domingo, 12 de fevereiro de 2012

Especial: Os 10 Melhores Beat'n Ups / Arcades



Há algum tempo eu estava ensaiando e esboçando uma nova seção pro blog, uma seção que iria falar apenas de listas, mas a falta de tempo e as inúmeras possibilidades que tal seção poderia me levar acabaram por atrasar sua estréia. Mas ontem, decidi que era hora de começar e começar em grande estilo: a série OS 10 MELHORES estréia hoje com um estilo amado por muita gente, os beat'n ups de arcades.

A palavra beat'n up, por si só, já é capaz de fazer muita gente voltar ao passado, na época em que se gastava dinheiro comprando fichas e mais fichas para entupir as máquinas de fliperama. Diferente do que acontece hoje em dia, tais máquinas já lotaram muitos bares de molecada doida pra sair na porrada em jogos como Street Fighter, Mortal Kombat e King of Fighters, só pra citar os mais famosos. Junto com esses medalhões, um outro estilo fazia sucesso também: a briga de rua, ou, como é conhecido "tecnicamente", beat'n up.

Hoje vou listar os dez melhores jogos desse estilo que tive o prazer de jogar, alguns nas lendárias máquinas, outros via nosso querido MAME. Portanto, por se tratar de uma lista pessoal, podem faltar alguns jogos como aparecer outros que muita gente não gosta ou simplesmente não conhece. Mãos à obra!


Como se trata de uma lista (listas, sempre elas), vou fazê-la de forma decrescente, começando do décimo lugar.

10 - Captain Commando


Joguei muito, mas muito mesmo, pena que somente no SNES. Como tenho um amigo que tinha um SNES, pude aproveitar uma boa safra de jogos pro 16 bits da Nintendo através dele. Captain Commando é um jogo bem diferente dos beat'n ups tradicionais. Primeiro, ele traz personagens diferentes. Não é em qualquer jogo que lutamos com um bebê à bordo de um mech invocado, ou usamos uma múmia munida de adagas para esfaquear inimigos. Além de tudo isso, Captain Commando tem uma interatividade com o cenário bem interessante.

9 - The Combatribes


Mais um que conheci via emulador, dessa vez no saudoso Raine, emulador antigo de fliperamas mais antigos ainda. Combatribes me fascinou pela variedade de golpes e finalizações. Vejam só, é possível combear o oponente, chutá-lo no chão ou bater com a cabeça dele no asfalto quente, pegar pelas pernas e rodopiá-lo, jogando por cima do resto do bando ou simplesmente carregar o indivíduo e despachá-lo como se fosse um saco de lixo. Precisam de uma definição melhor de briga de rua?

8 - Vigilante


Maria (ou Madonna nos arcades) foi raptada por uma gangue random e cabe à você, outro cara random salvar sua amada. Para isso, chutes, socos, voadoras e até um nunchuk estão à sua disposição. Diferente da maioria dos jogos da época, Vigilante tinha uma movimentação lateral, mas sem profundidade, caracterizando-o como uma espécie de beat'n up horizontal. Por essa mesma característica, não era raro perder fichas e mais fichas (ou a paciência, no caso da conversão para Master System), tentando se livrar dos infinitos inimigos que adoravam dar uma gravata no herói.

7 - Ninja Baseball Bat Man


Apesar do nome, não tem nada a ver com o morcegão da DC. Ninja Baseball eu diria se tratar de um daqueles jogos tão únicos que nunca mais vai existir algo sequer parecido. Pra começar, os personagens todos são baseados no baseball, então espere por muitas bolinhas e tacos por todo lado. O combate no game é bem diversificado e divertido, fazendo uso das habilidades únicas dos quatro personagens principais. Além disso, o jogo mostra muita criatividade dos produtores ao fazer inimigos variados e chefes bem diferentes do que estamos acostumados à ver (um jatinho como chefe? um caminhão?). Resumindo: uma grata surpresa que descobri graças ao MAME.

6 - Teenage Mutant Ninja Turtles


Se for considerar a versão arcades, que é o caso desse especial, joguei bem pouco, apesar de ter conhecido o game justo nos arcades.  Até hoje, é um dos melhores já feitos com o quarteto dos esgotos. Cheios de fases interessantes, inimigos clássicos e muita porrada, jogar com mais três amigos essa pérola é diversão sem fim.

5 - The Simpsons


É impossível começar o game e não abrir um sorrisão de orelha à orelha. Como eu já falei na resenha que fiz recentemente, o game não é um primor, peca muito na jogabilidade, que poderia ser mais variada, mas o game empolga pelo fato de mais três amigos dividirem a tela com você. E, acreditem, jogar Os Simpsons com mais três amigos é uma das experiências mais gratificantes que os arcades já puderam proporcionar.

4 - Caddilacs and Dinosaurs


Eu não pude conhecer a máquina, mas certamente C&D foi um dos primeiros jogos que rodei no antigo Callus, emulador de arcades da Capcom. O game é tão gostoso e simples de jogar que às vezes eu acho que Final Fight serviu apenas como treino para que um dia surgisse esse jogo (ou não, não me lembro quem veio antes). Todos os personagens tem uma gama ótima de combos variados, diversos tipos de ataques (com corrida, inclusive), itens por todo canto e armas de fogo, muitas armas de fogo pra peneirar os inimigos pelo caminho. Como se não bastasse, existe ainda uma fase onde corremos com um carrão atropelando geral pelo caminho!

Chegou a hora do TOP 3. Aqui estão o que considero os três melhores beat'n ups que já joguei na minha vida. Claro, opiniões vão divergir, mas é pra isso que os comentários existem! Vamos lá!

3 - Final Fight


Apesar de gostar muito do segundo game para SNES, essa primeira versão ficou marcada pelo fato de fazer parte da infância de muita gente que está lendo esse especial. A minha, inclusive. Final Fight figurava, ao lado de Double Dragon, como uma das máquinas mais disputadas de sua época. Era difícil chegar no bar (onde geralmente existiam arcades) e ver a máquina livre pra poder dar uma jogadinha. A saudosa campanha de Cody, Guy e Haggar para salvar sua própria filha me traz boas memórias até hoje, quando escuto as primeiras porradas ao executar a rom.

2 - Double Dragon


Primeiro arcade que joguei na vida e acredito que de muitos aqui também. Lembro até hoje da molecada fazendo de tudo pra poder escalar as grades da fase 2. Double Dragon me remete ao inesquecível tempo onde jogar era a única preocupação depois da escola. Havia um bar perto da minha casa e eu sempre aparecia por lá pra jogar um pouco de Double Dragon, mesmo sem entender quase nada. E depois que ganhei um Master System, adivinhem qual foi o meu primeiro aluguel...

1 - Vendetta


Venho mencionando desde os X-Men que a possibilidade se jogar com mais três amigos é uma das melhores características de um beat'n up. Agora junte tudo isso no melhor beat'n up de rua já feito. Sim, Vendetta consegue superar qualquer coisa antes dele, desde Double Dragon até mesmo Final Fight e, se querem saber, é uma pena que tenha parado no primeiro game. Jogando com um dos 4 lutadores, o objetivo, como sempre, é salvar uma doce donzela que foi raptada, o que me faz pensar que nos anos 80 a moda era raptar mocinhas pra ver o couro comer nas ruas. Os gráficos são ótimos, mesmo na "dureza" dos personagens. Bater nos inimigos no chão, socar o porrete e ver o delinquente voar pro fundo do cenário de cara no muro ou até mesmo estando caído meter a bica nas canelas do desgraçado que te derrubou são coisas comuns em Vendetta.

E temos também as famosas menções honrosas:

• Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara


Pode não ser propriamente um briga de rua, mas a série de arcades Dungeons & Dragons é excelente e merece ser apreciada por quem curte uma porrada, seja de rua ou medieval, como no caso. Podendo ser jogado por até 6 jogadores de uma vez, o game é motivo de sobra pra você comprar aquele adaptador e fazer a festa com os amigos.

• Crime Fighters


Crime Fighters é como se fosse o começo de Vendetta, pois é muito similar ao mesmo. Jogando com até 4 pessoas, escolha um dos heróis e vá salvar a doce donzela das mãos da gangue mais poderosa da cidade. O que mais chama a atenção aqui são duas coisas: a forma como seu personagem bate nos inimigos e a variedade de cenários. Chutar o inimigo no chão e o próprio modo como o herói soca os oponentes deixa muito jogo da época e até atual no chinelo. Dá pra realmente quase sentir as porradas.

• Battletoads


Eu já tinha jogado muito Battletoads de NES e SNES, mas o de arcades eu nunca tinha sequer experimentado. O jogo é excelente, os gráficos são show de bola e o som é ótimo, me pergunto como fiquei tanto tempo sem conhecer essa versão, pra mim é a definitiva.

• X-Men


Um arcade dos X-Men onde até 4 pessoas podem jogar juntas não é algo que acontece todo dia. Então, por mais que o game seja meio enjoativo e os golpes um pouco repetitivos, esse jogo merece o quinto lugar com honras. Os gráficos ficaram lindos, com destaque para movimentação dos personagens, fluida e com uma animação muito bem feita. Os golpes especiais ficaram bem bacanas, só faltou mesmo uma polida na jogabilidade, uns combinhos e golpes à mais fariam desse arcade tão famoso quanto o próximo...

• The Punisher


Falar do game do Justiceiro para fliperamas é chover no molhado. Certamente um dos melhores jogos de briga de rua já feitos, o game conta com uma interação enorme com o cenário, onde quase tudo é destrutível ou pode ser usado/arremessado nos inimigos. Frank pode ainda usar uma pistola em determinados momentos, bem como granadas para limpar a tela. Talvez o único porém sejam os golpes escassos, mas, mesmo assim, é um jogão de porrada que muita gente (eu inclusive) adora.

45 comentários:

  1. Sójo. Só jogaço. Lembrei do fotolog do Matt. Ótima lista, Cosmozera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! O pushstart era só beat'n up, clássico do Matte!

      Excluir
  2. Grandes Clássicos. Muito bom relembrar os tempos de fliperama. E sobre o Double Dragon, foi meu primeiro jogo no fliper, e no Master do meu primo também...hehehe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que compartilha da mesma experiência. Nunca mais vou me esquecer da bios do Master System subindo na tela e o logo do Double Dragon aparecendo, foi um instante mágico...

      Excluir
  3. Grandes jogos, lembro de ter jogado muito com meu irmão o tartarugas ninjas e Double Dragon nos fliperamas, escondido do meu pai é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo na época jogava escondido dos pais, afinal, a maioria das máquinas ficavam em bares e botecos onde crianças não podiam ir heheheh

      Excluir
    2. É verdade, época boa que tenho certeza que n volta mais!

      Excluir
  4. Grande Lista Cosmão. Tem muito jogo que eu nem conhecia. Já Caddilacs and Dinosaurs, esse eu joguei e joguei muito. Pena que era tempo de vacas magras e dava pra no máximo por duas fichinhas na máquina (hehe). Lembro até hoje da fase do Caddilac que você citou. Desses games que não conheço um que me chamou a atenção (pelos gráficos) foi Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara. Já anotei aqui para um futura tarde de jogatina.

    Um abraço parceiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcel! Esse Shadow of Mystara é excelente, recomendo muito o game, mas jogue com tempo, pois o game é longo e cheio de minúcias!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sem Violent Storm nem nas menções honrosas?! :(((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Richard, infelizmente esse passou batido, mas prometo falar exclusivamente dele num futuro próximo. Sabe como é, todas as listas tem suas "falhas".

      Excluir
  7. Só jogaço e mais um outros que preciso jogar. :O
    Pra mim, Cadlacs & Dinossaurs é o melhor jogo de ação de todos os tempos desse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadillacs tem uma jogabilidade muito macia e caprichada, algo raro nesse gênero na época, onde tudo era meio duro e travado.

      Excluir
  8. Caddilacs and Dinosaurs e Shadow Over Mystara devem estar entre os melhores jogos pra detonar com os amigos. O de D&D tem o problema das magias que travam a tela, o que com ficha infinita fica um saco. Mas no geral são muito bons. Senti uma leve falta de Captain America & The Avengers, mas como é beeeem parecido com Simpsons e TMNT dá pra relevar :D Vou tacar alguns dessas no emulador de PSP pra relembrar ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Captain America & The Avengers.... posso ser sincero Heider? Nunca gostei disso, nem nas máquinas, nem no Mega e nem em nenhum lugar, ô joguinho chato com aquelas vozes ridículas...

      Excluir
  9. Ótima lista! Senti falta de Golden Axe! rsrs

    Adorava Vigilante! Melhor que Kung Fu Master na minha opinião.

    Final Fight era ótimo mesmo!

    Double Dragon é o maior clássico do gênero! Vc chegou a jogar o Renegade também?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que realmente ficou de fora... Mas como eu já falei sobre o último Golden Axe para arcades por aqui, espero que me perdoe a falha hehehehe!

      Sobre o Renegade, nos arcades eu nunca joguei, mas gostava muito da versão do Master System (sempre ele).

      Excluir
  10. passei muitas horas jogando Cadilacs e Dinosaurs na infância. eu queria jogar esse dos simpsons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo dos Simpsons saiu recentemente nas redes do PS3 e X360, via download. Vale baixar caso possua um dos dois consoles. Senão, só via MAME mesmo ou encontrando uma máquina perdida (é mais fácil você achar um saco de ouro uahuahauh)

      Excluir
  11. Uma lista sem Goldem Axe, a obra prima dos Beat'n Ups......hmmm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra dizer bem a verdade, só gostei de Golden Axe no Master System e porque era novidade. O único game da franquia que realmente eu gostei foi o quarto jogo, ainda bem desconhecido...

      Se quiser saber mais sobre ele, fiz uma resenha há algum tempo no blog: http://shugames.blogspot.com/2009/12/reliquia-retro-golden-axe-revenge-of.html

      Excluir
  12. Vigilante comandava kkkkkkkk bons tempos

    ResponderExcluir
  13. Caraca vários jogos animais hein curte esse top 10 curti pra caramba .

    ResponderExcluir
  14. Nada de Alien Vs Predator? =/

    Torrava toda minha mesada nesse game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK

      Prometo fazer outro especial em breve em nome dos "jogos esquecidos" galera!

      Eu precisava escolher os que eu mais jogava, infelizmente muita coisa ficou de fora.

      Excluir
  15. Achei muito legal a lista muito legal mesmo, senti falta do Michael Jackson's Moonwalker na minha infancia joguei muito essa maquina, bem que poderia ter entrado como homenagem postuma ne? hehehe um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Michael Jackson de arcades é mais shooter do que beat'n up :D

      Excluir
  16. Acho que tinha um Streets of Rage para Arcade, mas era um MegaTech ou MegaPlay, ou seja, um Mega Drive adaptado para Arcades.

    Um que merece uma menção honrosa é o PuLiRuLa.

    ResponderExcluir
  17. Ótima lista, mas eu concordo com o comentário de Jobs, faltou Alien Vs. Predator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vix Alien Vs Predator, quanto perdi de dinheiro tentando zerar esse jogo! Realmente faltou na lista

      Excluir
  18. Sem dúvida, o jogo que marcou o final de minha infância foi TMNT. Jogávamos eu e meus primos, mas só nas férias, quando eu ia pra capital, pois aqui no interior não tinha essa belíssima máquina. Mas toda a lista é fantástica. Eu sou um retrogamer mesmo, pq, na minha opinião, esses gráficos e essas cores atingem o auge da perfeição. Não precisa mais do que isso para divertir e encantar.

    ResponderExcluir
  19. A lista ficou muito boa, Cosmão. Acrescentaria mais os seguintes jogos que estão entre os meus preferidos.
    Sega:
    Spider Man - The Videogame
    Golden Axe 2 - Revenge of Death Adder
    Golden Axe
    Alien Storm
    Capcom:
    Warriors of Fate (Tenchi o Kurau 2: Sekiheki no Tatakai) - existe tb uma versão para Saturn assim como os dois games D&D
    Knights of the Round
    Aliens vs. Predator
    Armored Warriors
    Data East:
    Bad Dudes vs. Dragon Ninja
    Two Crude Dudes (tem tb versão para Mega Drive)

    ResponderExcluir
  20. Boa lista, so para adicionar que o Vendetta é a continuação do Crime Fighters, tanto que seu nome é Crime Fighters 2 no Japão.

    ResponderExcluir
  21. Clássicos, meu favorito da lista é o Vendetta. Uma coisa interessante é que Vendetta se chama Crime Fighters 2 no Japão, só que parece que a Konami dos US quis desvincular a imagem dele com o 1º Crime Fighters. Existe o Crime Fighters 3, que é o excelente Violent Storm, só que ele não lembra em quase nada os seus antecessores.

    ResponderExcluir
  22. Cara, só faltou Sunset Riders! Erro grave!

    ResponderExcluir
  23. Show!! Man demais! vou baixar tudo!! vlw man! Ótimo blog pra achar nomes de bons jogos!

    ResponderExcluir
  24. Me lembro que quando criança (e quando os bares tinham um monte de fliperamas), eu via de vez em quando, 4 caras batendo ombro enquanto jogavam Captão Comando, faziam fila pra jogar isso e eu sempre tentava ir com o ninja, não sei por que, mas detestava o Baby (talvez por que zoavam todo cara que sobrava pra pegar o Baby, não lembro por que faziam isso xDD).

    E faltou também Aliens Vs Predator, pesquise aí o beat and up deles pra arcade e vai se surpreender.

    ResponderExcluir
  25. Final fight... Pra mim o melhor, chegar até o boss do parque era o máximo, joguei muito, perdi muito dinheiro mas marquei minha adolescência com esse game.

    Saudades

    ResponderExcluir
  26. Final fight... Pra mim o melhor, chegar até o boss do parque era o máximo, joguei muito, perdi muito dinheiro mas marquei minha adolescência com esse game.

    Saudades

    ResponderExcluir