domingo, 15 de janeiro de 2012

Retronado de Bolso: Quackshot (parte 1)



Eu já havia pensado em um Retronado sobre Quackshot faz um tempinho, mas, com a criação do Retronado de Bolso do Monster World IV, resolvi fazer um nos mesmos moldes pro jogo do Donald. Afinal, é um game com alguns segredinhos, um toque de RPG e até mesmo adventure misturado.

A história de Quackshot gira em torno da descoberta de Donald de um tesouro valioso através de um dos livros da vasta biblioteca do Tio Patinhas. O tal livro se chamava O Tesouro do Grande Pato Rei Garuzia. De acordo com o livro, Garuzia foi um importante líder de seu reino que, antes de partir dessa pra melhor, escondeu seu maior tesouro em um lugar secreto. Donald encontra então um mapa dentro do livro, provavelmente revelando onde o tal tesouro está escondido.

Feliz com a descoberta, Donald esbraveja que será rico como Tio Patinhas assim que colocar as mãos no tesouro. Mas, do lado de fora, Bafo de Onça observava tudo e pretendia tomar o mapa à todo custo de Donald. O destino estava traçado e, por ironia do destino, o pato mais azarado do mundo estava num dia de sorte e os planos de João Bafo de Onça não vigaram naquele dia...  Huguinho, Zezinho e Luizinho, ao saberem da história, prontamente arrumaram um avião para que todos fossem atrás do grande sonho. Margarida ainda surgiu na mesma hora, cobrando o jantar combinado com Donald, mas o que é um mero jantar perto de uma caçada ao tesouro, mulher?


Assim que decolaram, Bafo de Onça partiu logo atrás dos patos, dando início à um dos jogos mais amados do Mega Drive e dos 16 bits em geral!


• a primeira parada é em Duckburg, algo como Patópolis, como todos conhecem. Donald usa uma arma peculiar que atira desentupidores de pia, a qual poderá ser modificada mais adiante, como vamos ver. Além disso, ele pode se abaixar e correr com o botão A, delizar abaixado com o C e saltar também com o botão C. Essa primeira fase é simples, mas nem todos seus segredos podem ser descobertos nessa primeira investida;
• ao alcançar o final, o guarda lhe dá a dica: apenas com o acessório correto Donald será capaz de escalar a parede à frente;
• é hora de chamar os sobrinhos e seguir pra próxima etapa, pause o game e escolha [CALL THE AIRPLANE];
• siga direto para o Mexico;


• o deserto do Mexico tem três telas iniciais com alguns inimigos clássicos, como clones do Bafo, abutres que jogam colméias e cactos vivos;
• como a primeira fase, os segredos do Mexico só serão totalmente revelados na segunda visita;
• ao chegar no fim, uma mulher recebe Donald e lhe diz que somente com uma chave especial ele poderá entrar na pirâmide, e a tal chave está em Duckburg;
• hora de voltar à Duckburg e falar com o guarda, que prontamente entrega a HERO KEY! É hora de encarar a pirâmide!


• a pirâmide é o primeiro desafio real do jogo, onde a habilidade em controlar Donald é colocada à prova. São muitas telas com chamas voadoras que circulam Donald, além de paredes falsas e muitas escadas;
• em algumas partes é preciso atirar em blocos verdes para que parem de se mover e sirvam como plataformas pra alcançar as partes mais altas. A habilidade de Donald de deslizar (baixo + C) também será muito útil aqui nas passagens estreitas;
• mais ao alto, Donald encontrará Pateta que lhe entregará um bilhete e a primeira modificação da sua arma: o desentupidor vermelho, que gruda nas parades e permite subir por elas;
• Pateta diz ainda que o Professor Pardal quer conversar com Donald em Duckburg. Agora é preciso voltar NA RAÇA a fase inteira até a entrada da pirâmide e chamar o avião para seguir até Duckburg! Teleporte é pros fracos...


• ao chegar em Duckburg, use o novo desentupidor para escalar a parede e seguir pela nova área da fase. Aqui o principal cuidado são com os auto-falantes que cospem as palavras BOOM e podem acertar Donald facilmente;
• a terceira etapa de Duckburg é sobre o céu, onde Donald faz uso de correias nos fios de alta tensão. É um pedaço bem ingrato onde é preciso ficar atento pra não morrer muito e pegar os itens e pontos pelo caminho;
• no final, Professor Pardal te espera com mais uma arma nova, a Bubblegum, que permite quebrar certos tipos de parede;
• a volta é mais simples e segura, podem ficar tranquilos;

Semana que vem eu volto com a segunda etapa do Quackshot! Até lá!

10 comentários:

  1. Um clássico, que eu terminei no meu Dingoo assim que comprei o aparelho.

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  2. vou te acompanhar nesse Quack Shot Cosmão. hoje a tarde começo e depois comento o que passei

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  3. Um dos melhores jogos do Mega Drive, ainda que seja até fácil.

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  4. já cheguei na parte do Prof. Pardal. por enquanto essa parte dos postes que foi difícil,passar. mas de resto tranquilo.

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  5. @fermio0100
    Dingoo ainda faz parte do meu sonho auhauahua

    @Leandro
    No começo essa travessia no "varal" é a mais complicada do jogo mesmo, mas tem mais coisas chatas adiante...

    @Talude
    Com certeza, mesmo sendo meio fácil, é um clássico indiscutível!

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    1. Pois é Matt, postei faz uns bons anos um detonado dele no saudoso /goldengames heheheh

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  7. Aqui está um jogo que eu sempre quis jogar mas que nunca encontrei!

    Adoro os gráficos do jogo.

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    1. Meu primeiro aluguel com o Mega recém comprado na época, lembro até hoje da capinha, me chamou a atenção na hora hehehe

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  8. Cara... com certeza é um jogaço! Abro muito o Gens+ só pra jogar ele e isso demora...

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