quinta-feira, 6 de julho de 2017

O Desconhecido & Bizarro - NES (Vol.1)



Há um bom tempo eu venho programando esse post, com base em jogos que, ou não foram lançados ou então são estranhos demais. Claro, muitas pessoas devem ter jogado esses protótipos, bizarros e não-lançados de forma oficial via locadora na época, com cartuchos modificados vindos diretamente de sei lá onde. Acho que um dos casos mais notáveis daquela época foi o Darkwing Duck trocado com Megaman 6 (ou 5, não me lembro), em que colocavam o Megaman nas fases do pato espião.

Enfim, neste post especial, pretendo resgatar uma lista de 8 jogos desconhecidos e bizarros, em alguns casos são até mesmo protótipos, alguns mais caprichados, outros praticamente injogáveis. Com vocês, o primeiro especial dos 8 anos de Shugames!


1 - Double Dragon IV
Muito antes da Arc System Works anunciar a continuação oficial da série Double Dragon recentemente, algum chinês havia programado Double Dragon IV para o NES. E, talvez, o mais incrível disso tudo é que, tirando a dificuldade absurdamente impossível do jogo, ele é muito bem feito sim! Os golpes saem de forma simples, inclusive as voadoras (que aqui requerem apenas apertar pra cima e chute).



O que pega mesmo é a dificuldade exacerbada do game, algo realmente impossível para pessoas normais, ou possível apenas para quem tiver paciência de levar vários game-overs e continuar tentando (sim, uma única vida, morreu é game over).

2 - Drac's Night Out
Aqui jogamos com o próprio Drácula (como sugere o nome do jogo), num game onde precisamos atordoar os humanos e sugar o sangue deles. Drácula está numa espécie de masmorra, em seu caixão, no topo da coisa, precisando descer escadas, acionando alavancas no caminho pra formar armadilhas que atordoarão os humanos. Claro, se tocar em alguma coisa, a morte é inevitável, mas existem meios de evitar isso. Sugando uma certa quantidade de sangue (apertando Select você consegue ver a barrinha enchendo), Drácula vira um morcego, algo como uma invencibilidade temporária, podendo descer mais rápido as escadas e matar os humanos instantâneamente.



Frankenstein, caveiras, múmias e outros monstros também aparecem, servindo de ajuda para que Drácula pegue suas vítimas. Apesar da única música incessante e irritante, o jogo é bem feitinho. Ele nunca foi lançado de forma oficial, ficando perdido no tempo e agora disponível em qualquer bom site de emulação por aí. Serve como curiosidade, já que o game é trash e difícil ao extremo!

3 - Fire Dragon
Não encontrei informações concretas sobre se esse jogo foi realmente lançado para o NES. O que acontece é que ele, ao menos, existe em seu formato de ROM e que podemos experimentá-lo de fato. Na verdade, trata-se de uma versão do lendário Snake para o NES, mas com um dragão no lugar da cobra. Aqui o temos ao menos um objetivo por estágio, que é pegar uma certa quantidade de chamas espalhadas pelo cenário. As fases vão ficando mais complicadas com o passar do tempo, incluindo obstáculos pelo caminho.



Apesar de sua natureza ser a do jogo Snake, Fire Dragon inclui alguma variedade com fases diferentes e mais difíceis. Se por acaso bater com o dragão nos obstáculos ou nele mesmo, é game over na certa. O game não conta pontos, apenas as fases vencidas. Ah sim, e coloque no mute ao jogar, a única música presente irrita após uns 10 segundos tocando...

4 - Garou Densetsu Special
Ao procurar esse jogo no Google, uma das primeiras palavras a ser vista é PIRATED! Claro, trata-se de um hack de algum outro hack, jogos feitos em cima de outros não licenciados que se tornaram uma febre na época do Nintendinho, já que nem todos possuíam um console melhor ou um arcade em casa. No caso de Garou, a coisa vai ainda além: o jogo, pelo que contei, deve ter uns 5 ou 6 personagens na tela de seleção, que se REPETEM mais umas duas ou três vezes só pra dar a impressão de VOLUME ao jogador!



Então, não se engane com essa tela de seleção de personagens. Como jogo, não dá pra esperar muito, óbviamente. Golpes especiais ficaram de fora, sendo que cada personagem tem apenas um golpe de comando, além de chutes, socos e voadoras. É algo bem simples e cru, mas que talvez divertisse na época. Ou não.

5 - Harri's Legend
Harri's Legend, por si só, é um hack em cima de outro jogo não licenciado que foi lançado para o NES em 1998 ou 1999, segundo a wiki sobre ele: TITENIC! Sim amigos, Titenic, baseado no filme homônimo vencedor de sei lá quantos Oscars. Aqui controlamos Harry e o jogo é como um beat'em up 2D.... só essa frase acima já seria suficiente pra vocês entenderem o que estou dizendo, mas fiz questão de tirar algumas screenshots desse negócio pra ilustrar mais.



Harry só sabe chutar e, quando agachado, socar. Seus inimigos vão desde um gordo (olha o bullying aí), um homem estranho, ratos, morcegos e um chefe que parece o Doc Brown do filme De Volta Para o Futuro... E não, não vale a pena, nem este jogo e nem o Titenic (impossível não rir desse nome...).

6 - Harry Story
Aqui temos mais um jogo do Harry Potter, mas dessa vez trata-se de um hack de um ótimo jogo: Wacky Races. Controlamos Harry no lugar do Muttley, inclusive com itens próprios do universo de Harry Potter, como a vassoura mágica, varinhas mágicas, etc. O game te permite escolher entre as 3 ilhas iniciais do jogo original, com inimigos e design idênticos. Apenas a música eu notei algumas mudanças (pra pior), além do boneco do Harry me provocar crise de risos!



Como se trata de um jogo que é um hack de outro melhor, fica difícil avaliá-lo de alguma forma. É um jogo bom porque é feito em cima de um jogo bom, mas com o sprite do Harry Potter em SD. Fica a seu critério jogar ou não (aliás, nem sei se tem final, não joguei muito).

7 - Hot Dance 2000
Ok, chegamos no jogo DANÇANTE do NES, mesmo ele nunca tendo um acessório oficial pra esse tipo de jogo (ou teve?). Hot Dance 2000 é como os Dance Dance Revolution da vida: são quatro direcionais no alto e setas vão subindo conforme o ritmo das músicas. E que seleção de músicas! Temos desde Beat It do Michael Jackson até What a Wonderful World de Louis Armstrong entre as 33 músicas do jogo normal! Não bastasse isso, ainda temos outras músicas completamente desconhecidas no modo MIX e, pasmem, quatro jogos diferentes no modo GAME (Arkanoid, Pac-Man, Pinball e Hit-Mouse, que eu julgo ser exclusivo daqui).



Apesar de parecer um jogo deveras inútil, é interessante ao menos ouvir algumas dessas músicas em versões para o chip sonoro do NES. Beat It ficou interessante, assim como My Heart Will Go On em versão dance (do filme Titenic, conhecem? HAHAHA!).

8 - Donald Land
O último jogo da lista PRECISAVA ser esse. Em Donald Land controlamos... Ronald McDonald em sua versão criança... Não, vocês não leram errado! O jogo saiu em 1989 exclusivamente no Japão para o Famicom, e permaneceu por lá até hoje. Apesar do japonês não atrapalhar a jogatina nem um pouco, o jogo em si é bem difícil.



O game é bem legal, você pode pular e arremessar maçãs nos inimigos, que funcionam como bombas. Nas fases você coleta hambúrguers (o que é óbvio), que servem de moedas pra comprar itens nas lojas após cada fase (o que também é óbvio). Alguns itens como o rosto de Ronald dão pontos ao invés da óbvia vida. Como temos apenas 3 pontos de vida, o jogo se torna frustrante em alguns pontos. Saltar também é um parto, haja vista que, se o seu direcional não estiver em dia, vai morrer muito diante de certos buracos do game.

20 comentários:

  1. Não curto muito estes hacks, geralmente são muito bugados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para hacks de qualidade, recomendo a postagem sobre os hacks de Super Mario World. Testei todos, são ótimos!

      Excluir
  2. Pra ser sincero também não sou fã de jogar Hacks, só jogo mesmo pra dar risadas ou por curiosidade mesmo. Só uma pergunta: Esse do McDonald é hack ou jogo oficial? Desse carinha aí só conheço aquele do Mega Drive feito pela Treausre.
    Parabéns pelos 8 anos de blog manolo, e que venham muitos anos pela frente.
    Ótima postagem Cosmão \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Weslley! Nem todos da lista são hacks. O jogo do McDonald mesmo, é oficial. Só é bizarro, mas é oficial hahaha!

      Excluir
  3. Interessante. Sabia da existência de alguns. Acho que vale a pena testar mesmo que seja pra passar raiva hahaha

    ResponderExcluir
  4. Esse Double Dragon eu tô lembrado, logo na primeira fase podia mandar voadora nos motocas e a OST era legal. Eu incluiria na lista Kart Fighter, o jogo de luta com os personagens do Super Mario Kart e ainda os jogos do Titanic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só derruba as motocas com voadoras mesmo, de outra forma não dá!
      E esse Kart Fighter tem conquistas no Retroachievements, é bizarro mesmo!

      Excluir
  5. bizarro, simplesmente, bizarro...

    ResponderExcluir
  6. Desconhecido e Bizarro mesmo rsrs

    ResponderExcluir
  7. Esse Double Dragon IV aí parece ser um hack de Renegade do NES, tenho que conferir para ter certeza, sendo que Renegade é a versão americana de Kunio-kun no Qualquer Coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu me enganei, não é do Renegade, mas essa tela inicial é de outro jogo, tenho quase certeza, só não sei qual.

      Excluir
  8. Opa bom ver o blog de volta Cosmão!
    Como o colega Gray Fox falou, esse Double Dragon IV é mesmo uma continuação do Renegade, chamado Target: Renegade, é exatamente o mesmo jogo sem modificações, só colocaram uma tela de abertura com o nome Double Dragon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu João!
      Pois é, o pessoal descobriu de onde veio aquele jogo, agora fiquei curioso quanto à esse Target Renegade!

      Excluir
  9. Esse jogo do Ronald me interessou vou tentar baixar ele para jogar pra ver como é .

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha um cartucho de um hack com o nome de Super Mario 13.

    O Mario tinha um bastão e conseguia ganhar os poderes dos chefes que derrotava, a la Megaman.
    Já catei em inúmeros lugares pela Internet mas nunca consegui encontrar nada sobre esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, farei uma procura sobre ele.

      Excluir
    2. Descobri: esse hack é baseado no jogo Saiyuuki World 2.

      Excluir
    3. Esse mesmo!!!!!!!!
      Muitíssimo obrigado, Cosmão!!
      Só não consegui achar nenhuma rom do hack mas já vou no original mesmo!!

      Excluir