domingo, 1 de abril de 2012

ESPN Extreme Games (Playstation)



Entre tantos jogos multiplayer que joguei no saudoso Playstation, com certeza esse ESPN Extreme Games foi um dos mais celebrados em minha humilde residência lá na década de 90. O game conseguiu unir o que havia de melhor em jogos de corrida, colocar 4 modalidades esportivas pra correr juntas e ainda capturou toda a essência de um Road Rash com maestria. Como se tudo isso não bastasse, criou pistas e as encheu de obstáculos sacanas por todos os cantos...

ESPN Extreme Games pode soar como um jogo genérico pra quem nunca jogou ou não o conhece. Pelo título, muitos podem supor que se trata de mais uma daquelas coletâneas de esportes radicais feitas pra vender no verão, coisa totalmente aceitável, principalmente no PSX. Mas, basta dar uma navegada entre as opções do jogo para ver que a coisa é muito mais profunda do que isso.


De começo, temos 4 modalidades: a mountain bike, o skate, os patins e o saudoso "rolimã", digo, street luge, um tipo de "carrinho" onde os "pilotos" vão deitados e que deslizam em corredores gelados nos esportes de inverno, mas adaptado para descer no asfalto quente. Cada um dos "veículos" tem suas próprias particularidades, sendo que o mais rápido é o luge, mas desbalanceado na hora de pegar velocidade e nos controles. Já a bike é mais simples de se controlar, mas cai mais facilmente e é complicada de manejar entre os obstáculos. O skate e os patins são os mais similares entre si, permitindo inclusive que o personagem dê alguns saltos durante as provas. É possível ainda escolher o personagem, sendo que alguns se dão melhor na bike, outros no skate e outros tem melhor aproveitamento no luge ou patins.

descendo Utah de street luge
observem um dos obstáculos na imagem da direita

As fases são baseadas em vários lugares do mundo, desde Itália até paisagens da América do Sul e regiões norte americanas. As pistas são apenas de ida, como em Road Rash, e possuem vários obstáculos pelo caminho, tudo pra atrapalhar os corredores. Em todas elas existem vários arcos espalhados de diversas cores, onde cada um deles pode dar desde maior tempo até uma graninha extra pra poder usar na lojinha. O objetivo, além de vencer, acaba se tornando passar por todos os arcos da fase, um desafio enorme. A loja, localizada nas opções da tela principal do jogo, oferece vários veículos novos de cada modalidade. Quanto mais rápido e melhor o veículo, mais caro, obviamente, daí a necessidade de se juntar uma boa quantia para melhorar cada vez mais seu equipamento no jogo.

se eu não soubesse, poderia dizer que essa é uma imagem do Road Roash do 3DO com uma bicicleta

O jogo ainda tem algumas características bem bacanas. O lance de poder bater nos oponentes é algo claramente inspirado em Road Rash. Cada um dos botões de "ombro" do PSX é usado ou para chutar, ou socar em um dos lados. Derrubar oponentes acaba se tornando algo totalmente necessário conforme o avanço nas pistas, visto que todos eles também são bastante agressivos e vão fazer de tudo para te sacanear. Aí entra a diversão do jogo: nada paga o preço de derrubar alguém deitado num lunge e ver o desgraçado capotar na rua, ou então meter a bica no bicicleteiro e ver o sacana beijar um muro ou cair no acostamento. O game proporciona uma diversão muito similar à encontrada em jogos da série Road Rash: corra pra ganhar dinheiro e bata em todo mundo no caminho. E não se engane: os levels mais altos escondem desafios descabelantes, com pistas forradas de obstáculos e inimigos implacáveis.

com o skate é possível saltar, o que facilita muito em alguns obstáculos
como contra, o bicho é lento pra caramba...

Os gráficos do jogo são bacanas, lisos e sem nenhum slowdown. Tirando as texturas simples e a movimentação meio dura dos personagens, não há do que reclamar, até porque os controles ajudam bastante. O som mistura um rock pra agitar as corridas e sons típicos, como gritos, berros e muito, muito barulho de rodinhas no asfalto.

algo me diz que a pista em South America passa pela Floresta Amazônica...

Com certeza, esse joguinho foi um dos que mais me divertiu no Playstation, lembro de passar dias quase inteiros jogando com amigos. Por essas e outras, o considero um dos melhores jogos de esportes já feitos, ao lado de Road Rash como um dos pioneiros da pancadaria em jogos de corrida. Nesse ponto a geração atual está devendo, quem dera saísse um novo Extreme Games pros consoles atuais...


Resumão:
+ o jogo tem um visual bem feito e agradável;
+ correr, bater e ganhar dinheiro por isso, fórmula de sucesso que anda esquecida;
+ o design das fases, cheias de barreiras, blocos e obstáculos;
+ muitos equipamentos pra comprar, o que instiga o jogador a tentar vencer à todo custo;
- a movimentação dos personagens é ruim;
- poderia ter músicas mais expressivas;

Final Score: 8.5

3 comentários:

  1. jogava muito esse com os amigos. mas a gente nunca ganhava uma corrida, mas valia a diversão

    ResponderExcluir
  2. E´um bom jogo jogava direto o terceiro da série na casa de um amigo me lembro de ter visto na televisão um programa falando muito bem dele na época .

    ResponderExcluir
  3. acheiiiiii esse jogo é fera um dos classicos do ps1

    ResponderExcluir