quinta-feira, 12 de abril de 2012

Little Master Nijiiro no Maseki (SNES)



Eu podia batizar essa semana de Abril de Semana Louca dos RPGs Obscuros do SNES, tamanha a quantidade de jogos que pintaram por aqui por esses dias. Brain Lord e Brandish se provaram ser ótimos action-rpgs quase que desconhecidos do sistema, mas hoje eu lhes trago um belo joguinho de estratégia, similar ao já consolidado Shining Force, mas com suas próprias particularidades.

Lhes apresento, Little Master Nijiiro no Maseki, terceiro jogo de uma série que nasceu no Game Boy e mais um game que, infelizmente, ficou restrito ao Japão. Mas graças à algum grupo de nerds entendidos do assunto acabou por ser traduzido e, assim, acabou podendo ser apreciado também deste lado do mundo. Tá certo que a tradução ainda tem alguns errinhos, mas nada que seja tão alarmante assim, como vou tentar mostrar nas próximas linhas.

Little Master Nijiiro no Maseki conta a história de... bom, apesar da tradução deixar as coisas mais fáceis de entender do ponto de vista técnico, o enredo do jogo ainda ficou um pouco obscuro e, mesmo pesquisando na internet, fica difícil saber quais as motivações dos personagens principais e qual o mote central da história.


Então, podemos dizer que o grupo liderado por Rim tem como missão expulsar um bando de ladrões que insiste em fazer algazarras pelas províncias ao redor do castelo de Linark. Após a primeira batalha, o grupo se vê envolvido com o roubo de uma importante tabuleta, item este que o rei pede para que Rim o consiga de volta, então o trio parte com essa missão inicial.

o primeiro mapa de batalha e uma cena da luta, gráficos caprichados

O game se desenvolve conforme o avanço pelo mapa, similar ao que acontece com Fantasy Tatics, somente para comparação. À cada cidade ou local, alguma batalha ou conversa ocorre, sendo que a primeira é muito mais comum. Todo o cerne do jogo está centrado, aparentemente, em livrar todo o continente das mãos dos ladrões da Bomber, a organização por trás do roubo da tal tabuleta.

Bom, deixando o enredo de lado, a parte técnica do jogo é um deslumbre. Desde as agradáveis fontes dos menus ao sistema de batalha e evolução, o jogo deixa muito jogo famoso comendo poeira quando se trata tanto de gráficos como de design em geral. Por ser um genuíno jogo de estratégia, as lutas ocorrem em mapinhas simples e, a cada encontro com o inimigo, a tela exibe os dois envolvidos lutando entre si. Cada ataque é seguido de um contra-ataque, muito parecido com o que acontece nos consagrados Shining Force e Fire Emblem.

no começo, Tam pode apenas usar magias de cura, que são extremamente úteis
ao lado, Momo descarregando um hadouken de fogo, nomeado de Flying Kick (!?)

Os personagens são de tamanho razoável e, quando lutam entre si, possuem muitos detalhes e uma ótima movimentação. Uma característica bacana é que os personagens usam diferentes ataques dependendo da luta, posição ou vantagem contra o inimigo. Momo, por exemplo, pode usar um simples ataque com as mãos ou soltar um hadouken de fogo, dependendo da ocasião ser favorável à ele ou não. Tal favorecimento acontece por conta da estratégia de colocar o personagem num plano mais alto ou até mesmo do piso onde ele se encontra (é mais vantajoso atacar alguém estando num local plano do que num montanhoso, por exemplo). Esse esquema se extende também à outros personagens que podem atravessar riachos, voar ou até mesmo atacar de longe, como é o caso do ratinho arqueiro que entra pro seu time logo na segunda batalha.


O som também não deixa nem um pouco a desejar, com músicas fortes e efeitos sonoros bacanas. Todas as lutas tem a mesma música, mudando apenas quando o cenário muda de dia pra tarde e de tarde pra noite, característica que também interfere em alguns personagens, deixando-os mais fortes ou não.

O game se desenvolve bem, com os personagens conversando entre si enquanto lutam ou quando encontram coisas pelo cenário, como baús, alavancas, botões e até alguns buracos escondidos. Muitos mapas possuem puzzles escondidos, o que diferencia bastante esse jogo dos outros. Os itens podem ser comprados nas lojas, assim como armaduras e itens e é aqui que entra o primeiro problema da tradução do jogo: o menu de itens ficou todo bugado, impossível de se entender alguma coisa e obrigando o jogador a comprar no escuro. Pelo menos as armaduras, armas e acessórios podem ser comprados sem problema nenhum.

o mapa geral do jogo e a conversa com o rei

No final das contas, Little Master Nijiiro no Maseki se provou ser mais um excelente jogo que infelizmente não saiu do Japão, à não ser pelas traduções feitas por fãs. Com problemas à parte, tudo que podemos fazer é agradecer quem pelo menos tentou traduzir o jogo, o que permite que muitos possam aproveitá-los e apresentá-lo aos outros.

na segunda batalha a luta se extende até à noite

Pra quem gosta de jogos de estratégia similares à Shining Force e Fire Emblem, fica a dica: Little Master Nijiiro no Maseki não deixa nada a desejar.

eis o maior defeito de Little Master Nijiiro no Maseki: enquanto a loja de armaduras funciona normal, a de itens é toda bugada, o que dificulta a compra de alguma coisa à não ser no chute. Se alguém souber de algum patch que funcione perfeitamente, eu agradeço.

Resumão:
+ gráficos lindos;
+ sistema de batalha;
+ o design do jogo em geral;
~ não é um ponto negativo, mas infelizmente, a tradução ainda possue muitos bugs;

Final Score: 9.0

16 comentários:

  1. MouseMan Attacks! Esse foi criado pelo Dr. Wily, certeza... hehehe
    Gostei muito do joguinho, e ele DESTRUIU a minha produtividade dessa quinta-feira. Dammit! Vou jogar mais a fundo em breve. CHU!

    ResponderExcluir
  2. Mas ai Cosmão esta completo a tradução desse jogo curti pra caramba o jeito dele parecer com o shining e fire .

    ResponderExcluir
  3. pelos gráficos, parece ser bem feito mesmo. e Flying Kick num hadouken???

    ResponderExcluir
  4. Isso mostra que o SNES é um dos sistemas mais inexplorados por nós Ocidentais, têm muita pérola perdida que ficou apenas na terra do Sol Nascente (acho que só perde para o NES nesse quesito).

    Aliás, o design gráfico do jogo parece ser fabuloso, sem falar do tom cômico que o jogo aparenta ter (só o fato de dar o nome de um Hadouken de fogo como Flying Kick evidencia isso). Mais um na lista de jogos para conhecer...

    ResponderExcluir
  5. Legal as fontes usadas. É um caso onde o mod de fãs acaba ficando mais belo que o jogo original.Já jogou Bahamut Lagoon ou Fire Emblem Thraki 776? São excelentes também.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das imagens,e da descrição do Game,bem legal,valeu Cosmão.

    ResponderExcluir
  7. esse jogo eh muito louco passei minha infancia jogando no snes esse jogo zerei ele...e voce sabia que dah pra fazer sacrificio de um monstro para evoluir outro ou sacrificar 2 monstros pra conseguir um melhor....eu tinha os melhores...fiz ateh uma lista num caderno...eh tipo fusao....eh uma fase no interior do castelo

    ResponderExcluir
  8. nossa eu tinha o coelho dourado,jacaré vermelho,dragão pequeno vermelho,dragão grande vermelho,dragão de metal dourado,girassol,vixi um monte bem louco.

    ResponderExcluir
  9. vou voltar aa jogar esse jogo...só que agora no meu celular android com emulador de snes..vale muito aapenaa..eh muita nostalgia kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto você conhece bem o game, me deixou mais interessado ainda em pegar pra valer. O que desanima é essa tradução bugada de alguns menus..

      Excluir
    2. eh mesmo ae fica complicado..mas vale muito a pena mesmo jogar ele.

      Excluir
  10. Ensina essa lista de sacrificio ai condaumm sem spoiler, esse jogo é massa, muita estratégia, muito bom mesmo! Cosmão se informa ai com condaum pra repassar pra gente +)

    ResponderExcluir
  11. mano revirei minha casaa toda atras daa listaa ...te juro que naao achei...
    mas eh facil onde faz eh naquele castelo que tem umas 4 fases que tem a loja e uma telinha lah que naao tem monstro nenhum lah tem tipo um pote grande de ritual ae vc poe um monstro laah e depois vc faz outra jogada e poe otro monstro encimaa do outro ae vai aparecer laah aa opçãao ...eh facil.mas se quiser msn eh soh adicionaar ae faço um screenshot te mostrando como faz..jah a lista perdi mesmo moh tristeza..tinha praticamente quase todos e olha que a lista era gigantescaa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. me ensinem a fazer um blog ?? meu sonho e fazer um desses sobre jogos ...

    ResponderExcluir