Guia Prático Shugames: As Esmeraldas de Sonic 2 (Master System)
A idéia de um Guia Prático (daqui pra frente, GP) já vem de algum tempo, desde quando criei o Retronado de Bolso baseado no Detonado de Bolso criado pelo Matt da Old Games FTW. O guia nasceu para ser simples e, geralmente, mostrar onde estão itens importantes e/ou fundamentais para a jogatina de determinados jogos. Sonic 2 do Master, por exemplo, requer que o jogador encontre esmeraldas bem escondidas no cenário caso deseje ver o verdadeiro final. Então, mãos à obra, pois o jogo não é curto e requer uma certa atenção especial!
Como muitos devem saber, as versões do Sonic para Master System são diferentes das do Mega no que diz respeito à coleta de esmeraldas. Enquanto na versão 16 bits o negócio rola dentro de fases bônus específicas, no Master System as danadas estão escondidas no cenário (isso mudando apenas no Sonic Chaos, onde pra cada uma das 5 esmeraldas existe um bônus diferente). Outro detalhe é que a maioria delas está escondida no segundo ato de cada zona, ou seja: o GP vai focar apenas nos estágios onde a esmeralda se encontra. Vamos lá!
O esquema aqui é seguir sempre por cima, pule no carrinho e saia dele, desça rolando e salte no final para cair no outro trilho mais à frente. Dali, siga pela plataforma, mate o bicho, pegue os 10 anéis e desça a ladeira saltando bem no final da rampa (na verdade, Sonic vai pegar um impulso extra se você saltar bem na hora que ele é jogado da rampa).
Só assim para alcançar a plataforma final, pegar outro carrinho e saltar pro lugar onde está a primeira esmeralda do jogo.
Sky High é uma das zonas que mais se diferenciou da série. Se passando praticamente nas nuvens, a fase contém a famosa e temida asa-delta, item que provocou a ira de 9 entre 10 moleques na época do lançamento. Não existe segredo para controlar a asa-delta, basta pegá-la com alguma velocidade e ir dando toquinhos pra trás pra se manter no alto e apertando pra frente para descer.
Na segunda zona, entretanto, temos o elemento vento que ajuda e atrapalha ao mesmo tempo. A esmeralda pode ser pega usando a primeira asa-delta da fase, coisa que não é lá muito fácil de se fazer de início. Nesse caso, é possível pegá-la também usando as nuvens-mola, alguns pedaços de nuvens que jogam Sonic para o alto. Nesse modo é mais difícil achar a tal nuvem no meio das outras, mas nada é impossível.
Se preferir usar a asa-delta, tome um impulso já que a fase iniciar, corra e salte na direção dela. Com toquinhos pra esquerda, vá controlando Sonic para que ele não desça muito, sempre mantendo uma velocidade razoável. Quando alcançar a primeira rajada de vento, suba e controle para que ele não toque o "teto" da fase, ou vai cair na hora. Siga, de preferência, o mais alto que puder. Saiba que existe mais uma rajada de vento que, se você estiver muito alto, pode te jogar pro teto e te derrubar em seguida. Logo a esmeralda amarela surgirá na sua frente.
Caso opte pelo método da nuvem-mola, siga por baixo até achar uma mola solitária em uma plataforma cercada de espinhos. Pule nela e salte na nuvem da esquerda e, dali, pra plataforma de nuvens mais à esquerda. Agora é acertar a nuvem correta à direita e dela pra esmeralda. A nuvem correta está solitária e todas as nuvens-mola são idênticas, o que facilita de certa forma encontrá-la. Assim que pular nela, salte o mais longe possível à direita para agarrar a segunda esmeralda.
Aqua Lake é uma das zonas mais originais, juntamente com Sky High. Trata-se de um jardim aquático cheio de caminhos alternativos, muitas partes aquáticas e também onde estreou o primeiro looping de um jogo do Sonic no Master System.
O segundo ato, entretanto, é bem diferente do primeiro. A fase inteira se passa dentro de um túnel aquático, onde é preciso achar a esmeralda que está escondida no segundo labirinto. Essa fase também se tornou marcante pela possibilidade de controlar Sonic dentro de uma bolha de ar.
Pois bem, a terceira esmeralda do jogo está no segundo labirinto, aquelas partes onde não conseguimos controlar Sonic. A receita é simples: caia no buraco da entrada e siga sempre pra esquerda nas bifurcações. A esmeralda está em um cantinho ali.
Finalmente a saudosa Green Hill dá as caras no Sonic 2 do Master. A música é uma das mais clássicas do Sonic e a fase é bem simples, quase uma reta cheia de anéis para pegar. Mas, no meio dessa reta, há uma plataforma alta onde encontramos a quarta esmeralda.
Essa fase apresenta um novo gadget em que Sonic pode rodar para conseguir impulso e alcançar as partes mais altas. Tirando esse fato, os dois atos são bem simples, bem como encontrar a esmeralda.
No segundo ato, assim que começar a subir uma rampa, logo no início da fase, salte à esquerda assim que alcançar o topo e encontre uma passagem secreta na parede. Siga pelas esteiras até achar a esmeralda na parte mais alta.
Sim, aqui temos a última esmeralda do jogo no Ato 3 dessa fase maluca cheia de canos. A esmeralda, na verdade, está em posse do Sonic robô e é preciso destruí-lo para reavê-la.
No entanto, o bicho é meio chato de morrer, então tenha o maior cuidado em acertar o danado apenas quando ele ficar parado em um dos cantos da tela.
De posse de todas as esmeraldas, basta seguir pra fase secreta Crystal Egg Zone e enfrentar o Robotnik em sua máquina dotada de encanamentos ao redor da tela.
Destruído, finalmente o verdadeiro final com o resgate de Tails é revelado! Enjoy!!
Link relacionado: Retronado Sonic 1 (Master System)
Boa Cosmão! Excelente ideia do GP. E muito muito útil!!! Adorei! Abração.
ResponderExcluirvou baixar essa versão do Master Cosmão, já que não curti muito a versão do Mega.(podem tacar pedras)
ResponderExcluirMuito bom post.
ResponderExcluirGrandes recordações que as imagens deste post me trouxeram!
ResponderExcluirAbraço
Odeio a esmeralda da Sky High (maldita). Passei um final de semana inteiro jogando e não achei ela...
ResponderExcluirEsmeralda amarela mais fdp do universo.
Excluirela fica logo depois daquele segundo bicho que dá tiro lá nas núvens
Excluir@Leo S.
ResponderExcluirValeu Leo!
@Leandro
Cara, não conta pra ninguém, mas eu prefiro também os Sonics do Master hehehe!
@Anônimo
Valeu!
@Pedro
Sonic 2 é recheado de lembranças da minha infância também!
@Marcel
Essa esmeralda era o capeta na época, poucas pessoas conseguiam pegar a danada, pois muita gente apanhava pra controlar a asa-delta (eu incluso). Tanto é que descobri a segunda forma de pegar a maldita sem passar pelo stress de voar pelo cenário naquilo.
Mano, pegar a esmeralda com a asa delta é muito mais fácil. Tentei de todo jeito pegar do outro jeito, mas não funcionou.
Excluirum pouco antes de chegar naquele segundo bicho que dá tiro e desaparece tem uma nuvenzinha com mola, é só pular nela e ir com todo o impulso pra frente que você pega a mardita esmeralda amarela
ExcluirCara, eu terminei o jogo antes de ler tua postagem. Fiquei puto demais - só quando terminei percebi que não tinha pego as esmeraldas! HAHAHA sua postagem está sendo fundamental para eu terminar o jogo. Abraço.
ResponderExcluirValeu, essa é a intenção do GP. Boa sorte :D
Excluiroi
ResponderExcluir