segunda-feira, 23 de abril de 2012

Retronado Legend of Oasis (7)


Que jogo enorme, não acham? Leon começou sua aventura após encontrar o lendário bracelete de ouro (Golden Armlet) e, de quebra, saber que seu futuro estaria selado aos mais variados espíritos da natureza. Desde então, descobrimos uma misteriosa mulher que apareceu na tranquila vila de Aquaria, cujos poderes podem estar relacionados com Agito, o dono do bracelete de prata (Silver Armlet) e controlador das forças das trevas. A tarefa de Leon é reunir os seis espíritos e partir pra cima de Agito antes que tudo seja destruído em Oasis!

Bom, com os acontecimentos da última parte do Retronado, estamos saindo do Templo das Sombras, onde Shade, o quinto espírito, passou pro nosso lado. O importante agora é sair vivo daqui e, de quebra, descobrir alguns truques com a senhorita Sombra no mundo de Legend of Oasis. Então, vamo que vamo pra sétima parte de Legend of Oasis!


Assim que Screamer morre e Shade se junta à Leon, logo na sala abaixo cheia de thorns, use Shade para destruí-los e logo notará que surgem alguns portais no chão que se parecem com buracos negros. Cada um deles leva pra algum local próximo de Aquaria, portanto, tanto faz qual for escolhido. Para facilitar, o portal mais próximo da porta ao sul é o que te leva na entrada de Aquaria.

vários portais que levam à vários lugares próximos de Aquaria

Ao entrar em Aquaria, alguns moradores comentam que Myra sumiu logo após uma conversa com Darkwill, e que deixou uma mensagem para Leon:


"Quando me encontrar, mate-me sem hesitar, pois eu vou me tornar seu pior inimigo!"

Nosso próximo desafio fica no caminho para Valley of the Dead...Refrescando a memória... Lá na floresta de Bawu, após atravessar o rio, ao norte da tela cheia de fantasmas. Se quiser poupar tempo, use a alavanca perto da entrada do Templo da Água e Leon vai voltar lá perto do chefe onde pegamos Shade. Nos thorns, destrua o que fica mais à esquerda e entre no portal para sair de frente ao Valley of Dead.


O único caminho a ser seguido aqui é à nordeste. Para isso, pegue Shade em algum fantasma e destrua o thorn no centro da tela. Equipe a Earth Sword e ataque o botão pedra mais à direita, fazendo surgir chamas no alto. Pegue Dytto na fonte de água mais à direita ainda e apague as chamas para poder prosseguir por ali. Use Shade no thorn gigante e siga pela direita. O aviso na placa mais abaixo é categórico: "destrua todos os inimigos sem cair". Esse é um puzzle muito chato de se resolver, cujo prêmio é um Scroll of Fire. Mas, antes de tentar matar tudo, caia e destrua os pilares mais abaixo, tomando cuidado com as urnas vivas ali. Desça pela passagem, salte à esquerda e pegue mais um Scroll of Sound ali no baú amarelo. Continue à esquerda e suba novamente na área do puzzle.

o thorn gigante leva algum tempo, mas acaba morrendo nas mãos de Shade

Bom, o melhor esquema é usar as bombas para atrair os baús. Caso não tenha as ditas cujas, o negócio é apelar para Bawu e seu Mud Fang, com o botão A segurado. Bawu vai soltar várias cabeças de plantas carnívoras que seguem qualquer inimigo da tela, facilitando o trabalho. Atraindo os baús, mate todos e desça pegar o pergaminho. O baú no alto do pilar de pedra ainda é inalcançável. Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa: o Templo do Vento. Estando novamente no alto de onde pegamos o Scroll of Fire, siga para o norte e use Shade para abrir a porta caminho para o templo.

puzzle maldito, use bombas caso o Mud Fang não der conta

Na parte alta da tela, equipe o Rod, desça e destrua a moita para pegar o orb azul, utilize o Rod of Purification nas plantinhas para formar molas, as mais baixas requerem que Leon se agache para poder acertar. Pegue Shade no cristal à noroeste e siga pela direita, correndo e saltando mais abaixo. Ali no baú existe um Elixir e, mais abaixo, mais uma alavanca para Shade puxar. Ali dentro ainda não dá pra fazer nada, mas é bom deixar a porta já aberta para uma futura visita à esse local. Siga para a escada ao norte. Vá saltando nas plataformas flutuantes até chegar no outro lado, dali, suba na planície mais alta, destrua a moita e equipe a Earth Sword no orb verde. Salte à direita duas vezes e acione o botão pedra para abrir a entrada para o Templo do Vento, onde Airl, o espírito dos ventos, nos aguarda.


Airl, o Espírito dos Ventos

Essa é a última dungeon regular do game. Como aqui vamos achar o espírito do vento, nada melhor que uma fortaleza voadora como dungeon. O lugar é cheio de saltos em plataformas móveis e fará bom uso das habilidades de Shade (inclusive para salvar a pele de Leon), portanto, é importante manter o SP de Leon sempre alto. Recupere as energias no piso roxo, salve o jogo e consulte o obelisco para saber que Shade pode ser conseguida neles também, uma informação que já passei. Pegue Shade e desça, desviando das bolas elétricas e acione a alavanca no final. Destrua os inimigos acima para ganhar algumas bombas e abrir a passagem.


Vá seguindo destruindo os inimigos que cospem fogo e note que o vento pode arrastar Leon aqui. Colete as bombas e acenda as duas tochas mais abaixo. Ali existe um caminho que te leva devolta para Aquaria, mas infelizmente é um caminho só de ida, diz a placa. Na verdade, a queda d'água dá bem no centro da vila, não sendo possível retornar por ali. Pegue os itens nos barris laterais e continue à direita. Acenda mais uma tocha e pegue mais bombas no barril abaixo, no alto da plataforma. Siga pelo caminho de baixo primeiro. Destrua os pilares que jogam fogo e pise no botão ali. A placa informa que uma pedra azul caiu em algum lugar e formou um portal para o céu. Tais pedras abrem atalhos na parte mais baixa do jogo, ou seja, em Aquaria e seus arredores. Retorne e siga pelo caminho de cima.

cuidado pra não despencar para Aquaria, ou terá que fazer o caminho de volta inteiro denovo

Jogue uma bomba na tocha no alto para liberar as plataformas flutuantes e passar com segurança. O obelisco informa que será preciso ativar três switchs para que porta que nos leva à Airl seja aberta. Destrua o thorn abaixo com Shade para pegar um pedaço de pão (que repõe o SP) e puxe a alavanca acima. Na tela de cima, vá pela passagem da esquerda primeiro, acenda a tocha e salte na plataforma flutuante da esquerda. Espere ela parar no meio, salte e jogue uma bomba na tocha, fazendo com que outra plataforma flutuante desça levando uma Onix, a jóia que aumenta o level de Shade. Pegue a jóia, volte nessa plataforma do meio, suba e salte para esquerda. Destrua o thorn e acione a alavanca ali para abrir a porta logo acima. Entre, mate os inimigos e colete tudo, inclusive um novo arco e a chave no baú do canto. Desça e use a plataforma flutuante mais à direita, entrando pela porta em seguida. Mate os inimigos e use Shade para puxar a alavanca. Siga agora pelo caminho da direita.

Shade não te salva caso caia no fosso de espinhos

Destrua o thorn mais abaixo, pegue o Rod e equipe o Rod of Purification no orb azul. Suba na plataforma flutuante e siga para o alto, fazendo crescer duas molas ali. Do lado direito, acenda as duas tochas e mate os inimigos. No baú ali abaixo há um Elixir menor. Seguindo pela esquerda, mate os inimigos para pegar a chave e puxe mais uma alavanca com Shade. O barulhinho característico avisa que alguma coisa foi liberada na dungeon.


Retorne até onde pegamos o pão e verá que surgiu uma plataforma ali. Acenda a tocha para que ela se mova e siga com ela até o save point. 


Descendo dali, muitos gárgulas vão aparecer. Desça reto, mate o thorn e pegue a Earth Sword. Acione o botão pedra para que um baú despenque do céu. Siga por uma das pontes da lateral esquerda e faça o mesmo com o outro botão pedra, fazendo cair dessa vez mais uma pedra azul que vai abrir um portal. Caia ali para pegar mais uma Onix lá perto de Aquaria, usando o portal para retornar. Use as pontes estreitas celestes para chegar até a extrema esquerda, mate os guardas e pegue uma uva no baú, que repõe boa parte do SP de Leon. Siga por baixo usando os caminhos até encontrar uma bifurcação: siga primeiro pela direita e destrua os thorns (o do centro libera um piso roxo para recuperar HP e SP). Siga por baixo.



Após acender a tocha no meio do caminho, pise no botão abaixo para liberar outra pedra azul que despencará do céu. Seguindo pela esquerda, acione as tochas e a alavanca. O caminho agora tem um dispositivo que atira flechas, evite ser atingido e corra pela esquerda. Ali existe um orb negro, que dá o poder do Bow of Darkness assim que encontrarmos o Scroll of Darkness. Por hora, suba pelos estreitos caminhos e siga para direita. Acenda mais duas tochas, acione a alavanca e ouça novamente o som característico de que alguma coisa foi liberada no templo. A estátua logo abaixo pode ser visitada mais tarde. Volte até a tela com o orb of darkness. Suba para encontrar um piso azul e reponha todo o SP. Pegue Brass na caixa de metal e salte à esquerda, desative as bolas elétricas e passe correndo ali. Na próxima plataforma, eis o Scroll of Darkness. Retorne até o orb of darkness e equipe o arco.


A forma de uso do Bow of Darkness é a mesma do Bow of Sound: frente, trás, frente e ataque para que saiam três flechas. O objetivo aqui é acertar o thorn de frente com um save point, próximo a ponte de plataformas. Talvez seja necessário pegar o poder várias vezes, visto que são apenas três tentativas por vez. Destruído o thorn, uma escada de plataformas se forma permitindo alcançar o alto. Salve o jogo e continue à esquerda.


Se necessário for, suba para pegar algumas bombas e depois desça, acendendo a tocha abaixo. Use a plataforma móvel para pegar uma chave abaixo e retorne. Destrua os barris gigantes para descobrir um orb negro e um punhado de ratos. Mate os ratos para outro barril cair, dessa vez cheio de comida. Antes de entrar pela porta, pegue o Bow of Darkness. Acerte o thorn e use as plataformas para pegar a chave logo à direita e alcançar a porta mais acima. Antes de qualquer coisa, suba reto na próxima tela e puxe a alavanca mais ao alto, isso libera um ENORME atalho na dungeon. Retorne, destrua os três pilares que jogam fogo e acenda as três tochas ali. Siga pela esquerda, suba a escada de plataformas e, na próxima tela, pegue Bawu e rasgue o chão para ganhar um Elixir. Pegue Shade no cristal e use seu Passion para ver um baú invisível na tela com um Scroll of Sound dentro dele. Retorne à tela das três tochas e siga pela esquerda.


O puzzle seguinte é relativamente simples. A placa indica a ordem de acerto das alavancas, apenas vire os dois robôs de frente pros botões e siga a ordem. Entrando pela porta aberta, mate os gárgulas e recupere o HP/SP no piso roxo, Pegue Shade no cristal à esquerda e suba as escadas.


Essa sala contém um dos puzzles mais chatos de se passar. Primeiro de tudo, siga pela direita, dê a volta por baixo, acione a alavanca para apagar as chamas e jogue uma bomba no botão no meio do fosso de espinhos. Volte e entre pela porta que se abriu próxima dali. Pegue Dytto e apague a chama da tocha gigante, seguindo pela saída mais ao alto. Salte pela adjacência e siga pela esquerda. Mate os inimigos e pegue a Earth Sword no orb verde. Destrua todos os pilares do lugar para que a porta central se abra. Os três thorns escondem um orb azul, uma uva e uma planta que dá acesso à um barril contendo bombas e, mais à esquerda, um elixir. A plataforma flutuante da direita dá acesso à um baú com um health potion. Pegue tudo que precisar e entre pela porta ao centro para enfrentar...


Chefe: Warhead


Antes da luta iniciar, Myra aparece toda diferente dizendo que ali será o túmulo de Leon. Warhead aparece em seguida...


Warhead ataca de formas distintas: primeiro de tudo, ele vai juntar pedras do cenário para formar um enorme demônio em forma de águia. Depois, vai sobrevoar e cair sobre Leon. Após receber algum dano, ele volta à seu estado de rocha e é preciso acertá-lo até o espírito dele sair de dentro da pedra. Só assim ele perderá energia. Quando estiver perto da morte, Warhead ainda pode lançar rochas para se defender ou virar uma bola elétrica quando estiver desprotegido.

Vencido, a voz de Agito aparece para tentar intimidar Leon, pedindo os três cubos pela vida de Myra.


Enfim, Airl, o sexto espírito, finalmente se une à Leon, transformando-o no Rei dos Espíritos de Oasis. Airl não interage somente os ventos, mas também as correntes elétricas e vapores d'água. Eis seus principais ataques:


Lightining: aperte A uma vez, uma descarga elétrica nos inimigos;
Power Surge: aperte A várias vezes, Airl se desloca pelo cenário torrando geral;
Fluffy Ride: segure A e solte, Leon pode usar Airl como transporte sobre precipícios e buracos;

Semana que vem, mais um pouco de exploração em Legend of Oasis antes da reta final. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário