segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Guia Completo: Beyond Oasis (Mega Drive)



Há muito tempo atrás, eu escrevi um "detonado" desse clássico absoluto do Mega Drive em um formato diferente, em PDF, pra uma zine mensal (de quando a OGFTW tinha uma zine). O "detonado" está entre aspas justamente porque o texto não mostrava o jogo completo, com todas as jóias, todas as armas secretas, todas as minúscias que um jogo desse porte merece. Portanto, para honrar essa bela obra da Ancient pro console de 16 bits da Sega, eu resolvi refazer o detonado, dessa vez num formato mais amplo, sob a alcunha de Guia Completo.


Neste Guia Completo de Beyond Oasis, pretendo destrinchar o jogo por completo, mostrar a localização e aquisição de todas as jóias durante o próprio detonado, coisa que não encontrei em texto algum pela internet. Muitos detonados mostram a localização das 60 jóias do jogo em separado, até talvez mostrando no meio do texto, mas sem destaque, o que dificulta quem quer pegar tudo no game. Além das jóias, Beyond Oasis esconde algumas armas lendárias infinitas, que só podem ser coletas após cumprir algum desafio bem complicado no jogo. Essas armas estão em lugares extremamente escondidos e eu vou mostrar onde e como pegar cada uma delas.

Bom, com isso dito eu espero que todos possam usufruir e que gostem do detonado, que será feito em 3 etapas para que não canse muito o leitor. Bora lá!

A História
Beyond Oasis é um jogo da Ancient, produtora do lendário Yuzo Koshiro, que ficou famoso por criar trilha sonoras de jogos como Streets of Rage e Actraiser. Até por isso, o mesmo assina a trilha sonora de Beyond Oasis, primeiro jogo de sua produtora para o Mega Drive.

No game controlamos Ali, um aventureiro que, em uma de suas aventuras, no meio do oceano, acaba encontrando uma caverna e, dentro dela, um bracelete de ouro de formato bastante estranho. Ao vestir o bracelete, Ali percebe que havia despertado uma antiga lenda, na qual o possuidor do bracelete de ouro deve impedir que o mal reine em suas terras. A missão de Ali agora é ir atrás dos quatro espíritos lendários e salvar seu reino das mãos de Agito, o grande vilão do jogo.

De fato, muito da história e do gameplay de Beyond Oasis gira em torno do uso do bracelete que Ali encontrou na caverna. Através dele, podemos invocar os espíritos uma vez que forem conquistados, para ajudar desde no combate, na cura, na solução de puzzles e claro no avanço do jogo.

O cerne todo do jogo gira em torno do uso dos espíritos, o que faz com que Beyond Oasis, apesar de emprestar muitas mecânicas e até ter muitas similaridades com jogos como Zelda, ter uma identidade própria e única. Eu diria que ele tem um estilo todo próprio, mesmo emprestando uma ou outra coisa de outras franquias mais famosas, mas moldando tudo ao seu jeito.



Gameplay
Ali pode executar combos e ataques com cada arma que estiver em mãos. A arma inicial é uma adaga, a qual possui alguns movimentos diferentes da maioria das outras armas. Eis os comandos principais de Ali:

Direcional: move Ali, inclusive nas diagonais. Dá pra correr ao se apertar duas vezes na direção desejada;
Botão A: solta a Light Ball, uma bola de energia que serve para invocar algum espírito se o mesmo já estiver disponível (se o jogador já tiver pego ele). Além disso, a Light Ball serve também pra abrir warpzones em lugares específicos (serão listados mais adiante);
Botão B: botão básico de ataque, o que abre um leque de opções de golpes a serem descritas mais abaixo;
Botão C: serve tanto para pular ou se agachar, se mantê-lo pressionado;



As Armas de Ali
Ali pode fazer uso de diversas armas brancas durante o jogo. Em vários locais, desde arcos até espadas e bombas podem ser conseguidas e usadas pelo herói. Abaixo, deixei uma explicação básica de uso para cada uma delas, apenas com o intuito de facilitar a vida de quem pretende destrinchar o jogo e quer saber tudo dele.



Adaga
É com ela que vamos passar a maior parte do jogo, portanto, é interessante saber seus golpes disponíveis.

Golpes simples
• Stab - aperte B e Ali vai cutucar o inimigo com sua arma;
• Slash - se você segurar o botão B por um tempo, Ali executa um golpe carregado que pode derrubar os inimigos menores;
• Jump Kick - ao saltar e apertar o botão B, Ali faz um chute no ar, um movimento ótimo pra pegar inimigos voadores;
• Knife Dash - aperte três vezes pra frente seguido do botão B, para furar quem estiver pela frente com vários hits;
• Running Slash - basta correr com Ali (dois toques pra frente) e apertar o botão B para jogar o inimigo pro alto;
• Oasis Rage - pressionando B várias vezes, permite que Ali execute um combo básico com chutes;
• Kicks - para chutar os inimigos, ande sobre eles e aperte B. Esse golpe geralmente derruba o inimigo;

Golpes complexos
• Rolling Slash -  ao apertar frente, trás, frente e o botão B, Ali executa uma cambalhota no ar, muito útil contra grupos de inimigos;
• Spin Attack - um giro de 360º no direcional + botão B faz com que Ali execute um golpe giratório com a adaga, excelente para dispersar grupos de inimigos que porventura o encurralem;
• Multiple Rolling Slash - execute o Spin Attack mas não aperte o B. Em seguida, aperte  frente + trás + frente e B até 3x: Ali pode executar até três cambalhotas no chão (dependendo de quantas vezes você apertar o botão B), cortando tudo que estiver pela frente;

Existem dois métodos para a execução desses golpes mais complexos: da forma como foi descrita ou então segurando o botão B antes, apertando os direcionais e soltando em seguida. Particularmente, prefiro o modo tradicional, pois dá mais mobilidade ao jogador, ao invés de deixá-lo preso no mesmo local executando movimentos.

Existem ainda super combos que são simplesmente os golpes complexos ligados entre si. Não relacionei eles aqui por se tratarem de golpes de uma complexidade sem sentido e que não fazem a menor falta no gameplay, afinal, o jogo não é tão difícil assim à ponto de precisar de super combos para ser vencido.



Espadas
São 4 tipos de espadas: as normais, as Broad Swords, a Death Sword e a suprema Omega Sword, onde sua versão infinita será explicada mais adiante.

Golpes
• Chaotic Sword Slash - é o mesmo comando do Multiple Rolling Slash. Ali executa 5 cortes com a espada equipada.



Arcos
Nos arcos também temos 4 tipos: o arco normal, o Fire Bow, que atira flechas de fogo, o Metal Bow para flechas de metal e o Atomic Bow, que atira flechas explosivas. A versão infinita do Atomic Bow também será mostrada durante o detonado.

Em termos de movimentos, não há muita coisa a ser dita sobre os arcos. Talvez uma vantagem deles seja poder atirar abaixado ou, ao segurar o ataque apertado, poder deslizar com Ali para qualquer direção para ter uma precisão maior do tiro. Fora isso, é um arma que não é lá muito utilizada, à não ser o Atomic Bow em grupos de inimigos.



Bombas
São 3 as bombas que podem ser encontradas no jogo: a bomba comum, a Power Bomb, que possui uma explosão maior e a Hyper Bomb, que tem um alcance muito maior e deve ser usada com cuidado.

As bombas, assim como os arcos, podem ser atiradas em pé ou abaixado. Estando abaixado, Ali vai rolar a bomba para perto dos inimigos com maior precisão. Bombas ainda podem ser usadas para ativar alavancas em locais inacessíveis ou até mesmo para pressionar botões. Elas ainda destroem pilares de gelo e também queimam inimigos como ratos e ogros, que podem deixar grandes pedaços de carne para Ali. Além disso, Efreet, um dos espíritos, pode ser facilmente invocado nas chamas da explosão de uma bomba.



Os Hearts
Corações em jogos de ação quase sempre significam a mesma coisa: energia extra, ou, no máximo, um ponto à mais de vida. Só que em Beyond Oasis, a Ancient resolveu mudar esse paradigma: os corações aqui aumentam desde a energia até a força do herói. À primeira vista, é um ótimo investimento sair pegando todo coração que surgir por aí.

Falando nisso, eles somente aparecem quando o jogador mata algum inimigo forte estando com a energia bem baixa. Por exemplo, um zumbi te espanca quase até a morte, mas você, mesmo com pouquíssima energia, consegue matar o danado. As chances dele deixar um coração são elevadas. Essa é a lógica por trás dos corações em Beyond Oasis: eles sempre surgem em situações de risco, basicamente pra testar o jogador.

E por que eu digo testar? Pelo outro lado da moeda ao se coletar um coração: eles diminuem seu rank no final do jogo! Ao terminar o game, uma tabela lista o "high score" do jogo. Ali começa o jogo no Rank 1, ou seja, no topo da lista. Cada coração coletado aumenta sim sua barra de energia máxima e deixa o guerreiro mais forte, mas acrescenta mais um rank ao total. Ou seja: você fica mais forte, mas vai sendo rebaixado nos ranks, consequentemente deixando pra trás o high score do jogo. É uma escolha unicamente do jogador, mas que acrescenta uma boa dose de dificuldade e estratégia ao jogo.

Além de tudo isso, o jogo ainda classifica o jogador no final com uma classe, dependendo de como foi sua jogatina. As classes vão desde o Fighter, para os que passam do Rank 60 até o topo que é o Super Hero, de Rank 1, com todas as jóias do jogo (60), não morrendo NENHUMA VEZ e ainda matando mais de mil inimigos no jogo todo! É um grande desafio conseguir a classe Super Hero no final do jogo, mas é uma coisa que poucos alcançam e isso acrescenta um belo valor de replay ao título.



Os Itens de Beyond Oasis
Por se tratar de um jogo de aventura, em Beyond Oasis encontramos uma infinidade de itens diferentes. A grande maioria deles envolve a cura de Ali (barra vermelha, HP - Heal Power) ou da barra de vida dos espíritos (barra azul, SP - Spirit Power). Contudo, se o jogador for menos atento à descrição do item, poderá usar, por exemplo, um cacho de uvas achando que vai repor sua energia, quando o que ela faz é repor a barra de vida do espírito. Por essas e outras, resolvi fazer uma pequena lista dos itens disponíveis no jogo, bem como a descrição de uso dos mesmos:


Itens que curam HP (barra vermelha):
Cheese (recupera 1/4 da barra de HP) - o queijo é o item mais fácil de ser encontrado, principalmente no início do jogo;

Fish (recupera metade da barra de HP) - o peixe é, naturalmente, conseguido de peixes em lugares alagados;

Ham (recupera 1/3 da barra de HP) - o presunto pode ser conseguido ao se queimar ratos e ogros;

Roast Beast (completa a barra de HP) - pode ser conseguido da mesma forma que o Ham;


Orange (repõe 1/4 da barra de SP) - a laranja é conseguida desde das serpentes até morcegos e ratos;


Itens que curam  SP (barra azul):
Apple (repõe 1/2 da barra de SP) - maçãs são achadas em vários inimigos iniciais do jogo, inclusive alguns baús;

Pear (repõe 1/3 da barra de SP) - a pera é meio rara de aparecer, comumente é encontrada em baús;

Grapes (completa a barra de SP) - o cacho de uva é outro item meio raro de surgir, mas podem brotar de morcegos, zumbis e até de canhões;


Itens que preenchem as duas barras:
Mushroom (enche 1/4 das duas barras) - é relativamente fácil conseguir champigons de zumbis torrados (não confundir com cogumelos);

Lettuce (enche metade das duas barras) - o pé de alface é raríssimo no jogo e serve também pra invocar Shade (ele se transforma num champignon em seguida);

Garlic (enche 3/4 das duas barras) - o alho é outro item que brota de zumbis queimados, mas esse com mais facilidade;

Toadstool (completa as duas barras) - por sua utilidade, o cogumelo é raríssimo no jogo (não confundir com champignons);

Elixir (revive Ali após as duas barras esgotarem, mas pode ser usado como o Toadstool) - outro item raro, geralmente de difícil acesso. Dizem existir apenas 6 deles no jogo inteiro;


Para se usar os itens, selecione-os e aperte B. Para dropar algum item (deixá-lo no chão), selecione-o e aperte START sobre ele. Esse movimento é útil para descartar algum item em prol de outro melhor que foi encontrado, ou simplesmente para aliviar o inventário.



Os Spirit Calls
Os Spirit Calls são itens especiais que podem ser usados para chamar determinado espírito quando não houver fonte do mesmo por perto. Considere, por exemplo, estar em um local cheio de água e você precisa do Efreet para te ajudar com os inimigos. Ao usar o Spirit Call Lamp, Efreet surge automaticamente ao seu lado. Simples e prático.

Mas os Spirit Calls tem outras funções também. Você pode dropar um Spirit Call no chão e usar sua Light Ball (botão A) para que ele se transforme em outro item, por exemplo. Esse movimento é bem útil quando você está cheio de Spirit Calls e precisa de alguma coisa pra repor a barra de SP, por exemplo. Aqui vai uma listinha do que cada Spirit Call se tranforma com a Light Ball:

Dytto Call (Vial - jarra de água) - Roast Beef. Nada mais apropriado, já que Dytto é conhecido como o espírito da cura no jogo;

Efreet Call (Lamp - lamparina) - Omega Sword. Útil no começo, mas depois de pegar a Infinite Omega Sword, se torna inútil;

Shade Call (Onyx Stone - pedra ônix) - Heart. Já explicado acima;

Bow Call (Seedling - semente) - Elixir. Já explicado acima;




A Barra de Spirit Power
A barrinha de Spirit Power, ou SP (azul) é a barra responsável por limitar o uso dos espíritos no jogo. Toda vez que estiver usando um espírito, ela diminuirá automaticamente, mesmo que o espírito esteja simplesmente parado. No entanto, existem situações onde essa barra se regenera sozinha, que é quando você está sem nenhum espírito invocado ou estar fora das dungeons, à luz do sol. Mais à frente no jogo, um item especial permitirá que a barra de SP se regenere inclusive em dungeons, mas isso será explicado mais adiante.

Portanto, quando estiver com a barra de SP baixa, é uma boa aguardar em algum local fora das dungeons, ao sol, para que ela se reponha automaticamente, já que os itens que enchem essa barra são um tanto escassos no jogo.

Após essas explicações iniciais, vamos começar de fato o detonado.



Chegando de Viagem
Começamos nossa aventura com Ali retornando à ilha, em seu pequeno vilarejo, quando já nos deparamos com os monstros e soldados invandindo o local e aterrorizando os moradores locais. A primeira missão é destruir os inimigos que estão ali pra causar. Na verdade, basta matar o ogro pra que a batalha termine. O Rolling Slash é muito eficaz contra esse inimigo. Os ratos podem deixar pedaços de queijo ao serem mortos, o que é uma boa idéia juntar alguns nesse início de jogo.



De qualquer forma, após destruir o ogro, todos os outros morrem automaticamente. Uma mensagem pede para que Ali entre na casa acima e fale com seu professor (ou mestre). Seu mestre lhe adverte que ele não sabe de onde esses soldados e monstros vieram, mas que vieram em busca de você e pede para que Ali vá até o castelo onde mora seu pai, o rei. Após completar sua vida, pegue outro pedaço de queijo no baú ao lado e siga para o castelo.



Para se localizar em Beyond Oasis e saber pra onde seguir, basta apertar PAUSE e dar uma conferida no prático mapa do jogo: a bandeira mostra nosso próximo alvo e o ponto vermelho piscante é onde estamos. Portanto, siga para o castelo onde está a bandeira. O caminho é simples, com alguns ratos e soldados, mas que podem ser facilmente vencidos ou ignorados. Ao chegar no vilarejo do castelo, suba e entre no mesmo.

No Castelo de Oasis
Dentro do castelo, siga primeiro pela porta da esquerda e desça até o piso inferior. Lá estão 4 baús com os seguintes itens: um peixe, uma laranja, um arco e uma espada simples. São itens simples, mas que podem ajudá-lo bastante nesse início de jogo. Note também um baú mais abaixo, ainda inacessível, voltaremos aqui mais tarde no jogo para pegá-lo também. Após pegar tudo, volte pela mesma porta e siga agora pela porta da direita, subindo as escadas.



Siga pelo caminho direto até a próxima sala, após a passarela no alto. Dali, vá direto pra sala do rei e fale com ele. Ele ficará contente de ver seu filho de volta e notará que Ali veste o bracelete de ouro:
- Hm... eu já ouvi essa história antes, se esse é mesmo o Bracelete de Ouro, então essa é a razão daquela estranha invasão hoje! O Bracelete de Ouro governa os espíritos selvagens. Ali, vá encontrar o espírito que dorme no Templo da Água.



E entrega uma chave vermelha à você. Se você falar com ele denovo, ele dá a indicação de onde fica o Templo da Água. Ao lado do rei, sua irmã mais nova, a princesa, lhe pede para que leia os livros no salão logo atrás da sala do trono, mas isso é desnecessário, pois os livros falam apenas dos comandos do jogo, já explicados aqui anteriormente.

O caminho para o Templo da Água
De posse da chave, vamos seguir para o Templo da Água em busca do nosso primeiro espírito selvagem. Ao consultar o mapa, note que o Templo da Água fica do lado oposto de onde estamos, ou seja, à direita do vilarejo inicial. Siga para lá então!

Passe pela primeira tela, suba as escadas e siga pela direita. Atravessando o penhasco com um soldado no caminho, desça pelas escadas e, mais abaixo, suba por outro lance de escadas, ignorando por enquanto o grupo de ratos em volta de uma fogueira. Seguindo agora pela esquerda, na próxima tela está a entrada do templo. Mate o soldado com a lança, suba e entre pela porta, já que possui a chave da mesma.



O Templo da Água
O Templo da Água é a primeira "dungeon" do jogo, portanto, o mais simples de ser explorado. O design dele em si é uma reta apenas, com algumas salas e poucos combates difíceis. Na primeira sala, quebre o baú e pegue uma chave amarela para abrir a porta acima. Na sala seguinte, mate os soldados com arcos para a porta se abrir, mas você também pode passar abaixado pelos canais de água em ambos os lados da porta, que o levam até a mesma sala. De qualquer forma, ao matar os soldados, um baú despenca contendo um suculento presunto.



Na próxima sala, mate os inimigos e pegue uma chave com o ogro morto. Antes de entrar pela porta, observe dois canais de água corrente logo abaixo do piso onde a porta se encontra. Entre abaixado por ali e pegue um Elixir de um lado e uma espada do outro. Na passarela do alto, à direita, há outra espada no baú. Na passarela do lado inverso, ainda não é possível alcançar o baú, mais tarde voltaremos aqui.



Seguindo pela porta você vai encontrar vários slimes de cor rosa e azul. Esses slimes são as criaturas mais fáceis de serem mortas, além de servirem de fonte para conseguir o espírito Dytto futuramente. De todos eles dessa sala, mate apenas o slime rosa do canto superior esquerdo, pois é nele que está a chave pra abrir a porta. Na sala acima, apenas corra e salte pra evitar a corrente de água que desce e te empurra pra baixo. Na próxima sala, o chefe do local te espera.



Chefe: Aqua Crab



O Aqua Crab é um caranguejo gigantesco, que usa sua potente garra para atacar, além de soltar bolhas pela boca e ainda saltar. Para facilitar a luta, é uma boa idéia atacar sua garra e destruí-la, o que o impedirá de atacar usando sua principal arma. Use uma espada aqui, pois com essa arma é mais fácil alcançar o inimigo. De resto, Aqua Crab é um chefe relativamente fácil.

Assim que destruí-lo, entre pela porta acima e um aviso pedirá para que use a Light Ball no portal azul. Aperte o botão A e prossiga para a sala onde o espírito lhe aguarda. Dytto é finalmente encontrada. Após afirmar que vai ajudar seu mestre Ali, os comandos para usar Dytto são descritos:



Apertando A, B e C juntos, dispensa o espírito. Esse comando serve para qualquer um deles.

Assim que sair do Templo da Água, volte para o vilarejo de Ali e siga pela esquerda. Observe a ponte logo na entrada na tela, suba (ou desça), entre na água e, estando abaixado, entre por debaixo da ponte ali. Use o Magic Bubble de Dytto na chama e colete sua primeira jóia (BLUE GEM #1). O caminho agora é para o norte, subindo pela tela. Siga até encontrar uma cachoeira enorme e use o Magic Bubble de Dytto ali para que a mesma revele uma passagem subterrânea na montanha. Essa é a entrada para o Templo do Fogo.



O Templo do Fogo
A segunda dungeon de Beyond Oasis também é relativamente curta, mas nos apresenta inimigos diferentes. Logo de cara, ao passar pela entrada da queda d'água, você notará alguns peixes saltando no raso, além de morcegos. Se você quiser, poderá matar esses peixes e poderá conseguir alguns deles para seu inventário. Peixes também podem dropar alfaces, o que é raríssimo! Os morcegos também podem deixar laranjas, mas isso também é raro de acontecer.



De qualquer forma, subindo para a próxima tela, mate os slimes negros, os morcegos e continue subindo. Pegue a chave no baú atrás da chama e caia no piso mais abaixo do local. Desça para a tela abaixo novamente. Mate as cobras e morcegos e colete uma maçã e a BLUE GEM #2 no baú. Suba para a tela acima, mate os zumbis e siga pelas escadas até o ponto mais alto. Pegue o peixe no baú e acerte alguns golpes na pequena parede de tijolos ali mesmo, para abrir uma passagem secreta. Entre agachado e pegue um arco no baú. Volte, desça os degraus (há uma maçã no baú) e passe pela porta (ignore os zumbis que vão surgir).



Acima, mate o ogro verde e pegue outra chave nele. Empurre a esfera de metal no botão para que o gêiser de água comece a soprar. É possível pegar Dytto nesses gêisers, o que é bastante útil principalmente em chefes. Pegue Dytto e use-a para a apagar a chama antes da porta. Assim que entrar, siga para o alto em linha reta para pegar um cacho de uva no baú. Há uma serpente de fogo voando pelo local, ataque-a normalmente com a adaga até destruí-la. No canto aposto ao cacho de uva, está a BLUE GEM #3 no baú. Mais acima, existem dois botões: pise no inferior para que uma esfera de metal caia no lugar e use-a para apertar o outro botão e manter a porta aberta. Entrando, vamos enfrentar o segundo chefe do jogo...



Chefe: Infernal Skull



Essa caveira negra ataca de duas formas distintas: usando suas duas mãos que surgem nas laterais e se deslocam até o centro e soltando serpentes de fogo pelo cenário. Cada vez que o crânio negro surge na tela, ele solta uma serpente em chamas que fica voando e atrapalha bastante o jogador. Seu ponto principal é o próprio crânio, mas dá pra destruir ambas as mãos também, o que pode dar uma facilitada. De todo jeito, equipe uma espada e foque seus ataques no crânio assim que ele surgir.

Destruindo o chefe, é hora de conhecer Efreet, o espírito do fogo. Assim que pegá-lo, suas instruções surgem na tela:



Assim que sair da caverna, desça e entre abaixado na ponte logo abaixo. Use Efreet para destruir o pilar de gelo e um baú cairá do teto, contendo a RED GEM #1 em seu interior. O próximo objetivo agora é ir até o castelo conversar com seu pai.



Falando com o rei novamente, ele pede para que Ali vá até a área norte do Templo da Água e acabe com todos os soldados que estão por ali. Lembram-se daquela roda de camundongos em volta de uma fogueira, à caminho do Templo de Dytto? Pois é, siga para lá e, com a ajuda de Efreet, destrua o pilar de gelo e suba.



O Pântano
Ao chegar ao pântano, se quiser, há um baú logo ao norte com uma maçã dentro. Fiquei esperto com os zumbis dessa região e use Efreet para queimá-los: a morte é instantânea. Mais à direita, há uma chama impedindo seu caminho: pegue Dytto no lago um pouco mais atrás e apague-a. Subindo, mate o zumbi no caminho e desfaça-se de Dytto (A+B+C). Note uma parede de tijolos ali perto, mais abaixo: salte ali e destrua a parede para um evento opcional em Beyond Oasis.


Evento Opcional 1 - A Corrida de Efreet
O primeiro evento opcional guarda, além de uma Red Gem e um Elixir, uma das armas lendárias e infinitas do jogo: o Infinite Fire Arrow, ou arco de flechas de fogo infinito. Ela não é obrigatória para se conseguir um bom rank no final do jogo, mas a gema vermelha sim!

O objetivo é guiar Efreet pelo caminho demarcado, fazendo o menor tempo possível. Utilize seu Fireball Attack nas retas e procure fazer as curvas o mais rápido possível. Evite à todo custo fazer seu Flame Breath, ou isso vai te atrasar demais. Nota: você só sai da corrida após completar as cinco voltas ou se o tempo chegar à 2 minutos. Eis os prêmios dados ao vencedor:



Rank 5: Queijo (entre 1:40 e 1:59:09)
Rank 4: Elixir (entre 1:30 e 1:39:09)
Rank 3: Efreet Call (entre 1:20 e 1:29:09)
Rank 2: RED GEM #2 (entre 1:10 e 1:19:09)
Rank 1: Infinite Fire Arrows (entre 0:00 e 1:09:09)

É bom salientar o seguinte: chegar ao Rank 1 é extremamente difícil e praticamente impossível conseguir isso sem duas, três, quatro ou até mais tentativas. Treinando você acaba pegando o melhor jeito de fazer as curvas, fazendo com que Efreet enrosque menos nas saliências do circuito e consiga virar bem rápido. Sua barra de SP não diminui nesse local.

Conseguindo ou não o melhor tempo, basta seguir por cima de onde entramos na corrida, matar os soldados e subir. Ao chegar ao pequeno labirinto, siga pelo caminho normal até chegar num soldado lançador de bombas com um baú ao lado. Dentro do baú há uma chave verde necessária para abrir uma porta mais adiante. Siga matando os soldados e pegue outra chave, dessa vez amarela, no último soldado do caminho. Por hora, ignore a planta carnívora ali no chão, voltaremos aqui em breve.



Templo do Norte
Dentro da construção, mate os dois canhões e pegue mais uma BLUE GEM #4 do baú que vai surgir. Na sala após a porta verde, mate as cobras (cuidado pois são explosivas), se quiser pegue Dytto no gêiser e empurre a pedra sobre o botão para abrir a porta. Acima, mate os soldados, pegue um arco de metal no baú e, após matar o ogro, outro baú contendo mais a RED GEM #3 cai do teto. Acione a alavanca distante com o arco e siga para a porta da direita.



Passe abaixado pelas lanças que saem da parede e acione a alavanca para que elas parem. Mate as cobras (ou passe por elas) e siga pela direita. Na próxima tela, cuidado com as rochas que rola para cima, siga o caminho normal até encontrar um grupo de inimigos liderados por um cavaleiro de ferro. Antes de matar todos,  pegue os itens dos baús acima (uma laranja e bombas), só então mate todo mundo e siga para o navio.



Na Embarcação
Já dentro do pequeno navio, suba as escadas e, nas alavancas, deixe a de cima para direita e de baixo para esquerda. Mate a tropa de inimigos no corredor abaixo e pegue mais um queijo no baú. Subindo as escadas, há mais um arco simples no baú, caso queira pegar. Mate os soldados e siga para a parte mais abaixo do navio, onde há um suculento roast beast dentro do baú. Suba e Ali vai encontrar o dono do Silver Armlet.



- Gold Armlet, você é corajoso para vir até aqui! Mas, infelizmente, eu não tenho tempo para perder com idiotas! Eu sou Silver Armlet, nada pode me parar e você vai se arrepender se tentar!

Nisso, um gárgula vermelho surge e leva o inimigo dali. Retomando o controle de Ali, o objetivo agora é despachar dois gárgulas que ficaram para a briga. Os inimigos são simples e se você usar uma espada a luta fica mais fácil ainda. Após destruir ambos, Ali usa um bote para chegar até a encosta onde Silver Armlet sumiu.

A Encosta
A primeira coisa a se notar ao chegar na encosta é a chuva que cai no lugar, realmente um efeito muito bacana. No baú mais acima há uma proveitosa broad sword e, mais acima ainda, à direita, um baú ainda inacessível. Voltaremos aqui em breve! Siga para a caverna.



Caverna da Praia
Assim que entrar, note as três alavancas no alto: faça a combinação como na foto e entre na passagem que se abrir. Nos quatro baús, encontramos um arco e flechas de fogo (completamente inútil se você tiver conseguido pegar o arco infinito no desafio do Efreet), um presunto, uma RED GEM #4 e uma BLUE GEM  #5. Saia da sala e continue o caminho pela esquerda.



Desça o corredor e empurre o bloco de pedra para baixo pra conseguir abrir caminho. Mate o lançador de bombas no alto e, se precisar, pegue as bombas no baú dali. Jogue uma bomba no botão do buraco para cair um baú contendo um pedaço de carne. Mais abaixo há outro baú. Para pegá-lo, pise no botão verde e siga rapidamente para a escada que leva até ele, antes do gêiser voltar a soprar. Ali dentro, pegue uma chave verde. Desça e, com ajuda das bombas, invoque Efreet ou use-as para destruir o pilar de gelo mais à esquerda. Você também pode usar seu arco com flechas de fogo infinitas. Siga por ali.



Na próxima tela, mate o gárgula próximo da porta e uma esfera de metal vai cair sobre o botão, liberando o gêiser no pé da escada. Junto com ela, caem também alguns insetos que parecem aqueles tatuzinhos de jardim, mas com uma carapaça de ferro. Para matá-los, é necessário tombá-los com algum golpe mais forte (como o Slash) e depois acertá-los. No alto, pegue uma pêra e uma chave amarela nos baús. Desça e siga pela porta verde ao lado.



Acerte a alavanca ao lado e suba. Para facilitar, você pode usar Efreet aqui, pois vão surgir inúmeros zumbis no seu caminho. O objetivo é passar pela escada sem pisar no botão que foi desligado com a alavanca. Esse botão é o responsável por liberar rochas que descem rolando a escada, impedindo a passagem. Subindo, acenda a fogueira e observe um monte de ratos caírem do teto. Pegue Efreet na fogueira e faça a limpa nos inimigos. Muitos ratos queimados deixam grandes pedaços de carne como recompensa, faça a festa aqui. Depois de matar todos, pegue um cogumelo no baú que surgir. No outro há um cacho de uvas. Siga pela direita.



Note os dois baús na água, logo abaixo, mas siga pela porta primeiramente. Mate todos os soldados e um ogro vai aparecer. Mate-o também e note que uma escada vai surgir ali. Subindo por ela, siga direto para a parede atrás da pequena queda d'água e aplique golpes até destruí-la, revelando uma passagem secreta. Entre e pegue o atomic bow, com flechas explosivas. Volte à sala anterior e caia na água, seguindo pela esquerda até o baú ao lado. Dentro dele há uma chave azul. Agora sim, caia no rio e siga pela direita para ser engolido pela correnteza.



Duas telas depois, estamos naquele local com os dois baús na água: aperte para cima para que Ali entre ali na fenda. Nos dois baús, temos uma chave verde e um pedaço de queijo. Pegue os itens e continue descendo pela correnteza. No final, pegue outra chave no baú que desliza na água. Pise no botão para que as bombas e rochas parem de cair e suba as escadas, entrando na porta verde. Após uma segunda porta, aparecerão dois ogros e duas daquelas serpentes de fogo, dessa vez cinzas. Para facilitar, equipe uma espada e mate tudo. Quatro baús cairão do teto: uma BLUE GEM #6, uma RED GEM #5, um Dytto Call e um Efreet Call. Descendo pelo outro lado, dá pra pegar 30 Hyper Bombs no baú na pequena plataforma.



Caia dali e siga pela esquerda, subindo aquelas escadas que surgiram após matar aquele ogro. Ao lado da passagem secreta que abrimos, siga pela porta vermelha. No baú à esquerda, existem mais bombas. Subindo, jogue uma bomba no botão verde e aguarde 3 baús aparecerem. Dentro deles, há uma RED GEM #6, um alho e uma espada. Pegue os itens e caia onde está o botão. Acenda a tocha ao lado da porta para que a mesma se abra, pegue Efreet ou Dytto e siga para lá.



Chefe: Rock Golem



Esse chefe não é lá muito difícil, mas é preciso tomar um certo cuidado nele. Primeiramente, uma boa espada aqui garante um bom alcance, já que uma das formas do chefe te acertar é com suas mãos, que são curtas. Outro ataque dele para se ficar esperto é quando ele vira literalmente uma bola de pedra e começa a quicar no cenário. Se você conseguir acertá-lo nesse momento, ele vai interromper o ataque. Fora isso, Efreet é uma boa pedida para a luta, mas Dytto pode te salvar com seu poder de cura.

Destruído o Rock Golem, Ali encontra o Sunburst Pendant, um colar que lhe permite recuperar energia estando sob o sol, algo similar ao que acontece com sua barra de SP, só que numa velocidade muito menor. Saindo da caverna, estamos do outro lado do pântano.



O outro lado do Pântano
Siga matando os peixes e slimes pelo caminho. Mais adiante, note um pequeno pino do outro lado de alguns troncos de árvore secos: esse é mais um local secreto que vamos explorar mais adiante no jogo. Continue pela esquerda até chegar na Fortaleza da Montanha.



A Fortaleza da Montanha
Mate os soldados e suba as escadas. Destrua um cavaleiro gigante e siga pela porta mais à direita, já que a vermelha está trancada. Já dentro da fortaleza, vários soldados virão te recepcionar, use e abuse dos golpes com a adaga ou equipe uma espada e faça a limpa. Pegue a chave no baú e siga pela porta da direita. Nos três baús, pegue uma chave, bombas e uma alface. Mate todos os canhões que vão surgir e saia dali. Siga agora pela porta da esquerda.



Somente pise no botão se quiser pegar a Dytto no gêiser, caso contrário, ignore-o, pois rochas vão começar a cair caso ele seja acionado. Abaixo, mate o cavaleiro gigante e pegue mais uma chave no baú. Cuidado com esses espinhos dessa sala: eles vão pra cima de você apenas se você estiver na mesma direção deles. Siga pela porta da esquerda.



Assim que entrar, vários soldados vão entrar também, mate todos e colete duas chaves nos dois baús do local. Antes de entrar pela porta dessa sala, volte e, na sala dos espinhos, siga para a porta da direita agora. Ali dentro existem 4 baús, com mais duas chaves, um cacho de uvas e um cogumelo. Saia e volte naquela sala dos soldados, seguindo agora pela porta. Na bifurcação, siga pela direita e destrua os canhões que vão aparecer. Descendo, cuidado com as serpentes e com os espinhos no caminho, vá direto até a porta ao lado. Nos 4 báus dessa sala, estão uma pera, duas chaves e uma BLUE GEM #7. Volte à bifurcação e agora siga para baixo.



Na sala abaixo, mate os inimigos e pegue um presunto no baú. Subindo pela porta, na pequena sala algumas bombas vão cair e um soldado armado com bombas vai surgir pela porta abaixo. Mate-o em segurança e espere as bombas explodirem para continuar. Nos próximos dois corredores, basta tomar cuidado com os soldados e com as lanças que saem das paredes laterais. Já na parte externa da fortaleza, mate o soldado abaixo e entre pela porta. Alguns magos vão aparecer e sumir em seguida: esses inimigos só aparecem quando você está na mesma linha reta deles, portanto, use esse fator e mate um a um. Pegue a chave vermelha no baú e siga pela porta.



Ali dentro, 2 ogros e 2 cavaleiros gigantes vão aparecer! Recomendo usar alguma espada aqui para evitar maiores dificuldades. Matando todos, 4 baús surgem: uma espada, um Dytto Call, uma RED GEM #7 e uma BLUE GEM #8. Retorne à área externa da fortaleza e siga pela direita, caindo do outro lado. Siga agora para a porta vermelha que ignoramos no início dessa parte. Mate os dois gárgulas e entre pela porta aberta. Ali escuta uma conversa:

- ... é para o norte?
- Sim, na parede da fortaleza. É a chave para chegar até a cratera e ver Shade...

Estando no corredor, equipe alguma espada e acabe com todos os inimigos do local. Agora é hora de encarar a Wall Fortress, um desfiladeiro localizado atrás da fortaleza e único caminho para encontrar Shade, o terceiro espírito selvagem!



Escalando a montanha
Pois bem, estamos no pé de uma enorme montanha, forrada de inimigos e com alguns segredos para serem descobertos. A primeira área é infestada de ogros e lançadores de bombas, se preferir, pegue Efreet nas explosões para te ajudar com os inimigos. Na segunda tela, logo acima, há um filete de água descendo da encosta, onde é possível pegar Dytto se preferir. Ao lado dele, há um morro com um baú.



Desça e siga pela direita, matando os inimigos do local. Subindo, mate os gremlins azuis e pegue uma death sword no baú. Continue subindo, mate a tropa de inimigos e, quando estiver na beira do precipício ao sul, caia e pegue uma BLUE GEM #9 naquele baú antes inacessível. Dê a volta e continue pela esquerda. Suba, mate mais alguns inimigos e chegaremos à terceira área da montanha.



Aqui muitas moscas vão aparecer, use o chute no ar ou o golpe Rolling Slash para despachá-las o mais rápido possível. Quando atingir o alto e a entrada da fortaleza, siga pela direita e caia bem no canto para pegar uma RED GEM #8 no baú. Volte tudo e entre na fortaleza.



Fortaleza
O local é todo se resume em algumas telas com desafios, como correr para pisar em botões, acender fogueiras e eliminar inimigos. Logo na primeira tela, o vento empurra Ali para trás, enquanto inimigos e canhões atrapalham bastante seu progresso. O objetivo é  pisar em um botão no final do corredor, para que o mesmo se abra. Na segunda tela, mate todos os inimigos e desvie das pedras que virão rolando.



Mate os dois ogros mais à frente e siga com cuidado entre os espinhos. No baú de cima há um alho e no de baixo, uma espada. Outro ogro vai despencar ali, mate-o rapidamente. Na próxima tela, muitos canhões virão deslizando por conta do vento e você terá que destruir todos. Se conseguir pegar Efreet, ele vai ser de uma ajuda tremenda aqui. Use alguma espada se estiver com dificuldade.



Mais adiante, você terá que acender as fogueiras para que o caminho se abra. Se estiver com Efreet, use seus ataques para acendê-las, ou então use bombas. Se tiver conseguido o arco de fogo infinito, a coisa vai ser bem mais fácil. Na próxima área, espinhos vão surgir dos dois lados, cercando Ali. Gremlins serão jogados na tela, obrigando o jogador a se virar como pode para se manter no centro da mesma e evitar os espinhos. Use uma espada e tente jogar os gremlins nos espinhos, pois assim eles morrem na hora.



Agora o objetivo é fazer com que os dois ogros pisem nos botões, para que o caminho que leva ao teleporte seja aberto. Mas, se você tiver bombas, basta jogar uma em um botão enquanto pisa no outro e o problema será resolvido na hora. Pise no teleporte e vamos enfrentar um chefe bem grande, mas não sem antes o Silver Armlet aparecer e nos recompensar por tê-lo perseguido em tão pouco tempo. Ele diz que nessa fortaleza existe um artefato que permite o usuário teleportar para vários lugares da ilha, mas que será preciso vencer seu desafio para conseguir tal item. Nisso ele abre um alçapão e Ali cai no colo do...



Chefe: Mega Serpent



O chefe é tão grande que só conseguimos ver sua cabeça na tela! O principal ataque da Mega Serpent é sugar Ali e depois cuspir um monte de pedras sobre ele. Mantenha-o longe da boca da serpente enquanto ela o ataca e evite colidir com as rochas cuspidas por ela. Em alguns momentos, uma pequena serpente sai de dentro de sua boca e esse é o ponto fraco do chefe. Ataque-a com uma boa espada e espere pelo momento novamente. É uma luta um pouco longa, mas nada que não possa ser vencido com paciência.

Destruída a enorme serpente, siga pela esquerda e pegue a Key of Time and Space, um acessório que, em conjunto com o Golden Armlet, permite criar fissuras de tempos e espaço em determinados locais da ilha, verdadeiras warpzones, permitindo inclusive voltar em alguns lugares agora inacessíveis por meios normais. Assim que pegar o item, solte uma light ball no rasgo do chão para ser teletransportado pro início da fortaleza. Saia pela passagem abaixo.



O outro lado da montanha
Ao sair da fortaleza, faça o caminho normal para descer a montanha e note um rasgo temporal logo abaixo. Siga para lá, use uma light ball e você será transportado para o outro lado da montanha. Dê a volta matando os inimigos e desça. Chegamos em uma área ainda na montanha, mas com o céu de uma coloração diferente. Não demora muito e rochas vulcânicas começam a cair do céu, tornando o caminho mais difícil ainda. Livre-se dos inimigos como puder e siga direto para a caverna, que é guardada por um ogro cinza.



O Vulcão
O vulcão é uma das áreas mais complicadas do jogo inteiro. De começo, apenas siga pela esquerda e desça as escadas. Ali já se encontra um baú (com um alho) e um mago. Mate o mago e pegue o item se precisar, evitando tocar nos espinhos. Mais abaixo existe outro baú, dessa vez com um peixe. Do outro lado, mate o mago no centro do lago de lava e pegue uma chave para poder entrar pela porta. Obs: você não morre imediatamente na lava, mas leva dano constante se estiver em contato com ela.



Na próxima área, você vai estar num local bem alto, onde deverá cair em algumas plataformas corretas a fim de não ter que refazer esse caminho. O local correto para cair está nas fotos: primeiro, ao lado da pedra circular. Depois, à esquerda, onde estão um morcego e um cavaleiro gigante. Pegue a chave no baú e caia novamente. Mate todos os inimigos ali para um teleporte surgir. Pise nele e você voltará à sala anterior, com os magos. Entre novamente pela porta e agora caia do lado direito, entre as duas rochas redondas. Entre na porta verde.



Mate todos os inimigos e pegue o baú na abertura do centro, tomando cuidado com os espinhos. Ali há um cogumelo. Volte e pise no teleporte que surgiu ali, na entrada dessa tela: pegue uma chave vermelha no baú e pise novamente no teleporte para voltar. Aquele baú do alto ainda é inacessível, mas logo vamos pegar ele também. Siga pela esquerda agora, subindo pela escada no final.



Essa próxima área é a mais complicada do vulcão todo. Isso aqui se resume num local enorme, onde não há chão e devemos nos locomover em plataformas flutuantes móveis. O problema não seria tanto se, espalhados pelo local, não estivessem vários magos que lançam raios que podem derrubar Ali das plataformas. Se cair, voltará ao último local antes de ter pulado em qualquer uma das plataformas, o que atrasa bastante a vida.

De começo, é uma boa ir matando os magos que estiverem ao alcance. Para isso, espere ficar na mesma linha de algum deles e ataque com o Slash (usando a adaga) ou com alguma espada. Depois de ter matado o mago, o caminho será mais simples. Pise no botão para que a plataforma se mova e siga em frente. Paciência é outro requisito nesse lugar. Não tente saltar correndo ou cortar caminho, espere as plataformas chegarem bem perto entre elas para poder realizar os saltos com segurança. Lembre-se: se cair, voltará um bom pedaço e terá que refazer tudo, além de perder energia.



Chegando ao final, entre pela porta e vamos enfrentar outro chefe enorme!

Chefe: Fire Dragon



Antes de qualquer coisa, recomendo BASTANTE ter Dytto com você nessa batalha! O dragão ataca sem parar, seja com baforadas, seja soltando três bolas de fogo ou então tentando te morder. Como a sua cabeça é a única coisa que dá pra ser acertada, é preciso chegar perto dele pra poder atacá-lo. Só não tente chegar muito perto ou você poderá cair no precipício, perdendo mais energia ainda! A melhor forma de encarar o bicho é se mover o tempo todo, indo e voltando na arena em forma de U. Assim você consegue evitar a maioria do seus ataques.

Após vencer o enorme lagarto, use a plataforma no centro para alcançar a parte de cima. Ali está o lar de Shade, nosso terceiro espírito selvagem!



Como podem notar, Shade não possui muitos comandos de ataque, sendo um espírito mais de suporte à locomoção e aquisição de itens. Seus braços podem agarrar aqueles pinos em lugares inacessíveis e levar Ali até lá, ou então pegar itens em lugares distantes e/ou com obstáculos no caminho. É um dos espíritos mais versáteis, apesar de não servir muito para ataque. Shade também impede que Ali caia em buracos ou fossos, carregando o herói de volta para a plataforma em segurança.

Ao retornar à arena do dragão, vá descendo e use Shade nos pinos para sair do local, que parece estar desmoronando. Após usar o teleporte, pegue mais uma RED GEM #9 naquele baú antes inacessível. Pise novamente no teleporte e saia dessa sala. Ao sair, caia até o fundo e use o teleporte para voltar à tela anterior. Entre novamente na porta e agora estando no alto, use Shade para atravessar o fosso com a ajuda dos pinos e siga pela esquerda. Entre abaixado pelo buraco e Ali vai sair no topo das montanhas, num lugar bem alto e de difícil locomoção.



Montanhas
Siga pelo caminho das pontes à esquerda até encontrar um baú numa plataforma mais abaixo. Além de pegar a primeira BLACK GEM #1, aqui é também a entrada para a segunda área opcional do jogo, onde consegue-se a Infinite Hyper Bombs. Para chegar lá, estando na plataforma onde estava o baú, apenas corra e salte para baixo.



Evento Opcional 2 - Desfiladeiro de Shade
Essa é uma das áreas mais difíceis de se conseguir passar, tudo porque seus saltos precisam ser milimetricamente calculados. É bom ter uma boa quantia de itens que repõe SP, como uvas, maçãs e alhos, pois Shade será de suma importância nesse trecho. Uma boa espada também será muito útil aqui. A área toda consiste em 5 telas onde devemos saltar em platformas, tudo com dificuldade crescente.



Na primeira tela, apenas salte normalmente nas plataformas flutuantes e destrua os canhões no final com uma espada para facilitar. A segunda tela consiste em pular correndo com Ali nas 4 plataformas suspensas. Todas elas somem alguns segundos depois de tocadas, por isso é necessário saltar correndo para evitar cair.

Na terceira tela é que começam os problemas de fato. Aqui existe o fator VENTO, que te empurra para a direita, dificultando muito os saltos nas plataformas móveis. Muitas vezes é necessário saltar correndo e calcular o "pouso" de Ali na plataforma, pra não passar muito nem cair antes. A última plataforma some, portanto, aprender a saltar correndo é fundamental.

A quarta tela reserva um desafio ainda maior: saltar em várias plataformas com gárgulas pra te derrubar. A dica que eu dou aqui é a seguinte: espere a primeira plataforma se afastar um pouco, corra e salte em sua beirada inferior. Dali em diante, siga correndo e saltando nas outras, sem parar pra nada. Se você resolver parar pra matar os gárgulas, vai apenas perder tempo e as chances de cair se multiplicam, porque os bichos são infinitos!

Na última tela, basta saltar nas plataformas normalmente e usar Shade para pegar a Infinite Hyper Bombs e uma BLACK GEM #2 no baú. Antes que você pense em usar um teleporte pra voltar, saiba que terá que voltar NA RAÇA desse lugar. Portanto, refaça o caminho de volta com toda calma e tranquilidade, não se desespere, mesmo que o desafio seja descabelante, é possível sim voltar com a arma lendária em mãos.



Montanhas - continuação
Após retornar, continue seguindo normalmente o caminho pela esquerda até encontrar um peregrino meditando. Converse com ele e ele lhe entregará o Psychoring, um anel que permite encher a barra de SP mesmo estando em dungeons. Após falar com ele novamente, ele dirá que o colar que Ali possui é de sua irmã, desaparecida há muito tempo, e que esse deve ser um sinal de que ela ainda está viva.

- Agora volte ao castelo, o Silver Armlet quer algo que está lá dentro e você deve correr para proteger sua família.



Nisso surge um rasgo no chão, use sua light ball e entre nele para ir parar numa praia. Uma vez na praia, invoque Shade no cavaleiro gigante e siga para o ponto alto à esquerda. Ali há um baú atrás de alguns troncos, somente acessível com Shade. Acerte o baú com a ajuda do espírito e colete uma BLACK GEM #3. Este local é outro ponto para acessar mais um evento opcional que garante outra arma lendária: o Infinite Atomic Bow. Para acessar, siga até o centro das pedras na praia e solte uma light ball bem no local da foto. Ali será transportado para um arquipélago cheio de desafios.



Evento Opcional 3 - O Desafio das Ilhas
Um dos objetivos desse lugar, além de matar todas as criaturas, é não acertar os baús pelo caminho. Após destruir alguns grupos de monstros, um baú surge, mas ele não contém nada e ainda faz com que você falhe no desafio se for acertado, não recebendo a arma lendária no final.



Outro porém é não poder usar espírito algum aqui. Portanto, atacar os inimigos e evitar atingir os baús é primordial nesse lugar. Use e abuse de itens e das armas que possui, inclusive, se tiver conseguido, a Infinite Fire Bow ou a Infinite Hyper Bombs. Evite à todo custo que inimigos acertem os baús também, pois isso anula sua chance. Os dinossauros aparecem aqui pela primeira vez e a melhor forma de atingí-los é usando uma espada ou o Oasis Rage. Fique esperto com eles, pois eles são muito rápidos!

Quando matar um grupo de dinossauros e pisar no teleporte, vai encarar a última leva de inimigos. Vários canhões vão aparecer, destrua todos usando alguma espada ou as hyper bombs infinitas. Mais acima, use e abuse das bombas nos inimigos que estão no corredor, pois como o local é apertado, eles não tem por onde escapar. Quando aparecer outro teleporte, pise nele e já prepare o Oasis Rage para acertar um cavaleiro gigante que vem correndo. Isso o impede de atingir o baú.



Nesse mesmo local, os dois dinossauros pretos vão entregar uma RED GEM #10 e uma BLUE GEM #10. Mate todos os inimigos e vão surgir dois teleportes. Pegue o da direita e, se conseguiu cumprir os objetivos, colete o Infinite Atomic Bow no baú. Essa arma vai ser de excelente utilidade mais adiante, quando formos pegar a próxima arma lendária!



Da praia à floresta
Retornando das ilhas, é hora de continuar o jogo. Siga para direita e você entrará numa floresta, que fica logo ao lado da cidade onde está o rei, pai de Ali. Siga descendo as escadas e tome cuidado com as cobras no caminho. Ao chegar numa bifurcação, pegue o caminho de cima. Após passar por um cristal que serve para invocar Shade, no alto, continue subindo reto e dobre à esquerda no final. Siga para a próxima tela (cheia de zumbis) e pare no final. Atrás da árvore sinalizada na foto está a entrada para um dos maiores pesadelos desse jogo: o desafio dos 100 andares!



Evento Opcional 4 - O Desafio dos 100 Andares
Nesse local, vamos passar por 100 andares subterrâneos, até chegar o mais fundo possível e encontrar a famigerada Infinite Omega Sword, uma espada overpower que queima os inimigos e é... infinita. Para tal, é preciso lembrar de algumas coisas antes de encarar esse desafio:
• você não pode usar nenhum item durante todo o desafio;
• você pode usar qualquer espírito já ganho;
• você pode usar qualquer arma, inclusive as infinitas já conseguidas;
• à cada andar vencido, você pode optar por sair do desafio subindo as escadas ou continuar, caindo mais fundo no buraco;
• você também recupera um pouco da energia a cada andar vencido;
existem quatro gemas para se coletar aqui, então, se estiver disposto à conseguir um bom rank no final, terá que encarar isso;



Dito essas regras e lembretes, aí vão algumas dicas para os interessados nos 100 andares:
• Dytto é o espírito que você vai querer ao seu lado sempre, afinal, é a única forma de repor energia, além da miséria que você ganha a cada andar vencido;
a fadinha pode ser conseguida nos slimes que surgem de tempos em tempos;
• sua barra de SP recupera-se sozinha se não tiver nenhum espírito invocado;
Infinite Atomic Bow é a melhor arma pra se encarar esse desafio, além de espadas e bombas;
• os inimigos que surgem são sempre repetidos: ou são diversas abelhas, ou três ogros, ou três dinossauros, ou um grupo de soldados variados, ou orbs, ou então zumbis e cobras;
• a cada 10 andares, um desafio diferente ou chefe aparece;
• os Spirit Calls são de extrema utilidade aqui. Mesmo que não possam ser usados, você pode soltá-los no chão e usar uma light ball para invocar o espírito, além do spirit call virar algum item;
• no andar 60 você ganha a BLUE GEM #11, no andar 70 você ganha a RED GEM #11, no andar 80, uma BLACK GEM #4 e no andar 90, uma GREEN GEM #1;



Vencido (ou não) o desafio opcional, voltemos à floresta.

A Floresta
Partindo do ponto onde está a árvore que esconde o desafio opcional, desça e siga pela direita. Ali encontra-se um cristal, invoque Shade e volte à tela anterior. Suba no nível mais alto, dê a volta pela esquerda e desça novamente. Atravesse o fosso com Shade e entre pela porta. Essa é a dungeon para conseguir o último espírito do jogo, a planta carnívora Bow!

Templo da Floresta
Assim que entrar no lugar, será recepcionado por dois gárgulas e espinhos no chão. Ao despachar todos (com a omega sword é bem fácil), entre pela porta da esquerda que se abriu. Nesta sala, observe o baú se mexendo no meio dos espinhos. Este é um mimic, um baú falso que te ataca se você se aproximar muito. Ataque-o de longe para que seja destruído e outro baú cairá, contendo uma chave. Ao lado da porta, acenda a tocha, explicarei mais tarde o porque disso. Volte à primeira sala e entre agora na porta da direita.



Entrando, mate o ogro para pegar mais uma chave e acenda a tocha ao lado da porta antes de entrar. Esse local é ótimo para queimar ratos e conseguir bons itens de cura, pois eles ficam caindo infinitamente. Na próxima tela, mate os soldados e, antes de destruir o pilar de gelo, se ainda não estiver com Shade, pegue-a nesse pilar (essa é mais uma fonte para pegar Shade). Destrua-o em seguida, suba e use Shade para pegar uma chave. Acenda a tocha ali e desça, seguindo pela direita.



Destrua os canhões e um baú contendo bombas vai despencar. Entre pela porta. Pegue uma chave azul no baú e pise no botão para que dois baús caiam no plano mais alto da tela. Volte duas telas (naquela tela do pilar de gelo) e entre pela porta azul. Nessa área será preciso acender 4 fogueiras em cada canto da sala. Use as plataformas flutuantes para alcançar os lados e acenda todas. Assim que acender a última, medusas vão surgir voando o local, mate todas para que a porta mais acima, à direita, se abra, mas não siga ainda para lá. Vá para direita, mais abaixo e pegue os itens dos dois baús que acionamos com o botão anteriormente: uma laranja e uma BLACK GEM #5. Não se esqueça de acender a tocha ali. Retorne e siga pela porta que abrimos.



Acenda a tocha dessa sala também e pegue uma chave no baú. Retorne à sala das medusas e siga pela porta da esquerda. Subindo as escadas, pegue uma chave verde e acenda outra tocha. Retorne à primeira sala da dungeon, onde os gárgulas apareceram e siga pela porta da esquerda. Na sala onde rochas descem rolando, pegue outra chave no baú no meio dos espinhos. Destrua o pilar de gelo à esquerda e entre na sala. Mate as medusas, colete uma chave vermelha no baú e acenda a tocha dali. Observe que gotas de água pingam do teto, pegue Dytto acertando uma light ball nas gotas.



Na sala das pedras rolando, suba as escadas e apague as chamas com Dytto. Entrando pela porta, acenda a tocha à direita e mate todos os zumbis para que a porta se abra. Suba, aperte o botão e ouça um som estranho. Acenda a tocha e retorne à sala dos zumbis. Note que um buraco se abriu mais à esquerda: entre abaixado por ele. Pegue uma chave azul no baú e acenda a tocha. A parede atrás do baú é quebrável, revelando uma passagem. Ao entrar, use uma bomba em um botão e pise no outro para que um baú caia do teto. Dentro dele, temos a RED GEM #12. Volte à sala do botão e entre pela porta.



Nesse corredor, empurre o bloco de pedra para o alto e pegue uma chave vermelha no baú do canto. Depois, empurre-o para direita, sobre o botão verde. Siga pelo corredor e acenda a tocha no caminho. Pise no teleporte para ser jogado para uma área diferente dali. Desça e tome cuidado com as lanças que saem da parede. No baú atrás delas, há mais uma BLACK GEM #6. Volte até a sala das medusas e entre pela porta da esquerda, acima.



Esse caminho vai nos levar até a área acima daquele teleporte, com mais uma tocha para ser acesa e mais uma chave vermelha. Se quiser, pegue Shade no cristal antes de pisar no teleporte e ir enfrentar o subchefe do local, na verdade um repeteco do...



Subchefe: Rock Golem



O procedimento é o mesmo, só tenha em mente que o local agora é forrado de espinhos, o que dificulta um pouco mais. Se tiver com a omega sword, o trabalho será rápido e indolor.

Destruído, entre pela porta ao centro e atravesse a porta vermelha. Nos baús, um cacho de uvas e uma death sword. Subindo pela outra porta vermelha, encontramos uma sala com fontes para pegar Dytto, Shade ou Efreet. Eu recomendo Efreet dessa vez.

Chefe: Doomsday Sorcerer



Esse chefe é bem complicado, pois ele se encontra no centro da tela e a única forma de alcançá-lo é usando as plataformas móveis no cenário vazio. Pra atrapalhar, ele lança bolas de eletricidade que te empurram pro buraco, minando rapidamente sua barra de HP. Minha recomendação é a seguinte: estando com Efreet, lance-o lá pra cima do chefe e preocupe-se com a enorme gosma verde que ele manda vir atrás de você. Além disso, arcos como o Infinite Atomic Bow são ótimas alternativas. Estando com Shade, tente chegar perto dele e atacá-lo com alguma espada, de preferência a omega sword.

Destruído, suba, lance a light ball no portal e conquiste Bow, seu último espírito selvagem no jogo!



Ali agora é o mestre dos espíritos e só resta ir atrás do vilão de uma vez por todas! Mas, calma, ainda tem algumas coisinhas para serem feitas antes do trabalho final! Existem algumas gemas que somente agora poderão ser coletadas, além de mais uma arma lendária infinita, então, nada mais correto do que ir atrás delas antes do grand finale!

Coletando Gemas
Primeiramente, ao sair do Templo da Floresta, desfaça-se de Bow e desça. Dê a volta pela direita na floresta e suba novamente, mirando aquele cristal onde dá para pegar Shade. Assim que conseguir chegar ali, no caminho mais abaixo dos zumbis (próximo ao cristal), há um warpzone escondida ali. Esses locais com warpzones escondidas somente são revelados quando se usa o poder Doppelganger da Shade. Mas, como isso aqui é um detonado completo, vou dar a indicação de cada um deles sem precisar usar esse poder.

Lance uma light ball no local da foto e entre na warpzone. Você vai parar num local antes inacessível, na floresta, com um baú contendo a BLACK GEM #7. Pegue e caia dali. Volte até o cristal, caia daquele local e desça para a tela abaixo. Siga descendo e dobre à direita para chegar na cidade.



A cidade toda vai estar tomada pelos capangas de Silver Armlet, como previu o sábio na montanha. Apenas passe por ali e continue à direita. Siga até o caminho para a entrada na cachoeira. Uma tela antes da ponte, numa grama um pouco mais verde escura, lance a light ball para criar uma warpzone. Entre nela e pegue uma BLACK GEM #8 no baú no alto do morro.



Desça dali e suba novamente até a ponte próxima da cachoeira. Entre embaixo da ponte e pegue Shade no pilar de gelo. Siga para o vilarejo de Ali, onde começamos o jogo. Estando ali, desça até a praia do local e pegue uma GREEN GEM #2 no baú boiando na praia. Retorne e siga até o Templo da Água, onde pegamos Dytto. Vá até a terceira tela do templo e use Shade para atravessar a fenda, coletando uma BLACK GEM #9 no baú. Saia do templo, desfaça-se de Shade e suba pela ponte perto dos ratos.



O objetivo aqui é chegar até o acampamento dos inimigos, de onde tomamos aquele barco anteriormente. Atravesse o pântano e suba. Passe pelo trecho inicial do acampamento até encontrar uma planta carnívora próxima de uma porta. Pegue Bow ali e entre. Coloque Bow próxima da grade verde para que ela a destrua e entre. Ali dentro, mate todos os inimigos (a omega sword é de uma enorme ajuda aqui, mas não use-a contra as serpentes de fogo) e pegue uma BLACK GEM #10, uma GREEN GEM #3, uma BLUE GEM #12 e uma RED GEM #13. Resolvido tudo por aqui, saia do acampamento e vamos seguir caminho no jogo.



Entrando no Castelo
Siga para a cidade abaixo do castelo e desça até encontrar uma porta aberta em uma casa. Entre por ela e um dos moradores refugiados ali diz que a passagem estreita no chão leva até o calabouço do castelo, mas está trancada por uma grade. Entre ali abaixado, pegue Bow na planta carnívora e arrebente a grade. Entre pela passagem e siga descendo até chegar num beiral, já dentro do castelo, com um baú. Dentro dele, está a GREEN GEM #4. Pegue-a e caia para dentro.



Siga pelo caminho normal até a sala do rei. Ao chegar lá, Ali se depara com Silver Armlet subjulgando o rei e a princesa. Ao tentar se aproximar, com um único golpe Ali cai no chão.

- Hahaha, olá Gold Armlet. Eu trocarei a princesa pelo Large Cube que está escondido em algum lugar desse castelo. Venha até a Montanha Allat com o cubo e eu lhe entregarei sua irmãzinha!



Nisso ele chuta Ali, que despenca vários andares até cair no fosso mais profundo do castelo...

Nos Esgotos do Castelo
Essa é uma pequena dungeon, mas que esconde alguns segredos interessantes. Assim que terminar a queda e retomar o controle de Ali, entre pela abertura ali na parede, abaixado. Essa é uma região de interligação dos dutos de esgoto do castelo, onde cada caminho leva à uma saída diferente. Por estar agachado, Ali não consegue subir muito devido à correnteza do local. Por hora, suba até a primeira bifurcação e siga pela direita. Ao chegar na segunda bifurcação, só há a opção de descer. Desça, mate os zumbis e pegue uma chave no baú. Retorne até a primeira entrada.



Suba as escadas, pegue Bow na planta e siga pela porta amarela. Destruindo a grade, entre por ela e você vai parar em outra sala alagada. Ali no centro existe um monstro que parece uma minhoca que só sai para atacar quando você estiver perto dela. Mate-a e pegue uma GREEN GEM #5. Siga pela abertura da esquerda e, quando chegar nos dutos, mantenha o direcional para direita para entrar na ranhura. Continue pela direita para entrar na ranhura seguinte e desça até a próxima saída.



Mate os zumbis e os tatus para pegar uma chave no baú. Pegue Dytto na água e apague as chamas. Note dois baús em uma plataforma ao lado da cachoeira, se você tiver algum Spirit Call de Shade, use-o para pegar os itens, caso contrário (o que é mais provável), voltaremos aqui em breve para pegá-los. Saindo na passagem ao lado, retorne até a primeira saída dos dutos. Antes de seguir pela porta verde, entre na outra já aberta e pegue Shade no cristal. Retorne até a sala dos dois baús e pegue os itens lá: uma chave e uma BLACK GEM #11. Siga agora por aquela porta verde, na primeira tela.



Mate todos os slimes dessa sala alagada e pegue uma GREEN GEM #6 no baú. Entre pela passagem e mantenha o direcional para direita para entrar em outra saída nos dutos. Ali, um novo tipo de inimigo aparece: um fantasma que ataca unicamente seu espírito invocado. Mate-o o mais rápido possível e pegue Dytto nas gotas de água que pingam. Apague as chamas e entre pela porta. Apague as chamas do caminho também e desfaça-se da Dytto. Pegue Bow do outro lado do córrego e quebre a grade para continuar.



Quebre o pilar de gelo, mate os zumbis acima e use Bow para pressionar o botão logo abaixo da escada. Basta ficar sobre o botão e chamá-la para lá (aperte A várias vezes). Suba pelo corredor e mate os morcegos e cobras do caminho. Siga pela direita, desça as escadas e pegue uma GREEN GEM #7 no baú à esquerda (o outro é um mimic). Desfaça-se de Bow e pegue Dytto na água do chão: use sua Magic Bubble para interromper a queda d'água do local, permitindo acessar a porta azul. Tomando cuidado para não ser tragado pela água que escorre, use uma light ball na porta e entre.



La dentro está o Large Cube, item tão cobiçado por Silver Armlet. O objeto começa a falar com Ali, explicando que ele guarda uma terrível criatura maligna chamada Agito. Pegue o cubo laranja do chão (você precisa ter espaço no inventário para ele) e pise no teleporte para sair dali.



De volta ao Castelo
Assim que retornar, vá falar com o rei. O mesmo dirá estar surpreso por Ali ter recuperado o Large Cube, pois ele mesmo havia escondido num local para que nunca fosse achado, tamanho o perigo que ele guarda. Ele pede para que Ali faça aquilo que é certo e que todos contam com ele... e desmaia.



Depois dessa cena dramática, saia do castelo e siga pela direita: você vai ouvir um barulho de explosão! Suba e note que uma escada surgiu sobre um morro logo acima. Siga por ela e vamos sair na parte mais elevada da floresta. Mate os inimigos e desça no pequeno morro para pegar uma GREEN GEM #8 no baú. Desça e dê a volta, seguindo novamente até a escada e subindo-a. Ao subir as escadas do topo da floresta, temos mais uma montanha pela frente.



Montanha Allat
Comece a escalada seguindo reto para o norte, até encontrar um cristal. Se não tiver Shade com você, pegue-a e caia pela direita. Desça e pegue mais uma GREEN GEM #9 no baú, perto do ogro. Suba. Muitos ogros vão aparecer no seu caminho, mate-os rapidamente ou desvie deles e continue a subida.



Na segunda tela, corra pela esquerda e suba pela escada assim que a encontrar. Pela direita, use Shade para atravessar a fenda e continue seguindo. Após o segundo lance de escadas, note um baú no local mais baixo, à direita: caia ali e pegue uma BLACK GEM #12. Dê a volta por baixo e suba pela escada novamente. Um pouco acima dela, existe uma bifurcação no caminho: tome o caminho da direita primeiramente. Pegue uma GREEN GEM #10 no baú e caia pela lateral à direita.



Estamos naquele local do Templo do Norte. Apenas siga pela direita, saltando nas beiradas até chegar na parte norte do pântano novamente. Aqui fica o local da última arma secreta infinita, a Infinite Metal Bow. Só que, antes disso, temos que voltar até a entrada da Caverna da Praia pra pegar uma gema que ficou lá. Faça o percurso todo de dentro da caverna até lá, bastando cair na correnteza e ir afundando. Quando chegar no fundo e conseguir sair da água, siga normalmente pelas portas. Ao avistar um cavaleiro gigante, pegue Shade nele e siga para a saída da caverna. Lá fora, atravesse a fenda e pegue a BLACK GEM #13 no baú. Ali mesmo existe uma warpzone que te leva pra outra saída da caverna, fica próximo do baú, logo abaixo. Use-o para evitar todo o caminho dentro da caverna.



Voltando ao pântano e estando com Shade, use-a para entrar no pequeno círculo de troncos na água e desfaça-se dela para mergulhar na parte mais baixa e ir para o local secreto.



Evento Opcional 5 - Conseguindo a Infinite Metal Bow
Assim que afundar, você vai parar numa espécie de corredeira, uma descida onde a água te empurra pra baixo o tempo todo. Nesse trajeto, vários itens estão dispostos em locais de difícil acesso, obrigando você a refazer o percurso várias vezes para conseguir pegar tudo ou a maioria dos itens. Abaixo, algumas dicas para vencer esse desafio:

• não tente correr contra a correnteza, é inútil e você só vai perder tempo. Ao invés disso, prefira andar normalmente;
• são quatro os itens interessantes desse lugar: uma GREEN GEM #11, uma BLUE GEM #13, um Elixir e a arma lendária;
• quando chegar no fundo, corra com Ali para evitar afundar, ou terá que refazer toda a montanha Allat pra poder voltar aqui;
• há um corredor lateral que te leva para cima da corredeira novamente, você pode subir correndo por ele tranquilamente;



De volta à Montanha Allat
Pegando os itens, você deverá deixar Ali cair: o local onde ele vai parar é na cachoeira em frente ao Templo do Fogo. É hora de refazer todo o percurso e chegar novamente lá naquela bifurcação, no alto da Montanha Allat. Um pouco abaixo dela, caia pela esquerda e siga por aquele caminho. Você vai encontrar Silver Armlet, que prontamente pede pelo Large Cube em troca da irmã de Ali. Assim que recebe o item, ele libera a moça. Ainda temerosa pela vida do irmão, ela entrega o item Sun's Charm, que recupera tanto o SP quanto o HP de Ali, estando ao sol.



Terminada a conversa, certifique-se de que esteja com Shade e entre na caverna.

Caverna da Entidade Desconhecida
Esse local é bem curto, mas, por isso mesmo, bem fácil de deixar pra trás alguns tesouros importantes. Ter Shade com você é primordial, já que ela te impede de cair em buracos e poços. Mate os inimigos da primeira tela para que a porta se abra (se não tiver Shade, dá pra pegar ela nos cavaleiros gigantes). Na segunda tela, apenas evite os blocos de pedra e mate outro cavaleiro gigante no topo.

Na terceira tela, se não estiver com Shade, o negócio vai complicar se quiser pegar os itens. Correntezas de água vão passar de tempos em tempos tentando te derrubar no fosso que fica no topo da tela. Duas medusas vão surgir, uma delas guarda um Elixir e a outra a BLUE GEM #14, penúltima jóia desse grupo de gemas. Com Shade, ela te impede de afundar e prosseguir caminho, dando mais tranquilidade para matar os inimigos e pegar os itens. Após pegar tudo, desfaça-se de Shade e deixe Ali cair no buraco...



Lá embaixo, mate todos os inimigos para que uma escada se forme. Subindo, mais um grupo de soldados vem te recepcionar. Mate todos e siga pela passagem aberta. Na tela acima, o baú do centro guarda um alho, mas fique esperto com aquelas serpentes que brotam do chão e te agarram: são três delas que precisam ser exterminadas para que o caminho se abra. No baú do canto há uma broad sword, inútil se você já tiver a omega sword. Destruindo as serpentes, um baú cairá do teto contendo a RED GEM #14. Caia pela lateral esquerda e continue o caminho.



A próxima área tem algumas cachoeiras, portanto, pegar Dytto e repor as energias é uma boa idéia. Magos vão aparecer da parte mais baixa da tela, tome cuidado também para não ser tragado pela água e cair. No final, um cavaleiro gigante vai surgir no seu caminho. Na próxima tela, desvie dos blocos e siga em frente. Aqui vamos precisar de Dytto para apagar as chamas e prosseguir no corredor. A cada chama apagada, um inimigo aparecendo, sendo que na última um ogro vai surgir. Mate todos, pegue o alho no baú abaixo e suba saltando nas plataformas. Mate o outro ogro e siga saltando.



Na tela acima, antes de destruir o pilar de gelo, pegue Shade e alcance o baú atrás das pedras, contendo uma GREEN GEM #12. Volte à tela anterior e pegue Bow na planta carnívora que fica um pouco atrás. Ela será necessária para quebrar a grade logo a frente. Passando dali, pode se desfazer de Bow.



Essa nova tela envolve alguns saltos, ogros e pequenas esferas energizadas que ficam circulando o local. Uma boa idéia aqui é esperar na primeira plataforma e acabar com as esferas antes de prosseguir. Mate logo também o arqueiro do outro lado, pois ele pode te derrubar com suas flechas. O ogro perto do cristal é inofensivo, à não ser que você queira pegar Shade ali. No baú logo abaixo, há uma BLACK GEM #14. Pule na plataforma móvel ao lado e siga pela direita.



Nessa pequena encosta, três ogros vão surgir: mate os três com cuidado pra não cair nem ser agarrado por eles. Estando mortos, três baús e um botão vão aparecer, contendo um atomic bow, uma GREEN GEM #13 e um cogumelo. Pegue os itens, pise no botão e volte pela esquerda.



Denovo na mesma tela, note que a plataforma da esquerda começou a se mover também. Siga por ela e desça quando alcançar a próxima plataforma. Mate as medusas do local e desça. Pise no botão para que as bombas destruam as pedras no caminho e siga por ali. Quebre o baú e pegue uma chave vermelha. Retorne até a tela das esferas de choque.



Agora é uma boa hora pra pegar Shade naquele cristal. Além disso, o ogro daquele local deixa quase sempre um Elixir quando morre. Enfim, pegando ou não Shade e o Elixir, dessa vez, ao invés de seguir pela direita, suba reto até a porta vermelha e entre por ela. Mate os soldados e, se não tiver bombas ou a omega sword, pegue algumas no baú. Suba pelo lado direito e acenda a tocha no alto. Volte e suba pelo lado esquerdo, tomando cuidado com as labaredas e com o cavaleiro gigante que virá descendo. Nos baús, uma semente para Bow (Spirit Call) e um cogumelo te esperam.



Mate os soldados e um baú com uma death sword vai cair. Pegando-a ou não, siga pela direita. Esse puzzle consiste em pisar no botões correspondentes à ordem em que foram pegos os espíritos selvagens. Portanto, pise primeiro no botão do centro, depois no do gêiser (Dytto), depois no da chama (Efreet), depois no do cristal (Shade) e por último no botão da planta carnívora (Bow). Retorne à sala anterior e suba (pouco importa o espírito que você queira levar consigo).



Chefe: Evil Eyes
O chefe começa dizendo que Ali está no limite entre o Mundo das Sombras e o Mundo dos Humanos, e que ele não poderá usar o seu bracelete aqui, selando o fim de sua jornada. Mas, a luta com a criatura se dá justamente usando o bracelete, mais precisamente a light ball!



Quando obter controle sobre Ali, suba correndo e lance uma light ball em um dos olhos do bicho: o terceiro olho no alto vai se abrir. Atinja-o com alguma espada, de preferência a omega sword se a tiver. Ele se fechará imediatamente, forçando você a repetir o processo várias vezes. Os ataques iniciais do chefe incluem uma chuva de bolas de fogo e uma bola de energia que suga Ali, mas que não causa dano, apenas o atrasa. Quando chegar na metade da sua barra de vida, o chefe vai começar a soltar mais bolas de fogo e uma rajada do seu olho central. Tome um extremo cuidado com essa rajada, pois ela tira MUITA energia.

Assim que destruí-lo, Ali cairá em um local completamente desconhecido, entitulado Shadow World.

O Shadow World
Assim que cair, desvie das pedras que cairão junto e siga pela direita. Mate todos os inimigos para pegar uma chave no baú que vai surgir. Descendo, mate o cavaleiro gigante e o lançador de bombas: pegue as bombas dele se precisar. Acione a alavanca para parar o gêiser de água e suba as escadas. Jogue uma bomba no botão, desça, acione novamente a alavanca e pegue Shade no cristal. Entre pela porta à esquerda.



Lá dentro, suba as escadas e entre por outra porta. Nos muros, use Shade para atravessar o corredor e pise no botão: ouça um barulho de água. Volte ao muro da direita e entre pela porta novamente. Descendo as escadas, perceba que a água do local sumiu, deixando apenas peixes e um botão à mostra: pise no botão e suba as escadas atrás da porta acima. Se precisar de itens de cura, deixe os peixes morrerem sozinhos e colete-os. Acima, pegue uma chave vermelha na sacada sobre a porta e depois entre por ela.



Seguindo pelo muro, suba e desfaça-se de Shade. Pegue Dytto nos slimes mais abaixo, na parte de cima da tela e desça. Apague a chama com Dytto e mate os orbs vermelhos e o fantasma que atacará Dytto. À esquerda, mate o dinossauro e os canhões para que uma serpente de fogo apareça. Destrua-a também para pegar a última RED GEM #15 no baú que surgir. Quebre o pilar de gelo e continue. Nessa tela tome muito cuidado com os zumbis que vão aparecer. Jogue uma bomba no botão e observe o churracos deles. Depois, pegue um Spirit Call de Shade no báu que aparecer. Continue subindo até chegar numa ponte: mate todos os inimigos e entre pela porta vermelha.



O Castelo de Agito
Já dentro do local, mate os soldados para que um baú com uma chave caia do teto. Acenda as tochas do local e acione apenas a alavaca da esquerda mais abaixo (ela vai precisa apontar para esquerda), depois siga pela esquerda e suba as escadas.



Na sala acima, mate as moscas e os orbs verdes que surgirem para não te atrapalharem nos saltos. Siga para a plataforma central, com um botão nela. Pise nele para que uma plataforma à direita comece a se mover. Salte nela e suba, encontrando mais um botão e outra tocha para acender. Realize esses procedimentos e siga para a outra plataforma móvel, à esquerda. Acenda a última tocha para que a porta ali se abra, pise no botão antes de entrar para liberar outra plataforma flutuante mais abaixo.



Subindo pela porta, entre na outra à direita e tome cuidado com o lançador de bombas. Mate o cavaleiro e pegue Shade no espelho, na fenda. No próximo corredor, salte entre as medusas e espinhos, seguindo direto pro botão no fim do corredor e saia. Saindo, vá para direita e pegue uma chave no final. Retorne, desfaça-se de Shade e caia no buraco. Assim que cair, acione a alavanca dali e caia novamente, entrando pela porta aberta: pegue uma chave azul no baú e siga novamente pela escada à esquerda.



Estando novamente na sala das plataformas flutuantes, siga diretamente para a porta à esquerda (verde), mais acima e entre por ela. Ali dentro, vários grupos daqueles magos vai aparecer: é bom você ter ou Dytto ou Shade com você aqui, pois esse é um desafio bem complicado. Depois de matar todos, dois baús caem do teto, com uma omega sword e um cogumelo. Na sala acima, coloque as duas esferas sobre os botões e pise no terceiro, ao centro. Um cristal surge, mas basta você soltar uma light ball no local da foto para que uma warpzone apareça. Entre por ela.



Assim que reaparecer, siga pela esquerda para pegar Shade no cristal e retorne. Estando sobre o botão, use o Doppelganger de Shade e siga para o outro, mais acima: dois baús vão surgir, um contendo a última BLUE GEM #15 e, no outro, uma chave vermelha. Volte tudo até a sala das alavancas, a primeira do Castelo de Agito, mais precisamente para a porta onde acionamos a última alavanca, mais no alto, logo após cair no buraco nos muros do castelo.



Antes de entrar na porta, pegue Shade no nos espelhos. Mate o soldado com espada e destrua os pilares de gelo com Efreet, bombas, flechas de fogo ou a omega sword. Subindo, mais um grupo de inimigos vai aparecer: o objetivo é saltar sobre os espinhos acima e pisar no botão ali. Tenha cuidado para não perder Shade e siga pela esquerda. Dentro do local novamente, mate todos os inimigos. Caso não tenha bombas, faça com que os soldados joguem bombas no cavaleiro gigante abaixo: dois baús vão aparecer, um em cada canto inferior da tela. Em um deles, a BLACK GEM #15 e no outro, a GREEN GEM #14.



Seguindo pelo caminho, desça e mate mais um soldado e o fantasma. Pegue Bow na planta e destrua a grade para entrar. Nesse corredor, uma forte corrente de vento te empurra para trás. Soldados nas laterais jogam flechas o tempo todo e inimigos descem infinitamente da parte mais alta. O objetivo é alcançar o botão no alto para que bombas caiam do teto e matem os soldados laterais. Depois de pisar no botão, mate os inimigos que restaram e pegue a última GREEN GEM #15 no baú. Ao atravessar a porta, chega o fatídico momento de enfrentar o Silver Armlet!



Chefe: Silver Armlet
Após todo o falatório que todo vilão gosta de falar, ele diz que nada poderá impedí-lo de reviver o criador do Silver Armlet, Agito. Recomendo ter Dytto ou Shade com você, para facilitar o combate. Apesar que, se você estiver com a omega sword infinita, a batalha será relativamente simples.



Primeiro, acabe com os capangas que ele vai invocar. Depois de matar todos, ele vai descer e te enfrentar de frente. Com a omega sword, apenas encurrale-o no pequeno espaço da porta acima e ele não vai sair dali. Ataque-o sem parar até matá-lo. Com a adaga, fique esperto com os monstros e inimigos que ele invoca para ajudá-lo e sempre use combos e golpes mais fortes quando ele estiver de frente. Destruído, a porta se abre e é hora de encarar o grande vilão do jogo!

Chefe Final: Agito
Agito não é um chefe difícil, mas é preciso tomar cuidado com alguns de seus ataques. Seu único ponto fraco é a cabeça, mas a mesma permanece blindada até que as serpentes laterais sejam destruídas. Seus ataques são basicamente três: os tiros das serpentes laterais (duas de cada lado), pequenos monstrinhos que saem da água e explodem (alguns deixam até itens e armas) e uma rajada que ele cospe de sua boca e tira bastante energia.



Tendo Dytto com você, a luta é simples. Se você tiver qualquer espada, é de grande ajuda, já que a única forma de acertar a cabeça é pulando e atacando. Com chutes, a luta será longa, à não ser que você acerte um Rolling Slash ou o Multiple Rolling Slash na cabeça dele.



Assim que destruir Agito, o portador do Silver Armlet revela-se ser a irmã mais velha de Ali, Gwyn. Ela afirma estar possuída e nada podia fazer para impedir o vilão. Todos os espíritos decidem ficar naquele local, com Silver e Gold Armlet juntos. Gwyn diz que precisa, de alguma forma, pagar por todo o mal que ela fez desde quando encontrou Silver Armlet e reviveu Agito, e então ela empurra Ali para o warpzone e leva ambos os braceletes para algum lugar desconhecido. Ali retorna para o vilarejo em Oasis e, anos depois, assume o trono que um dia foi de seu pai.

A última tela após os agradecimentos mostra o seu rank, o tempo de jogo, número de gemas coletadas e o número de inimigos mortos. Lembrando que, para conseguir o Rank 1, você não pode coletar nenhum coração durante o jogo todo.



Informações Finais
Beyond Oasis foi produzido pelo estúdio de Yuzo Koshiro, a lenda da game music responsável pela trilha sonora de diversos jogos de sucesso, como Streets of Rage do Mega Drive e Actraiser, do Super NES, entre tantos outros. A Ancient, sua produtora, produziu mais um jogo da série Oasis em 1996, dois anos após Beyond Oasis, denominado Legend of Oasis, para o Sega Saturn. A história de Legend of Oasis se passa antes de Beyond Oasis, contando a origem dos espíritos e contando inclusive com mais dois deles, que acabaram por ser extintos no jogo.

35 comentários:

  1. Caraca! Que trabalho hercúleo, sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe hercúleo nisso hahaha! Foram duas semanas intensas de texto e imagem, mas valeu a pena, eu estava devendo um trabalho à altura do que esse jogo significa pra mim!

      Excluir
    2. Pow, Cosmão, fico emocionado cara ao ver alguém disponibilizar um trabalho tão maravilhoso como esse que você fez. Antes esse tipo de conteúdo você só teria acesso se pagasse por ele em uma banca de revistas, pois exige muitas horas de dedicação e expertise do assunto. Obrigado e parabéns pelo post!

      Excluir
    3. Obrigado Sérgio. Realmente foram muitos dias de pesquisa e edição, mas valeu a pena. Eu pretendo ainda trazer esse formato de Guia Completo para vários jogos esse ano.

      Excluir
  2. Cosmão, seu artigo/manual/detonado/uau! ficou excelente!
    Confesso que li apenas a terça parte inicial do texto, já que não conheço o jogo e pretendo jogá-lo em breve, e se o lesse todo, iria perder um pouco a magia da descoberta. Mesmo assim gostei muito, inclusive da parte visual que ficou linda. Entretanto, como ninguém é de ferro, eu salvei nos favoritos este post para "futuras consultas", tenho certeza que será muito útil nesta jornada.
    Como eu também escrevo, sei do trabalhão que esse texto deve ter dado para ficar pronto, saindo da ideia inicial em nossa mente, passando pelo gameplay e as screenshots, além dos erros ortográficos, que insistem em aparecer do nada, mesmo com "over nine thousand" leituras de revisão, até aquele "click" orgástico, em que a gente, enfim, coloca toda a obra on-line.
    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Você conhece bem as etapas hehehehe!

      O guia é bom pra quem quiser completar 100% do jogo, que afinal é o propósito desses guias.

      Ainda estou estudando os próximos escolhidos...

      Excluir
  3. Uau !!!

    O melhor texto que já li sobre Beyond Oasis, nem tenho muito o que dizer. Simplismente soberbo.

    Old-Hutter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Realmente deu um trabalhão, mas esse jogo merece!

      Excluir
  4. Cara, meus parabéns, texto caprichado e completo. Nunca joguei pra valer, apesar de sempre recomendarem ou estar em tops com o melhor do Mega Drive. Lendo parte do texto e observando algumas imagens (para não perder a graça) notei muita qualidade nesse action rpg. Talvez jogue ainda nesse começo de ano. Sei que ele possui uma continuação para o Sega Saturn. Ela mantém o padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legend of Oasis mantém a qualidade sim, mas é mais simples no que diz respeito à golpes. Os puzzles foram aumentados, bem como a quantidade de espíritos e templos (são 6 ao invés dos 4 do Beyond).

      Não gosto de prometer as coisas aqui, eu já fiz no passado um Retronado completo dele (o link está lá na página dos Retronados), mas, como o Retronado servia mais pra mostrar a solução dos puzzles e o desenrolar do jogo (sem o compromisso de mostrar absolutamente tudo), talvez eu prepare alguma coisa desse nível para o blog no futuro sobre o Legend.

      Excluir
  5. Rapaz! Mas que texto lindíssimo! Mas ainda não terminei de ler!

    ResponderExcluir
  6. Cosmão, de onde surgiu o nome Shugames? Abraço o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shugames nasceu de uma piada interna entre vários blogueiros há anos atrás hehehehe! No início era apenas SHU, mas adotei o GAMES no final quando resolvi criar o blog.

      Excluir
  7. O melhor game de mega drive e melhor que zelda também

    ResponderExcluir
  8. Demais esse jogo hein Cosmão vi ele na revista OldGmaer e li a respeito e fiquei fascinado se não me engano foi o Gagá que fez a matéria a respeito.Depois de ler a matéria fiquei empolgado e baixei no emulador o jogo difícil pra caramba pelejei pra caramba em algumas partes.
    Mas consegui chegar no final e zerar esse game viu que é sensacional tanto na jogabilidade quantos nos golpes que aplicamos no controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente jogo mesmo, fruto da mente de Yuzo Koshiro e sua turma!

      Excluir
  9. ola, gostaria de falar com o dono do site
    tenho um podcast de nostalgias e cultura nerd
    sou vidrado em video games antigos
    meu objetivo não é uma parceria en si
    mas a oportunidade de participar integralmente do meu projeto de podcast que ta no terceiro episodio.
    se puder add skype tony.nascimento_5
    para batermos um papo!

    ResponderExcluir
  10. Melhor jogo de mega drive sem duvidas. Qdo criança já havia zerado. Sempre gostei de andar por todo o jogo e pegar todos os itens, mas na época não consegui tudo e descobri agora vendo esse guia.rsrs Hoje em dia joguei novamente, mas com a facilidade dos emuladores e saves infinitos a qualquer momento fica muito mais fácil.

    Em segundo lugar é o landstalker, outro jogo que zerei (a duras penas) qdo criança. Se saísse um guia desse jogo eu adoraria.

    Abç

    ResponderExcluir
  11. Cosmão, meus parabéns pelo detonado! Maravilhoso, pra ser econômico nos elogios! Eu, em minha infinita ignorância sobre RPGs de videogame em geral, fiquei encantado com a qualidade deste, e ainda mais surpreso por ser do nosso glorioso Mega Drive! Acho que agora sou obrigado a jogar ele (e zerar 100%, claro) qqer dia desses! Mais uma vez, muito bom, parabéns! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido com sua visita garoto verde! Deu um trabalho enorme, mas vejo que valeu a pena, pois além de detonado, serviu pra divulgar um jogo meio desconhecido do Mega Drive pra bastante gente! Nosso 16 bits da Sega guarda muitas jóias escondidas ainda!

      Excluir
  12. Cara, não sei se é a minha rom, ou eu não fiz alguma coisa anterior a parte onde eu estou, mas estou exatamente em Shadow World, na parte onde piso no botão para poder pegar a chave vermelha, onde tem os Geysers, porém essas drogas de Geysers não ficam desativados de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa ativar o botão na área exterior. Siga direitinho o detonado nessa parte que não tem erro.

      Eu lembro que na época eu também apanhei lascado desses gêisers justamente aí. É um lance com o botão na parte externa e com a alavanca logo acima, dentro da construção onde o baú deve cair.

      Excluir
  13. Obrigado pelo detonado cosmao, me servirá muito bem. Não sei como não fui jogar esse game abtes

    ResponderExcluir
  14. Cosmão, simplesmente fantástico essa matéria/guia do Beyond Oasis. Parabéns mesmo! Fazia tempo que não via algo tão bem feito. Digno de revista.

    ResponderExcluir
  15. Fantástico trabalho, está de parabéns esse jogo é demais !

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Descobri seu site há pouco tempo e sempre volto nele! Fantástico o seu trabalho e esse guia do Beyond Oasis. Perfeito mesmo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Mandou muito bem, esse jogo eu sempre tenho vontade de jogar, mas exito muito pela dificuldade que ele parece apresentar. Não sou um jogador muito habilidoso, então creio que quando for jogar eu irei me ferrar muito. XD

    ResponderExcluir
  19. Trabalho monumental! Estou de férias e utilizando o seu Guia para zerar essa jóia do Mega Drive! Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  20. Velho, acabei de zerar esse jogo no switch graças a seu guia! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  21. Parabens por esse post, primeira vez q tenho a oportunidade de encontra um detonado tão perfeito e completinho.Esse jogo é fenomenal, ñ sei se é a minha rom mas n consigo salvar o jogo, jogo por emulador mas tento salva pela gravação normal do game sem save state é quando fecho o emulador , gravação é perdida, ela só fica ativa se eu resetar ou quando sofro game over,se houver uma informação positiva sobre esse caso agradeço desde já.

    ResponderExcluir