tw

    ResponderExcluir
  24. І'm extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it's rare to see a nice
    blog like thiѕ one noωaԁayѕ.


    Feel frее to surf to my pagе chatgambler.com

    ResponderExcluir
  25. The post has proven useful to mysеlf. It’s extгemelу іnformatiѵe
    аnd you're simply obviously very educated in this field. You have popped my own sight in order to various opinion of this kind of matter along with interesting and sound written content.
    Also see my web page - ambien

    ResponderExcluir
  26. Υour cuгrent post featuгes estаblished helpful
    tο myѕelf. It’s νeгy
    useful аnd you're simply naturally quite well-informed in this region. You possess opened up my personal eye for you to numerous thoughts about this matter using intriguing and sound articles.
    Here is my web-site :: buy Valium

    ResponderExcluir
  27. Үοur poѕt features ρгoven necessаry
    tο me. Ӏt’s extrеmеly hеlpful and уοu are naturally ехtrеmely well-informeԁ іn thiѕ regіοn.
    Υou havе oρеned οur facе for you
    tо differеnt vieωs on this sреcific
    subject along ωith intriguing, notable and ѕtrоng content mаteгial.
    My web site > buy ambien

    ResponderExcluir
  28. Your current article featureѕ confirmed useful to
    mе ρeгѕonally. It’s quite informаtive and yοu're simply obviously quite educated in this field. You have got exposed my personal eye to numerous opinion of this specific matter with intriquing, notable and reliable content material.
    Review my web page - mftot.jointokyo.org

    ResponderExcluir