sábado, 12 de novembro de 2011

The Firemen (SNES)


Jogos com o tema de bombeiros além de serem raros de existir, compartilham também a fama de serem ruins demais. De cabeça, me lembro do jogo do Atari onde era preciso subir pela escada do caminhão enquanto jogava água em um prédio em chamas. Em outro game, você controlava o próprio bombeiro em diversas salas enquanto extinguia as chamas. De todos os jogos de envolvendo bombeiros que joguei, esse para SNES talvez seja o melhor deles.


O jogo, antes de mais nada, conta uma pequena história de luta contra o tempo para salvar pessoas e sair vivo de um prédio em chamas, tudo isso em pleno natal. Danny e Pete são exímios bombeiros que foram convocados à entrar no edifício, salvar as pessoas e tentar acabar com as chamas do local. Controlando um deles, a CPU se encarrega de controlar o outro, que usa um machado para acabar com o fogo. No controle do personagem principal, temos desde a previsível mangueira d'água infinita, além de bombas de água e de habilidades como se arrastar para passar em frestas, etc.


Do ponto de vista técnico, o jogo exibe gráficos convincentes, mas nada excepcionais. A movimentação tanto dos bombeiros como das chamas são bem feitas, assim como os cenários que, apesar de repetitivos (afinal, estamos em um prédio), são bem feitos também.

Acredito que o maior trunfo do jogo seja sua jogabilidade: as chamas são variadas e muitas delas exigem uma certa estratégia de combate, como atacar pela diagonal, usar o borrifador ou até mesmo jogar uma bomba para dar uma limpada na tela. Além do fogo por todo lado, perigos como o chão se quebrando ou dutos de ar explodindo são frequentes, dando uma variedade bacana à dificuldade apresentada pelo jogo.

habilidades de deitar no chão são uma mão na roda em algumas partes

Além disso tudo, o game apresenta chefes, que são na verdade algum tipo de fogo incontrolável ou algum robô maluco que solta fogo por todo lado, mas que não deixa de agregar muito ao jogo, fazendo ele se diferenciar da maioria do seu estilo.

destruindo, ou melhor, apagando o primeiro chefe 
no detalhe, a dupla passando por baixo de uma passarela, o jogo tem uns lances muito bem feitos

Descobri The Firemen faz uns bons anos e não sei porque nunca falei dele aqui. É um jogo bem criativo diante da massa de jogos do estilo que pecam pela repetição e não inovam em nada. Apesar da época, The Firemen, na minha opinião, ainda vai figurar no topo de muitas listas de melhores jogos sobre os verdadeiros heróis da humanidade.

salvando o dia e salvando a própria pele também

Resumão:
+ a simulação do prédio ficou bem convincente;
+ variedade nas chamas, ou seja, de inimigos;
+ a historinha é muito bacana;
- o som podia ter melhores músicas;
- faltou um modo 2 players;

* curiosidade: existe uma segunda versão do jogo para Playstation 1.

Final Score: 8.0

15 comentários:

  1. Cosmão, o melhor resenhador de old games da atualidade! :)
    Lembro quando o Carnage me mandou essa rom pra testar, eu pensei: "putz, jogo de bombeiro? será que presta?" e... fui surpreendido quando nem vi a hora passar apagando focos de incêndio e curioso para ver como seria o próximo piso.
    Keep up the good work, Cosmo!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia e gostei bastante das imagens. Conferindo. Vlw Cosmão!

    ResponderExcluir
  3. @Matt
    Valeu Matt, na verdade eu estou pra postar esse jogo faz um bom tempo, é que me falta tempo pra sentar e escrever, estou com muitas idéias para o blog futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cosmão, bem vindo de volta !

    kra, preciso de uma opinião: sou fanatico pelo Snes, e não acho que jogar no emulador é a mesma coisa. To a fim de comprar um, vc ache que vale a pena?:

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo
    Valeu, que bom que o propósito do blog está funcionando, mostrar pra mais gente os jogos menos conhecidos e de qualidade.

    @BOND
    Olha, se vc tem grana e tempo, vale a pena sim. Grana pra comprar cartuchos e tempo pra procurá-los à não ser que prefira comprar de sites de leilão (Mercado Livre, etc).

    Eu tenho um SNES Baby, mas ainda faltam algumas peças pra poder funcionar (um controle e os cabos), em breve vou tentar reviver, o problema vai ser arranjar os cartuchos.

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo é uma das melhores pérolas desconhecidas do SNES. Criativo na sua proposta, nos inimigos, e com uam dificuldade bem balanceada. Eu tenho um SNES e esse é um dos jogos que estou procurando desesperadamente.

    E Cosmão, se você não se importar em comprar cartuchos loose, não é tão difícil assim encontrá-los. Nessas andanças por feirinhas e lojinhas daqui do Rio já encontrei:

    - The Legend of Zelda - A Link to the Past;
    - Super Metroid;
    - The King of Dragons;
    - Axelay;
    - Illusion of Gaia;
    - Magic Sword;
    - Castlevania Dracula X;
    - F-Zero;
    - Knights of the Round;
    - Megaman X;
    - Sparkster;
    - NBA Jam;
    - NBA Jam Tournament Edition;
    - Super Empire Strikes Back;

    Todas elas funcionando perfeitamente e salvando. Tudo bem que as labels já estavam desgastadas, mas nada que não possa ser consertado. =D

    ResponderExcluir
  8. Ja´tinha visto esse jogo pra PSX mas nunca joguei e vendo essa versã de Snes e lendo o post agora vou dar um conferida Cosmão .

    ResponderExcluir
  9. @Adney Luis
    Cara, essas feirinhas devem existir em alguma outra dimensão, pq pelo menos aqui na minha cidade eu NUNCA achei nada parecido e sempre vejo o povo comentando sobre elas uaehuaehaueheu!

    @aki é rock
    A versão PSX é uma que preciso baixar pra jogar, se tiver metade da qualidade da versão SNES já tá valendo!

    ResponderExcluir
  10. O Melhor jogo de bombeiros que existe se chama Burning Rangers e é do Sega Saturn... Tá certo que são bombeiros diferentes e futuristas, mas ainda são bombeiros...

    ResponderExcluir
  11. esse jogo dos bombeiros é interessante, aposto que esse game vai me lembrar os puzzles insanos de Landstalker. só pelas telas já pressinto isso.

    ResponderExcluir
  12. Sabe, eu me lembro de um jogo de bombeiro que você tinha que pular na janela de cada andar em um prédio em chamas e salvar as pessoas lá, 2 bombeiros ou seja lá o que era, ficam embaixo com uma maca que o bombeirinho pulava pra poder alcançar as janelas...é um jogo antigo, se alguém se lembrar do nome poderia me dizer por favor? Estou Procurando esse jogo á muito tempo!

    ResponderExcluir
  13. eu tenho vários jogos zsnes no meu PC, jogava este jogo a muito tempo e tinha me esquecido o nome agora que consegui ele sumiu da lista :(

    ResponderExcluir
  14. Essa produtora "Human" fez também i excelente e desconhecido "SOS" para Super Nintendom o jogo contava até com efeitos de giro do cenário.

    ResponderExcluir
  15. Vou baixar pro PS3 a versão do PlayStation One pra conferir. Valeuuu abracos

    ResponderExcluir