terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tutorial: MAME (versão 32 Plus! 0.119)



Atendendo à vários pedidos que recebi semanas atrás, finalmente resolvi fazer um pequeno tutorial sobre o emulador de múltiplas placas de arcade MAME (Multiple Arcade Machine Emulator). Esse tutorial visa informações básicas, conforme pediram, para, no mínimo, conseguir emular os jogos e configurar controles e algumas nuances da imagem.

Uma das coisas que mais notei a dúvida era sobre qual a versão correta do MAME para baixar. Eu diria que aí depende muito do seu conhecimento na plataforma. O MAME original, puro, foi feito com base em linhas de códigos e não é algo muito fácil e amigável de se mexer. A versão mais simples e fácil é a 32Plus, onde foi implementada uma interface muito parecida com a de outros emuladores, além das opções serem mais simples de se encontrar.


A versão que sempre usei foi a MAME32 Plus 0.119. Existem outras, algumas mais pesadas, outras mais leves, mas essa em específico vai rodar facilmente a enorme maioria dos jogos e é a que vou utilizar nesse rápido tutorial. Um dos locais para baixá-la que recomendo é o Planetemu.net, um site francês abarrotado de roms e emuladores. Apesar do idioma (inteiro em francês), é bastante fácil encontrar os emuladores MAME para Windows ali.

NOTA: esse tutorial é bastante simples e foi feito com base nos meus testes, tanto num Celeron meia boca com 400MB de ram, quanto no meu atual Athlon X4 com 4GB de ram, não importando as placas de vídeo (ambas onboard). O tutorial visa ajudar quem ainda não consegue emular jogos de arcade no MAME, nada muito além disso. Mais um adendo: aqui não é explicado como jogar online pelo Kaillera. Para especificações mais precisas sobre performances melhores ou de como fazer para jogar online, infelizmente terão que procurar no Google.

Parte 1 - Configurando o MAME

Assim que executar pela primeira vez o .exe do programa, ele vai abrir uma tela listando os jogos disponíveis. Note que existem diversas colunas nessa tela, como as pastas do lado esquerdo, um menu de opções no alto, ícones logo abaixo, a lista de jogos no centro e, mais à direita, uma série de colunas com diversos nomes como flyer, snapshot, cabinet, etc. Tudo isso eu vou falar rapidamente em breve, por enquanto, vamos ao mais importante.



Do lado esquerdo existem várias pastas que, na verdade, servem como filtros para listar os jogos. Como o MAME emula uma infinidade de placas das mais variadas produtoras, esse esquema de filtros ajuda bastante quando se está querendo achar algum jogo de determinada produtora, ano de lançamento, jogos clonados e tantas outras opções. A lista começa com All Games, que vai listar TUDO, desde jogos disponíveis até que não foram baixados e vai até os Favorites, que são os jogos mais jogados no emulador.

Pois bem, aqui eu SEMPRE deixo no Avaible, que vai listar todos os jogos baixados e que estão disponíveis no emulador (ali selecionado Caddilacs and Dinosaurs), um jeito mais simples de achar tudo facilmente. Mas, depois de baixar vãrios jogos (nesse Planetemu tem mais de 20 mil!), dá pra brincar com os filtros facilmente.

Enfim, vamos às configurações padrão que sempre mantenho aqui. Clique em Options e depois em Default Game Options. Essa é a tela de configuração completa do emulador.



Geralmente eu deixo da forma que está abaixo, pois gosto de rodar os jogos em janela (pra mim é mais prático, pois mexo com diversos programas ao mesmo tempo), à não ser que deseje desfrutar de algum jogo em sua plenitude da tela cheia.



Na aba Advanced, há uma importante opção à ser escolhida aqui e é onde muita gente se esquece. Caso seu computador não tenha uma placa de vídeo dedicada (leia-se: offboard), mantenha como mostrado abaixo (Directdraw), ou então os jogos não vão rodar. Eu não sei explicar muito sobre isso, não conheço os termos técnicos necessários para tal, mas sei que essa opção mal escolhida acaba fazendo 8 entre 10 usuários do emulador desistirem. Um dos problemas pra se emular o MAME mora nessa pequena opção.



Agora, os jogos... O MAME tem uma particularidade que é preciso ser citada: JAMAIS deszipe seus jogos baixados, muito menos os renomeie. Se o jogo veio como dino.zip (caso de Cadillacs and Dinosaurs), deixe como está, apenas mandando o arquivo para a pasta ROMS, criada à partir do momento em que se executa o emulador pela primeira vez. Se mudar o nome, ou deszipar, o emulador não vai reconhecer. Isso depende de DIVERSOS fatores que não necessitam ser explicados aqui, mas que envolvem desde as linhas de comando da versão do MAME até mesmo a programação do mesmo. Como o objetivo aqui é mostrar as configurações básicas para se poder ao menos jogar os jogos, não vou me ater à isso (até porque eu precisaria dar uma pesquisada antes).

Bom, jogo baixado, colocado devidamente na pasta ROMS, é hora de dar uma olhada no filtro Avaible pra ver se ele aparece ali. Clique em Avaible e aperte F5 para atualizar a lista. Se tudo foi feito corretamente (jogo na pasta rom sem renomear/deszipar), o game aparece ali, em verde, disponível. Bastam 2 cliques para começar a diversão.

A primeira tela que surge quando se abre um game no MAME, geralmente, é essa, cheia de informações sobre ilegalidade de cópias, crimes, etc. Para continuar, aperte para os lados nas setas do teclado ou simplesmente digite OK.



A segunda tela mostra geralmente algumas especificações do jogo, a placa que ele usa, o processador, ano de fabricação, chip de som e resolução de tela original da máquina. Nada muito interessante, mas serve como curiosidade. Aperte ENTER para prosseguir.



Agora começaremos a segunda parte do tutorial, onde configuramos controles, damos um tapa no visual do jogo entre outras coisinhas.

Parte 2 - Configurando o JOGO

Assim que entrar no jogo (na maioria deles, pelo menos), já vão pipocar na tela as palavrinhas mágicas: INSERT COINS. Para inserir fichas infinitamente, aperte 5 no teclado numérico acima das letras (não no teclado numérico da direita) e, em seguida, aperte 1 para começar.

Em qualquer momento, de qualquer jogo, a tecla P serve para pausar a emulação. Com o jogo pausado, vamos às opções do mesmo: aperte TAB para que apareça mais um menu (o botão ESC serve para voltar). Nele, são listadas várias opções, dentre todas, essas são as principais:

IMPUT GENERAL: aqui são definidos controles universais para até 8 jogadores (acredito que apenas alguns jogos de cartas permitam tantos jogadores assim). Define-se desde 16 botões para os mais diversos fins nos jogos, até mesmo pedais para jogos de corrida, manoplas para outros jogos de corrida, botões para apostas em jogos de cartas, etc, nada muito útil, na verdade. O mais importante aqui é o USER INTERFACE e o OTHER CONTROLS, onde se define os botões para inserir fichas e dar Start para todos os jogadores, definir botão para tirar screenshot, pausar o emulador, Save State, Load State até controlar o volume e aumentar o frameskip ou diminuí-lo.



IMPUT THIS GAME: essa é a opção mais usual para mudar os controles do jogo. Aqui dá pra definir os botões para inserir fichas e dar start nos jogadores disponíveis no atual jogo rodando e definir todos os controles em si.

IMAGE ENHANCEMENT: aqui são definidos os diversos filtros de imagem, já conhecidos de emuladores como o Fusion (Mega Drive) e ZSNES (SNES). Alguns podem pesar, caso seu PC não seja lá grande coisa (como o meu).

Após configurar tudo, só falta jogar. São milhares de roms espalhadas pela internet (conheço pessoas com mais de 5 mil roms de MAME), mas nem todas são jogáveis ainda. Alguns jogos em 3D principalmente, como alguns arcades de corrida, ainda são precariamente emulados ou então nem funcionam, restando ter paciência ou tentar outro emulador mais específico. Do resto, é só alegria.

Parte 3 - Melhorando o MAME

Vocês se lembram, no começo do tutorial, quando eu falei sobre a tela principal do emulador, que existem alguns espaços do lado direito do mesmo com diversas abas (flyer, snapshot, etc)? Pois bem, essas são as melhorias que podem ser feitas no emulador, adicionando flyers de propaganda para cada jogo, ícones, snapshots e até fotos de cabines dos arcades, informações, manual de instrução, etc. Tais arquivos são encontrados em lote em sites da internet, não são muito fáceis de achar, mas, pelo menos os ícones e snapshots para o MAME você encontra facilmente.

Abaixo, algumas imagens de como deixei meu MAME após uma tarde de pesquisas:



De longe, os ícones e snapshots são outra cara pro emulador, pois dá pra saber do que se trata cada jogo sem ter que entrar em cada um deles. Outras melhorias incluem mudar a fonte do emulador, colocar novas cores nas fontes e etc, dando um visual bastante único. Tudo isso é modifícável no menu Options > Default Font, muito simples de configurar.

Bom, era isso que eu tinha pra passar sobre o MAME. Existem muitos tutoriais bem mais completos que o meu pela net, mas espero ter ajudado muita gente a emular essas verdadeiras relíquias do passado. Abraços à todos e boa jogatina!

48 comentários:

  1. Mame é bem chatinho, mas tutoriais como esse são sempre bons. Eu gostaria de aprender o de Saturn ;)

    obs: Ha uma indireta criptografada no meu comentário xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu desejo é uma ordem, até pq já está pronto auhaeuhaeuhae :P!

      http://shugames.blogspot.com.br/2012/02/tutorial-emulando-o-sega-saturn.html

      Excluir
    2. Valew cosmão, você é o cara =]

      Excluir
    3. Eu queria o Mame q o icone é uma maquina de fliperama amarela.Os mames q eu baixei ñ encontraram todas roms q tenho .

      Excluir
    4. RICAM 78,o emulador mame com a máquina de fliperama amarela;se chama MAMEUI32-basta pesquisar no google...

      Excluir
  2. Ae Cosmão bom tutorial , ficou simples e não está confuso para quem nunca teve contato com o MAME.

    uma dica para quem usa o MAME também é sempre bom ter mais que uma versão do emulador por exemplo a versão 32 Plus! 0.119 e a 121 ou 122 pois quando utilizar uma versão mais nova pode ocorrer de algumas roms não funcionarem, pois o emulador nao reconhece.

    Achei que faltou citar sobre jogos que necessitam de CHD como killer instinct 1 e 2 que além da rom precisa deste arquivo para roda-lo.

    e recomendação de sites para baixar roms do mame e de outros sistemas:

    http://www.gametronik.com/site/index.php
    http://planetemu.net/
    http://www.romnation.net/
    http://romhustler.net/
    http://www.emuparadise.me/

    e sempre dar uma olhado no site da

    http://www.snk-neofighters.com

    Tem muita coisa legal sobre novidades em emulação de varios sistemas e o pessoal de la é firmeza, poruqe o forum não é restrito



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu as dicas dos sites e obrigado por dar as dicas sobre o Killer Instinct e das versões do MAME. :D

      Excluir
    2. Que isso Cosmão, sempre que puder ajudar estamos ai.

      Excluir
  3. Agora, faltava um tutorial sobre o EPSXE 1.18 que saiu faz pouco tempo eim

    ahhhhhh tinha tambem outro site pra roms www.emuasylum.com más faz um tempo ue está fora do ar


    E faz uma ánalise do MOTO RACER 2 DE PS ONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer alguma coisa sobre o EPSXE em breve, no mesmo estilo deste tutorial, mais simples e objetivo.

      Excluir
  4. Muito bom o tutorial! Parabéns ...
    O MAME sempre me surpreende com excelentes jogos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :D!

      Passam-se os tempos e o MAME continua revelando jogos inacreditáveis para arcades!

      Excluir
    2. Na minha opinião o forte do MAME são os jogos que só sairam para os fliperamas como Vendeta , Violent storm e a diferença na qualidade gráfica de jogos que foram adaptados para os consoles.

      Excluir
  5. Valeu Cosmão,eu fui um dos que pediu ajuda com o Mame,muito obrigado seu tutorial ajudou muito,vc é o cara.

    ResponderExcluir
  6. Estou com um problema.
    Os menus dos jogos (quando aperta F2 dentro do jogo) aparecem metade inglês e metade japonês. Alguém sabe como arrumar?

    ResponderExcluir
  7. tinnitus is your consistency's way of singing sopor disorders and the older have set up that it has restored their circadian rythms and slumber cycles as easily as gift them lots of zip. Is the oven the regions of outer ear, interior ear and eye ear. Studies carried out by different Authoritative sources unveil that finish service of the lifestyle.

    my web site; remedies for tinnitus

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tem um mundo que compartilha pra que esses games não sejam esquecidos. ;)
    http://thepiratebay.se/torrent/4011453/MAME_Plus___6000_Roms___Extras_Deluxe_ FELIZ, NÉ?
    http://thepiratebay.se/search/mame/0/7/0

    ResponderExcluir
  10. Instalei o MAME no meu computador esse mês, e estou buscando informações sobre como configura-lo, este tutorial me ajudou bastante, simples e objetivo, valeu mesmo!








    ResponderExcluir
  11. aMIGO EU NÃO CONSIGO JOGAR O DREAM WORLD O EMULADOR NÃO RODA ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo tutorial!Simples e fácil de entender.Mas qual o botão tenho que apertar para entrar nas opções da tecla tab?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu aperto a tecla mas não aparece a tela de opções para mudar o controle dos jogos, porque será?

      Excluir
  13. COMO FAZER MEU MAME ABRIR JUNTO COM WINDOS7

    ResponderExcluir
  14. Qual melhor MAME pra rodar no frontend Maximus Arcade, sem dar problema de XML ?

    ResponderExcluir
  15. Qual melhor MAME pra rodar no frontend Maximus Arcade, sem dar problema de XML ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava essa mesma versão do tutorial, nunca me deu dor de cabeça. Atualmente eu uso uma versão traduzida, chamada Mame Brasil Advance, que suporta mais jogos que essa versão 0.119.

      Excluir
    2. Cosmão, poderia disponibilizar esta versão que tu usa, já que não existe mais a comunidade... :/

      Excluir
    3. http://www.4shared.com/rar/LXz7OuRVba/MAME_Brasil_Advanced_32_0141u2.html

      Excluir
  16. Olá amigos, estou com problema para executar o jogo San Francisco + o San Francisco Rush the rock, reconhece o jogo só que quando click para iniciar da essa mensagem -> sfrush.CHD ERRO: unsuportad versão CHD ERRO: os arquivos necessários estiverem em falta, o jogo não pode ser executado. fiz todo processo correto, coloquei a rom na pasta rom sem extrair ela, e depois dentro da pasta rom criei uma pasta com o nome da rom e adicinei a CHD dentro dela, testei vários emuladores e varias rom e nada deu certo. por favor se alguém puder me ajudar serei muito grato, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Instalei o MAME 32 a poucos dias atrás. Jogando e revivendo minha época nos fliperamas da região central de SP nos anos 90 - DOUBLE DRAGON, GOLDEN AXE, CARRIER AIR WING, STREET FIGHTER II WORLD WARRIOR, STREET FIGHTER 0 3 ALPHA, KING OF FIGHTERS 2002, TARTARUGAS NINJAS, FINAL FIGHT. Embora a versão do Dreamcast do jogo Souo Calibur ser infinitamente superior a dos arcades, eu gostaria muito de baixar esse jogo para jogar no MAME. Já fiz o download da rom no site Romnation.com, mas o jogo apresenta um defeito que fica impossível de se jogar, é possível selecionar os lutadores mas na hora que vai para a luta a tela fica com problema. Alguém poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  18. Depois de vários testes e muito procurar pela net como rodar Killer Instinct no MAME, finalmente obtive sucesso. Segue link que vem Emulador Mame + Roms do KI e KI2 prontinhas pra rodar. Pra quem gosta, prepare-se para relembrar e ter horas e horas de diversão.
    http://www.thekillerinstinctproject.com/kiproject/kimame.html

    ResponderExcluir
  19. cara por favor me ajuda...no emu emulador não aparece a opção dip switchs e eu sei que é por la que pode diminuir e aumentar a dificuldade de jogos...mas ja olhei varios emuladores de mame nenhum aparece essa opsão.....oq eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Pessoal no jogo darkstalkers na apresentação não sai som, somente quando dou insert coin, esse jogo é assim mesmo ou precisa de alguma configuração?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, em 2010 resolvi matar a saudade dos games antigos, aí conheci os emuladores.Em especial tava interessado no bom e velho fliperama, afinal de contas era o sonho de todo garoto ou adolescente que gostava de games, isso nos anos de bom vamos ao que interessa. comecei a colecionar.Mas uma coisa que não consegui até hoje foi fazer uma bendita rom de san francisco rush funcionar.Você tem alguma dica ?
    Para desvendar esse mistério do universo, já tentei muitas coisas, chds, se tiver serei grato.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, em 2010 resolvi matar a saudade dos games antigos, aí conheci os emuladores.Em especial tava interessado no bom e velho fliperama, afinal de contas era o sonho de todo garoto ou adolescente que gostava de games, isso nos anos de bom vamos ao que interessa. comecei a colecionar.Mas uma coisa que não consegui até hoje foi fazer uma bendita rom de san francisco rush funcionar.Você tem alguma dica ?
    Para desvendar esse mistério do universo, já tentei muitas coisas, chds, se tiver serei grato.

    ResponderExcluir
  23. Amigo, parabens pelo tutorial, muito bom. Este site citado é excelente http://www.planetemu.net/. Eu tenho este MAME (versão 32 Plus! 0.119), voce baixa as roms de qual versão para do rodar na versão 32 Plus! 0.119, pois no site esta roms para Mame 0.173, e a rom que baixei nao rodou, nem com a bios, etc.

    ResponderExcluir
  24. Eu não consigo configurar meu Joystick nessa versão do MAME, alguém pode me ajudar ?
    Quando aperto a tecla "TAB" e vou nas opções do input, pra selecionar o comando e passar para o Joystick, ele simplesmente não reconhece o comando do joystick. ALGUÉM JÁ PASSOU POR ESSE MESMO PROBLEMA ?
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  25. Olá,amigo ! Prq não entro nas configurações no TAB. Quero configurar os botões e no TAB não aparece as configurações

    ResponderExcluir
  26. Ha,ha...dando uma olhada no site,te perguntei sobre ele outro dia,no grupo mega drive.Li a outra matéria sobre beat ups desconhecidos do mame,muito boa.Bem,parabéns,gosto bastante do site.

    Comentário do robson (fiquei com preguiça,depois faço cadastro,só não poderia ser anônimo,rs)

    ResponderExcluir
  27. estou com um prblema q não consigo entender.. o meu emulador ´o mame 32 plus plus 0.119
    baixei uma pack de bios ok ai fui baixar as roms muitas mmuitas msm não funcionaram as unicas q consegui jogar foram street alpha 2 e street movie .. nenhuma rom de kof funciona nem a da 94 q não tem essa de rom filha ela é unica alguem poderia me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o tutorial. Realmente essa versão do Mame é bem leve e com vários recursos interessantes. E o texto mee fez lembrar até da primeira vez que rodei um Mame, por linha de comando, em 1998. A emoção de reencontrar velhos jogos da infância foi demais! Mame deveria ser considerado patrimônio da humanidade, rsrs! Abs.

    ResponderExcluir