quarta-feira, 22 de abril de 2015

Os Primórdios da Emulação - Final



Bem vindos à segunda parte do Especial Os Primórdios da Emulação. Já vimos os diversos emuladores antigos e mencionei diversos sites lendários do passado na primeira parte, então, nessa segunda e última vou abranger os sites atuais e dar uma geral na atualidade da emulação. Espero que todos gostem.

PS: este artigo não contém links para roms, apenas indicação de sites que as distribui. O Blog Shugames não é responsável pelo download das mesmas, muito menos pela comercialização ilegal de produtos de propriedade intelectual protegida. As informações contidas nesse post são sumariamente de caráter informativo. Não peçam roms, pesquisem. O Google tá aí pra isso.


Um dos primeiros sites que visitei para baixar minhas roms foi o Planetemu. Mas, dentre tantos outros, resolvi escrever uma lista deles, dando seus prós e contras, bem como dizendo o que é encontrado em cada um deles, idioma padrão, etc.



Site: Planetemu
Idioma: francês
Prós: downloads rápidos, grande acervo;
Contras: está em francês e não possui isos (PSX/SAT/DC);
O Planetemu provavelmente deve ser o site mais antigo dessa lista. Possui uma lista invejável de jogos para os mais diversos sistemas e vive em constante atualização. Além das roms, os emuladores constituem uma das listas mais robustas da internet. Apesar do seu idioma ser o francês, é fácil achar os consoles e os jogos nele. Do lado direito, temos a lista de consoles que vão desde os consoles de mesa, passando por portáteis, arcades e PCs mais antigos. Clicando em algum sistema, temos uma lista dos emuladores disponíveis (em quantidade) para cada um dos SO e, mais abaixo, as listas de roms desse sistema (na aba ROM com fundo azul). Ao clicar em algum jogo, uma janela separado se abre com a imagem do mesmo (se houver) e com o botão TELECHARGER, que é a mesma coisa que DOWNLOAD.



Site: CoolRom
Idioma: inglês, mas foi recentemente traduzido
Prós: menus fáceis de mexer, downloads rápidos, site traduzido;
Contras: pede pra instalar um programa para baixar os jogos, ou então aguardar alguns segundos pra baixar sem ele;
CoolRom é um site bem antigo também de jogos. Antigamente somente em inglês, o site passou a ser traduzido também. Acredito que todos os jogos (ou quase todos) tenham fotos para visualização, uma da tela de intro, outra da tela in-game, o que por si só já é bem interessante. O que estraga nesse site é o programa pra baixar os jogos, mas dá pra baixar sem ele, tendo que esperar alguns segundos apenas. Ao entrar em alguma rom pra baixar, o CoolRom indica outros jogos similares mais abaixo, o que é um fator interessante.



Site: EmuParadise
Idioma: inglês
Prós: acervo gigantesco de roms e principalmente isos; possui também os fullsets de quase todo sistema;
Contras: muita propaganda, deixando o site pesado, além de captcha pra todo e qualquer download;
O EmuParadise, numa certa época, ficou bem conhecido por distribuir os fullsets, os pacotes fechados de jogos de um único sistema. Hoje em dia, ele é referência em ISOs, os arquivos dos jogos para os sistemas em CD, como o Playstation ou Saturn. É um ótimo site, com uma boa velocidade de download, mas entupido de propagandas e que requer captcha para seus downloads.



Site: Rom Hustler
Idioma: inglês
Prós: lista de sistemas de fácil localização, o site é bem rápido e com um visual simples;
Contras: oferece também um programa para download, mas sem obrigatoriedade;
O Rom Hustler é um robusto site de roms e um dos mais antigos também. De uns tempos pra cá, deram uma repaginada no site, acrescentaram um logotipo (um diabinho) e reformularam a lista de jogos e de sistemas para um visual mais limpo e simples. Pra quem quer rapidez e praticidade, é uma boa pedida. O único porém, assim como no CoolRom, é a instalação opcional de um programa para "acelerar" os downloads.



Site: Rom Nation
Idioma: inglês
Prós: grande acervo de roms;
Contras: alguns jogos requerem o famoso captcha;
O Rom Nation se parece muito com o Rom Hustler. Eu ousaria dizer que os dois nasceram praticamente juntos, mas tem suas diferenças. Enquanto o Rom Hustler pede a instalação de um programa para "acelerar" o download, o Rom Nation introduz o sistema de captchas para evitar congestionamento nos seus servidores.



Site: Emulator Zone
Idioma: inglês
Prós: emuladores para todos os sistemas;
Contras: nenhum;
O Emulator Zone, como o próprio nome já fala, é especializado apenas nos emuladores, os programas que simulam os consoles. Aqui não existem links para roms, nem mesmo listas de parceiros ou sites. Uma coisa bem interessante aqui são os arquivos de saves que podem ser baixados. São poucos, mas é um negócio bem interessante.



Site: The Iso Zone
Idioma: inglês
Prós: site robusto, lotado principalmente de jogos mais desconhecidos;
Contras: os downloads são meio lentos e o site tem muita propaganda embutida;
The Iso Zone, ao lado do Emu Paradise, são as melhores fontes pra baixar isos de Playstation e Sega Saturn. TIZ ainda tem um diferencial: a página dos jogos tem comentários dos usuários, às vezes indicando um emulador melhor para aquele jogo, às vezes reportando bugs, o que ajuda demais em alguns momentos.

E com isso eu termino o especial.
Espero que todos tenham gostado e usufruido das dicas aqui presentes. Até a próxima!

20 comentários:

  1. Tem também o SnesOrama, se bem que este está mais para forum.

    ResponderExcluir
  2. Saudades do snesorama quando era abarrotado de jogos! Como vc mesmo disse, hj o acervo deles não lembra nem um pouco o do passado, mas ele figura como um dos sites mais bacanas já feitos. Valeu a lembrança!

    ResponderExcluir
  3. Admito que na primeira vez que entrei no Planetemu fiquei procurando o botão download e o "Telecharger" bem ali na minha frente kk

    No Coolroom infelizmente não tem mais jogos da Nintendo, ela foi bater lá e pediu para tirar tudo... Considero um dos melhores da atualidade

    Emuparadise kkk Eu ficava (e fico) injuriado com tanta propaganda, mas admito que preciso e o utilizo bastante

    O resto foram apenas visitas casuais
    Foi uma época interessante, lembro que cada site de roms que se achava era como se tivesse achado uma mina de ouro hehe

    Valeu Cosmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio da Nintendo proibir eu acho uma infantilidade tremenda. O Emuparadise é ótimo mesmo, o problema é que o site fica pesado de tanta propaganda pra todo canto, mas ele, junto com o The Iso Zone são as melhores fontes pra isos de PSX.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um site que eu achava foda e tenho saudades é o Emuasylum. Era o melhor site de emulações que existia.

    Desses aí, o que mais gosto de usar é o Rom Nation. E não suporto o Emuparadise; tem vezes que tento baixar algo e não consigo, acabo clicando em links errados... enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, quase ninguém suporta o Emuparadise, os caras lotaram aquilo de links zuados de propagandas...

      Excluir
    2. Cara, eu sinceramente desconfio que essas propagandas tem virus rs

      Excluir
  6. Pô , esqueceram do tradicionalíssimo Emu-Russia ??? E o Gametronik ???

    (Emuasylum também foi o meu primeiro site de "compras" de games , naquela época não sabia de nada ... Bons tempos aqueles ...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tempinho atrás eu tentei acessar o emu-russia e tava dando como url inválida, achei que tinham deletado o site, só por isso não entrou. Mas vale uma citada sim, esse site abriga muita coisa, principalmente roms raras japonesas, valeu a lembrança!

      Excluir
  7. Aliás outro excelente é o Mondemul , confiram ...

    ResponderExcluir
  8. Vale ressaltar que a comunidade do The Isozone ( apesar de ser em grande maioria gringa ) é muito gente boa! Recebem bem qualquer um que entre nos fóruns e ajudam com dúvidas e até uploads de isos/roms de jogos que talvez não tenha ali ( embora isso seja quase impossível ); o que é meio raro as vezes se tratando da parte de fóruns de qualquer um desses sites de download de roms. Mas é fácil notar que a comunidade do The Iso Zone é bem unida e composta por caras mais velhos já, o que obviamente influencia nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade! Os caras montaram um esquema de comentários em cada jogo disponibilizado, ali vc mata dúvidas se o jogo funciona e conhece dicas para emulação do mesmo ou até mesmo para funcionamento direto no sistema (via ISO gravada).

      Excluir
  9. Olá Cosmão, muito boa a publicação, vc é 10. Quanto ao Emuparadise , vai a dica onde aparece o captcha, logo abaixo tem a msg "Trouble with our captcha ? Click here, é só clicar na mesma e ja vai direto opro link de download do jogo. espero q ajude , pq me ajuda muito odeio esse tal de captcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que dica legal essa, obrigado por compartilhar com a gente! Esse site é muito bom, mas bem pesado também, só de conseguir pular o captcha já ajuda bastante!

      Excluir
  10. Oi, cheguei nesse site pq tava querendo dicas de shooters para arcades (MAME). E tenho uma dica pra quem quiser: entrem no emuparadise pelo celular. Tô usando o chrome e tô baixando sem CAPTCHA. Aliás emulador no celular é muito legal pra dar aquela jogada casual no bus, esperando na fila, no banheiro :)

    Apesar que os controles são mais difíceis.

    Belo trabalho e valeu pela escavação dos jogos menos conhecidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris-Japa. Realmente, jogar pelo celular requer uma boa dose de paciência por conta dos comandos na tela de toque. Eu mesmo só deixei alguns RPGs pra jogar no celular, jogos de ação eu fujo.

      Excluir
  11. Poderia fazer um especial contando sobre os grandes foruns antigos também

    ResponderExcluir