terça-feira, 16 de junho de 2015

ESPECIAL: 10 Momentos Difíceis dos Games, 4ª Edição


Chegou a hora de conferir mais 10 Momentos Difíceis dos Games, mais 10 passagens complicadas que ajudaram a criar os cabelos brancos da maioria dos velhinhos que acompanham esse blog (e dos novinhos também).

Dessa vez a lista é mais abrangente, até jogo do Playstation, porque não, entrou na lista! Apreciem!


10 - Super Mario World (Super NES)
Fase Difícil: Tubular (3/5)

Tubular sempre foi o maior temor de quem jogava Super Mario World. Segunda etapa dos Special Stages, a fase é curta, porém é preciso passar por quase toda ela flutuando com o Mario inflado por aqueles balões! Sim amigos, mais uma fase onde CAIR significa morrer, que significa começar denovo na fase!



Acredito que a maior dificuldade da fase nem seja controlar o Mario! O segredo está em pegar o segundo balão para que o Mario continue inflado e siga para o final da fase! Esse segundo balão está meio escondido entre aqueles lançadores de bolas, que pipocam aos montes pelo cenário! Haja paciência!

9 - Land of Illusion (Master System)
Fase Difícil: Terceira porta do último castelo (4/5)

Land of Illusion é um dos jogos mais bonitos e mais criativos do Master System. Ele possui também uma seleta e variada quantidade de fases, tudo disposto num mapa bem bacana. Algumas fases são mais difíceis que as outras, mas tem uma delas que deixa qualquer um receoso de encarar. Ela não é obrigatória, mas, se quiser pegar todas as estrelas do jogo (totalizando 14), terá que enfrentar a sala mortal das plataformas móveis!



Pra começar, a tela aqui anda sozinha e as únicas plataformas onde Mickey pode pisar ficam se cruzando na tela, obrigando o jogador saltar para desviar de inimigos e obstáculos pelo caminho. É um corredor meio longo, com um ácido no chão que é simplesmente FATAL! Cair está fora de cogitação, então, treinar bem os pulos com o ratinho é necessário!

8 - Rocket Knight Adventures (Mega Drive)
Chefe Difícil: Devilgus Devotindos (3/5)

O primeiro jogo da "série" Sparkster, chamado de Rocket Knight Adventures, tem vários momentos complicados. Sparkster passa por vários lugares onde morrer é mais comum do que qualquer coisa, como fases sem chão, carrinhos em trilhos aéreos que caem, sendo perseguido por robôs fatais, etc. Mas é no último chefe onde toda a habilidade adquirida pelo jogador durante jogo é posta à prova!



A batalha contra Devilgus se divide em várias partes, onde, inicialmente, ele ataca dentro de uma esfera que solta diversos tipos de raios, além de tentar esmagar nosso querido gambá. Após esse embate de proporções épicas se desenrolar, o incauto jogador assume que terminou o game, quando, inesperadamente, durante a fuga de Sparkster num pod, é perseguido implacavelmente por Devilgus, que tenta de todas as maneiras destruir o coitado antes que este consiga pousar em seu planeta. Por se tratar de um simples pod de fuga, a única alternativa do jogador é desviar de todos os ataques enquanto a nave inimigo se esfarela na atmosfera do planeta...

7 - Mônica no Castelo do Dragão (Master System)
Fase Difícil: Labirinto (5/5)


Em toda sua duração, Mônica no Castelo do Dragão (hack brasileiro de Wonder Boy in Monster Land) tem algumas partes bem chatas de se passar. Seja conversar com personagens escondidos pelo caminho, para conseguir itens vitais no final, seja para simplesmente saltar entre buracos ou conseguir chegar naquela rota onde existe mais dinheiro. Comprar os itens adequados também faz parte do desafio. Mas nada disso se compara ao labirinto infernal que os produtores guardaram no jogo!



Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que, sem o sino, dificilmente você vai conseguir sair vivo do labirinto! À menos, claro, que você esteja jogando com um tutorial do lado ou então tenha decorado o caminho todo. Cada sala do lugar tem uma saída correta. Se você sair pelo lado errado, provavelmente vai voltar algumas salas e, antes que se dê conta, vai estar completamente perdido ali!



Além disso, mesmo com o sino em mãos indicando os locais corretos, há um pedaço onde é preciso saltar alternando os blocos, que sobem junto com a Mônica e... Meu Deus do céu, o cara que programou isso tinha um caso com satanás, só pode! Ô negócio chato dos infernos ficar pulando e trocando de lado, muitas vezes o jogo não interpreta teu aperto no botão por ser fora do timming e a Mônica cai tudo denovo...

6 - Super Metroid (Super NES)
Fase Difícil: Wall Jump Room (3/5)

Super Metroid é um clássico absoluto dos 16 bits! Um enorme labirinto, cheio de passagens escondidas, chefes escondidos, itens escondidos, TUDO É ESCONDIDO NESSE JOGO! Inclusive uma habilidade de Samus, a protagonista, que muitos que jogaram a primeira vez sequer sabiam da existência: o Wall Jump, ou, pulo na parede, escaladinha, vocês decidem.



A sala onde se dá essa descoberta é mais intrigante ainda: sem nenhuma indicação na tela, o que se vê são alguns bichinhos conhecidos como Etecoons tentando realizar um salto quicando nas laterais de um poço. Mal sabia-se que eles estavam ENSINANDO Samus a sair dali, pois não há outra forma senão aprender na marra a escalar a porcaria da parede! Não é um movimento muito difícil de ser feito, mas requer prática, pois qualquer cagada você cai e tem que fazer tudo denovo...

5 - Out of This World (Mega Drive / Super NES / PC)
Fase Difícil: Caves (4/5)

Out of This World (ou Another World) é um jogo que te pune do começo ao fim. Não tem nenhuma parte que você diga: "ah, aqui é fácil de passar", ou "isso é moleza". Tudo no jogo está ali pra te ferrar, inclusive os inimigos mais insignificantes são mortais! Existem diversos trechos que poderiam figurar aqui nesse especial, mas eu resolvi destacar esse lugar: as cavernas!



Chegar até aquele local onde é preciso destruir a pedra que segura um lago enorme de água já é bem complicado. O que acontece em seguida é uma correria sem fim pra fugir da correnteza, que segue destruindo e matando o que estiver no caminho, obrigando o jogador a saltar rapidamente se não quiser morrer! É uma parte realmente bem tensa!

4 - Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
Fase Difícil: Dam Water Level (4/5)

Todo mundo gosta das Tartarugas Ninjas! Até meu filho de 3 anos adora! O que as pessoas não gostam é de fases aquáticas! Em teoria, fases aquáticas com tartarugas deveriam ser simples e fáceis de serem passadas. Ledo engano quando se trata das ninjas dos esgotos, mais precisamente DESTE jogo do Nintendinho, com sua famigerada fase aquática chamada Dam Water.



A fase consiste em controlar uma tartaruga e desarmar bombas espalhadas pelo local. Só que o lugar inteiro está repleto de espinhos, de dispositivos que dão choques e de caminhos sinuosos onde controlar a tartaruga é um martírio sem fim! Achar as bombas é o problema secundário aqui, apenas tente se manter vivo e tudo vai ficar bem... ou não.

3 - Phantasy Star IV (Mega Drive)
Chefe Difícil: Seth (4/5)

Todo RPG por turnos, geralmente mais antigos, por lei, tem o último chefe como o inimigo que mais vai cobrar de você estratégia na hora do combate. Saber montar corretamente o time, escolher bem as magias, repor energia nas horas certas, aumentar defesas e usar outros fatores para manter seus personagens atacando e se curando o tempo todo é a chave pra maioria deles. Ter personagens bem evoluídos é quase uma constante nisso também. Pois bem, Phantasy Star IV não é diferente disso. Pra vocês terem uma idéia (quem não conhece, principalmente), o último chefe tem três formas diferentes, te obrigando a destruí-las com a mesma turma de personagens.



Só que, bem antes do último chefe, há um inimigo que pode arruinar sua vida. Em determinado trecho do jogo, você encontra um explorador numa ilha remota. Ele pede para que o levemos conosco e se junta à nossa party, como um personagem jogável também. Ao passar por toda a caverna daquela ilha e chegar no topo, assim que o homem sai da caverna e é surpreendido pelo sol, se transforma num monstro gigantesco e intimidador. Na verdade, é uma das formas do vilão principal, disfarçada apenas para nos atrasar.



O problema de enfrentar o Dark Force nesse momento do jogo é que sua turma ainda pode estar meio fraca, principalmente depois de atravessar uma caverna inteira sem poder repor as energias ou dormir. E, pior: terá que enfrentá-lo com apenas 4 personagens, já que o quinto, Seth, se tornou seu inimigo! Para terem uma idéia, um único ataque da besta, o Corrosion, pode matar sua equipe inteira se eles tiverem menos de 500 de HP.

2 - Alundra (Playstation)
Fase Difícil: Lar's Crypt Puzzle (5/5)

Se há uma coisa a se destacar em Alundra, do PS1, são seus criativos puzzles. Muitos deles, inclusive, não envolvem apenas "pise aqui e empurre lá", como na maioria dos jogos. Alguns puzzles do jogo requerem que o jogador interprete corretamente as dicas, o que deve ter deixado 80% de quem jogou na época, empacado neste local que figura no segundo lugar do post!



O puzzle da cripta envolve 7 figuras, 7 entidades que dizem coisas parecidas e que, numa primeira lida, percebe-se que há uma conexão ali entre elas. Mas, interpretar isso são outros quinhentos! Muitas vezes eu me vi enroscado aqui, isso lá em 1999, copiando num caderno as falas e traduzindo em seguida, pra tentar entender a sequência correta. E esse não é o único puzzle que envolve poesia com quebra cabeça no jogo...

1 - Battletoads (NES)
Fase Difícil: Turbo Tunnel (4/5)

Quem jogou com certeza vai saber do que se trata o primeiro lugar dessa vez! Turbo Tunnel ainda é responsável por inúmeros jogadores arrancarem os cabelos de raiva! Ou não, já que, hoje em dia, com o advento dos emuladores, cheios de save-states, passar dessa fase ficou, digamos, 40% mais fácil! Sim, mesmo com save-states, passar Turbo Tunnel sem passar nervoso ainda é uma tarefa complicada...



Tudo porque, de uma hora pra outra, a fase começa a ficar rápida demais! Pensar rápido, desviar rapidamente, ter olhos ágeis pra enxergar o que vem pela frente e não cair nas pegadinhas (dois obstáculos repetidos no mesmo lugar, por exemplo) ainda são obstáculos a serem transpostos por quem decide enfrentar a aventura dos sapos da Rare!

25 comentários:

  1. Você mencionou agora um dos momentos de maior sofrimento que eu passei, claro que nem todos esses jogos eu joguei, entretanto desses que você mencionou eu sei como é... Mas a coisa mais cabulosa que eu passei em Phantasy Star foi quando eu tive de passar pelo Air Castle, rapaz, pensei que não fosse passar daquilo, mas eu senti falta de algum momento do Phantasy Star II, mas acho que você ou deixou de colocar porque o jogo todo é cabuloso ou porque fica complicado decidir qual momento arranca mais os cabelos.
    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no momento reunindo alguns momentos complicados e te garanto: PS2 vai aparecer numa futura edição com toda certeza hehehe!

      O Air Castle é realmente um negócio complicado na primeira vez...

      Excluir
  2. Cara eu demorei séculos pra sacar o salto da Samus no Super Metroid. O lance do Mario é muito mais decoreba do que outra coisa.

    Mas pra mim nada foi pior do que o parasita que transforma o Seth em monstro, eram duas fases de perfeição pra poder chegar bem lá.

    E Battletoads inteiro é uma dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seth foi um trauma na minha vida, pois eu tinha só um save naquela ilha e tive que me virar ali até conseguir matar!

      Excluir
  3. Esse labirinto do Monster Land é bisonho, somente com um caderno do lado pra saber a direção certa. Fico imaginando como alguém decoraria isso na edição original de Fliperama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nem imagino como passar disso no fliperama, imagino a raiva de quem gastou fichas pra chegar ali e não conseguir passar...

      Excluir
  4. Ah me identifiquei com a do Super Metroid! Lembro que empaquei ali...
    Bons tempos...boas coisas...

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança, e jogava na locadora, essa fase era chamada de a "Quebra Ossos", sempre vejo nomes diferentes dados a essa fase haha

    No Mônica, passei rápido na primeira vez, na sorte, na maior cagada mesmo. Mas na segunda vez que joguei.... Quase fico doido. Labirintos...

    No Alundra eu penei, mas penei, meu primos ficavam me olhando jogar, até eu ficar preso, aí era horas, todo mundo saia de perto hehe

    Metroid eu jogava em uma fita que não salvava, caramba, eu tentei atravessar parede, tentei matar os esquilos et, eu fiquei doido kkkk Até que uma hora eu pulei na parede e vi um movimento diferente. Quando consegui chegar lá em cima, fiz uma festa, fui dormir sorrindo.

    Saudades desses masoquismos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fita que não salvava eu tenho uma má lembrança do Shining Force do Mega... triste hahaha!

      Excluir
  6. cosmão por conhecidencia estou jogando alundra e acabei de passar essa parte do jogo me utilizando do detonado que você fez no oldgamesftw e mesmo assim tive dificuldade na parte onde precisa avançar uma tela e voltar duas kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alundra ainda vai voltar em futuras coleções de momentos difíceis, pode apostar hehehe!

      Excluir
  7. Eu joguei tanto o Rocket Knight que fazia o final até naquele nível mais difícil 'que só aparece depois que você termina o jogo no nível difícil", Eu nem lembro mais se eram um ou dois níveis mais difíceis que eram liberados após você terminar. Aí eu vejo o jogo nesta lista e olho para o meu mega drive aqui, para o jogo ali, e penso em ligar o console de novo. Rs.Essas listas são geniais. São os artigos mais gostosos de ler na internet. Sobre Metroid, eu nunca consegui jogar tanto essa fita. Preciso achá-la para comprar. E o jogo da Mônica foi outro que nunca encontrei durante minha infância. Eu não sei quanto a vocês, mas olhando para trás, vejo que joguei muitos jogos repetidos e poucos jogos que todos os consoles tinham a oferecer. depois que a internet veio, descobri que havia jogos que nunca ouvi falar. Lembro de ler algumas dicas em revistas antigas e não ver textos sobre aqueles jogos. Eu ficava pensando onde poderia encontrá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leandro! Obrigado por acompanhar o Shugames! Eu também faço parte da lista do que descobriram muitos jogos através da internet. Se bem que na época era uma loucura quando se encontrava uma locadora nova, a chance de conhecer novos jogos eram grandes quando isso acontecia heheh!

      Excluir
  8. Estava jogando ALUNDRA a pouco tempo atras no PSP, lembro que empaquei nesse puzzle dos Fantasmas.

    ResponderExcluir
  9. Cara, vc me lembrou de algo que eu realmente tinha esquecido: O INFERNO DO LABIRINTO DA MÔNICA!
    Putz... como que eu tive paciência de passar esse negócio no passado, me explica? Eu mesmo não sei dizer! Acho que hoje em dia eu não faria de novo! Com ou sem sino. Aliás, acho que o lance do sino eu soube através de revista, se me lembro bem! Bons tempos!
    A Tubular foi outra coisa irritante, mas essa no bom sentido! kkkk... encararia de novo fácil.
    Não fui até o fim do Out of this World, mas lembro bem que tudo tentava te matar sem dó nem piedade no jogo, era tenso!
    E a Turbo Tunnel... é a minha maior frustração gamer até os dias atuais. Mas eu ainda vou passar essa maldição (pra falhar nos desafios ainda mais complexos que tem mais pra frente)... kkkkkkkkk
    Os outros não joguei então não opinarei (evitei de ler alguns pq pretendo jogar, caso de PSIV... mal aí)!
    Outro ótimo post, Cosmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse labirinto da Mônica é um verdadeiro inferno: além de vc depender de um item pra se localizar ali (que vc só consegue se juntar todas as pistas durante todo o resto do jogo), a parte de pular é tensa ao extremo! O tempo é implacável e arranca preciosos pontos de vida caso você fique errando muito, o que é comum nessa parte!

      E Out of this World é tenso do começo ao fim. Mas essa parte de correr da correnteza eu lembro que fiquei DIAS pra passar. Até comemorei na época quando eu consegui chegar do outro lado vivo!

      Excluir
  10. Aquela parte do Alundra, me lembrou que quando eu era lek e jogava resident evil 1, ficava empancado no puzzle dos quadros, onde tem os corvos.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. No Battletoads (NES) lembro que tinha um portal Warp Zone nessa fase do Turbo Tunnel. Acho que ficava no nono ou décimo muro da parte que mais acelerava da fase ( ou seja, o ponto mais difícil da fase). Pegar o portal era mole, o difícil mesmo era conseguir chegar até ele, pois pra isso você tinha que passar por todos os obstáculos da fase até então e pelos outros 8 ou 9 muros de velocidade crescente até chegar no muro desse portal que já ficava praticamente no fim da fase. Resumindo: passar do Turbo Tunnel depois que você estava DENTRO dele tinha que ser na marra, pois nem portal resolvia.

    ResponderExcluir
  13. Na tela de título Battletoads (NES) se você pressionasse ao mesmo tempo Baixo, A,B e Start o jogo iniciava com 5 vidas ao invés de 3. E na tela de continue isso também funcionava se não me engano. Lembro que só o que me dava mais medo do que essa fase do turbo tunnel era a fase em que você tinha que fugir da roda. Eu só consegui passar na época porque li numa revista um macete que mandava jogar com o joystick aberto literalmente para não apertar sem querer os comandos inclinados/diagonais, já que isso junto com a falta do tempo certo de mudar a direção fazia perder velocidade e morrer ao ser alcançado pela bola. Verdadeiro inferno como no jogo todo !!!

    ResponderExcluir
  14. Cara, o único jeito de ''facilitar'' digamos assim, a passagem pelo turbo tunnel do Battletoads (NES) é não pegar o portal da primeira fase, já que este te leva direto para o turbo tunnel e não para alguma fase depois dele. Acumule então várias vidas na segunda fase com o macete de bater nos corvos sem deixa-los cair e use o macete de 5 vidas para cada continue. desculpe aí por aparecer toda hora aqui, mas é que essas suas matérias são muito boas mesmo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas e pelo elogio Thiago, vc, assim como os outros, tem passe livre pra sempre que quiser aparecer por aqui e compartilhar seu conhecimento.

      Eu não manjo muita coisa de Battletoads, lembro que joguei muito essa versão do NES na casa de um amigo na época e eu mal conseguia passar dessa fase Turbo Tunnel, aí tinha outra das serpentes que era o capeta tbm...

      Aliás, essa das serpentes pode figurar esse quadro futuramente, ô fase desgraçada! Ela é pura decoreba, mas até você guardar tudo, vão-se aí muitas vidas...

      Excluir
  15. Poxa é verdade, essa fase das serpentes era o diabo pra decorar e passar. Muito insana! Renderia bem mesmo nesse quadro do Shugames. Muitos leitores se identificariam, pois ela sempre foi sinônimo de cabelos arrancados, unhas ruidas, controles quebrados e como você disse...vidas perdidas !

    ResponderExcluir