sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Especial Saudades: Os Jogos que Deveriam Voltar - Parte 6


Sequências Sonhadas parte 2

E vamos pra parte 2 das Sequências Sonhadas. Aqui serão apresentados os 5 últimos games mais cotados para terem suas continuações, lembrando que as opiniões podem (e devem) ser diferentes entre todos. Espero que todos gostem!


Ristar
Ristar saiu quase no anonimato, sem muito estardalhaço ou divulgação nas revistas da época. Mas fez um sucesso enorme entre os donos de Mega Drive na época. Por quê? Simples: uniu ótimos gráficos, fases transbordando criatividade, trilha sonora de primeira e controles criativos e excelentes. Ristar é uma estrela que estica seus braços na hora de subir escadas, escalar paredes ou atacar os inimigos. Para tal, o jogo inteiro é adaptado às capacidades da estrelinha que, além de saltar pra tudo quanto é lado, pode nadar, voar e passa por algumas das fases mais bonitas dos 16 bits.

uma das telas bônus de Ristar

Sua sequência é tão esperada quanto a de Kid Chameleon ou até mesmo Toe Jam and Earl, mesmo que a Sega insista em fechar os olhos pra suas próprias crias.



Shinobi
Tentaram reviver Shinobi no PS2 com dois games bacanas, mas foi só. Toda a glória do primeiro game (e também das versões para Mega Drive) ficaram lá atrás. A última versão que realmente compensa jogar é a do Sega Saturn, um Shinobi como os antigos, em 2D, com muitos saltos e inimigos mentirosos. Quando voltará? A Sega responde: em 2011, deve sair um novo jogo da franquia para..... 3DS! Não que o 3DS não seja capaz, mas acho que um jogo dessa altura merecia algo digno de um console de mesa, caprichado, lotado de fases e, sonhando alto, em 2D.

o famoso ataque com shurikens

Até agora, pelas imagens divulgadas, o jogo não impressionou. A jogabilidade pelos vídeos ficou muito aquém do original, assim como a ambientação. Mas também, competir com Shadow Dancer e Shinobi pro Sega Saturn já é sacanagem...



Blackthorne
Um homem, uma história animal e uma shotgun para resolver os problemas. Ponto. Blackthorne levou todos os jogadores do 16 bits da Nintendo à loucura enquanto jogava na tela labirintos enormes, cheios de orcs malandros e muitos dispositivos para serem desvendados. O game é praticamente uma mistura entre Flashback e Out of This World, mas voltado mais à ação e tiroteio. Blackthorne tem gráficos muito bonitos e saiu também pro 32X, onde os cenários são o destaque do jogo. A versão do Super NES também não fica pra trás, oferecendo um sólido gameplay e muita diversão nas diversas fases.

elevadores, orcs e shotgun: um clássico dos 16 bits

Sequência? Nada mais foi falado sobre ele desde seu lançamento. Infelizmente a produtora Interplay/Blizzard, como eu já mencionei, está mais preocupada com RPGs online e talvez por isso uma sequência de Blackthorne seja algo impossível de acontecer.



Kid Chameleon
Unindo tudo de bom em um único jogo de plataforma, é difícil imaginar que a Sega ainda não produziu uma sequência para Kid Chameleon. O original é abarrotado de fases cheias de passagens secretas, variedade enorme de personagens, de saídas, de blocos [P] e de tantas outras minúcias que não dá pra imaginar que o jogo não tenha uma sequência até hoje. Kid Chameleon é sempre lembrado quando se fala dos 16 bits por ser um jogo único. Costumo dizer que ele se compara mais com o Mario do que o próprio Sonic, principalmente pela mecânica de explorar o cenário ao máximo.

era uma vez um garotinho invocado que adorava quebrar blocos [P] por aí...

Quem sabe se um dia o remake feito por fãs ver a luz do dia, a Sega não se mexe e faz uma sequência pro jogo. Afinal, foi assim com Sonic Fan Remix, que agradou tanto os fãs que a Sega acabou se mexendo pra fazer o aguardado Sonic Generations.



The Lost Vikings
Joguei tanto o primeiro para Mega Drive quanto o segundo para SNES (que também possui o primeiro jogo) e posso dizer: o jogo envelheceu muito bem, principalmente no que diz respeito à criatividade nos puzzles. Controlando os três guerreiros (com maior variedade no segundo game), é preciso usar suas habilidades únicas para resolver os enigmas e avançar no mapa até o final da fase. Um terceiro jogo foi lançado para Playstation, chamado Norse by Norse West: The Return of Lost Vikings, mas acabou não emplacando como o esperado.

a primeira versão e o último jogo onde vimos o famoso trio em ação

Talvez o que mais chegou perto disso foi um game pra download nas redes XBLA e PSN, chamado Trine. Ver um verdadeiro Lost Vikings 3 está longe de ser verdade, mas pelo menos ainda podemos nos divertir com os dois jogos que saíram no passado.

14 comentários:

  1. Um bom remake do Shinobi seria algo espetacular mas como disse é difícil superar as últimas versões.

    Este é um jogo que tenho que voltar a jogar.

    ResponderExcluir
  2. De todos os jogos citados o único que discordo é Kid Chameleon. Sempre achei esse jogo chato. Me lembra muito Super Mario (outro jogo que acho bucha). Nunca entendi pq tanta gente idolatra um jogo tão ruim...

    ResponderExcluir
  3. O lance da SEGA esquecer as franquias tinha um lado positivo: ela estava sempre criando coisas novas e fantásticas. Justamente por isso ela tem tantos clássicos que só deram as caras uma vez. É o oposto do que a turma critica na Nintendo, que sempre investe nos mesmos mascotes.

    Mas sem dúvida já passou da hora da SEGA reviver alguns de seus clássicos. Se bem que no pique em que a empresa vai... sei não, talvez seja melhor não mexer nessas pérolas.

    ResponderExcluir
  4. Putz, eu gostava de Kid Chamaleon. Pra caraio!!!
    Shinobi então, sem palavras!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo num ponto em que o Gagá citou, que é o de que é melhor alguns clássicos não serem tocados, e no caso da SEGA, isso é complicado mesmo (vide a sobrevida de Sonic, Altered Beast, Golden Axe, etc.)…
    No entanto, confesso que gostaria de rever alguns jogos com certas modificações: não concordam que seria ótimo um Streets of Rage 2 em HD, com suporte a quatro jogadores simultâneos, por exemplo?

    @Sincero
    É impressão minha ou você não gosta muito do gênero plataforma? Isso costuma ser difícil, mas realmente tudo é questão de gosto.

    Entenda que Kid Chameleon é considerado divertido justamente porque há muito o que se explorar, como citou aqui o Cosmão, o que acaba prolongando a vida do jogo, somado com personagens carismáticos, cenários agradáveis, etc. O mesmo acontece com Super Mario. Mas se esses fatores forem justamente o que lhe desagrada, realmente é melhor passar longe desses jogos.

    ResponderExcluir
  6. Assino embaixo para Ristar! O jogo é muito bom, é quase inacreditável que tenha parado no primeiro. O jogo foi feito pelo Sonic Team na época de ouro dos jogos do ouriço. Se a SEGA quiser abalar o mundo dos games, basta olhar para o passado para como acertar no presente. Jogos excelentes como Ristar e Kid Chameleon jogados no esquecimento.. sinceramente... af...

    ResponderExcluir
  7. Leandro(Leon Belmont)Alves

    oh cosmão, você não comprou a old gamer que foi lançada recentemente? lá tá uma matéria falando do Kid Chamaleon e um remake em 3d. só aquela transformação dele de samurai ficou show de bola. espero que ainda estejam completando o game ainda, pois era muito masssa! e cara, shinobi e Blackthrone são a testoterona em jogos, zerar eles não era para qualquer um. eu joguei ambos e ainda não zerei eles, mas nesse sábado vou arrumar um tempinho para Blackthrone.

    ResponderExcluir
  8. Belos jogos ai lembrados hein dentre esses postados so´não joguei Ristar que me parece ser um jogão de primeira viu .

    ResponderExcluir
  9. Ristar é muito bom, a jogabilidade é bem diferentona, curto muito. Shinobi também, e estou gostando do que já foi divulgado para 3DS. Parece uma mistura interessante de Shiboi com Ninja Gaiden, em ação ininterrupta. Só não gostei dos cenários sem detalhes. Blackthorne e Lost Vikings são muito legais também, mas Kid Chameleon nunca joguei. Trine eu tenho e acho bacana, mas não acho tão complexo quanto Lost Vikings, já que dá pra passar quase tudo só com a ladra :]

    ResponderExcluir
  10. Acho melhor a Sega não lançar outro Shinobi! Ultimamente a empresa só estraga suas proprias franquias! È melhor ficar assim, só com boas lembranças da serie!

    ResponderExcluir
  11. Falando em jogo feito por fãs... Tem o Streets of Rage Remake, jogaço que combina tudo que já apareceu em todos os Streets of Rage (inclusive uma fase que só existiu na versão de Game Gear). Muito bom mesmo (merece uma resenha aqui no blog).

    Mas... A SEGA mandou tirarem o link para download do jogo.

    ResponderExcluir
  12. @Pedro quero Jogar
    Experimente o Shinobi do Sega Saturn, uma verdadeira jóia rara que deveria ser explorado no presente.

    @Sincero
    Primeira pessoa que vejo que não gosta do Kid Chameleon hehehe.

    @Gagá
    Passou da hora mesmo, mas, ao mesmo tempo que me dá água na boca imaginar um Miracle World todo em 3D no Wii, tenho o receio da Sega destruir o futuro de suas famosas franquias no presente...

    @Eduardo Shiroma
    Streets of Rage HD seria um sonho, realmente...

    @Marcel
    Ristar é um game tão único que é melhor que fique onde está mesmo, à não ser que seja feita uma versão top em HD do mesmo. Tudo nele tem cheiro de novidade, é impressionante como um game da década de 90 ainda hoje pode impressionar tanto pela qualidade! E também é impressionante que quase o "mesmo" Sonic Team nos brinde com porcarias como Sonic Unleashed atualmente...

    @Leandro
    Comprei sim, tenho todas as Old! Gamers, a matéria do Kid Chameleon eu tirei o chapéu, completíssima e muito bacana de se ler. Espero que o remake veja a luz do dia, mesmo que os criadores já tenham dito que o jogo não terá todas as telas do original...

    @aki é rock
    Não jogou Ristar? Pois vá agora se redimir desse pecado gravíssimo uahuahuaha!

    @Heider
    Acho que os cenários foram o ponto crucial pra eu não ter gostado do que vi até agora do Shinobi do 3DS, tudo muito simples e vazio.

    @F.R
    Vc tem razão, mas mesmo assim, a gente que cresceu com essas franquias sonha em vê-las um dia na glória dos gráficos ultra modernos sem perder o charme de antigamente.

    @Denilson
    O link continua por aí, fácil de achar. O trampo dos caras merecia um prêmio tamanha a qualidade do jogo.

    ResponderExcluir
  13. Assino em baixo do Shinobi, Blackthorne e principalmente do Kid Chameleon.

    ResponderExcluir
  14. Ristar DEVIA ter uma seqüência. Eu acho que ele tem muito mais chances de funcionar em 3D do que Sonic.

    ResponderExcluir