segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Novidades do sexto ano do Shugames!



Olá amigos!

Hoje o post será apenas para dar alguns recados e avisar sobre algumas mudanças nas postagens do Shugames! Há um bom tempo estou programando esse post, no qual pretendo divulgar algumas novidades e deixar um pequeno planejamento do futuro do blog com relação às postagens, estando elas em andamento ou não. Então, vamos lá!


Retronados

Atualmente o Shugames conta com dois retronados em andamento: o Shining Wisdom, do Saturn, e o Soul Blazer, do Super NES. Diferente do jogo do Saturn, o Soul Blazer já está praticamente pronto, faltando mais uma ou duas postagens para enfim terminá-lo. Já o Shining Wisdom, eu comecei, empolguei e, após inúmeros afazeres, acabou ficando de lado e abandonado. Por esse mesmo motivo, ele não será continuado no blog e, talvez, no futuro, eu retome o projeto e dê andamento à ele (similar ao que ocorreu com o Legend of Oasis, também do Saturn, que foi interrompido por problemas técnicos mas que depois foi devidamente terminado).

Ainda sobre o assunto, uma mudança drástica será feita tanto no formato quanto no nome do quadro. O nome "Retronado" era a junção das palavras "retrô" com "detonado", que nada mais eram que detonados de jogos antigos. Desse termo, surgiram ainda mais alguns subtítulos que faziam praticamente a mesma coisa, mas de formas diferentes, como o Retronado de Bolso e o Guia Prático. De uns tempos pra cá, eu andei pensando e resolvi juntar os 3 em um só nome, nascendo assim o Guia Definitivo (nome provisório), um termo que vai abranger um detonado completo do jogo em questão.

Mas não é somente no nome que isso vai mudar. O próprio teor da postagem será outro, com uma explicação mais profunda de cada termo dentro do jogo, diálogos, definições e nuances de enredo e mecânicas. Também pretendo fazer dos guias, postagens mais compactas, sem dividir muito para evitar postagens extensas. Muitos jogos, por exemplo, virão em uma, duas ou até três partes, dependendo do gênero. Isso visa dinamizar o blog e o andamento dos posts, deixando tudo mais fácil inclusive de acompanhar.

Análises (ou resenhas)

Há muito tempo venho programando isso e finalmente vai sair do papel: haverão análises refeitas no blog. Muitos jogos lendários foram avaliados no começo no Shugames, quando tudo ainda era experimental e, por isso, os textos eram cheios de erros (não que atingiram a perfeição, longe disso, mas acredito estarem mais aceitáveis) e muito superficiais. Em prol da melhora do blog, "remakes" de análises antigas serão postadas aos poucos. Esse tipo de coisa acontecerá com frequência nos jogos do Mega Drive, que eram o mote principal do blog quando eu o criei. Retronados muito antigos e até alguns especiais vão ser refeitos também. No primeiro caso, entrarão para o "Guia Definitivo".

Outras pequenas mudanças que vão acontecer:
• o atual Guia de Conquistas Retro Achievements vai mudar o nome para Guia Retro Achievements;
• especiais serão mais constantes no blog, vide que são as matérias que a galera mais gosta;
• o Retro-Challenge será extinto, mas deixarei os links na lateral pra quem quiser ver;
Retronado de Bolso, Retronado e Guia Prático, como já mencionei, serão uma coisa só ("Guia Definitivo");
• layout do blog vai mudar sensivelmente, a barra lateral será mais enxuta;
• cross-blogs entre parceiros estão em estudo;
• as postagens minhas no OldGamesFTW continuarão normalmente, inclusive o detonado do Beavis & Butt-Head que está há tempos parado será enfim terminado;
• pretendo pelo menos uma vez por semana postar alguma coisa no blog, mas isso é relativo;

Bom, era isso que eu pretendia postar. As mudanças já ocorrerão essa semana, estou preparando algumas postagens e em breve irão a ar. Agradeço a compreensão de todos que curtem o blog. Abraços!

18 comentários:

  1. A princípio eu imaginava que "Retronado" fosse algo como “repor sobre o trono”... :-) E essa questão de começar um gameplay e ter de parar por alguma razão, é basicamente como um fantasma que me atormenta, não gostaria de deixar isso acontecer no Gamer Desconstrutor, por isso que eu ainda não dediquei a um gameplay de algum jogo muito embora eu tenha uma big lista de jogos que eu gostaria de falar por lá...


    Agora eu ainda preciso bolar alguns nomes de seções, mas como o meu blog ainda esta novinho, vou deixar pra dar mais força pra essas coisas depois que ele fizer 1 ano de existência, aê eu vou dar mais uma reformuladinha por lá.


    Mas fiquei feliz com este post por duas razões, a primeira dela é ver que o ShuGames não apenas ainda esta com forças, mas propondo a si próprio renovações, e a segunda é ver que isso esta acontecendo mesmo depois de anos de existência... Continue sempre assim, parceirão! Força total nessa parada e infinitos sucessos.
    \\//_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yoz. O que me motiva a continuar, além da paixão pelos jogos é o feedback da galera também.

      Eu gostaria muito de ver um "detonado" seu lá no Desconstrutor, nos moldes de um Diário de Bordo que escrevíamos no Gagá!

      Excluir
    2. Algum jogo em mente, meu amigo? Eu estava pensando no Super Mario RPG...

      Excluir
    3. Eu ia sugerir algo da Sega, mais precisamente Revenge of Shinobi. Assim você aproveita e nos explica esse lance do jogo japonês ter chefes baseados no Batman, Godzilla e Spiderman heheheh!

      Excluir
  2. Putz eu no começo achava que Retronado tinha a ver com trono também... hahuuhaa
    Legal, várias novidades e boas notícias, blog vivo como nunca!
    Manda bala, Cosmão!

    ResponderExcluir
  3. Força aí com as mudanças Cosmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, aos poucos vamos tocando o barco, o negócio é não deixar o blog parado por muito tempo, como já aconteceu no passado.

      Excluir
  4. cosmão valeu pelo detonado do alundra zerei o game recentemente e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Alundra em breve vai receber um "remake" daquele detonado, dessa vez aqui pro Shugames, só que mais completo. Aguarde novidades em breve.

      Excluir
  5. As matérias antigas ainda tem seu charme, elas serão apagadas ou só serão movidas pra algum tipo de "arquivo"? No mais, boa sorte nessa nova empreitada, o blog continua excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. As matérias antigas continuarão no mesmo lugar, essas matérias novas só serão uma segunda visita ao mesmo jogo, mas não irão substituir a original que, como vc mesmo disse, ajudaram a fazer crescer esse blog de alguma forma. Não acho justo simplesmente deletá-las.

      Obrigado por acompanhar o Shugames Vitor.

      Excluir
  6. Renovar o blog sempre mantém um compromisso com o público, já que as vezes muitos podem ficar com aquela dúvida quanto a página estar para encerrar novos conteúdos. E a Shugames tem muito material bom. Quanto a post ser tosco ou não, eu acho que é da própria experiência da pessoa naquela época e com o jogo, se ele consegue burlar o humor da pessoa no momento ou não.

    Vida longa aí pra Shugames!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Doc! Às vezes rola aquele tradicional bloqueio criativo, que é comum com quem lida com esse tipo de coisa (blog, vlog, etc), mas eu pretendo manter o Shugames sempre atualizado.

      Excluir
  7. Lembro de ter conhecido esse blog em 2010 (ou algo assim). O tempo passa rápido e já me sinto velho, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja acompanhando o blog de tão longa data. Abraços!

      Excluir
  8. Parabéns por mais um ano, Cosmão!

    Segue firme e continua com o trabalho. A Retrosfera precisa de gente como você.

    ResponderExcluir