sábado, 13 de junho de 2015

Especial Retro Achievements!




Quem joga videogame desde criança e tem hoje mais de 30 anos, muito provavelmente deve ter vivido a época do Atari 2600. Nesse arcaico e clássico console, o maior barato não era acompanhar a história, vencer o chefe ou conseguir aquela arma ou armadura lendária, como nos jogos atuais. No Atari o negócio era PONTUAR, conseguir a maior pontuação, ir mais longe e, quem sabe, travar o score e o jogo consequentemente!

Poucos eram os que conseguiam fazer isso. E esses poucos, eram idolatrados e se tornavam verdadeiras lendas na época. Todo moleque daqueles distantes anos 80 sabe disso e buscava sempre pontuações mais altas nos seus jogos. Claro, muitos de nós ainda acreditávamos naquelas histórias dos finais dos jogos do Atari, de quando o avião do River Raid virava uma nave e o cenário se transformava no espaço sideral após atingir uma pontuação bizarra, ou quando o pobre esquimó de Frostbite, na última etapa, construía um castelo ao invés de um iglu... Lendas e mais lendas...

Bom, mas o que o post de hoje tem a ver com isso? Simples, o próprio nome já mostra: ACHIEVEMENTS, ou, na melhor das traduções, CONQUISTAS! As conquistas (ou troféus, no caso dos consoles da Sony), surgiram com o Xbox 360 e, mais tarde, no PS3 (com os troféus). Nada mais são que tarefas extras que concedem pontos e troféus, sejam elas diretamente ligadas à história ou não. No meu modo de vista, são a evolução da pontuação clássica, aquela que era usada em disputas saudáveis com os amigos.

Claro, as conquistas ligadas à história vão ser completadas automaticamente enquanto se avança pelo jogo. Já as extras, estas sim, diferenciam-se das outras por obrigar o jogador a explorar  o máximo dos jogos. Muitas dessas conquistas extras estão relacionadas à coletar todos os colecionáveis, realizar alguma manobra especial, terminar determinada fase em tempo recorde ou então vencer chefes sem levar dano e usando o mínimo possível de recursos. Algumas ainda estão ligadas à bugs e cheats, mas são poucos nesse estilo.


Pois bem, os achievements (daqui pra frente vou tratar como conquistas) acabaram se tornando febre entre muitos jogadores. Claro, existem os que pouco ligam pra isso e também os que odeiam (os quais eu, sinceramente, não entendo :P), mas o fato é que eles vieram pra ficar e estarão cada vez mais presente nos jogos futuramente e.... do passado também! Sim, amigos, conseguiram colocar as conquistas nos nossos queridos jogos velhos!!



Quem acompanha no youtube o excelente canal do Velberan sabe do que estou falando. Lá ele deixou bem explicado o que são essas conquistas em jogos velhinhos, como consegui-las, onde se cadastrar e tudo mais, num vídeo bem completo sobre o assunto. "Então, pra que um posts desses se já fizeram algo bem completo no youtube?", alguns podem questionar. Simples: eu gostaria de deixar algo registrado aqui no Shugames também! Não é sempre que aparece uma idéia que revitaliza a jogatina via emulação e os retroachievements vieram pra dar uma sacudida no cenário e fazer com que você jogue aquele jogo de 20 anos atrás com a mesma empolgação para completá-lo novamente!

Retro Achievement
Considerando o sucesso que foram os achievements e troféus, até que demorou pra alguém implantar essa idéia nos emuladores de jogos antigos. Atualmente, no site oficial do projeto existem 5 emuladores para os sistemas: Mega Drive (RaGens, baseado no regular Gens), Super NES (RaSnes9x, baseado no ótimo Snes9x), NES (RaNES, baseado no ótimo FCEUX), PC Engine (RAPCE, basedo no regular PCE) e o Game Boy Advanced (RAVBA, baseado no excelente VisualBoyAdvanced), cujo emulador também aceita achievements para Game Boy normal e Color, totalizando 7 sistemas.

Cada sistema tem uma página independente no site, onde os criadores colocam os jogos que já tem sua lista completa de achievements (lembrando que, por padrão estabelecido, são sempre 400 pontos que podem ser conseguidos no total - excetuando o modo HARDCORE que explicarei mais adiante). Por ali dá pra se guiar por qual jogo você quer começar, quantos achievements ele tem e até a descrição de cada um.

Além disso, a página conta com um fórum ativo, onde os programadores recebem dicas de jogos, dão informações, ajuda na criação de achievements e notas de esclarecimento e lançamento de novos jogos suportados. Criar achievement pra um jogo é uma coisa que vocês não verão neste post, não ao menos neste, pois não me aprofundei muito nessa área ainda.

Pequeno Tutorial Retro Achievement
Bom, esse post vai servir como um pequeno tutorial de como acessar, registrar e usar os emuladores disponíveis no site oficial do retroachievements. Após isso, pretendo seguir com uma série de postagens sobre seus jogos e como conseguir os suados 400/400 de gamerscore, que é a pontuação máxima dos jogos já completos do site. Então, vamos lá!

A primeira coisa que se tem que fazer é acessar o site oficial e se cadastrar: RetroAchivements !

Após o breve cadastro, logue com seu usuário e senha e comece a brincadeira. Basta baixar o emulador de sua escolha (ou todos), abrir o programa e logar no sistema do RA (geralmente, a última aba de cada emulador tem as opções do RA como logar, deslogar, modo hardcore, etc). O botão ESC do seu teclado abre uma tela no emulador, mostrando as conquistas do jogo aberto, podendo ser consultado à qualquer momento para ver seu avanço ou checar como conseguir determinada conquista (lembrando apenas que tudo está em inglês).



Uma das coisas mais interessantes do RA fica no MODO HARDCORE! Ao ativar esse modo no emulador, save-states ficam impossibilitados e o jogador ganha O DOBRO de pontos de achievements! Se o achievement vale 10, no modo hardcore valerá 20 e assim por diante, totalizando 800 pontos por jogo completo! Vale lembrar que toda semana entram jogos novos de diversos sistemas, então, é bom sempre estar de olho no site e nas listas de jogos completos de cada sistema.



No final das contas, o RetroAchivement se mostra uma excelente alternativa para curtir seus jogos preferidos dos 8 e 16 bits de outra forma, buscando sempre aproveitar ao máximo o jogo. Bater recordes, terminar determinada etapa no modo mais difícil, conseguir destravar novos personagens, coletar todos os colecionáveis, tudo isso vale pontos agora, o que estimula muito mais a jogatina compromissada. O modo hardcore veio para celebrar essa novidade, adicionando um desafio extra que nos remete aos antigos tempos, onde salvar à qualquer momento sequer passava pela nossa cabeça!



Infelizmente, o RA ainda não suporta muitos sistemas que poderíamos estar aproveitando também. Jogos do Master System, Playstation e até arcades como o MAME, estão entre os mais pedidos pela pequena mas ativa comunidade criada pelo RA. Claro, tudo isso vem de pessoas que não ganham um tostão para criar e programar. Os emuladores modificados são frutos de pessoas dedicadas, que fizeram tudo isso, acredito eu, por amor aos jogos antigos.



Mas seria muito mais interessante se a implementação dos achievements ocorresse diretamente na programação do jogo, na própria rom ou se o emulador já viesse com a database completa nele. Você precisa obrigatoriamente estar logado no site pra poder registrar suas conquistas e avanços, caso contrário, o emulador funcionará como qualquer outro.

Outro porém é a falta de um recurso para recuperar o usuário, caso se esqueça a senha. Incrivelmente, eles não possuem um esquema de refazer a senha e, em caso de esquecimento, terá que criar um usuário novo recomeçar tudo. Não sei se isso foi implantado até o dia dessa postagem, contudo.

Há um indício de um desses emuladores multi-consoles (como o RetroArch/MESS) estar sendo modificado justamente para englobar todos o RA, mas, até o presente momento, nada ainda foi amplamente divulgado. Enquanto ele não chega, vamos aproveitando para "platinar" os jogos antigos, superando limites e até descobrindo coisas novas. Afinal, é pra isso que eles realmente servem: divertir. Usando sempre o modo hardcore, claro.

14 comentários:

  1. Ótimo post, cara! A ideia é muito bem vinda para manter viva a cultura dos jogos antigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá todo um ânimo novo pra redescobrir seus limites nos jogos clássicos!

      Excluir
  2. Muito interessante esse post Cosmão tinha visto um vídeo a respeito no canal do Velberan falando a respeito desse assunto também .

    ResponderExcluir
  3. Wow, nunca ouvi falar. Fiquei muito interessado!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz... eu já tinha ouvido falar nisso, mas desconhecia isso tudo de informação! Excelente!
    Mas tenho que comentar as lendas que vc mencionou e eu nem me lembrava de ter escutado: castelo no Frostbite e a nave espacial de River Raid. Cacildis! kkkkk
    Enfim, como tratam-se de jogos antigos, creio eu que as conquistas não devem ser bestas iguais a umas que a gente vê nas últimas duas gerações: "assista os créditos", "morra nos espinhos", e por aí vai. Eu particularmente gosto de desbloquear troféus/conquistas, tô há meses me descabelando em Rogue Legacy pra conseguir o maldito último troféu do jogo que é bem fdp! uhauhauha... se eu baixar este emulador eu paro de dormir. Mas bem legal a iniciativa dos caras.
    Dureza é a falta de recuperação de senha, espero que consertem isso.
    Meu sonho mesmo era lançarem um cartucho adaptador que tivesse esse sistema, pra poder jogar direto no console. Triste é que se virar realidade será caro para nós brazucas e difícil de importar. Mas sonhar ainda não paga imposto, então...
    Excelente post, Cosmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @lendas
      Realmente, essa da nave espacial do River Raid eu tinha um primo que JURAVA que era verdade. Ele conta que estava jogando à noite, até altas horas quando pegou seriamente e foi bem longe no game. Ao atingir determinada pontuação, ele fala que o rio do jogo ficou escuro, os helicópteros viraram naves espaciais e meteoros começaram a pipocar na tela! Claro, tudo isso foi imaginação e invenção dele, no YT mesmo vc acha vídeos de pessoas travando o score de River Raid nada disso acontece :P

      @retroachievements
      Eu confesso que sou meio obcecado por conquistas também. Acho o máximo vc detonar o game e ainda ter um monte de coisinhas pra fazer, principalmente se é um jogo bom, como acontece com 90% dos jogos suportados pelo RA. Já dei a sugestão de implantarem na própria rom esse lance de achievements, como se o próprio jogo já tivesse isso e não dependesse de uma rede pra que fosse contabilizado, quem sabe no futuro os caras consigam...

      Excluir
  5. Bom dia Amigo,

    Como funciona quando você ganha uma conquista? No emulador avisa ou só no site?

    Curti a ideia e fui testar, porém para testes utilizei o Mario World, na conquista mais fácil que li era só pegar as 5 moedas do yoshi, peguei e não aconteceu nada, nem no site e nem no emulador, utilizei uma rom alterada para português, será que pode ser isso?

    Eu não creio que seja isso porque no site acusou que era o Mario mesmo... Pode ser Bug?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa logar no emulador próprio baixado lá do site deles. As conquistas pulam na tela do jogo, conforme vc as consegue, do mesmo jeito que no X360/PS3.

      A rom precisa ser pura, sem patchs de tradução nem nada, salvo alguns jogos que são suportados e tem conquistas próprias. Na descrição do jogo no site eles colocaram o nome da rom correta a ser baixada pra jogar.

      Excluir
    2. Outra coisa: pras conquistas aparecerem, vc precisa usar o emulador com as opções de vídeo no default, ou seja, directdraw e sem filtros.

      Excluir
    3. Postei um comentário mas não sei se foi... De qualquer jeito obrigado por responder, infelizmente baixei várias versões diferentes de ROM limpas mas infelizmente não faz as conquistas, engraçado é que só acontece com esse maravilhoso jogo.

      Valeu.

      Excluir
    4. Bruno, baixa deste link: https://www.planetemu.net/rom/nintendo-super-nes/super-mario-world-usa-1

      Quando vc aperta ESC aparece a lista de achievements do jogo? Se não aparecer, a rom está errada.

      Excluir
    5. Cosmão, baixei do seu link e também não deu certo, então resolvi baixar outro emulador do zero e bingo, funcionou...

      Dando uma olhada, eu descobri que minha configuração do filtro estava em hq4x, e lembrei que você disse que não podia estar com filtro, masssssss o que eu estava estranhando era que o Yoshis Island estava funcionando normal as conquistas nesse filtro.

      Conclusão, você estava certo e eu errado kkkk, mas me ajudou muito, vale lembrar que alguns jogos então funcionam com o filtro (Só testei o yoshis Island), então fica a dica para a galera que ler nossos comentários, vou ficar testando se algum daqueles filtros funcionam no mario, pq jogar no cru é osso.

      Seria legal se você fizesse mais postagens relacionadas a esse projeto, parabéns pelo blog.

      Obrigado mais uma vez.

      Excluir
    6. Fiz o teste e se deixar assim:

      Output Image Processing = hq4x
      Hi Res = None

      A imagem fica muito boa e funciona as conquistas.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Bacana, mais um incentivo para 'rejogar' os clássicos!

    ResponderExcluir