domingo, 14 de junho de 2015

Ninja Five-O (Game Boy Advanced)



Imaginem misturar duas franquias como Rolling Thunder e Shinobi, qual seria o resultado disso? Sim amigos, Ninja Five-O é um game de plataforma que mistura, da forma mais coesa e adequada, os estilos de jogos da série Shinobi e também da trilogia Rolling Thunder! Apesar de ser mais simples que ambos os jogos supracitados, Ninja Five-O conserva o que há de mais importante num jogo de plataforma com ninjas: uma boa jogabilidade. E, mesmo sendo pra um portátil, o game tem qualidades que poderiam muito bem fazê-lo figurar como um clássico em qualquer console de mesa.


Em Ninja Five-O controlamos, ironicamente, um ninja chamado Joe! A missão se divide por etapas, que servem mais como temas distintos entre as fases. São 3 locais que podem ser escolhidos no início do game, tendo cerca de 4 fases em cada um que devem ser vencidas na ordem para que o jogador possa escolher outro local. Cada um dos locais tem sua dificuldade diferente, sendo que, no banco, os estágios são mais simples, dificultando bastante sua vida quando resolver jogar as fases do aeroporto, por exemplo. Após vencer esses três locais iniciais, o jogo libera mais dois que vão te levar ao final do jogo.



Falando assim, dá a impressão do jogo ser relativamente curto e fácil. Ledo engano. Ninja Five-O é um dos jogos mais difíceis dos últimos tempos que joguei. E não é aquele tipo de dificuldade punitiva, que te detona pela má programação de inimigos ou por controles ruins. O game possui um ótimo controle e movimentos bem variados para executar com Joe.

Você começa com um uniforme azul e que pode soltar shurikens como ataque à distância, além da espada para ataques próximos. Conforme você pega itens como um raio azul, por exemplo, seu personagem sobe de nível, melhorando seu ataque à distância, além de mudar também a cor do uniforme. Joe pode evoluir até 3 níveis, onde ele ataca com uma rajada verde os inimigos, mortal para a maioria deles.

O item do raio amarelo aumenta sua barra de especial, que pode ser ativado apertando-se os botões de ataque e pulo ao mesmo tempo. Esse ataque especial lembra bastante a série Shinobi, pois trata-se de um ataque que geralmente limpa a tela de inimigos. Lembre-se também que, ao levar um ataque apenas, Joe volta ao nível anterior, portanto, manter a furtividade e evitar combates de frente são as chaves pra poder avançar no jogo.



Falando em chaves, você vai precisa coletar muitas delas no cenário. São elas que permitem avançar por portas, no melhor estilo Rolling Thunder. Cada cor de chave abre a porta correspondente, mas muitas delas estão bem escondidas nas fases mais adiantadas. Situações onde é preciso ir até quase o final da fase pra pegar determinada chave, voltar ao início e ir abrindo as portas é bem comum no game. Vale dizer também que, jogando no modo HARD, a localização das chaves é diferente, dificultando bastante seu acesso. Além das chaves, Joe também precisa resgatar os reféns que aparecem no cenário, geralmente na mira dos bandidos. Matar um refém resulta em perda de boa parte da energia e, se morrer, voltará ao início da fase INTEIRA!



Uma das coisas interessantes em Ninja Five-O, além da sua dificuldade inicial, é aprender a explorar o cenário. Joe carrega uma espécie de corrente com um gancho na ponta, usada para grudar em plataformas e subir por elas, girando no melhor estilo grapple-hook. Dominar esse movimento (que é acionado ao se apertar o botão de pulo novamente durante um salto) é crucial em fases adiantadas, pois muitas delas são verticais e tem muitos inimigos no caminho para atrapalhá-lo. Além disso, tem o lance da furtividade: se o inimigo não te ver, fica mais fácil abatê-lo pelas costas. Além da facilidade, usar a furtividade pra atacar garante mais pontos também.

No aspecto visual, Ninja Five-O mescla a simplicidade das fases e cenários com personagens muito bem animados. Tanto Joe quanto os inúmeros inimigos pela tela tem uma taxa de movimentação e sprites bem bacana. Cada cenário tem um level design bem interessante também, apresentando diversos desníveis, fases na vertical que priorizam a escalada e inimigos posicionados em locais críticos, obrigando o jogador a se virar com gancho e a sua espada. A música em geral não se destaca muito, o que pode ser igualmente dito dos efeitos sonoros, resumidos em gritos de dor dos inimigos e espadadas por todo lado.



Ninja Five-O foi uma das últimas empreitadas da Hudson - sim, a mesma criadora do saudoso Bomberman. É um jogo muito bacana, desafiador e com uma jogabilidade gostosa e viciante. Vale a pena tentar terminá-lo, mesmo que isso possa te levar um bom tempo. Pelo menos, o game salva a cada etapa vencida.

Resumão:
+ uma jogabilidade agradável, simples e imediata;
+ visual interessante, com destaque pra movimentação dos personagens;
+ dificuldade alta mas não baseada em glitches ou bugs do jogo;
- podia ter um destaque maior nas músicas;

Final Score: 8

9 comentários:

  1. Extremamente underrated, recomendadíssimo pra quem quer conhecer as pérolas do GBA. É sempre bom divulgar este jogo, ele tinha sido até revisado lá na Cucamonga Games faz umas semanas, e é incrível como ficou melhor que aquele port do Revenge of Shinobi com um gráfico levemente parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado vocês falarem em Shinobi, pq esse ninja aí me lembra muito mais Ninja Gaiden, do que Shinobi.

      Excluir
    2. Foi citado Shinobi justamente pelo jogo lembrar o jogo da Sega, principalmente aquela versão para Game Gear onde existem vários ninjas de várias cores que usam habilidades diferentes.

      Excluir
    3. Também muito bons, talvez o melhor do sistema. Mas quem era que fazia aqueles remakes de Altered Beast e do Revenge pra GBA? Tinha cara de ser estúdio terceirizado.

      Excluir
    4. O Altered Beast do GBA foi feito por uma terceirizada realmente, a desconhecida 3D6 Games. Qualquer hora ele deve pintar aqui no blog, é um jogo bem curioso...

      Excluir
  2. Esse jogo é demais viu me lembro de ter zerado a muito tempo pelo emulador e ter curtido bastante é bem desafiador passar algumas fases em determinado momentos tem que se pensar muito antes de agir contra os inimigos.Mas vale a pena jogar pra conhecer esse grande jogo que tem varias fases bem legais e variadas.

    ResponderExcluir
  3. A coisa mais legal de blogs e sites de games, especialmente os retrô, é que vira e mexe a gente fica sabendo de jóias que não conhecemos na época seja por qual motivo for. Esse parece ser uma dessas jóias! E olha que joguei GBA hein... não muita variedade por conta do preço dos cartuchinhos (inclusive os piratas), mas tava sempre jogando algo nele.
    Me lembrou um bocado o Shinobi do Game Gear, que por acaso voltei a jogar esta semana (só terminei o Shinobi 2 do portátil).
    Cara... Hudson... que tristeza que não existe mais. Deixa saudades!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a Hudson foi comprada pela Konami, que atualmente não vale mais muita coisa devido aos recentes anúncios da empresa. E, justamente pela situação atual da Konami, acho que Bomberman e sua turma (além desse ótimo Ninja Five-O) vão ficar no passado somente.

      Excluir
  4. Bomberman é um jogo difícil de reaparecer nos dias de hoje, pelo menos com esse nome....

    ResponderExcluir