terça-feira, 15 de março de 2016

12 Canais de Retrogames que Você Precisa Conhecer



Há algum tempo atrás, eu estava programando uma postagem sobre os diversos canais sobre games antigos que costumo assistir e frequentar. O tempo passou e a postagem não saiu, mas a idéia ficou amadurecendo na cabeça. Quem lida com blogs ou canais sabe e entende bem do que estou falando.

Pois bem, a idéia evoluiu de forma que resolvi colocar apenas canais menos conhecidos, mas de uma qualidade tão grande que não dá pra entender o porque não recebem a mesma atenção que canais maiores. Aqui vocês verão a nata da nova rapaziada que está "invadindo" o Youtube no que diz respeito à jogos antigos. Cada um deles merece uma atenção especial, pois, mesmo que todos falem basicamente das mesmas coisas, cada um aborda de um jeito único o enorme acervo que temos acesso hoje em dia. E, bem por isso, isso os torna únicos em meio à um mar de mesmice que vemos diariamente.

Com vocês, uma lista diferente, uma lista com os Canais de Retrogames que Você Precisa Conhecer!


Nota importante: antes de começar a lista, vale dizer uma coisa bem importante para que não haja injustiça alguma aqui. A ordem da lista serve apenas com o fim de organizá-la, nunca de classificar tal canal sendo melhor que os outros canais. Tanto é que evitei colocar nomes como "Top isso" ou "Top aquilo" no título, pois todos os canais mostrados aqui tem uma qualidade ímpar. Vamos à eles!


Rogério Fabri

Rogério Fabri e seu canal de mesmo nome são focados em gameplays puros de jogos clássicos. Como a própria descrição do canal diz, ele é focado em jogatinas de jogos clássicos, sendo que a maioria dos vídeos compreende listas de detonados completos dos jogos. Rogério é um cara que fala muito bem e descreve muito bem, coisa realmente difícil de se ver nesses canais mais novos.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Desde detonados de jogos como Parasite Eve 1 e 2, que são raros de se ver por aí, até mesmo um detonado interessantíssimo de Asterix do Master System, um jogo longo e difícil, o que demonstra um bom gosto por parte do rapaz! Entre outros destaques, lá você encontra um monte de jogos da série Megaman X e clássica, além de Valkyrie Profile (PSX) e até mesmo Battletoads em Battlemaniacs, um dos jogos mais difíceis do SNES!



Games Véios

Fabiano é o dono do Games Véios, um canal que surgiu em 2009, tendo sua base em conteúdo variado sobre videogames antigos. O foco maior do Fabiano é mostrar os jogos em sua execução plena, ou seja: no ambiente simples de sua própria residência, em muitos vídeos você verá o próprio Fabiano colocando o cartucho e jogando, tudo em offscreen, que dá uma autenticidade monstruosa ao seu conteúdo. Aliada ao sotaque característico que também imprime uma identidade toda irreverente ao canal, o Games Véios é um dos canais mais divertidos e autênticos de se acompanhar.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Lá você pode ver na íntegra, por exemplo, testes feitos com aqueles cartuchos Everdrive, tanto para o Super NES (Super UFO) quanto o Everdrive pro Mega Drive. Além disso, vários vídeos como se fossem especiais temáticos, desde temas únicos sobre jogos natalinos ou focados apenas em um jogo, como foi o caso do Monster World 4 e Duke Nukem.



Gebirge

O canal do Gebirge é fortemente concentrado em detonados, com alguns poucos vídeos de gameplays puro, sem a intenção de detonar o game. Por lá, encontram-se diversas playlists dos mais variados jogos, com um foco maior em jogos da série Pokémon e Megaman X e clássica. Mas isso não afeta a variedade do Gebirge. Além desses, existem ainda detonados completos de clássicos como Revenge of Shinobi e, o mais novo, Legend of Zelda, do NES, o qual ele fez num novo formato, mais dinâmico.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Os detonados do Gebirge são ótimos. Todos os jogos que ele apresenta como detonado, é explicado desde as minúscias do gameplay, até mesmo a história do jogo e seus extras. Um bom exemplo disso é, além da série Pokémon onde ele destrincha por completo vários jogos da série, o Fire Emblem do Super NES. Aquilo é tão carregado de informações que é preciso assistir umas duas ou três vezes pra você assimilar bem o conteúdo. É um dos canais mais autênticos no que diz respeito ao capricho nos detonados.




Jogatinas Saudáveis

Conheci o canal do Vigia faz pouco tempo e o que mais me chamou a atenção foi a dedicação dele ao explicar os jogos durante os detonados. Jogos como Super Castlevania IV ou o Castlevania Harmony of Dissonance são completamente destrinchados ao máximo lá, o que denota que quem o faz realmente conhece bem do que está falando. O canal ainda traz posts sobre reflexões gamers e gameplays mais leves e variados de grandes clássicos do passado.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Além do supracitado detonado completo de Castlevania Harmony of Dissonance do GBA, temos ainda jogos excêntricos como o pouco conhecido Maldita Castilla e até mesmo Axiom Verge, que ainda está em andamento. Recomendo bastante!



Swordlunge

Swordlunge já é um canal velho conhecido meu. Descobri o canal dele, juntamente com o Gebirge, através do Elite Clássicos, que é uma comunidade de retro-jogadores que fazem detonados de jogos clássicos. Dito isso, fica fácil deduzir que o foco único do Swordlunge são detonados completos. Muitos dos vídeos dele incluem desde jogos de plataformas até mesmo RPGs completos, um estilo meio raro nesse meio, devido ao tamanho dos jogos.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
O canal do Sword é bem eclético: desde detonados de jogos do Mickey, da série Megaman até mesmo jogos mais novos como Odallus e Escape Goat fazem parte do acervo. RPGs como Y's Seven e Wild Arms 4 do PS2 também engrossam a lista dos jogos grandes e longos. Um destaque especial vai para o jogo Castlevania Rondo of Blood, onde ele detonou por completo tanto a versão clássica para o PC-Engine quanto o remake para o PSP.



Retrogaming MX

O canal do Marcos Xavier é um dos canais novos da safra de retrogamers no Youtube. Concentrado em detonados, com alguns vídeos variados sobre opinião gamer, reviews e especiais, o Retrogaming MX figura entre um dos melhores canais que descobri recentemente. Muito bem articulado e, principalmente, muito bem jogado.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
O Marcos é bem eclético quanto ao conteúdo que ele traz pro canal, variando entre detonados, tutoriais, reviews e especiais. Lá existe um quadro muito bacana chamado Até o Fim, onde ele encara um jogo inteiro num único vídeo, sendo jogos bem difíceis, como Megaman 1 e Contra.



Os Invasores

Canal do parceiro Juliano que apresenta desde detonados hilários até personagens cômicos tratando de questões polêmicas, como o uso do RF para retrogamers verdadeiros! Sim, o canal é quase inteiro de zuação, mas os detonados dele são ótimos por conta disso. Não, não espere uma edição entupida de memes, gracinhas o tempo todo e piadinhas como a enorme maioria faz hoje em dia.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Além de uma edição bacana nos vídeos, você pode conferir algumas notícias irrelevantes sobre cinema e jogos, além de longplays zuados e aquele comentário do lendário Valdemar, o Retrogamer TR00!



Projeto Gênesis

Iniciado em 2014, o Projeto Gênesis é mais um dos canais da nova safra, dessa vez, apresentando um conteúdo quase totalmente voltado ao querido Mega Drive. Apesar do foco maior ser no 16 bits da Sega, temos vídeos com jogos do Master System e muito material voltado aos bons tempos da Sega.

Aperitivo:


O que se encontra por lá?
O canal tem um foco prioritário em detonados, mas apresenta vez ou outra matérias interessantes, geralmente contando histórias ou analisando algum game lendário do sistema. Os detonados são extremamente bem explicados, mostrando que o conteúdo é criado com a maior atenção possível.



Poeira Jogos

Descobri o Poeira Jogos por acaso, quando procurava histórias que envolvessem o Master System e seus jogos lendários. E é justamente disso que se trata o canal: contar histórias daquela época tão boa dos 8 e 16 bits. Vitor Issui, o criador do canal, conta em diversos vídeos histórias que viveu na época, além de sempre deixar alguma opinião de algum jogo ou console. Como é um canal quase totalmente focado em histórias e temas relacionados com consoles clássicos, gameplays quase não existem ali, o que não diminui em nada a qualidade do material.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Algumas das perguntas abordadas nos temas do Poeira Jogos são: o que aprendemos com videogames? Por que os games atuais são mais fáceis? Além das perguntas, as playlists são recheadas de temas como "Minha História com Sonic the Hedgehog", "Estórias que o Povo Conta" e temas relacionados com locadoras de games antigas. É um material muito bacana de se ouvir!



Retrogames SC

O canal do Cazu é focado totalmente em aquisição de consoles e tutoriais de como consertar controles, consoles e acessórios. É um verdadeiro passeio no passado! Foi lá que aprendi a ter coragem de abrir meu velho Mega Drive para limpá-lo. A dinâmica e o diálogo simples do Cazu convence qualquer leigo a abrir seu console e ao menos tentar arrumá-lo ou simplesmente limpá-lo.

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Uma das séries mais bacanas do canal é a saga dele pra comprar sucata de consoles com um tiozinho de algum centro de reciclagem em sua cidade. Outras postagens bacanas são os tutoriais de troca do leitor do PS2, manutenção do Master System e limpeza do Mega Drive. Muitíssimo recomendado!



Historia Revista

Esse é o canal do meu parceiro da OldGames FTW, o Colimar, ou mais conhecido como Pedro Silva. História Revista, como o nome entrega, é um canal voltado para as revistas antigas, onde o Colimar analisa página por página, numa edição muito curiosa, inserindo vídeos de gameplay dos jogos no lugar das fotos das revistas! É um passeio pelo passado, recheado de uma nostalgia deliciosa!

Aperitivo:


O que se encontra por lá?
Desde análises de revistas clássicas como Super Game Power, Ação Games e Gamers, até alguns gameplays de jogos antigos. A edição que o Pedro faz nos vídeos é de deixar todo mundo viajando no tempo!



Garoto Verde

Green Boy (ou simplesmente garoto verde) é mais um dos canais que descobri via Elite Clássicos. Detonados completos em 100% são a principal atividade do canal, mesmo que em algumas vezes apareçam jogatinas puras por lá também. O diferencial que o Tom criou para as jogatinas é a criação de personagens fictícios, incluindo-os durante o gameplay, como o mordomo Jarbas e a Voz da Consciência, dando um ar todo engraçado e descontraído nos vídeos. Vale muito a pena!

Aperitivo: 


O que se encontra por lá?
Detonados ocupam a maior parte do canal, seja de jogos antigos como o recém terminado Megaman II do NES, seja de jogos mais novos como Heartstone ou os saltos únicos de GTA V. A dedicação do criador para com os detonados, muito bem falados e explicados, mesclados às partes onde entram os personagens dando pitacos faz do Garoto Verde um canal muito autêntico e criativo, além de não cansar o acompanhamento.

41 comentários:

  1. Porra velho!!! Não tenho nem palavras para agradecer. É uma honra figurar aqui ao lado de tantos canais fodas. Alguns dos quais, meus favoritos do youtube. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Que honra ser citado no blog shugames! Muitos canais fodas cara!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado de verdade Cosmão! Pra mim é uma imensa honra ser citado aqui no Shugames, blog esse ao qual eu devo várias descobertas importantes que mudaram pra sempre a forma como eu vejo os jogos antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu canal é o melhor. Continue não pare. Assisto várias vezes o mesmos vídeos. Estou esperando um novo. Abraço

      Excluir
  5. Cosmão Obrigado por me colocar junto com esses caras que além de companheiros são meus ídolos, que me inspiram até hoje, e também é uma honra estar registrado no seu blog, sou seu fã e mais uma vez me sinto extremamente agradecido

    ResponderExcluir
  6. Ahh cara, que dahora!! Curti a lista, e fico feliz por mencionar canais que eu gosto demais XDD

    ResponderExcluir
  7. Faltou o Planeta sonic,sério,melhor canal focado em SONIC que eu conheco (o planeta genesis é focado mega drive,muito foda tb,assim como todos,gebirge,poeira jogos,e essa turma toda ae XD)

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Cosmão pela citação !!! Estou extremamente lisonjeado.
    Parabéns a todos os canais citados na matéria, conheço a maioria (um deles inclusive é uma de minhas inspirações por criar o canal), isso é algo que me dá mais animo para seguir com o canal ! E mais uma vez obrigado por citar o canal !!

    ResponderExcluir
  9. Ainda tem muitos outros canais bons retros um que eu indico e o Cosmic effect, o canal e muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Acompanho quase todos... Recomendo-os!

    ResponderExcluir
  11. Me sinto extremamente honrado de saber que o Shugames inspirou e inspira muita gente nova a escrever ou falar sobre jogos antigos.

    Criei o blog com o intuito apenas de passar meus conhecimentos e a experiência que tive nos incríveis anos 80 e 90, jogando de tudo um pouco. Vejo que tudo valeu a pena.

    Eu é que agradeço vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos cara! Desejo sucesso e o devido reconhecimento a você pelo trabalho foda que anda fazendo durante todo esse tempo!

      Excluir
  12. Me senti honrado em aparecer nessa lista, Cosmão! Obrigado amizade!

    Eu não conhecia todos os canais, mas a forma que você explicou, me deixou animado para conhecê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço Gebirge, continue o ótimo trabalho!

      Excluir
  13. Caramba, que legal! Nossa Cosmão, muito obrigado! Estou sem palavras! Ver o jogatinas saudáveis ao lado de tantos canais que eu admiro e me inspiraram! MUITO OBRIGADO! Me sinto mais motivado para procurar melhorar meu conteúdo!

    ResponderExcluir
  14. Realmente esses canais acima citados são muito bons inclusive alguns deles canais nos quais tenho o prazer de conhecer ja há um tempo e digo
    Que são merecedores do reconhecimento como o poeira jogos o Retrô games sc e o games veios sensacionais

    Tenho um canal e sei o quanto é importante o reconhecimento do trabalho desses caras pois me inspiro nesses caras e em outros que poderia citar mais não vou me prolongar

    ResponderExcluir
  15. Cosmão, parabéns, já me inscrevi em dois canais que você sugeriu, o Games Véios e o História Revista eu já era inscrito e realmente o trabalho do Pedro é coisa linda, fantástico.

    ResponderExcluir
  16. Cosmaooo valeu mano uma.coisa que sempre achei fraco no YouTube foi um canal retrogame, é algo incrível essas recomendações de canais retrogame do brasillllll.
    Agora falta você fazer um canal do shugames com uns detonados em vídeo, vi o canal do vigia e curti demais os vídeos sobre o super castlevania 4 snes.

    Valeuuuuuuu!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O canal do Shugames até existe, mas eu fiz poucos vídeos e pretendo manter apenas o blog mesmo.

      Excluir
  17. canal do velberan também é muito bom ele fez uma das melhores matérias contando a historia de street fighter em português que eu conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o canal do Velberan é ótimo tbm, mas já é bastante conhecido. O foco do post foi mostrar canais tão bons quanto e que poucas pessoas conhecem.

      Excluir
  18. tem o canal sega retro br, muito bom tb, conta detalhadamente sobre jogos da sega

    ResponderExcluir
  19. Um Excelente Seleção de Canais, Cosmão. Estou impressionado, só canais feras. Nesse momento tô atolado de coisas pra fazer, mas não vejo a hora de continuar a costruir meu blog e desejo muito iniciar um canal retrô ainda neste ano no Youtube.

    O blog Shugames sempre foi uma das minhas grandes inspirações. Dá gosto acessar este blog e ver as novidades. Que continue sempre assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz do blog ter incentivado tanta gente a escrever e falar sobre jogos antigos. Obrigado pessoal.

      Excluir
  20. Excelente lista, grato por compartilhar.

    ResponderExcluir
  21. Muiiiiiiito massa esse BLOG, encontrei o meu PARAISO GAMER viu, sou saudosista e curto demais ler, conhecer, jogar games antigos, PARABÉNS por essa bela iniciativa cara !!!

    ResponderExcluir
  22. Faltou o Velberan aí, que apesar de não ser 100% focado em jogos antigos, tem muito conteúdo oldschool e muita coisa boa!

    ResponderExcluir
  23. poderia também ter colocado na lista podcasts sobre o assunto, ou então criar uma lista paralela só com os podcast que abordam o assunto, pq pessoalmente falando não sou muito fã de ficar vendo vídeos de jogos, mas gosto muito de podcast, exemplos,

    Neo Player podcast,

    Baixo-frente-soco,

    Drink and Play (quando eles fazem episódios voltados ao assunto)

    Jogoramacast

    ou mesmo o já extinto: Orioncast

    ResponderExcluir
  24. Excelente lista hein Cosmão, muitos canais dessa lista assim como seu blog serviram de inspiração para a criação do meu canal. Trabalharei bastante pra um dia eu chegar aonde esses caras chegaram. E chegaram com muito mérito.

    ResponderExcluir
  25. Eu indicaria mais 2 ao post: O WarpZone, que tem um conteúdo muito bom e o Nerd Caipira, que é de uns amigos meus e eu gosto demais de acompanhar.

    ResponderExcluir
  26. Muito bacana esse blog, conheci atras do smzinho.

    Bela indicação de canais, o swordlunge eu já conhecia.

    Forte abraço a todos do blog.

    ResponderExcluir
  27. Coloca o Velberan ai brother o pelé dos retrogamers

    ResponderExcluir
  28. Coloca o Velberan ai brother o pelé dos retrogamers

    ResponderExcluir
  29. adorei a materia. um dia chego no nivel dessa galera!

    ResponderExcluir
  30. Realmente uma galera que representa bem a categoria retrogamers BR, pois canais gigantes estão voltados para jogatinas de jogos mais novos, vlogs, etc. A turma citada acima ( conheço alguns de grupo de whatsapp) estão de parabéns, e o blog também por dar esse reconhecimento aos canais, pois sabemos o quanto é difícil isso em uma espaço cheio de concorrência como o youtube ( tenho canal e sei como é ). Grande abraço pra galera do blog.

    ResponderExcluir
  31. Me inscrevi em vários, obrigado 😀😀

    ResponderExcluir
  32. Muito boa a lista de canais.

    ResponderExcluir
  33. Recomenda o meu também, é um bom e modesto canal de retrogames. :p https://www.youtube.com/@livesaleatorias20

    ResponderExcluir