quinta-feira, 27 de julho de 2017

Hacks & Traduções - Volume II


Vamos para o segundo volume de jogos traduzidos e hacks bacanas que eu encontro pela internet. Neste volume, coloquei 6 jogos ao invés de apenas 4 como no volume 1, mas esse número vai variar conforme as postagens sobre esse assunto. Hoje teremos versões para Bionic Commando do NES (com Hitler e tudo mais), um hack muito bacana de Super Mario World e a tradução de um RPG obscuro para Gameboy Advanced! Espero que apreciem, baixem os patchs, apliquem (tutorial aqui) e joguem bastante!


TRADUÇÕES PARA O INGLÊS

• Bionic Commando (NES) 
Título original: Hitler's Resurrection - Top Secret (versão japonesa)
Download do IPS
Descrição: este patch "apenas" pega o jogo original japonês e o traduz para o inglês. Pra quem não conhece, a versão americana de Bionic Commando censurou boa parte das artes, história e personagens da versão original japonesa, o que pode ser notado inclusive pelo título do mesmo. Apesar da Capcom tratar essa versão como um port modificado do original de arcade, Bionic Commando do NES é substancialmente diferente, tendo um gameplay menos frenético, mais cadenciado e que é baseado em leitura de informações e exploração das fases.



A história de Bionic Commando por si só já é bastante complicada pra um simples jogo de NES. Na versão americana, tudo gira em torno do resgate de Super Joe, um renomado soldado enviado pelas tropas da Federação para surrupiar documentos oficiais da construção de uma super arma pelas forças do Império. Como ele foi capturado, a Federação envia outro soldado, de condinome Spencer para resgatá-lo e raptar também os documentos, com a finalidade e impedir a construção dessa arma pelo grupo de inimigos. Na versão japonesa, o herói do jogo luta contra uma organização criada pelo próprio Hitler, que foi renascido (!?) e agora pretende terminar seu maléfico plano no mundo. Todas as referências nazistas do original japonês foram removidas da versão americana, mas, graças à esse patch, podemos conhecer mais à fundo a real história do jogo japonês.

• Magical Vacation (GBA) 
Título Original: Magical Vacation
Download do IPS



Trata-se do primeiro RPG da Brownie Brown, que mais tarde faria também Sword of Mana e Mother 3 no GBA. O visual do jogo é seu maior chamativo, além de seu sistema de jogo lembrar bastante a série Mana, apesar dos combates serem em turnos como num RPG tradicional.

• Donald Duck Magical Hat (Super Famicom)
Título Original: Donald Duck no Mahou no Boushi
Download do IPS



Um dos jogos da Disney para o Super Famicom que ficou restrito ao Japão por motivos obscuros. Este aqui funciona como se fossem vários mini-games com o Donald, tendo ele que cumpri-los para prosseguir em sua jornada. As tarefas vão desde chegar até determinado local com um tempo limite, limpar janelas e etc. É um jogo interessante e com um visual muito bonito, mas simples em sua execução e que não deve agradar à todos.

HACKS

• Super Castlevania IV - Other Castle (SNES) 
Baseado em: Super Castlevania IV (SNES)
Download do IPS



Conheço pessoas que jogam Super Castlevania IV de trás pra frente, tamanha a decoreba do jogo. Então, um hack desses pode vir bem a calhar, pois ele pega tudo do jogo original e modifica quase por completo o design das fases, adicionando trechos mais difíceis, algumas passagens novas e até novos poderes para Simon. Pra quem adora o original e queria mais do mesmo, mas com uma dificuldade maior ainda, é um prato cheio. Além disso tudo, o segundo loop do jogo reserva mais horas de desafios ainda!

• Super Mario World - Castlevania the Perfect Night (SNES)
Baseado em: Super Mario World (SNES)
Download da rom completa
Este hack foi até difícil de se encontrar (dica do Matt da OldGamesFTW), pois ele não está listado no site original, Super Mario World Central. A única forma de baixá-lo é pelo link que deixei acima (já com o patch aplicado na rom). Um tempinho antes de postar essa matéria, um link para o fórum do SMWC estava ativo, mas não o encontrei mais.



Enfim, trata-se do mundo de Castlevania muito bem implementado no Super Mario World, tendo inclusive barra de energia e de MP que até mesmo se gasta caso use os poderes do Mario. É um hack diferente da maioria, onde o criador (Lester) foi além e modificou muita coisa. A inclusão de uma barra de MP que se enche conforme coleta-se cogumelos foi uma idéia genial e adiciona uma boa estratégia ao jogo. Junte à isso o fato de ser um hack bem difícil e com um level design muito bem feito!

• Rock'n Roll Racing - V15 (Mega Drive)
Baseado em: Rock'n Roll Racing (versão do Mega Drive)
Download do IPS



Acho difícil algum frequentador deste blog não gostar ou até mesmo não conhecer esse enorme clássico dos 16 bits. Acontece que, neste hack, Rock'n Roll Racing foi extremamente ampliado e melhorado! Com até 6 carros na pista (ao invés dos 4 - e gerando pouco ou quase nenhum slowdown), novos tipos de carros, cores, pistas, personagens, planetas novos, músicas novas, novos objetos pelo cenário, upgrades novos, até mesmo itens novos como armas e em português-BR, esse periga ser o hack definitivo desse jogão! Se você já curtia o game original, pode pegar sem medo! Se não gostava muito, pegue também! Terá um jogo de corrida divertidíssimo e cheio de extras!

15 comentários:

  1. Bela lista Cosmão! Me chamaram mais atenção o Bionic Commando e o Rock n' Roll Racing. Mesmo assim, vou baixar todas... hehe. Obrigado por disponibilizar os links!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Estou pensando, talvez no próximo post sobre esse assunto, colocar as roms já patcheadas pra baixar. Espero que o blogger não encrenque com isso.

      Excluir
  2. Esse teu post é um achado!Tem uns hacks que mantém certos sistemas antigos na ativa. O Bionic japa eu ia revisar na época por causa dos vilões nazis, mas acabei enrolando pra zerar. E feito o que o Lucas disse, o RRR me chamou muita atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hacks dão muita sobrevida ao jogos, ainda mais hoje em dia, com tanta gente mexendo nisso e criando coisas novas! E faça essa revisão do Bionic japa, gostaria muito de ler!

      Excluir
  3. Não tinha conhecimento desse hack do Mario, já baixei aqui pra testar, acredito que vai ser um prato cheio assim como o próprio hack do Castlevania IV. Ótima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se prepare para a dificuldade, não é nem um pouco fácil!

      Excluir
  4. Só jogo bom ai cara gostei bastante desses hacks me interessou alguns que vou colocar na minha lista de jogos para jogar um dia desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha lista de "vou jogar" só aumenta todo dia hahaha!

      Excluir
  5. Muito bom esse Super Castlevania IV - Other Castle. Bem difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe difícil nisso! Eu nem no primeiro chefe consegui chegar...

      Excluir
  6. De todas as adaptações para nós via Japan, essa do Hitler foi a que mais me dava curiosidade. O jogo ocidental é bom, mas a premissa da história japonesa com o Hitler é muito insana, é claro que deu curiosidade. Quando um jogo sai bom eu não ligo tanto mas em todas as adaptações sempre temos uma perda do original. ótima dica Cosmão!

    Putz, kkkkkkkkkk acredita que eu não gosto de Rock n Roll Racing? ^_^ Eu não gosto de corridas de lado assim "isométrico" sei lá. Eu não me adapto ao controle, sempre bato ou saio da pista ou algo similar. E tenho outra crítica, coisa pessoal mesmo. O pessoal fala que a soundtrack é sensacional, suprema mas... assim é fácil! O jogo usa músicas do Black sabbat e Deep Purple kkkkkkk isso não é game music é "adaptation music". Mas eu confesso que tecnicamente é um jogaço, possui muitas falas e marcou muitos jogadores. Mas eu pessoalmente não curto o sistema de gameplay e não consigo dar créditos a uma soundtrack emprestada. No mais eu to ficando velho e ranzinza kkkkkkkkk mas acredita que eu nunca curti esse game, nem na época? Vai entender!
    Mais uma vez, ótimo post Cosmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apanhava horrores dos controles de Rock 'n Roll Racing tbm, é normal. Se vc insistir e aprender, vai acabar viciando. Outro jogo bom que é bastante similar à esse (e até comparado à ele) é aquele dos ratos de marte, pro SNES, Mice Biker From Mars, algo assim.

      Obrigado pela visita Ulisses!

      Excluir