quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Retronado Legend of Oasis [5]


É hora de retornar com Legend of Oasis, o RPG bacanudo da Sega pro seu 32 bits! Recapitulando.... Já conseguimos 4 espíritos: Dytto (água), Efreet (fogo), Bawu (plantas) e Brass (som). O próximo é Shade, o Espírito da Escuridão, mas antes, claro, vamos dar uma explorada no cenário usando os poderes que temos para conseguir alguns itens importantes.


Voltando até Aquaria, Leon tem uma surpresa ao ver o povo desmaiado pelo caminho. Pegue Dytto na água e vá revivendo o pessoal, que diz que alguma coisa de ruim está acontecendo por ali. Ao subir as escadas, a razão dos problemas aparece, um capetão azulado chamado Bludgeon, e ele diz o seguinte:


- Diga à Myra que enquanto ela não voltar para nós esse vilarejo continuará sofrendo as consequências!

Mais acima, Ordan também está caído. Usando Dytto nele, o guerreiro começa a falar:


- Leon, por causa da minha idade avançada, já não pude fazer nada e agora estou aqui, morrendo aos seus pés. Nem mesmo os espíritos podem me salvar. Leon, você precisa destruir o mal de uma vez por todas, só você tem o poder para salvar Oasis das garras de Agito. Eu não vou estar vivo quando você se tornar o Rei dos Espíritos, então, leve minha espada com você, ela é a chave para o Templo do Vento.

E tomba em seguida. A espada de Ordan nada mais é que a Long Sword level 2, ou seja: não mudou muita coisa, apesar de ser a chave de um Templo. Após ver seu mestre falecer, converse com o outro morador caído e este lhe contará que os seguidores de Agito foram quem atacaram Aquaria. Além dos acontecidos, parece que uma menina também foi raptada por Bludgeon. Uma das moradoras comenta que as últimas palavras de Bludgeon foram: "Assim que Myra se render, eu devolvo os moradores raptados!". Encontrei Myra na casa que era de Ordan, completamente transtornada com a situação:


- A culpa é minha, eu sou a causadora de todo o mal. Minha vida toda foi fugir dos poderes de Agito, mas Ordan me convenceu a ficar aqui, pois essa era a minha missão. Leon, você precisa resgatar as pessoas sequestradas por Bludgeon, elas estão na Torre de Agito, lugar lacrado por espinhos gigantes. Estes espinhos temem apenas a escuridão, portanto, é preciso conseguir Shade, o Espírito da Escuridão para poder chegar lá!

E assim tem início a nova empreitada de Leon no jogo. Mas, como eu mencionei, antes disso, vamos atrás de alguns itens nos arredores de Aquaria.

Primeiro, equipe o Rod e destrua o tronco da direita, revelando o orb azul avulso ali. Com ele, suba, pegue Dytto nas fontes do vilarejo e faça ela reviver as plantinhas mortas, primeiramente a que fica perto de uma casa à nordeste. Use o poder azul pra fazer a mola na plantinha, desfaça-se de Dytto e pegue Bawu antes de subir na casa. Ali tem um rasgo com mais um Blue Scroll. Se estiver sem Elixir, suba na casa de Ordan e salte pra casa abaixo para pegar um frasco pequeno.

mais um Blue Scroll pro bolso
Agora siga até o Templo de Dytto, mais precisamente na parte um pouco antes do chefe, onde aparecem as medusas voando. Pegue Brass na alavanca (lembre-se: tudo que é de metal pode ser usado para invocar Brass) e destrua o cristal ali, liberando mais uma Emerald (level up para Bawu). Entre na porta.

uma esmeralda dentro do cristal
Pegue Dytto para congelar a fonte menor e suba do lado esquerdo da tela. Ali, equipe o arco e destrua a moita abaixo: um orb amarelo avulso surgirá, onde podemos pegar o poder do Scroll of Sound. Use o ataque especial (no caso, baixo, cima, baixo e ataque) para lançar três flechas e abrir a grade. O poder do Scroll of Sound permite que as flechas atravessem a grade e acertem a alavanca, liberando o caminho. Ali dentro, pegue mais um Yellow Scroll (um nome mais curto pro Scroll of Sound). Do outro lado da tela, a mesma coisa: use o ataque especial (estando com Leon de lado, frente, trás, frente e ataque) para destruir as moitas e revelar o orb amarelo e a alavanca que forma uma plataforma para subir ali. Dentro da porta, mais um Yellow Scroll. Saia do Templo de Dytto.

apesar da quantidade de tarefas, pegar os dois Scrolls of Sound é bem simples
Após a ponte, pegue Bawu e rasgue o chão ali embaixo: uma espécie de flor vai surgir (dois itens, chamados Tiny Thyme), esse item permite que Leon fique minúsculo. Pegue-as e entre abaixado na toca dos ratos ali próximo. Lá dentro, faça a limpa nos ratinhos e pegue Efreet na chama. No alto, leia a placa e pegue o queijo que cair: uma avalanche de ratos vai despencar do teto, use Efreet e mate todos. Pegue maçãs em um barril, queijo em outro e mais um Blue Scroll no baú ao centro. Retorne à luz do sol. Ali mesmo há outro rasgo em que vários itens de cura saltam pra fora quando se usa Bawu. Na tela da esquerda, pegue Efreet nas explosões das bombas e destrua o tronco cinza central para pegar mais um Ruby (level up para Efreet).

Efreet fazendo churrasquinho de ratos e evoluindo com mais um Ruby
Volte à tela anterior, siga pela esquerda, equipe o Rod e destrua as moitas ali. Pegue o orb avulso azul e retorne até onde pegamos o Ruby agora à pouco. Ali pela direita, há uma plantinha, use o Rod para formar a mola e pule sobre o portão. No baú, mais uma Aquamarine (level up pra Dytto). Você pode pegá-la também vindo lá de cima, pela água, mas com o poder do Blue Scroll encantado, vamos subir e usar na planta em frente à estátua gigante de Reharl. Ativando-a com o bracelete, ela informa que o Templo da Escuridão fica dentro da Floresta de Bawu, mais precisamente selada por um gigante cristal de ouro. Lembram-se da entrada? Passamos por ela quando fomos pegar Bawu, portanto, não é muito difícil de achá-la.

Aquamarine bem simples de se conseguir
Assim que entrar na Floresta de Bawu, siga para baixo até a ponte que já está formada e atravesse o lugar. Onde existem muitos espíritos e um buraco quadrado no meio, siga pela esquerda, suba na plataforma e dê a volta pelo caminho de grama até achar um buraco ali. Esta é a entrada para o Templo da Escuridão, pegue Brass no latão gigante e destrua o cristal de ouro usando o Destructive Cacophony.

eis a entrada para o inferno.... sim, o Templo da Escuridão é uma das piores dungeons do jogo
Como o Templo da Escuridão é um labirinto enorme, um lugar lotado de puzzles cabeludos e com um chefe mais chato ainda, vou encerrando o Retronado por aqui hoje. Semana que vem eu volto mostrando como é o lugar.

2 comentários: