terça-feira, 3 de junho de 2014

Avenging Spirit (Arcades)


Começando a nova "temporada" do Shugames, eu resolvi escolher um jogo meio "neutro" no que diz respeito à plataformas retrôs. Esse game já pintou por aqui no especial As 50 Relíquias Perdidas dos Arcades, trata-se do Avenging Spirit, conhecido como Phantasm no Japão. O game saiu originalmente nos fliperamas em 1991 e foi portado para o Game Boy Color em 1992 e está disponível no Virtual Console do 3DS desde 2011. O que muito me espanta é que, pelo estilo de jogo, ele nunca foi sequer portado pra Mega Drive ou SNES, plataformas mais óbvias à receber o jogo...


E sobre o que se trata Avenging Spirit? Além de um sistema único de gameplay que mistura plataforma com uma certa dose de estratégia, a história é bem original também. Durante uma bela noite, um jovem e sua namorada saíam para passear quando misteriosos agentes de alguma organização surgiram, mataram o coitado e sequestraram sua digníssima pretendente. Pois bem, seu sogrão, inventor de uma máquina bizarra que captura a energia de fantasmas, te envia numa missão para resgatar a pobre donzela, mas com um detalhe: você é apenas um fantasminha na história. Mas não um simples fantasma: sua habilidade principal é incorporar os mais diversos personagens do jogo, usando suas habilidades únicas para avançar nas fases e destruir todo o império inimigo.


controlar a menina requer alguma habilidade, já que seus socos são curtos
já o gângster mostra uma jogabilidade parecida com Contra, devido aos seus tiros

Só esse início já dá o toque do que nos espera no game: sendo essa a única habilidade do personagem principal, podemos tomar conta de inúmeros outros personagens, sendo que praticamente todo inimigo comum pode ser controlado, seja ele um simples atirador até mesmo um monge flutuante, um anão armado até os dentes ou outro fantasma que atira globos de energia como se não houvesse amanhã! E toda essa salada é muito bem implementada no game, com boas doses de plataforma, tiro e uma certa estratégia na hora de usar os melhores personagens nos melhores locais para melhores resultados.

Avenging Spirit é um jogo divertido, mas, tendo seu DNA arcade, a dificuldade é bem alta também. Após se familiarizar com alguns dos inimigos, o jogo aparenta ter sido dominado até você alcançar a fase 3. À partir dela, as coisas se complicam MUITO, com direito à um boss difícil pacas e inimigos implacáveis colocados em lugares de difícil acesso. Sendo assim, conhecer os personagens pode ser a chave pro sucesso em determinados locais do jogo.


alguns chefes dão trabalho e requerem alguma estratégia para sair vivo
ao lado, o Ninja é um dos personagens que pulam mais alto no jogo

Por exemplo: o lançador de granadas. Esse personagem aparece pouco no game, mas é de extrema utilidade em bosses, principalmente nos primeiros, pois a explosão de sua granada tira MUITA energia. Outro inimigo, o fantasminha que joga bolas de neve: o ataque desse desgraçado praticamente te anula com dois hits. Isso mesmo, DOIS MÍSEROS HITS e lá se vai sua ficha...


essa fantasminha que solta bolas de neve é de extrema utilidade em locais cheios de inimigos
o chefe gosma dá trabalho, principalmente porque ele se desfaz e gruda no teto

O game conta com uma barrinha no alto que mostra a energia do fantasma e mais uma abaixo, mais à esquerda, que é a energia do personagem controlado. Se essa se esvair, seu fantasma sai do corpo dele e está livre pra vagar e encontrar outro inimigo pra "roubar". Mas atenção: enquanto estiver como fantasma, a barra superior vai diminuindo e, se ela acabar, adeus ficha.


o Ninja Rosa é uma raridade que só aparece nas fases finais, seu ataque é extremamente forte
o vampiro só aparece uma vez no game, seu ataque consiste em abrir a capa e soltar 3 morceguinhos

O game apresenta gráficos bacanas pra época, sem nenhum alarde visual. A música é repetitiva e a jogabilidade é simples, apenas um botão pra saltar e outro pra atacar, isso pra todos os personagens. "Mas se é igual pra todos, qual diferença então?" Sim, jovens, a diferença está na força e no jeito que cada um ataca. Existem ninjas que conseguem jogar várias estrelas de uma vez, outros atiradores que metralham a tela, outros que jogam uma bola de energia, a garota que salta alto e usa uma espécie de "sonic boom" para atacar, o granadeiro que já expliquei, etc. A diferença está no modo como você joga e encara os inimigos, pra cada tipo deles há uma fraqueza e descobrir isso é o maior desafio do jogo.


a peleja corre solta nos bosses!

Resumão:
+ diversidade de personagens pra jogar;
+ a história, ao menos, é diferente da maioria dos jogos de plataforma da época;
- os controles, às vezes, falham, principalmente nos pulos;
- a música é repetitiva;

Final Score: 7

7 comentários:

  1. Parece ser divertido, irei conferi-lo.

    ResponderExcluir
  2. Como esse jogo não foi portado é uma surpresa já que ele parece legalzãao. Qual a produtora dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaleco (impossível não ler ouvindo a voz rápida pronunciar o nome hehehe)

      Excluir
    2. Estranho então, considerando que "Jaleco" trazia um jogos duvidosos pros videogames @-@

      Excluir
  3. Esta ai um jogo que joguei no emulador de Mame a algum tempo e achei bem maneiro cara curti pra caramba a sua jogabilidade de ficar trocando de corpo para enfrentar inimigos e chefes.

    ResponderExcluir
  4. Não lembro de te-lo jogado, mas pelas fotos me pareceu um jogo tão... comum!

    hehehe

    ResponderExcluir
  5. Parece legal esse jogo, não conhecia ele.
    Bolas de neve poderosas essas, hein? Seriam pedras disfarçadas? kkkkk

    Vou dar uma conferida nesse jogo qualquer dia desses.

    ResponderExcluir