terça-feira, 14 de abril de 2015

Especial: Os Primórdios da Emulação - Parte 1



"Que atire a primeira pedra aquele que, sendo fã de videogames, nunca fez uso de emuladores."

Todo mundo gosta de emuladores. Sim, todo mundo, até mesmo aquele jogador mais avesso à essa prática, pelos mais variados motivos, no fundo do seu âmago, nutre no mínimo um respeito pela emulação. É por causa dela que preservamos épocas inteiras. É através dela que revivemos grandes momentos do passado. E vai ser sempre por ela que vamos poder voltar no tempo e sentir o eterno gostinho de infância que ficou lá atrás e que, nos dias de hoje, parece fazer tanta falta quanto o ar que respiramos.

Hoje amigos, resolvi resgatar um assunto que anda meio esquecido nesse mundo de jogos velhos, poeira e cartuchos. A emulação é uma complexa técnica de resultados simples, que nos traz sentimentos de décadas atrás. Através de um não tão simples programinha, simulamos aquele console que não é mais fabricado, aquele cartucho que há tempos já deixou de funcionar ou até mesmo aquele sistema que sequer foi cogitado seu lançamento nessas terras. Hoje eu resolvi falar da arte da emulação e reviver alguns dos primeiros emuladores que usei na vida, bem como sites lendários que ajudaram a propagar essa saudável prática.


Comprei meu primeiro PC em 1999. Nessa época, os emuladores estavam se consolidando e ainda não haviam tantas opções e programas sólidos como vemos hoje em dia. Muita coisa ainda era praticamente experimental, onde conseguir resultados satisfatórios já era motivo de se encher de alegria. Emular pela primeira vez o Mega Drive, o Super NES, o Master System e o Nintendinho foi uma satisfação tão grande pra esse dinossauro que até hoje eu guardo comigo as cópias dos emuladores que usei na época.

Uma das primeiras coisas que fiz com meu novíssimo "Pentium III" com 64 MB de RAM foi vasculhar a recém conhecida internet em busca dos famosos emuladores. Como todo mundo na época, a internet discada de 56kbps era o padrão e, também por padrão, só era interessante usá-la nos períodos conhecidos como "econômicos", geralmente entre a meia noite e 6 da manhã. Pra quem pegou o bonde andando e começou a usar a internet há algum tempo, isso pode soar como um ser das cavernas descrevendo o uso de sua clava, mas era justamente por esse motivo, essa limitação toda que, baixar um mísero arquivo de 5MB era, após toda a espera de HORAS, de uma sensação de vitória TREMENDA! Imagine então, as diversas roms baixadas de um sistema...

Os sites eram todos arcaicos, a maioria em um simples HTML com um menuzinho do lado. De cabeça, lembro bem do Fórum GDicas, de onde baixei roms que uso até hoje devido aos diversos processo de backup pelos quais eu passei. Acredito que muitos que usaram roms e emuladores na época lembram também do lendário Emulando e do famoso Air Bag Emuladores. Foi nessa época também que conheci o Planetemu, o site francês que uso até hoje para pegar roms que, vez ou outra, acabo conhecendo.

Bom, ROMs não funcionam sem seus emuladores. Então, selecionei alguns dos mais lendários emuladores de diversos sistemas que usei na época. Alguns até hoje recebem novas versões, como é o caso do Gens do Mega Drive. Bom, vamos à lista e boas lembranças à todos!

Genecyst / Mega Drive - Site Oficial



O Genecyst foi um dos primeiros emuladores de Mega Drive. Criado pela Bloodust Software (que também criou o Nesticle, que veremos mais adiante), o Genecyst precedeu inclusive o Gens. Naquela época, ele disputava o título de melhor emulador com o KGen 98. Uma das principais características do Genecyst era, além do seu visual diferente (menus pingando sangue), era seu desempenho sonoro. Outra feature interessante do emulador era a possibilidade de converter roms em SMD para BIN.

KGen 98 / Mega Drive - Site Oficial



O KGen carrega o título de ser a primeira investida de Steve Snake no mundo da emulação do Mega Drive. Pra quem não sabe, Steve Snake é o criador do conceituado emulador multi sistemas da Sega, o Kega Fusion. O KGen eu usei bastante na época, muito mais que o Genecyst por considerá-lo bem mais simples e prático. O único porém do KGen é que ele não aceita roms zipadas/rar, apenas jogos descompactados, assim como seu rival na época, Genecyst. Outro porém, dessa vez pra quem quer utilizá-lo nos dias de hoje, é sua incompatibilidade com as placas de som mais modernas.

ChaSms / Master System - Site Oficial



ChaSms foi o primeiro emulador de Master System que usei. É um dos emuladores mais práticos e simples de ser usado. Apesar do emulador ter várias opções, ele peca por não ter nenhum botão de atalho para tirar screenshots (snapshots). Uma das coisas que mais gosto no ChaSms é sua fidelidade aos gráficos do Master System, às vezes eu pego pra usar ele apenas por esse fator. Além disso, ele também tem uma opção para salvar as músicas dos jogos. Infelizmente foi descontinuado, tendo sua última versão lançada no ano 2000.

Nesticle / NES - Site Oficial



Nesticle, juntamente com o Genecyst, formam os primórdios da emulação do Mega Drive e do Nintendinho. Ambos criados pela Bloodlust, os dois emuladores compartilham de um visual bem parecido, sendo que no caso do Nesticle, temos a cor azul como predominante ao invés do vermelho do Genecyst. O Nesticle também foi o precursor da ferramenta para gravar vídeos de gameplay direto no emulador, além de possuir um editor gráfico embutido permitindo os usuários mais determinados criarem seus próprios hacks. Até hoje o Nesticle é amplamente reconhecido como um dos melhores emuladores do Nintendinho.

Callus / Arcade Capcom - Site Oficial



Apesar do link para o site ser da Bloodlust, não existe uma informação certa que são os mesmos criadores do Genecyst e Nesticle que criaram o Callus. Eu me lembro muito bem na época, a alegria ao conseguir jogar Final Fight no próprio PC com uma qualidade invejável através desse belo emulador exclusivo para as placas CPS1 e CPS2 da Capcom. Dentre os lendários jogos dessas placas, estão o já mencionado Final Fight, Captain Commando, Cadillacs & Dinosaurs, Knights of the Round, Mercs, Street Fighter 2 entre tantos outros. É um emulador muito bom até pros padrões atuais.

Connectix Virtual Game Station / Playstation - Site Oficial (não possui)



A experiência de emular um console que ainda estava ativo na época foi atemporal! Eu tinha o PS1, ainda funcionando, mas baixei esse emulador e foi interessante ver que eu conseguia jogar no PC aquilo que eu jogava no PS1, dadas as devidas proporções. Uma das limitações do emulador, que fazia milagres num Windows 98, era que ele só rodava com algum disco de PS1 no drive do PC. Mesmo assim, alguns jogos simplesmente travavam se você não tivesse, pelo menos, uma placa gráfica dedicada. Vale dizer que a Sony adquiriu os direitos do emulador algum tempo depois de lançado.

Raine / Arcade Taito/Jaleco - Site Oficial



O primeiro jogo que emulei no Raine foi o Combatribes, de 1990, da Technos. Apesar do emulador ser, oficialmente, lançado para as placas da Taito e da Jaleco, suas versões posteriores suportavam muitas placas diferentes, tornando um Raine um belo emulador multi arcade (claro, ainda inferior à quantidade de sistemas de um MAME, por exemplo).

ZSNES / Super NES - Site Oficial



O primeiro ZSnes foi lançado em 1997 e era apenas para DOS. Depois disso, diversos ports foram feitos para Windows e Linux, todos como base na versão para DOS. É por isso que o emulador tem um funcionamento bem diferente do seu rival, Snes9X. Mesmo assim, o ZSNES, atualmente, é um dos melhores emuladores para Super Nintendo, suportando inclusive uma infinidade de filtros para os jogos e possui atualizações constantes.

E com isso eu encerro a primeira parte do especial. Espero que todos tenham gostado dessa volta ao passado, principalmente quem fez muito uso desses programas lendários que ajudaram, de alguma forma, a criar o cenário atual de emulação. Os emuladores atuais são quase perfeitos no que diz respeito à performance, sempre buscando serem o mais parecido possível com o sistema original, sem deixar de incluir características para fazer os jogos de antes parecerem modernos, como filtros e etc.

A segunda parte do especial está programada para ir ao ar semana que vem. Nela eu vou listar vários sites de emulação que uso constantemente. A emulação ainda é tida como um tabu para muitos, inclusive para algumas empresas que acreditam se tratar de pura e simplesmente pirataria. Eu não vou entrar no âmbito do que é certo ou errado aqui, mas sim do que é necessário. A emulação é necessária. Reter esses verdadeiros clássicos que ajudaram a construir uma indústria milionária é necessário. É tão necessário que as empresas estão abrindo os olhos pros clássicos até relançando-os nos consoles modernos, como é o caso do Virtual Console do Wii/WiiU.

17 comentários:

  1. Senti-me bem velho com o artigo rs. Eu emulava muita coisa num Pentium 2 e usava Neo Rage (emulador de MVS) e Bleem (cheguei a zerar Symphony, RE3 e Dino Crisis). Excelente artigo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez que se emula um NeoGeo a alegria é tão intensa que vc custa a acreditar hehehe!

      Excluir
  2. Nossa, lindo artigo, me fez reviver lembranças que até então não havia refletido... É verdade, a emulação faz parte de nossas vidas, fez e faz. Eu não tinha PC na época e ia para a casa dos meus tios jogar, tentando me acostumar a jogar com o teclado kk
    O primeiro jogo que emulei (baixado no Planetemu): Rockman & Fort no Zsnes, como só foi lançado no Japão era a única alternativa: emular, as locadoras foram quebrando e comecei a baixar os jogos que eu gostava, principalmente os rpgs que não paravam na prateleira

    Depois chegou o Pentium III (Eterno Pentium III) aqui em casa e comecei a jogar ps1, pra minha felicidade rodava no Connectix kkk

    Impressionante o Planetemu que tá vivo até hoje, longa vida ao Planetemu! Ainda uso muito

    Valeu Cosmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que não tive mais contato com Mega Drive, Master System e NES desde a época deles mesmo. Então, em 1999 veio a mágica dos emuladores e pude reviver tudo isso denovo! É uma sensação indescritível!

      E o Planetemu tá firme e forte, um dos melhores sites pra pegar roms até hoje! A segunda parte do artigo vai falar sobre ele e sobre os melhores sites de emulação existentes!

      Abraços Luis!

      Excluir
  3. Adorei o post. São coisas mais raras de se achar na internet. Mas minha experiência com emuladores mais marcante foi com aqueles cds com um autorun.exe e emuladores meio caducos, com músicas estridentes e sem ter como salvar sem aprender a mexer nas configurações :) Ainda bem que esta época ficou para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquelas revistas que vinham com cds cheios de emuladores e jogos hackeados (tinha um Sonic 3 Part 2 num deles), devo ter umas duas revistas dessas, foi através delas que descobri alguns sites de emulação na época.

      Vou ver se trago algumas imagens delas pra segunda parte do artigo!

      Excluir
  4. Ótimo post! Olha q essa semana tb falei um pouco a respeito. ABC!

    http://scantorrents2.blogspot.com.br/2015/04/game-breath-of-fire-4-portugues-versao.html

    ResponderExcluir
  5. Comecei a usar emuladores em 2003 e naquela época ainda estava usando net discada.

    Dos emuladores citados no tópico só usei o KGen, Nesticle, ChaSms e ZSNES.

    Gostava da interface do KGen que tinha o Mega Drive modelo 2 no fundo e o usei até conhecer o Gens e o Gens Plus.

    Na época baixei Sonic, Streets of Rage, Phantasy Star IV e alguns jogos que só vi em revistas.

    Nesticle joguei poucoe a versão que usei na época rodava alguns jogos.

    ChaSms foi o segundo emulador de Master System que usei após conhecer o MEKA.

    ZSNES foi uma sugestão de um amigo e o uso até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava da interface do KGen. Só esse negócio de ser obrigatória sua execução em tela cheia dava um ar muito diferente e bacana ao emulador.

      O Chasms foi meu primeiro emulador de Master System e eu uso ele até hoje. O Meka eu já usei, mas acho ele pesado demais, muito cheio de firulas. Lembro da minha odisséia pra deixar ele fullscreen e depois em janela sem perder a qualidade da emulação, envolveu vários procedimentos editando o .INI do emulador...

      Excluir
  6. Ótimas lembranças! Acho o Callus impressionante para a época, emular perfeitamente Final Fight ou Street Fighter 2 de fliperama num Pentium 166 como o meu era uma façanha. Genecyst e ZSnes também tinham excelentes desempenhos em máquinas modestas.

    Usei muito o Emux.com, Emulando e Planetemu. Outra lembrança é da febre do Dragon Ball Z RPG de cards de SNES traduzido para português, que travava sempre que TENSHIN usava QUADRADO, e que quase todo mundo não sabia como passar das cavernas em Namek, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Callus foi uma alegria pra mim também. Minha máquina mal abria o MAME, então o Callus supria a vontade de jogar os clássicos da Capcom para arcades!

      Excluir
  7. Santa Emulação !!!
    Novamente parabéns pelo excelente artigo Cosmão, e que venha a parte 2, 3, 4 ... 9999 ... rsrs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, valeu Marcelo! A parte final já foi postada, talvez futuramente eu fale sobre o tema mas sob outro entendimento.

      Excluir
  8. Belo post Cosmão lendo aqui sobre eles me veio na mente varias lembranças de quando comecei a emular também .

    ResponderExcluir
  9. O melhor emulador de Super Nes atualmente é disparado o Bsnes (teve o nome mudado posteriormente para Higan), que tem emulação perfeita em suas últimas versões. Já o Zsnes e o Snes9x, talvez por utilizarem outros métodos de programação, apresentam algumas falhas na fidelidade da emulação.

    ResponderExcluir