sábado, 21 de março de 2015

Tutorial: Maximus Arcade Front End



Ultimamente, um assunto tomou as rede sociais ao redor de quem curte uma jogatina retrô: o Infanto. O Infanto nada mais é que um aparelho baseado no Raspberry PI, que usa um front-end chamado Retropie para organizar roms e emuladores, o que pode ser considerado crime, já que tais programas e softwares são "ilegais". Não vou entrar no mérito do que é legal ou ilegal nesse post, mas é interessante notar que, salvo o trabalho que os caras tiveram pra organizar tudo (que não foi lá tanta coisa assim), cobrar 600 reais num aparelho desses pra mim é um roubo! Mas, cada um sabe onde dói o calo (ou o bolso).

Enfim, há um bom tempo, eu postei aqui no Shugames um tutorial simples e prático de como baixar e configurar o famoso Hyperspin, um dos front-ends mais bonitos e bem feitos já lançados. Por se tratar de um programa um tanto complexo de se configurar, descobri na raça como fazê-lo e dividi com o pessoal que frequenta o Shugames tudo que aprendi.

Bom, mas o Hyperspin é passado! Tanto é verdade que eu mesmo desisti de continuar usando ele pela complexidade na hora de configurar um simples joystick pra fazer o papel de teclado no programa. Por não ter por default o suporte à joystick, o Hyperspin fica dependente de um programa de terceiro para que você possa controlar o front-end via joystick e isso acabou por minar o resto de paciência que tinha sobrado. Mas, nem tudo dessa história foi jogado no lixo.


Paralelamente ao Hyperspin, eu andei fuçando vários e vários front-ends. De todos eles, dois deles me chamaram bastante atenção pela simplicidade: o MaLa e o Maximus Arcade. O MaLa acabei desistindo temporariamente por ser um tanto chato pra organizar as listas de jogos dos consoles. Então, havia me restado o Maximus Arcade e é sobre ele que esse post GIGANTE começa! Vamos lá!

Simple FE

Sempre quis ter um programa/aparelho/console que me permitisse rodar todos os sistemas, escolher qualquer jogo de forma prática e rápida, sem ter que ficar abrindo programas e etc. Quando descobri os front-ends (apelidados carinhosamente de EMUALLSYSTEMS), isso há muitos anos atrás, comecei a usá-lo de imediato. Quem abriu essa janela de oportunidades na minha vida gamer foi o saudoso bootsector (Bruno Freitas), que também é conhecido por ser um dos responsáveis pela versão brazuca do famoso pacote de programas para o HDD do PS2, o incrível Megapack BR! Quem teve um Playstation 2 do modelo antigo e colocou um HD nele sabe exatamente do que eu to falando! Quem não teve, dá uma fuçada no Google e encontrará todas as referências.

Pois bem, o bootsector desenvolveu um front-end simples demais, chamado inclusive de Simple FE. Foi usando esse programinha que comecei a engatinhar, a desenvolver a idéia e a criar uma vontade extrema de ter tudo sob controle, no maior significado dessa expressão! Usei por um bom tempo o Simple FE e até hoje eu tenho ele no meu PC. É um front-end que só exibe o nome dos jogos e dos sistemas, tudo separado por cores apenas, sem telas, sem vídeos, nem nada. Pra quem só quer organizar os jogos e jogar, é uma boa. Neste link você encontra mais sobre o programa, além do download. Mas, mesmo conhecendo o Hyperspin tempos depois, eu ainda precisava de um programa que tivesse a facilidade do Simple FE com a qualidade visual de um Hyperspin. A resposta estava no Maximus Arcade.

O Maximus Arcade

Maximus Arcade é um programa front-end, ou seja, que serve para reunir emuladores/jogos e executá-los sob uma única tela de gerenciamento, permitindo, inclusive, ser manipulado por joysticks via USB. O programa suporta quase 60 sistemas simultaneamente! Atualmente, ele é pago, sendo que existe uma versão trial que pode ser usada por 30 dias, sendo necessário o pagamento de 25 dólares para o registro da mesma. Mas, claro, a versão full é facilmente encontrada na internet (com serial e tudo mais).

De todos os front-ends que já usei, ele foi o que mais se destacou no quesito praticidade e facilidade de configuração. Uma das coisas você precisa ter em mente antes de começar a configurar um front-end, seja ele qual for: todos os emuladores que você for utilizar, precisarão estar configurados em modo FULLSCREEN. Na maioria deles basta escolher essa opção no menu ou simplesmente apertar Alt-Enter enquanto ele estiver rodando.



Feito isso, é hora da configuração básica do Maximus Arcade. Assim que baixar o programa e deszipar, você vai ter três executáveis: o Maximus Arcade, Preferences e Theme Editor. Nesse tutorial, vamos abordar apenas o Maximus Arcade e o Preferences, que é o executável das configurações. Mais pra frente, quem sabe, eu não faça um tutorial explicando como fazer seu próprio tema para o Maximus. Se você tentar abrir o Maximus Arcade logo de cara, ele vai entrar num looping de erros e te mandar sempre pra tela de Preferences, pois não há nenhum emulador configurado nele. Então, bora pra telinha de Preferences ajustar tudo!

Preferences

Aqui vocês vão colocar TODAS as informações pro seu front-end executar. Vão desde caminhos para roms, executáveis dos emuladores, snapshots, vídeos preview, etc. Imagens e vídeos são totalmente opcionais, mas, se querem um conselho, optem apenas pelas imagens. Vídeos previews dos jogos são legais pra caralho, mas pesam demais! Afinal, imaginem emular quase 60 sistemas, sendo que, pra cada JOGO, você colocar um vídeo preview... Mas, fica a seu critério, você encontra os vídeos no site EmuMovies, mas já adianto: ou você opta pela opção de PAGAR pra baixar os arquivos completos, ou então vai ter que pegar jogo por jogo, o que pode demorar ERAS...

CONFIGURATION



Essa é a principal tela de configuração do Maximus Arcade. Vamos às opções:

• Configuration for - aqui você escolhe o sistema que vai configurar, numa lista suspensa;
• Executable - indique aqui o caminho pro arquivo .EXE do emulador, de acordo com o sistema escolhido acima;
• Media (roms) - mesma coisa, mas o caminho da pasta das roms desse sistema;
• Image (opcional) - pasta onde estão as snapshots pra cada jogo. Tais snapshots podem ser encontradas em pacotes fechados pela internet. Vou explicar sobre esse tópico mais adiante;
• Movie (opcional) - mesma coisa das snapshots, mas com vídeos. Vale lembrar que, atualmente, o pessoal vem usando com mais frequência os vídeos .MP4 por serem mais leves e práticos do que os .AVI ou com outra extensão;
• Marquee (opcional) - é uma faixa com o nome do jogo que fica a cabine do arcade, geralmente usada nos jogos de arcades;

Das opções abaixo, somente destaco a SCAN, deixando marcada a opção FORCE RESCAN OF MEDIA FOLDER. Isso faz com que o Maximus escaneie a pasta de roms do sistema toda vez que for inicializado, previnindo que algum jogo adicionado recentemente fique de fora da lista na hora da execução. Em miúdos: toda vez que você colocar um jogo novo na pasta de roms de um sistema, ative essa opção para que o programa a reconheça na lista. Pronto.

DISPLAY ORDER



Aqui ficam os sistemas que o front-end vai reconhecer ao ser iniciado. Sugiro deletar TUDO (última opção - delete all >>) e adicionar só os consoles que você vai configurar ou já configurou na tela anterior. Isso evita do Maximus ficar procurando sistemas não configurados e pedindo pra você configurar ou não a todo momento.

GAME LISTS



Nessa interessante opção você monta a lista de jogos de qualquer sistema. Após definir, na primeira tela (CONFIGURATION), o sistema e o caminho de executável e roms, por aqui dá pra se criar listas separadas do jeito que você quiser. Você pode, por exemplo, criar uma lista de Jogos de Plataforma e colocar ali todos os jogos desse estilo, e assim por diante. Note que as listas Games e Favorites já vem por default, mas nada impede de você criar mais listas. A parte de baixo serve para modificar os jogos que entram em cada lista. Selecione a lista criada e inclua ou exclua jogos dela por essa tela. Bem simples e intuitivo. A parte de MAME e Batch requerem configurações mais complexas e não precisam ser mexidas, à não ser que você saiba o que está fazendo.

INTERFACE



Notem que pulei DATABASE e AUDIO porque não é necessária mudança alguma ali. Em INTERFACE, dá pra as skins do Maximus Arcade (vem com duas por default, mas dá pra baixar várias em diversos sites), a resolução e qualidade da mesma, além de um preview lateral de como vai ser seu EMUALLSYSTEMS. Só sugiro deixar marcada a opção Change Monitor Resolution Based on Settings, pois, dependendo de onde você for usar o programa (TV, monitor), algumas coisas podem ficar fora de enquadro.

CONTROLLER



Importante guia de configuração e o diferencial do Maximus Arcade pro Hyperspin. A praticidade de se configurar o controle no Maximus Arcade deveria ser regra nesse tipo de programa. Se tiver com um controle USB, basta ir em SETUP 1, escolher ele na lista (que está em default) e configurá-lo como se configura em qualquer emulador, apertando os botões nas ações desejadas. Confesso que foi muito fácil configurar o controle sem fio do Xbox 360 nele, inclusive dá pra configurar dois joysticks, o que permite que, a cada jogatina, um dos jogadores escolha um jogo, sem complicação nenhuma. Além disso, você pode definir botões para volume, ir para a lista de jogos favoritos, histórico e conta ainda com uma tela de mapeamento (View) onde você descobre o reconhecimento do programa por cada botão do seu controle (por exemplo, o botão A do seu controle corresponde ao Button 1 do Maximus Arcade, e por aí vai).

[OPTIONS]



Em options ficam as opções para customizar o front-end no que diz respeito ao visual do mesmo. Você pode, por exemplo, fazer um vídeo de introdução para seu front-end mostrando jogos e consoles e colocá-lo para abrir toda vez que você abrir o front-end. Você pode adicionar efeitos para a transição de consoles. Pode incluir um screensaver (descanso de tela) e definir o tempo de ativação do mesmo, rodar algum aplicativo em paralelo ao front-end, entre tantas outras opções. Confesso que nunca mexi nessas opções puramente por falta de tempo, mas parecem ser bem abrangentes.

Por último, no Read Me estão as informações dos criadores do programa, como registro, documentação e etc.

Bom, acho que com isso eu encerro esse mini-tutorial do Maximus Arcade e suas configurações básicas. O programa é muito mais fácil de se trabalhar e o resultado final, muitas vezes, fica bem parecido com o Hyperspin em termos de visuais e sons. Mas, se quiserem algo mais parecido ainda, existem pacotes com os temas completos do Hyperspin convertidos pro Maximus Arcade, algo que é até bem fácil de se achar pelo Google. Espero que todos tenham gostado e que tentem montar sua central de emulação pessoal! Abraços!

71 comentários:

  1. Usei o hyperspin por um tempo(depois que vi aqui), mas como dava uma trabalheira sem fim procurei outra alternativa. Hoje adiciono meus emuladores na steam com um programa chamado ice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar desses front-ends pra Steam, mas, como eu não uso Steam, fica impossível de testar.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cosmão, parabéns pelo tuto, foi direto ao ponto. Utilizo o Maximus há anos e gosto muito. Você consegue executar o emulador do Dreamcast e o do Play 2 por ele? Já tentei de tudo mas nunca dá certo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, que bom que gostou do tutorial!

      Sobre DC e PS2, nunca tentei porque minha máquina é muito modesta e não roda esses sistemas.

      Excluir
    2. Entendi. De qualquer forma é ótimo usar um FE para facilitar a vida.

      Uso o controle do Xbox 360 com fio, você usa algum outro ou tem alguma sugestão de outro melhor?

      Obrigado

      Excluir
    3. Sempre usei o meu controle sem fio do Xbox 360 via um receptor pra PC-USB, bem simples de usar (é só plugar em alguma porta USB e sincronizar com o controle). Reconhece todos os emuladores que eu possuo numa boa.

      Excluir
  4. Parabéns pelo tutorial, Cosmão. Tomara que esse dólar baixe logo :D

    ResponderExcluir
  5. Bom dia , estou com problema , quando aperto enter ou start para entrar o jogo o pc reinicia , sabe qual configuração desmarco para tirar , não estou achando, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser alguma configuração do emulador que vc está tentando acessar, alguma configuração de vídeo não suportada pelo seu PC, algo nesse sentido, por isso ele reinicia.

      Excluir
    2. Se vc estiver executando o MAME, a versão mais recente tem problemas com algumas placas de vídeo e drivers da NVIDIA... a solução que eu encontrei foi instalar um driver antigo, versão 258 se eu n me engano. Mas com certeza é problema com a combinação vídeo e emulador.

      Excluir
  6. Bem legal o tutorial, parabéns.
    Uma pergunta, qual a versão do MAME que você usa ?
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento estou usando o Advanced MAME BR no front-end, mas, fora dele, uso a plus 0.159.

      Excluir
  7. Muito bom! configurei seguindo seu tutorial mas quando tento escanear a pasta de roms pra criar a lista de jogos do mame ele diz:
    "the following emulator have invalid media allocation" MAME
    como resolver isso?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente vc colocou o endereço das roms do MAME inválido ou inexistente, dá uma checada nos endereços que vc colocou nas configurações. O MAME, por padrão, cria uma pasta ROMS automática quando é executado, veja se o caminho pra essa pasta não ficou por default no front-end.

      Seu MAME executa normalmente as roms fora do front-end?

      Excluir
  8. Boa noite amigo como faço para ativar o startup?
    Já fiz de tudo porem quando reinicio Só abre o Windows

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presumindo que você use o Windows 7, segue esse tutorial aqui que não tem erro (fiz por ele e funcionou perfeitamente, só lembre-se de ligar o controle assim que ligar o PC): http://www.baboo.com.br/tutorial/tutorial-de-windows/tutorial-windows-7/como-inicializar-programas-junto-com-o-windows/

      Excluir
    2. Boa noite, eu estou usando xp .
      Tem como configurar o status (autoboot) No xp?

      Excluir
    3. Olá Marcelo, baixe o arquivo instantsheller_boot. Eu tbm estava com essa duvida e pesquisei a respeito. De uma busca no google e olhe o tutorial mas o programa é esse.

      Abraços,

      Excluir
    4. Olá Marcelo, baixe o arquivo instantsheller_boot. Eu tbm estava com essa duvida e pesquisei a respeito. De uma busca no google e olhe o tutorial mas o programa é esse.

      Abraços,

      Excluir
  9. Fala ai jovem, bacana o tutorial porém tenho dois problemas.
    Primeiro: Estou usando o MAME 0.119 e fora do Maximus ele rodas todas as roms porem no frontend ele só visualiza umas 15, nao tenho como saber nem se roda outras pq não aparecem na listagem. Tenho o arquivo (NEOGEO_BIOS) dentro da pasta roms e mesmo assim.

    Segundo: Poderia fazer um tutorial só de configuração de controles, eu até configurei lá no maximus porém o controle do player 2 esta reconhecendo também como se fosse o 1, e como faz pra configurar os comandos dentro do jogo?? Pq quando estou jogando e eu aperto algum botão que esteja configurado para o menu do maximus, exemplo (o botão select eu configurei para retornar a home do maximus) e no emulador eu costumo configura-lo para adicionar creditos, se eu paerto para adicionar os credito ele fecha o jogo e volta a home do maximus.
    Não sei se deu pra entender, mas to achando meio complicado configurar.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Hudson! Primeiro, desculpe pela demora na resposta, mas vamos tentar ajudá-lo nas dúvidas.

      1 - Tente usar uma versão mais atualizada do MAME. Eu comecei usando essa 0.119 também, mas tive problemas nos controles e em algumas roms que simplesmente não eram reconhecidas. Então passei a usar o MAME Brasil Advanced, que é uma versão modificada do MAME Plus e mais atualizada. Com essa versão sim, eu consegui configurar controles/roms tudo funcionando perfeitamente dentro do ambiente do Maximus.

      2 - Qual controle você está usando? Se for o do X360 sem fio, não entendo o que possa estar acontecendo. Configurei ele de primeira aqui, mas coloquei o botão de "voltar telas" do MA usando o R3 (quando vc aperta o analógico) e pra sair do jogo, o R3+L3, pra evitar sair dos jogos sem querer. Dessa forma eu consigo jogar numa boa, entrar e sair dos jogos sem problema algum.

      Uma última observação: não deixe os botões de comando do Maximus, como sair do jogo ou voltar ao front-end iguais aos botões in-game de qualquer emulador, seja MAME ou outro, pois vai gerar conflito. É por isso que usei os analógicos pressionados (R3 e L3), pois esses botões não são usados em emulador nenhum (talvez em alguns jogos do PS1 como Ape Escape, mas são raros).

      Excluir
    2. Uma dica amigo. Você pode combinar botões também. No meu caso configurei o start+select pra sair do jogo e apenas o select pra colocar crédito. E pra configurar os controles dos jogos tem que ser no próprio emulador e não no front end. A maioria você encontra no menu e alguns não. No caso do MAME plus vc executa algum jogo e aperta "TAB" você co figura controle geral ou específicos pra cada jogo. É muito bom.

      Excluir
    3. Uma dica amigo. Você pode combinar botões também. No meu caso configurei o start+select pra sair do jogo e apenas o select pra colocar crédito. E pra configurar os controles dos jogos tem que ser no próprio emulador e não no front end. A maioria você encontra no menu e alguns não. No caso do MAME plus vc executa algum jogo e aperta "TAB" você co figura controle geral ou específicos pra cada jogo. É muito bom.

      Excluir
    4. Sim Elmo Rios. Eu também combinei dois botões pra sair do jogo (R3 & L3), além do START + SELECT pra sair do front-end, tudo pra não conflitar com os comandos do jogo ou do emulador em si.

      Excluir
  10. Boa tarde galera, ao executar o Maximus Arcade, aparece o seguinte erro:

    Unable to load movie playlistl. does the .INI file exist? It must contain a section Movies with an entry 'Movie01=Pathname.dir'

    SO Win Xp. Ja nao sei mais o que fazer, se alguem puder ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rick!

      Tentei procurar ajuda para o seu problema e o máximo que encontrei satisfatório foi esse link: http://joomla.maximusarcade.com/phpbb/viewtopic.php?f=3&t=692

      Aqui a solução seria mover todo o conteúdo do Maximus Arcade para o diretório raiz do C:. Isso te obrigaria a mudar todo o endereçamento dos executáveis que você já configurou, como os emuladores, algo até um pouco trabalhoso mas nem tanto.

      Essa mudança de diretório reduziria o endereço final para o executável do programa para até 127 caracteres, o que é possivelmente o que está causando o crash do Maximus. Resumindo: seu Maximus Arcade está dentro de muitas pastas secundárias e o Windows não consegue encontrá-lo para executar.

      Excluir
    2. Cosmão, depois de tanto tempo parado e sem solução, (saliento que tentei fazer o que vc falou porem sem sucesso), nao sei se foi sorte ou a famosa cagada mas descobri o que havia de errado, aparentemente foi um virus que estava atrapalhando o funcionamento do MA, escaneei e foi encontrado no editor de temas, logo apos remove lo, funcionou normalmente, estou quase terminando meu Arcade, falta mesmo so comprar os controladores.. Grande Abraço e fica a dica ai pra quem passar pelo mesmo problema que eu... pode ser um virus..

      Excluir
  11. Boa noite, estou com um problema com o maximo arcade ele não roda os jogos,todos os jogos aparece quando tento rodar um jogo aparece tela preta ,mais no emulador (mame) funciona todos os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Genildo!

      Dê uma olhada nas configurações de full-screen do MAME, se estão corretas. Se o problema persistir, tente usar outra versão do MAME.

      Excluir
  12. Olá amigo, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelos tutoriais relacionados ao Hyperspin e também a esse do Maximus Arcade. Muito obrigado por disponibilizar seu conhecimento.
    Agora, minha duvida é quanto aos videos de preview dos games. Você indicou o site Emumovies para tal, porém mesmo após efetuar o cadastro e logar, o site retorna uma mensagem de que não estou autorizado baixar o conteúdo que se refere ao link dos videos.

    Saberia como realmente proceder pra baixar conteúdos desse site ou de algum outro site que contenha video preview dos games?

    Mais uma vez, meu mito obrigado! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio.

      Na época que escrevi esse tutorial, o site emumovies estava aceitando cadastros normalmente e disponibilizando limitadamente seu conteúdo, principalmente os vídeos que devem ser os arquivos mais disputados do site. Pelo jeito eles devem ter bloqueado de vez e só permitindo baixar quem ou contribua com o site ou pague a taxa que eles cobram.

      Sugiro ou você mesmo ir gravando aos poucos os vídeos de preview usando o próprio emulador ou algum programa externo pra gravar gameplay ou procurar outras fontes.

      Excluir
  13. da para utilizar ficha nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como o Hyperspin, o Maximus Arcade deve ter sido idealizado para ser usado em máquinas com fichas, logo, acredito que ele possa sim ser configurado para o uso das mesmas, mas desconheço o processo.

      Excluir
    2. Dá sim. É só você configurar o botão de colocar crédito como o ficheiro.

      Excluir
  14. Qual formato de video posso colocar na introduçao?ja tentei avi,mp4,flv e swf e nao roda na inicializaçao....no video dos jogos eu uso o .swf por ser bem pequeno e funciona de boa,mas to apanhando no video de onicializaçao...

    ResponderExcluir
  15. Qual formato de video posso colocar na introduçao?ja tentei avi,mp4,flv e swf e nao roda na inicializaçao....no video dos jogos eu uso o .swf por ser bem pequeno e funciona de boa,mas to apanhando no video de onicializaçao...

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, galera o emulador do znes nao salva o gameplay no maximus arcade, alguma ajuda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não salva o gameplay? Save-state? Save do proprio jogo?

      Excluir
  17. Boa noite estou com problema no controle 2 ele parou de funcionar somente o direcional nos jogo name como faço para ele voltar a funcionar ? Se pode me ajudar e claro.obrigado

    ResponderExcluir
  18. Cosmao primeiro parabéns pelo tutorial.
    Tava com uma máquina configurada com mame,Nintendo e outros. Fui adicionar o atari 2600 e agora ele só aparece o Atari 2600 e sumiu as outras opções. Mesmo editando a lista ele do display ele fala que os outros não estão configurados.
    Alguma idéia?

    ResponderExcluir
  19. Adair, qual msg de erro? Tente remover todos da lista e deixar soh ele depois.

    ResponderExcluir
  20. como faço para programar o controle para sair do front end?Eu faço e salvo mas não adianta!

    ResponderExcluir
  21. Não consigo colocar crédito alguém. Me dá uma dica

    ResponderExcluir
  22. Não consigo colocar crédito alguém. Me dá uma dica

    ResponderExcluir
  23. Não consigo colocar crédito alguém. Me dá uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Designou um botão para por créditos? Geralmente é o 5 ou F3.

      Excluir
  24. tem algum sistema que possa rodar jogos recentes tipo street fighter 5, Mortal kombat X...tipo jogos recentes?
    Estou querendo montar alguns arcades com pc e ficheiro pra colocar pra mulecada jogar, mais não conheço estes sistema...
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço nomes de programas que façam isso com jogos modernos, mas existem sim. Agora, eu acredito que seja um trabalho mais profissional e envolva até certo ponto programação. Já vi algo parecido com o Street Fighter 4.

      Excluir
  25. Boa Noite,
    Primeiro gostaria de agradecer muito bom o seu tutorial me ajudou bastante.
    gostaria de tirar uma duvida se voce poder me ajudar ficaria muito feliz.
    to pensando em comprar um Raspberry Pi e Instalar o Maximus arcade nele porem nao sei se funciona, como e feito isso se e so colocar o Maximus nele e pronto alguem ai pra me dar umas dicas de como proceder ???

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite,
    Primeiro gostaria de agradecer muito bom o seu tutorial me ajudou bastante.
    gostaria de tirar uma duvida se voce poder me ajudar ficaria muito feliz.
    to pensando em comprar um Raspberry Pi e Instalar o Maximus arcade nele porem nao sei se funciona, como e feito isso se e so colocar o Maximus nele e pronto alguem ai pra me dar umas dicas de como proceder ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer se o Maximus funciona no Raspberry Pi, depende do sistema operacional que virá com ele.

      Geralmente eu vejo pessoas usando o Retroarch no Raspberry Pi, pois é muito mais prático e simples.

      Excluir
  27. Olá Cosmão! Parabéns pelo seu tutorial que me ajudou na escolha do MA.
    Por favor me ajude. Configurei o MA com emuladores do Atari, Odyssey e MSX utilizando o controle do xbox. Configurei no MA a tecla F12, e os botões START+SELECT ou botão L3, R3 ou R3+L3, sabendo que não estão conflitando com o emulador, mas não consigo sair do jogo e voltar ao MA. Nenhum botão do controle configurado funciona para esta opção, apenas por teclas. Consegui amenizar o problema, por ex. configurando o botão R3 tanto para saída do emulador stella quanto no MA para sair de executável. Desta forma, estando no jogo pressiono o R3 uma vez pra sair do stella e novamente para voltar ao MA. Está prevalecendo somente os botões configurados do emul enquanto estou jogando. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alberto!

      No meu eu configurei como R3+L3 pra sair do JOGO e START+SELECT pra fechar o Maximus. Funciona perfeitamente há anos.

      Excluir
  28. Cosmão, lindo trabalho pra incentivar a galera que está na dúvida e não sabe da praticidade do Maximus Arcade e do MALA. Eu utilizo exatamente como você também, recheei um HD de 1tb só de roms e isos. Organizei minhas roms uma à uma pra tirar excessos de jogos repetidos em regiões diferentes e me livrei de jogos não-oficiais, alternativos, hacks, etc. É praticamente um no-intro ainda mais limpo. Até agora tenho configurado e totalmente funcional o Atari, NES, SNES, N64, GB, GBC, GBA, MS, MD, 32X, SEGACD (com os 100 melhores jogos tratados com os cues corretos pra wave), PSX (com uns 400 jogos em formato pbp e rodando pelo epcsx), NeoGeo (tirado do FBA), CPS3 (tirado do FBA), um pacote do MAME selecionado com os 2000 melhores jogos (tendo os CHDs e tudo), e PSP (com os melhores 120 jogos). Enfim, meu frontend esta bastante recheado já, e agora está na parte mais penosa... Sega Saturn e Dreamcast. Já torrei cerca de 3 dias mexendo em cada mas não vai nem com reza braba. Apelei à fazer arquivos bat e foi meio caminho andado... mas eu empaco no DaemonTools. Só umas versões antigas aceitam os command lines que sei pra montar, e essas versões do DT não instalam mais no Windows 10. Você ou algum participante do papo sabe orientar no que fazer? Se alguém precisar de ajuda nos que já instalei posso orientar. Vi que tem gente aí com duvida pra adicionar jogos de PC. Tem duas maneiras... a primeira é criando um arquivo bat pra cada jogo, colocar todos eles, cada um em sua pasta dentro de uma outra pasta... como se fossem roms. E daí adicionar o sistema escolhendo "Batch" e mandando buscar só os arquivos bats dentro dessa locação onde estariam os jogos... claro, mandando escanear nas subpastas. A outra maneira é criar esses bats de qualquer forma e criar um outro bat que busca todos os bats que executam os jogos e depois adicionar esse bat master como um sistema qualquer que você não use. Enfim, é bem penoso adicionar jogos de PC de início... os problemas maiores é que cada um se comporta de um jeito anarquico e você vai ter que pra cada jogo tratar de uma forma isolada. Muitas vezes criar bats pra dar kill e finalizar processos que aquele jogo abriu e o Maximus Arcade não conseguiu finalizar normalmente. O outro ponto negativo é que os jogos são enormes e lotam o HD fácil. Só um Street Fighter V ocupa vários fullseta juntos. Enfim, escrevi pra cacete rs. Se alguém puder me ajudar com esse Sega Saturn e Dreamcast eu seria imensamente grato. E também sugerir outros sistemas que saibam ser tranquilo pra eu adicionar. Fora PS2, GameCube e uns 20 do Wii que já está na fila rs. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo acesso e pelos elogios.
      Cara, eu desisti do Saturn por justamente depender de um emulador de imagens pra poder carregar as ISOS. Eu vi algo como um tutorial lá no fórum do Maximus Arcade, mas era escasso de informações. Um cara também me disse uma vez que conseguiu, me passou até o código, mas eu perdi sem nem ao menos ter tentado.

      O que vc pode fazer no caso do Saturn, é tentar pelo emulador Yabause, que não depende de um criador de drivers virtuais como o Daemon Tools, ele roda a ISO do Saturn diretamente. O único porém é que ele é um emulador mais pesado e com menos compatibilidade que o SSF.

      Excluir
    2. E aí, beleza? Finalizei meu frontend recentemente com um total de 44 sistema e cerca de 18 mil jogos no total. Tinha conseguido resolver o Saturn com o SSF mesmo. Criei bats, fiz versão não funcional do Daemon Tools funcionar, trabalhei a imagem de cerca de 200 jogos pra que funciorem direito, enfim, queimei quilos de neurônios rs. E o que eu descobri ontem? Que recentemente embutiram no Mednafen o Sega Saturn. E acredito que o SSF mesmo repaginado e rodando de tudo sem trocar BIOS manualmente... rodando até os problemáticos jogos que utilizavam as expansões de memória. Tem até uma infinidade de filtros tradicionais do Mednafen.

      Onde encontrei:
      https://www.youtube.com/watch?v=bFkMDqwp_dg

      Agora já pode adicionar também aí sem dor de cabeça.

      Vou te mostrar um link com algumas previews do meu sistema. No lado esquerdo encima onde tem tipo uma snap de um jogo, na verdade é um vídeo em SWF.
      http://enygmatta.deviantart.com/gallery/

      Voltando ao Mednafen, ele é também compatível com vários outros sistemas torturosos de configurar. Só dar uns 30 minutos pra ele que já da pra entender como tudo funciona... ele não tem mistério.

      Excluir
  29. Olá amigo, gostei muito do tutorial. Achei muito interessante mesmo.

    Estou com uma máquina que é um Pentium 4 com 2GB de memória e queria aproveitá-la pra fazer isso.

    Coloquei o HyperSpin. Ficou legal a princípio, mas mesmo utilizando uma placa de vídeo AGP de 256MB (o que não é muito, eu sei), ele fica lento.

    Gostaria de saber a configuração mínima para o Maximus e se existe um outro FE mais leve que serviria para esta máquina.

    Desde já muito obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willer, muito obrigado pela visita.
      O Hyperspin é um front-end pesado e complicado mesmo. O Maximus Arcade roda na minha máquina sem placa dedicada e com 4GB de memória ram.

      Se fizer muita questão do visual do Hyperspin, existem skins pro Maximus que imitam o Hyperspin.

      Excluir
    2. Vou tentar o Maximus então. Espero que rode nessa máquina minha com essa configuração... hehehe

      Muito obrigado Cosmão!!!

      Excluir
    3. Tente sim e poste os resultados aqui, pode ajudar mais pessoas com a mesma dúvida!

      Abraços!

      Excluir
    4. Pode deixar.. vou seguir seu tutorial, fazer o Maximus, e espero que dê certo numa máquina dessas.

      Pensei até em usar o EmulationStation, que parece ser mais leve tbm... Mas o Maximus tem seu lugar né....

      Excluir
  30. beleza de pagina, parabéns tirei muitas duvidas só lendo os outros post, valeu.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, estou com um problema, o Maximus funciona certinho, uso ele com o Mane, entra no jogo, roda normal só que na hora de sair do jogo a tela fica fera e só volvo com ctrl alt delete

    ResponderExcluir
  32. Boa noite galera, estou com um problema no Maximus.
    Ao selecionar qualquer jogo para Super Nintendo o jogo não inicia sozinho.
    Eu sou direcionado para o emulador Zsnes.

    Onde devo fazer com que o Maximus Arcade abra os jogos de Snes direto?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia como faço pra coloca o botão do crédito

    ResponderExcluir