terça-feira, 4 de agosto de 2009

Resenha: Streets of Rage I (Mega Drive)




Streets of Rage
- A.K.A As Furiosas Ruas da Fúria -

Year: 1991
Quem fez:
SEEEEGAAAAA
Sistema:
Drivo
Playahs:
1 ou 2


::::::::::::::: NOTAS :::::::::::::::


Cosmão: 6.5
"...KOSHIRÃO assina a obra..."



Colimar: ?
"...no fim da rua estavam Antonio e seu bumerangue que não metem medo em ninguém..."


::::::::::::::: Avaliação do Cosmão :::::::::::::::

Tive o PRAZER de experimentar esse clássico em sua essência, ou seja: no próprio MEGA DRIVE 2. Um colega meu tinha o cartucho, que foi jogado incessantemente.

Confesso que na época eu jogava mais com Adam ou Axel, pois vagaba da BLAZE tinha sempre um viadinho que escolhia primeiro.

O joguete é de porrada franca, onde os chars vão andando pelas ruas fazendo a limpa na cidade, cheia de trombadinhas, GALSIAS, caras fazendo malabarismos com facas e outros perígonos.

Ao jogar essa primeira versão, nota-se uma PUTA evolução no segundo game: os personagens aqui são duros, travados, tem poucos golpes (ainda assim tem vários), fases simples e inimigos repetitivos pra caralho.

As músicas são SOBERBAS, desde a intro até a música dos créditos, afinal, KOSHIRÃO assina a obra.

A dificuldade aqui é a mais alta da trilogia, talvez pela dureza dos comandos e pela apelação que alguns chefes são, aquele gordinho SAFADO que cospe fogo ENXE O SACO, PQP !

Ainda bem que, em alguns momentos, dá pra chamar ajuda do quartel policial mais próximo que a galera vem e TACA BAZUCADA nos enemies! :D ! ^^ !

É uma ótima pedida pra passar o tempo soqueteando uma galerinha nervosa, principalmente na época, pois, hoje em dia, Streets of Rage 2 é sinônimo de qualidade em porrada franca.

::::::::::::::: Avaliação-quase-DETONADO do Colimar :::::::::::::::

No tempo que todo mundo queria o seu beat'n up pra faturar uns trocados, lá estava a Sega com seu novo sistema. Dali veio a idéia de Streets of Rage, a (já tradicional) jornada de alguns poucos contra muitos pela retomada do controle da cidade das mãos do crime organizado. A nosso dispor, os 3 ex-policiais que largaram tudo pra resolver a questão, Adam, Axel e Blaze.

Fase 1 - Ruas

A jornada começa nas ruas da cidade no meio da noite entre as boates, lojas e suas placas de neon, uma novidade no mundo real que dizia que estávamos no futuro e que tanto marcaram várias histórias de ficção sobre futuros perdidos.

Elas não se deixavam abalar mesmo com tanta violência acontecendo ali na sua frente. Latas de lixo e cabines telefônicas escondiam bastões e facas que garantiriam ou não sua sobrevivência naquelas noites selvagens. Para nossos anfitriões havia a ajuda de seus colegas da polícia que atiravam com a bazuca ou a metralhadora de um carro, mesmo limitada era de grande apreço.

No fim da rua estavam Antonio e seu bumerangue que não metem medo em ninguém.

Fase 2 - Periferia
Dobrando a esquina entramos nos becos da periferia. Entre prédios condenados e muros pichados com marcas de gangue estão viciados procurando pela próxima dose de seu veneno de seus traficantes que já os espera no próximo corredor escuro.

O vento frio carrega folhas dos jornais do dia anterior onde estão palavras que relatam tragédias que ataca cada cidadão dali. Palavras que não achariam por onde evitar as próximas e voam tão perdidas quanto as voadoras que não acertam Souther e suas garras. Não pule.

Fase 3 - Praia



A praia já foi um lugar onde podíamos vir para se divertir, hoje qualquer um fala que prefere nadar com os tubarões e provavelmente o faria se eles habitassem esta praia.

Há muito tempo que o lugar é mais movimentado durante as noites, por isso este é o próximo caminho. Abadede se adiantou a todos e já está de sunga esperando pelo Sol.

Depois da passagem de nossos heróis ele ainda o verá, porém quadrado.

Fase 4 - Ponte

Mr X e seu reluzente prédio está no outro lado da cidade, longe do alcance tanto dos braços da lei quanto de seus capangas. Esta ponte há muito tempo virou lugar inóspito e suas obras de manutenção inacabadas impedem que muitos veículos cheguem ao outro lado.

Muitos, mas não o nosso que trará fogo para combater de igual para igual Bongo e seu bafo de cachaça flamejante.

Fase 5 - Balsa
O passeio de balsa era famoso pela belíssima visão que os passageiros tinham da nossa cidade quando vinha a noite e as luzes se acendiam. A fama agora é do carregamento de desclassificados que levam e trazem desordem de um lado para o outro.

Não há como sentir enjôo depois de testemunhar tanto sangue.

Onihime e Yasha imitam o estilo de luta de Blaze mas não há como se enganar.

Fase 6 - Fábrica
O sindicato levantado por Mr X era tomado como uma lenda urbana contada por mal policiais que tiveram suas mãos molhadas e seus olhos tapados. Aqui há prova para mandá-lo para a cadeia pelo menos pelos próximos mil anos, estamos mais perto do que nunca.

Dentro das caixas estão armas preparadas para pegarem a próxima balsa de volta, algumas vão ficar por aqui mesmo. Serão úteis contra a segunda aparição de Souther ao final desta etapa.

Fase 7 - Elevador
Este é o prédio de Mr X e certamente ele está protegido em sua sala no último andar. No final da fábrica há este elevador de carga que nos levará direto para lá, com sorte irá depressa.

Eles já sabem de nossa chegada e a cada andar há uma parada, mais e mais capangas vem nos fazer companhia. Também parecem não saber que mesmo os elevadores de carga tem limite de peso e não poderão seguir a viagem até o topo do prédio mais alto daqui. Do topo de nossa cidade.

Fase 8 - Quartel do sindicato
A partir deste ponto estamos sós. No final deste corredor Mr X não nos espera, não marcamos hora e ele manda todo o pessoal disponível para barrar nossa entrada.

No meio da confusão, até mesmo a mesa usada para levar os alimentos à sua sala é usada como arma. Até mesmo os chefes anteriores reaparecem. Mas finalmente chegamos até o verdadeiro chefe disto tudo.

A sala é grande, tudo está ao seu alcance. Há uma janela onde se tem uma visão privilegiada da cidade. Toda essa selvageria quase nos fez esquecer porque lutamos tanto. Mr X nos oferece um lugar ao seu lado no comando do crime.

Não podemos aceitar, é uma armadilha. Após nossa recusa ele se levanta e procura nos eliminar com uma metralhadora. No topo do mundo não sabíamos que estava um covarde, mas agora ele é história. Seu bando vai encarar a justiça e nossas ruas estão limpas... até quando ?

4 comentários:

  1. Esse jogo foi praticamente o precursor do genero game fodastico, crássico beat'em up xD

    ResponderExcluir
  2. Cosmão adicinei o Shugames no blogroll do PlayStation 2 Imortal. Falou!

    ResponderExcluir
  3. Quando saiu o SoRII, o 1 pareceu tão inferior...
    O mesmo vale para Mortal Kombat e Street Fighter

    ResponderExcluir
  4. pow eu tenho uma rom aqui que a primeira versão é do master system ! e veio é muito mais dificil ainda do q a do drive :S

    ResponderExcluir