quarta-feira, 25 de julho de 2012

Incantation (SNES)

Por esses dias, em meio à tantas tarefas e trabalho, descobri um joguinho interessante de SNES. Talvez por não ser muito famoso e ter saído um tanto tardio para o console (1996), Incantation não chama muita atenção, exceto pelo visual bacana do jogo. Na verdade, esse jogo da Titus não tem nada de extraordinário, mas, em meio à tantos jogos complicados de hoje em dia, ter um game onde basta pular e atirar já serve como uma terapia de relaxamento.

Pensando por esse lado, Incantation serve muito bem com a proposta de um pequeno mago em busca de itens para formentar novas magias e encantamentos. Como missão em cada fase, é preciso encontrar três penas mágicas, ou então não conseguirá avançar, pois um enorme orc impede sua passagem no final de cada etapa. Pois é, o game lhe obriga a explorar o cenário, o que, de fato, não é tão ruim assim não...


De longe, o maior chamariz do jogo é seu visual. As fases são variadas, indo desde cavernas, florestas, jardins, lagos, mais cavernas, algumas montanhas e até uma cidade sob nevasca. Em cada uma delas, como eu mencionei, é preciso encontrar 3 penas perdidas, que são a passagem pra próxima fase. O local delas geralmente é óbvio e fácil de achar, mas em algumas fases "labirínticas" é preciso uma certa dose de paciência para fuçar cada canto do cenário.


abrindo baús ou coletando moedas, Incantation é um belo jogo de plataforma

Como arma, o jovem aprendiz de feiticeiro tem um bastão mágico, que pode ser equipado com diversos tipos de magia. Itens são encontrados em baús espalhados pelos cenários, indo desde energia, moedas (100 dão uma vida) e as diversas magias (contei 3). A mecânica do jogo, em geral, lembra um pouco Megaman, pois atirar e pular são as únicas coisas feitas na tela. Há um botão parar correr que também serve para acertar o solo com o bastão, mas é comumente mais usado nas fases adiantadas.


o orc cobra 3 penas mágicas para liberar a saída
ao lado, o começo do segundo "mundo", com chuva e tudo

Em alguns lugares, pérolas de bônus podem ser encontrados. Ao quebrá-las com seus tiros, o protagonista é transportado para algum local da fase, geralmente com itens importantes e muitas moedas. Essas pérolas estão localizadas em lugares óbvios no começo, mas ficam cada vez mais escassas nas fases finais. O game ainda conta com um chefe no final de cada fase, sendo que este se repete por três fases até acabar o "mundo". Uma repetição que soa preguiça dos desenvolvedores, contudo.


a fase da caverna mais parece um bônus de tantas moedas...
ao lado, a fase do lago, onde o pequeno mago pode inclusive mergulhar

O jogo possui músicas fracas e repetitivas. Os efeitos sonoros são simples, apesar de que, pra um jogo desse tipo, não é necessário nada muito específico. No entanto, o personagem solta um berro cada vez que é acertado, o que pode cansar depois de um tempo.


o chefe da fase do lago é esse sapo amarelo.... e ele se repete 3x, aumentando apenas a resistência
na fase da montanha, levar uma pedrada desse ogro é fatal

Incantation pode muito bem servir como um belo passatempo. Possui toneladas de fases, gráficos charmosos e uma dificuldade aceitável. Controlar o personagem é simples e sua mecânica a la Megaman agrada quem curte os jogos do robô azul, apesar da repetição das ações. Recomendado.


a fase da cidade é uma das mais difíceis.... e acredito ser a última delas também...

Resumão:
+ o visual do jogo chama a atenção;
+ mecânica simples e divertida;
- músicas e efeitos sonoros fracos;
- repetecos de chefes;

Final Score: 6.0

5 comentários:

  1. Caramba eu estava pensando nesse jogo ontem viu só que não me lembrava o nome cheguei a ver numa revista de games da SGP.Nunca achei pra alugar por aqui valew ai Cosmão por esse review vou baixar pra jogar ele .

    ResponderExcluir
  2. esse daí eu zerei quando meu irmão teve a "brilhante ideia" de livrar de um N64 potente por um SNES.

    ideia de jerico, eu lhe digo.

    esse jogo era de um amigo do meu irmão que tinha emprestado. eu o terminei, nem é muito difícil, pelo que me lembre. e acho que a fase da cidade é a penultima...faz tempo que o terminei. mesmo assim valeu por lembrar desse game.

    ResponderExcluir
  3. Mais um que entra pro hall dos que nunca joguei! uhahuahuahua
    De certa forma ele me lembrou um Wonder Boy, forcei a barra?
    Mecânica parecida com Mega Man soa interessante. Talvez quando precisar relaxar com um jogo mais calmo, como vc sugeriu. :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ei que tal uma parceria com o meu blog? O meu blog é www.aluiziotorres7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse game é simplesmente fantástico! Joguei muito dele quando muleque e recordo que não zerei ele por que sempre que chega na fase da chuva o game travava.
    Excelente review Cosmão :D

    ResponderExcluir