sábado, 31 de dezembro de 2011

Guia Prático SHUGAMES - As Esmeraldas de Sonic 2 (Master System)



Guia Prático Shugames: As Esmeraldas de Sonic 2 (Master System)

A idéia de um Guia Prático (daqui pra frente, GP) já vem de algum tempo, desde quando criei o Retronado de Bolso baseado no Detonado de Bolso criado pelo Matt da Old Games FTW. O guia nasceu para ser simples e, geralmente, mostrar onde estão itens importantes e/ou fundamentais para a jogatina de determinados jogos. Sonic 2 do Master, por exemplo, requer que o jogador encontre esmeraldas bem escondidas no cenário caso deseje ver o verdadeiro final. Então, mãos à obra, pois o jogo não é curto e requer uma certa atenção especial!


Como muitos devem saber, as versões do Sonic para Master System são diferentes das do Mega no que diz respeito à coleta de esmeraldas. Enquanto na versão 16 bits o negócio rola dentro de fases bônus específicas, no Master System as danadas estão escondidas no cenário (isso mudando apenas no Sonic Chaos, onde pra cada uma das 5 esmeraldas existe um bônus diferente). Outro detalhe é que a maioria delas está escondida no segundo ato de cada zona, ou seja: o GP vai focar apenas nos estágios onde a esmeralda se encontra. Vamos lá!

O esquema aqui é seguir sempre por cima, pule no carrinho e saia dele, desça rolando e salte no final para cair no outro trilho mais à frente. Dali, siga pela plataforma, mate o bicho, pegue os 10 anéis e desça a ladeira saltando bem no final da rampa (na verdade, Sonic vai pegar um impulso extra se você saltar bem na hora que ele é jogado da rampa).


Só assim para alcançar a plataforma final, pegar outro carrinho e saltar pro lugar onde está a primeira esmeralda do jogo.


Sky High é uma das zonas que mais se diferenciou da série. Se passando praticamente nas nuvens, a fase contém a famosa e temida asa-delta, item que provocou a ira de 9 entre 10 moleques na época do lançamento. Não existe segredo para controlar a asa-delta, basta pegá-la com alguma velocidade e ir dando toquinhos pra trás pra se manter no alto e apertando pra frente para descer.

Na segunda zona, entretanto, temos o elemento vento que ajuda e atrapalha ao mesmo tempo. A esmeralda pode ser pega usando a primeira asa-delta da fase, coisa que não é lá muito fácil de se fazer de início. Nesse caso, é possível pegá-la também usando as nuvens-mola, alguns pedaços de nuvens que jogam Sonic para o alto. Nesse modo é mais difícil achar a tal nuvem no meio das outras, mas nada é impossível.


Se preferir usar a asa-delta, tome um impulso já que a fase iniciar, corra e salte na direção dela. Com toquinhos pra esquerda, vá controlando Sonic para que ele não desça muito, sempre mantendo uma velocidade razoável. Quando alcançar a primeira rajada de vento, suba e controle para que ele não toque o "teto" da fase, ou vai cair na hora. Siga, de preferência, o mais alto que puder. Saiba que existe mais uma rajada de vento que, se você estiver muito alto, pode te jogar pro teto e te derrubar em seguida. Logo a esmeralda amarela surgirá na sua frente.


Caso opte pelo método da nuvem-mola, siga por baixo até achar uma mola solitária em uma plataforma cercada de espinhos. Pule nela e salte na nuvem da esquerda e, dali, pra plataforma de nuvens mais à esquerda. Agora é acertar a nuvem correta à direita e dela pra esmeralda. A nuvem correta está solitária e todas as nuvens-mola são idênticas, o que facilita de certa forma encontrá-la. Assim que pular nela, salte o mais longe possível à direita para agarrar a segunda esmeralda.


Aqua Lake é uma das zonas mais originais, juntamente com Sky High. Trata-se de um jardim aquático cheio de caminhos alternativos, muitas partes aquáticas e também onde estreou o primeiro looping de um jogo do Sonic no Master System.

O segundo ato, entretanto, é bem diferente do primeiro. A fase inteira se passa dentro de um túnel aquático, onde é preciso achar a esmeralda que está escondida no segundo labirinto. Essa fase também se tornou marcante pela possibilidade de controlar Sonic dentro de uma bolha de ar.


Pois bem, a terceira esmeralda do jogo está no segundo labirinto, aquelas partes onde não conseguimos controlar Sonic. A receita é simples: caia no buraco da entrada e siga sempre pra esquerda nas bifurcações. A esmeralda está em um cantinho ali.


Finalmente a saudosa Green Hill dá as caras no Sonic 2 do Master. A música é uma das mais clássicas do Sonic e a fase é bem simples, quase uma reta cheia de anéis para pegar. Mas, no meio dessa reta, há uma plataforma alta onde encontramos a quarta esmeralda.


No segundo ato, assim que chegar em umas molas entre espinhos, haverá um par de molas que joga Sonic para acima da tela (são as únicas molas na fase que fazem isso). Use o impulso da mola da direita para voar pela tela e alcançar a próxima plataforma. Estamos perto da danada, siga até chegar em outra mola cercada de espinhos; dela, salte à direita até alcançar outro par de molas em um lugar mais alto, de difícil acesso de primeira. A esmeralda no alto de uma plataforma, também à direita. Simples, não?


Essa fase apresenta um novo gadget em que Sonic pode rodar para conseguir impulso e alcançar as partes mais altas. Tirando esse fato, os dois atos são bem simples, bem como encontrar a esmeralda.


No segundo ato, assim que começar a subir uma rampa, logo no início da fase, salte à esquerda assim que alcançar o topo e encontre uma passagem secreta na parede. Siga pelas esteiras até achar a esmeralda na parte mais alta.


Sim, aqui temos a última esmeralda do jogo no Ato 3 dessa fase maluca cheia de canos. A esmeralda, na verdade, está em posse do Sonic robô e é preciso destruí-lo para reavê-la.


No entanto, o bicho é meio chato de morrer, então tenha o maior cuidado em acertar o danado apenas quando ele ficar parado em um dos cantos da tela.


De posse de todas as esmeraldas, basta seguir pra fase secreta Crystal Egg Zone e enfrentar o Robotnik em sua máquina dotada de encanamentos ao redor da tela.


Destruído, finalmente o verdadeiro final com o resgate de Tails é revelado! Enjoy!!


Link relacionado: Retronado Sonic 1 (Master System)


12 comentários:

  1. Boa Cosmão! Excelente ideia do GP. E muito muito útil!!! Adorei! Abração.

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  2. vou baixar essa versão do Master Cosmão, já que não curti muito a versão do Mega.(podem tacar pedras)

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  3. Grandes recordações que as imagens deste post me trouxeram!

    Abraço

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  4. Odeio a esmeralda da Sky High (maldita). Passei um final de semana inteiro jogando e não achei ela...

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    1. Esmeralda amarela mais fdp do universo.

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    2. ela fica logo depois daquele segundo bicho que dá tiro lá nas núvens

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  5. @Leo S.
    Valeu Leo!

    @Leandro
    Cara, não conta pra ninguém, mas eu prefiro também os Sonics do Master hehehe!

    @Anônimo
    Valeu!

    @Pedro
    Sonic 2 é recheado de lembranças da minha infância também!

    @Marcel
    Essa esmeralda era o capeta na época, poucas pessoas conseguiam pegar a danada, pois muita gente apanhava pra controlar a asa-delta (eu incluso). Tanto é que descobri a segunda forma de pegar a maldita sem passar pelo stress de voar pelo cenário naquilo.

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    1. Mano, pegar a esmeralda com a asa delta é muito mais fácil. Tentei de todo jeito pegar do outro jeito, mas não funcionou.

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    2. um pouco antes de chegar naquele segundo bicho que dá tiro e desaparece tem uma nuvenzinha com mola, é só pular nela e ir com todo o impulso pra frente que você pega a mardita esmeralda amarela

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  6. Cara, eu terminei o jogo antes de ler tua postagem. Fiquei puto demais - só quando terminei percebi que não tinha pego as esmeraldas! HAHAHA sua postagem está sendo fundamental para eu terminar o jogo. Abraço.

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