quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sparkster (SNES)


Como muitos aqui, eu nunca imaginei que pudesse existir um Rocket Knight Adventures fora do Mega Drive, mas existiu. Sob o nome de Sparkster, a Konami decidiu que a continuação do bem sucedido Rocket Knight Adventures fosse também dar as caras no Super NES. O resultado ficou bem bacana e... diferente.

O Rocket Knight Adventures original conta a história de Rocket, um gambá que tem como missão salvar sua amada das garras do temido Axel, que sempre a rapta nos jogos. Usando seu foguete nas costas, Rocket pode se lançar no ar e usar uma espada para atacar os inimigos, geralmente porcos montados nas mais variadas tranqueiras robóticas.

Mas, e a versão do SNES? No 16 bits da Nintendo, a Konami fez um jogo muito aproximado do que vimos no Sparkster do Mega Drive, com um Rocket mais magrinho, mais leve e mais difícil também. A história ainda segue a mesma premissa do original, com leves mudanças. Talvez o maior diferencial mesmo fique nos gráficos, é o que vamos conferir agora.



Sparkster sempre teve um ótimo visual no Mega Drive e não foi diferente no SNES. Efeitos de transparência, reflexo, um colorido característico que lembra muito Sonic e fases bem variadas compõe o pacote do jogo. Os chefes muitas vezes exigem estratégias diferentes e variadas, dando a impressão de novidade à cada final de etapa. As fases também variam bastante, herança do jogo original do Mega Drive. A quantidade de geringonças que os inimigos colocam nas fases para atrapalhar Sparkster é muito bacana, uma mais criativa e diferente que a outra, surpreendendo na maioria das vezes. Apesar de todos esses pontos positivos, o jogo peca em algumas coisas.

o passatempo predileto de Sparkster

O som é bem inferior ao do Mega Drive, tanto com relação à qualidade quanto às composições. As músicas do primeiro e segundo jogo do Mega são clássicas absolutas, principalmente do primeiro game. O jogo inteiro tem uma OST muito bem feita e caprichada, com melodias grudentas e que muitos reconhecem logo no primeiro acorde. Já essa versão do SNES, apesar de apresentar versões similares à algumas músicas clássicas, ficou bem aquém do original.

belos efeitos de reflexo e o vilão raptando a mocinha mais uma vez

Os comandos com Rocket são basicamente os mesmos, desde os golpes com espadas até o foguete nas costas usado para impulsionar o herói, fazendo-o rebater nas paredes e alcançar lugares mais altos. A dificuldade do jogo aumentou drásticamente, qualquer mísero erro te faz perder energia ou morrer. Não chega a ser frustrante, mas a diferença pros jogos do Mega é gritante, principalmente com o primeiro jogo.

uma fase diferenciada: é preciso desviar e atacar coisas enquanto aquela coisa que parece uma galinha mecânica corre feito maluca pelo cenário...
ao lado, Sparkster destruindo um canhão para poder prosseguir

Sparkster do SNES é um grande jogo que mantém suas raízes no original de 1993 do Mega Drive. A comparação das duas versões é inevitável, ambas possuem qualidades similares, as fases das duas versões são completamente diferentes, chefes são totalmente novos e, com isso, todos nós saímos ganhando. Ponto pra Konami.

chefes enormes, marca registrada da série

Resumão:
+ visual muito bem feito;
+ variedade de ambientes com ênfase na jogabilidade;
- a dificuldade extrema de algumas etapas;
- as músicas perderam qualidade;

Final Score: 7.5

18 comentários:

  1. pô Cosmão! jogava muito esse jogo quando era muleke. mas nunca passava do segundo ou do terceiro estágio. quando virei retrôgamer queria baixar esse jogo mas eu não sabia o nome. vou baixa-lo e zera-lo agora.^^ adorei o seu site.

    Leandro(Leon Belmont) Alves

    ResponderExcluir
  2. Você por aqui, Leandro? He he... o Shugames é bom demais, vale a pena dar uma lida nos posts mais antigos.

    Eu devo ser o único louco que não curtiu muito o Rocket Knight Adventure de Mega Drive. Talvez por ter jogado no emulador, não sei. Agora que tenho o Mega vou tentar de novo.

    Essa versão de SNES eu até lembro de ter visto numa revista da época, mas lembro que eu olhava as fotos e pensava "tem alguma coisa errada"... sei lá, por algum motivo me parecia estranho o jogo no Super Nintendo. Sempre tive a impressão de que o de Mega era mais natural. Sei lá, entende? :P

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    O jogo é difícil mesmo, passei no sufoco dessa terceira fase montado na galinha mecânica...

    @Gagá
    É realmente estranho Gagá. Quando um jogo de um série que começou no Mega sai pro SNES, fica com um aspecto estranho, parece que alguma coisa não se encaixa ali.

    Aconteceu com o esse Sparkster e acontece com alguns outros também, como o Mickey Mania, que no Mega é muito melhor.

    Vai entender...

    ResponderExcluir
  4. Caraca nem sabia que esse jogo tinha saido para o Snes viu Cosmão e pelo jeito está muito bom vou dar uma conferida nele .

    ResponderExcluir
  5. Esses dias tava falando sobre esse jogo com o Sabat e o cara disse que era uma droga se comparado ao do Mega.

    Eu na época que joguei curti a beça, achava bacana que conforme a dificuldade escolhida acrescia mais fases. Jogar nos modos mais faceis tinha menos fases e consequentemente não dava para enfrentar aquele leão que era o final boss do jogo.

    Preciso jogar a versão do Mega Drive e e essa pra ver se o do SNES é tão inferior assim. Pra mim sempre me pareceu que Sparkster era um jogo bacana.

    ResponderExcluir
  6. @Orakio"o Gagá" Rob
    assim como sou seu fã e do Gagá games, tambem virei fã do Cosmão^^

    ResponderExcluir
  7. Joguei muito este game no Snes. Era muleque e comprei em um camelo perto de casa, passava dias jogando!Ainda lembro da dificuldade que tinha para vencer o ultimo chefe. A versão do mega nunca joguei então não posso opinar. Parabens por mais uma boa postagem Cosmão!

    ResponderExcluir
  8. Saibam que tem uma versão nova do Rocket Knight para PC, com gráficos 3D e jogabilidade 2D:
    http://store.steampowered.com/app/19030/

    ResponderExcluir
  9. O remake p/ PC é lagal, porém para ser perfeito teria que ser em sprites, só que mais definidos (ex: KOF XII e XIII)

    ResponderExcluir
  10. Assim um excellente jogo para Super Nintendo. E quanto a questão dele ser inferior a versão do Mega Drive, concordo, contudo não é tão inferior assim não. Digo até mais, acho os dois ficam pra mim empatados, mesmo com a versão do Super Nintendo com alguns erros. Sparskter pode se vangloriar de ter um jogo que foi bem nas duas plataformas chefes do começo dos anos 90, jogaço!!!

    ResponderExcluir
  11. Nada a veeeeeeeer,as músicas perderam a qualidade?
    Só pode estar brincando,as músicas ficaram bem melhores que no MD (na composição ficou só melhor),parecem que tem até qualidade de CD,não vem não,parece até Opera.Você tá puxando saco do Genesis,cara,é só ouvir a mesma música dos dois jogos para perceber que a versão de Snes é melhor,e não é questão de gosto.

    ResponderExcluir
  12. Cosmão você é um fanboy da SEGA?
    Em relação as músicas,é completamente o contrário,a qualidade sonora de Sparkster no SNES é bem melhor,até porque o som do SNES era muito melhor que o do Mega Drive (usava um chip excelente da Sony).
    E você esqueceu de citar o defeito maior do jogo (junto com a dificuldade apelona em algumas partes) que é os slowdowns,que acontecem principalmente na última fase,mas mesmo assim,ele não merece um 7,5 e sim um 8 ou 9.

    ResponderExcluir
  13. https://www.youtube.com/watch?v=sleBRd6WSfE
    Olha esse vídeo comparando as versões de SNES E Mega Drive,a versão de SNES é bem melhor,tem nem o que discutir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão clássica (e primeira, diga-se de passagem) para Mega Drive é superior em tudo, na minha opinião.

      Essa versão de SNES não é ruim, mas pra quem realmente JOGOU as duas (não vale jogar pelo Youtube), sabe que no Mega as coisas ficaram bem melhores, tanto em aspecto gráfico quanto sonoro e controles.

      Sobre o som, aliás, eu não estou criticando a QUALIDADE TÉCNICA, até porque todos sabem que o chip sonoro do SNES é MUITO superior ao do Mega. Eu falo principalmente das composições, milhões de vezes mais inspiradas no Mega Drive do que no SNES.

      Mas, fica registrada sua opinião.

      E sim, sou fanboy da Sega, mas gosto demais da Nintendo, da Sony, da Microsoft, tive consoles (e ainda tenho) de todas essas empresas e não criei um blog pra puxar saco de nenhuma delas, até porque não recebo nada por postar aqui (pode reparar que nem ads o blog tem).

      Abraços.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Joguei todas as versões e de longe acho a do snes bem melhor, tanto graficamente quanto sonoramente, Os efeitos tudo nele é melhor o jogo é mais difícil (HARDCORE) e isso é mais um pontos a favor tornando o replay do jogo quase infinito. Não que a do mega não seja boa mais a do snes destrói cara. famboyzismo tem limites.!

    ResponderExcluir
  17. Eu sou um fã da SEGA, mas o Sparkster é melhor em todos os quesitos, sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir