sexta-feira, 24 de abril de 2015

Road Rash II (Mega Drive)

Já faz algum tempo que estou com um planejamento de revitalizar algumas análises mais velhinhas do blog. O Shugames começou com um padrão diferente de análises, mais voltadas para o escracho e esse padrão mudou completamente de uns tempos pra cá. Tendo em vista a qualidade acima da quantidade, alguns jogos já "analisados" no passado vão reaparecer por aqui em breve. Claro, não serão todos, mas uma grande parte deles. Devo salientar também que esses jogos serão somente do Mega Drive, jogos que fizeram parte de uma abordagem que fiz na época, chamada A Era Mega Drive, que consistia em analisar todo e qualquer jogo do Mega antes de partir pra outro sistema. Como tudo isso naufragou, alguns jogos excelentes ficaram com análises muito superficiais que nem de longe mostram realmente como o jogo é. Portanto, de vez em quando vão pintar alguns clássicos do Mega reavaliados aqui, mas sem qualquer intenção de deletar o material original.

Bom, dito isso, eis que surge o jogo analisado de hoje, Road Rash II. Por mais incrível que possa parecer, a segunda versão dessa franquia de sucesso da Electronic Arts nunca foi postada aqui no blog! E, mais inacreditável ainda, os dois outros jogos, Road Rash I e Road Rash 3 passaram, mas não Road Rash II, justamente o jogo que eu mais gosto da franquia, por algum descuido da minha parte, nunca sequer foi analisado no blog. Então, como pontapé inicial nessa nova empreitada de resgate do passado, apresento-lhes Road Rash II, um fenomenal jogo de corrida de motos, embalado por muita música boa, pistas insanas e porrada, MUITA PORRADA!


Road Rash sempre foi sinônimo de duas coisas: velocidade e violência. Claro, hoje você pega esse game, põe pra jogar e não nota nem 10% da velocidade e violência que temos nos jogos atuais. Mas, naquela época, só esse lance de descer a paulada no corredor rival já é de se espantar que isso não rendeu uma classificação diferente da maioria dos jogos do Mega Drive. Contudo, Road Rash apresentava tais características juntamente com um gameplay viciante e músicas excelentes no seu repertório. E isso tudo abrange as três versões originais para o Mega Drive.



Falando especificamente de Road Rash II, o game deu uma boa evoluída do primeiro game, principalmente no que diz respeito ao menu inicial. Se no primeiro game, os botões do controle simbolizavam cada ação na tela (botão A para selecionar jogador, botão B para ligar ou desligar a música, Start pra começar uma corrida, tudo sendo mostrado já na tela inicial), deixando tudo meio confuso numa primeira olhada, aqui o negócio ficou mais com cara de menu mesmo, facilitando muito na hora de escolher uma nova moto, inserir passwords, nome de jogador ou simplesmente escolher uma pista.



No âmbito geral, a série só veio apresentar uma diferença significativa no visual à partir do terceiro game, também pro Mega Drive. Em Road Rash II, a maioria dos cenários e sprites foram reaproveitados, acrescentando-se apenas mais pessoas na beira das pistas, carros e animais. O HUD do painel da moto também é diferente, mas apenas visualmente. O sistema de fases ainda é o mesmo (e se manteve no terceiro game), com um esquema de level, onde as 5 pistas vão ficando cada vez maiores conforme vencemos elas. As locações, claro, são outras agora, indo desde o Hawai até as colinas de Vermont, o deserto do Arizona e o cerrado do Tenessee. As motos dessa vez podem ser compradas sempre que se termina uma corrida, não limitando-se à terminar um level inteiro para realizar alguma compra.



Ainda é preciso chegar no mínimo no terceiro lugar para se classificar numa pista. Classificando-se nas cinco, sobe-se de level, onde as mesmas cinco pistas ficam maiores e mais desafiadoras. Os corredores rivais também evoluem, o que exige um certo grind de dinheiro pra comprar motos melhores antes de partir pro próximo level. Uma coisa que notei é que a policia aqui se apresenta muito mais incisiva, partindo inclusive pra cima do jogador insistentemente. Alguns trechos das pistas também notei uma sirene, mas sem nenhum policial por perto, apenas para que o jogador fique atento. Curvas fechadas, carros na pista contrária e inclusive carros atravessando algum cruzamento são os piores obstáculos presentes, além dos motoqueiros encrenqueiros.



Apesar de ser um game lendário (tanto o segundo como a série toda), há de se dizer que esse lance repetitivo de pistas que aumentam conforme o avanço, acaba cansando uma hora. As músicas do jogo ajudam bastante (nem todas, de fato), além das armas que, mesmo sendo apenas duas (porrete e corrente), agregam uma certa estratégia no combate. Os rivais, em levels mais altos, partem pra cima sem medo, chutando e socando sem parar, além do fato deles também roubarem suas armas se você bobear num golpe.



No mais, Road Rash II continua muito bacana, mesmo com seu primitivo visual que mais parece de papelão. Seu modo para dois jogadores com tela dividida, apenas para um duelo onde vence quem chegar primeiro, agrega mais valor ao jogo, diferente do primeiro onde isso não existia. Mesmo soando como uma expansão do primeiro, Road Rash II tem seu lugar ao sol e figura como um dos jogos mais amados do sistema.

Resumão:
+ a diversão é contagiante, mesmo em plenos 2015;
+ as músicas são ótimas, principalmente do Arizona e Vermont;
- mais parece uma expansão do primeiro, aproveitando quase que por completo o visual;

Final Score: 8

13 comentários:

  1. Esse jogo tem 22 anos e é tão bom quanto era a 22 anos atrás.

    Cara, e não envelheceu nada. Ele é bem inovador pra época - além da porradaria, tem subidas e descidas a rodo, o lance de você ter que correr atrás da moto depois de cair, retrovisores em tempo real, motos da CPU também cometem erros e aleatoriedade dos obstáculos na pista, tudo bastante incomum pra época. Mesmo sem o lance de dar porrada nos outros, já seria um jogo de corrida dois níveis acima de tudo que a gente tinha pra sistemas caseiros da época.

    E como eu disse, é tão divertido quanto era 23 anos atrás. O jogo é MUITO BOM e não envelheceu em absolutamente nada no gameplay. Não tem nenhum jogo moderno que ofereça o que ele oferece com a mesma qualidade...

    Futuramente vc poderia dar uma resenha da versão 3DO, que vejo como a melhor versão do jogo. Só a porradaria que ficou um pouco comprometida, mas de boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Renan. Eu também adoro Road Rash (as três versões) e ainda me divirto pra caralho com eles. Essa aleatoriedade que vc muito bem mencionou eu acabei esquecendo de dizer na análise, mas é bem por isso que o jogo acaba se renovando ano após ano: nenhuma corrida é igual à outra!

      Sobre o Road Rash do 3DO (que também saiu pra PS1, Saturn e PC), pretendo falar dele muito em breve. Abraços!

      Excluir
  2. Falando nisso criaram um "revival" de Road Rash. O jogo até onde eu saiba ainda não está totalmente pronto, mas já tá quase.Parece interessante.
    http://www.roadredemption.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi uns vídeos e não gostei não. Sei lá, tá muito diferente em diversos aspectos.

      Excluir
  3. Esta é uma franquia que joguei muito mas o RR2 eu não cheguei a jogar mas o 1 e o 3 sim e a versões de psone também bons tempos viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o 2 e o 3 foram os que eu mais joguei, mais até que o Jailbreak do PS1, que é ótimo também!

      Excluir
  4. Esse é dez. Quando ia ultrapassar um adversário, sempre pensava: "Se derrubar o cara, aí eu viro líder isolado." Então, desacelerava só para entrar em luta. O Road Rash do 3DO é o melhor de todos, a velocidade é alucinante, do tipo: piscou, perdeu. Muitas vezes eu escapava de bater em um carro por milagre e ria bastante. Era puro reflexo, principalmente nas subidas. Ninguém sabia o que ia aparecer na pista. Road Rash é um tipo de jogo que, por você cair da moto ao bater (e ter que correr atrás para pegá-la) faz você ficar ansioso e nervoso mesmo estando "milênios" na frente do segundo colocado. E você torce para o final da pista chegar, mas ele não chega. É a mesma sensação do seu time fazer um gol e estar com a mão na taça, mas ainda tem quase 70 minutos para o apito final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É foda realmente! Capotar a moto, mesmo estando na liderança isolada, dá um medo do caralho até correr pra ela e voltar na pista!

      O engraçado desse jogo é quando vem os carros e levam uma galera embora, é só moto capotando e voando pro ar! Coloque um policial no meio e as gargalhadas são inevitáveis!

      Excluir
  5. Joguei muito pouco as sequências, curti mesmo foi o de 3DO, mas farei questão de conferir essas duas. Skitchin' também era muito bom, dava uma boa reinventada na ideia.

    ResponderExcluir
  6. É impressão minha ou naquela imagem do Kakana, a policia (P.E NO.1) chegou em primeiro lugar ?

    ResponderExcluir
  7. É impressão minha ou naquela imagem do Kakana, a policia (P.E NO.1) chegou em primeiro lugar ?

    ResponderExcluir
  8. O RR2 é o melhor sem dúvidas.
    A música de Vermont realmente é foda.
    Dahora no levei 2 ou 3 quando vc vê corpo de motoqueiro caído na pista, quando vi aquilo fiquei besta.
    Vou ver se jogo a versão de 3DO que vcs estão falando.
    Atualmente estou tentando zerar a RR64 com meus filhos no modo Big Game que na época eu não joguei

    ResponderExcluir