domingo, 23 de agosto de 2009

Relíquia Retrô - Spiderman the Videogame (arcades)

Nossa terceira relíquia vem direto dos Arcades, um jogo feito pela Sega com um dos personagens mais conhecidos da Marvel. Tenho certeza de que muitos aqui já viram ou jogaram isso na década de 90!


Spiderman: The Videogame


Ano: 1991

Sistema: Arcade

Jogadores: até 4

Por: SEGA




Por muitos anos eu fiquei com uma imagem na cabeça: um jogo do homem aranha onde existiam mais 3 personagens e era de porradaria de rua. Até eu descobrir o MAME e achar o jogo escondido na INTERNETS !
Spiderman the Videogame não é bizarro e ao mesmo tempo maravilhoso sem motivos: primeiro, ele foi feito pela SEGA, nossa saudosa Sega do passado, a empresa que, onde encostava virava ouro. Segundo, um jogo de porrada com o Spiderman, o amigão da vizinhança, dividindo espaço com mais 3 colegas pra por o Rei do Crime, Venom e seus comparsas pra correr da cidade. Terceiro: é um jogo de luta com personagens grandões na tela e que mistura partes de plataforma scroll lateral também !
Por esses motivos, tal obra fez sucesso na época, mas logo foi ultrapassada por outros arcades de sucesso também, e infelizmente acabou caindo no ostracismo. ATÉ AGORA!

Podemos jogar com 4 personagens: o Aranha, Namor, Black Cat e o Arqueiro Viado. Cada um deles....faz a mesma coisa que o outro! É, são poucas as diferenças, mas notei que a Black Cat é um pouco mais rápida para combear que os outros. São apenas 2 botões: um de pulo e um pra bater. Usando os dois juntos, seu personagem dá um poder especial, que, ÓBVIAMENTE, consome energia. Energia essa que é contada por pontos, e não por uma barrinha.

O jogo segue o esquema dos beat'n ups existentes: siga batendo em todo mundo por ruas, becos, PRÉDIOS, DIRIGÍVEIS, MONTANHAS, PARQUES....é, a variedade de cenários aqui é realmente imensa.
Os inimigos são variados, principalmente os chefes, que vão desde o óbvio Venom até Doctor Doom entre outros.
Gráficos que lembram os quadrinhos dão o charme ao jogo, com boas músicas e efeitos sonoros decentes. É um jogo raro de se achar, mas graças à emulação atual, em qualquer site que se preze você encontra a rom. E ainda bem que ela existe: se tentares jogar num arcade por aí, leve muita grana, pois o jogo é difícil pra caralho!


Não somente falando das fases de porrada, mas as etapas em scroll envolvem saltos e ataques sincronizados para evitar a perda de vidas preciosas.


Enfim, é um PUTA arcade rox com o Aranhola que muita gente sequer conhece, ou, se conhece, acabou se esquecendo com o tempo.

3 comentários:

  1. Pooo.. muito bem lembrado... Esse arcade impressionava pelos gráficos gigantes. Lembro que eu ficava de longe olhando os "caras grandes" jogarem isso.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo, mas o Namor não está "ensinando bons modos ao Lagarto", e sim ao Escorpião.

    ResponderExcluir
  3. Eu era foda nesse jogo. Tinha uma máquina no shopping Ibirapuera. Conseguia terminar c/ uma ficha. O legal é quando desligavam a máquina, no dia seguinte o record ficava lá. Nunca sai do 1º lugar.

    ResponderExcluir