segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Boogerman


Por: Interplay
Ano: 1994
Gênero: Plataforma
1 jogador




8.0
"...tudo é muito fluido e natural..."




Antes de qualquer coisa, se fores fresco, desista de tentar jogar Boogerman. Este não é um jogo comum, é um jogo nojento, asqueroso e deveras caprichado.


Feito pela Interplay, temos aqui um herói diferente dos demais também: ele é verde, gordo, nojento, fétido, adora peidar e arrotar e faz disso suas principais armas contra os inimigos.

Boogerman é um jogo de plataformas do prazer, onde controlamos o próprio em fases pra lá de sujas, com todo tipo de nojeira que só os 16 bits podem proporcionar.

Sua missão: salvar a Terra de algum malfeitor que adora podridão e sujeira, portanto, ninguém melhor que Boogerman para correr atrás desse velho safado e fedido e por ordem na bagaça ! Ou não !

Boogerman tem gráficos bacanas, tá certo que tudo é meio verde e preto o tempo todo, mas mesmo assim, o destaque fica mesmo é na movimentação dos characters na tela: tudo é muito fluido e natural.


O som aqui tem um papel fundamental: levar aos ouvidos do jogador todo tipo de efeito sonoro fétido, como arrotos, peidos, pisadas em merda, blorsh, blargs e blergs. E tudo é muito bem feito, parecendo às vezes até real (evite jogar perto das mulheres da casa, ou vão achar que é você que anda peidando e arrotando no quarto).

As fases são pouco variadas, sempre com temas mais sombrios, como a floresta escura do início do game e o castelo do last boss. Em todas elas, é importante o jogador fuçar e achar as colas e desentupidores de pia para poder conseguir vidas no fim das fases. Entretanto, inimigos estão à espreita para furar o traseiro de Booger à qualquer momento.

Em algumas fases existem partes especialmente, digamos, hum....blorrshhg, como quando entramos em uma NARINA e saímos pela outra, tudo isso com direito à lambidinha e tudo. Ou como quando passamos de fase entrando na privada e dando descarga, existem muitas coisas meigas e cheirosas como essas espalhadas pelo jogo.

Além do peido e do arroto (que inclusive podem ser carregados para um ataque mais PODEROSO), Booger pode arremessar meleca de nariz ou simplesmente, no bom e velho estilo Mario e Sonic, PISAR nos inimigos.

A gama de ataques do pançudo verde é realmente grande e, além de tudo, dá pra usar o peidinho dele pra dar uma voadinha e alcançar lugares mais altos.

Boogerman não é um jogo difícil. É um jogo bacana de se jogar, pois não apela com o jogador com fases muito complicadas ou chefes/inimigos chatos demais. As fases geralmente são curtas, o que instiga mais ainda a exploração das mesmas em busca das colas e desentupidores.

Com gráficos bacanas, dificuldade na medida e bons sons, Boogerman fez sua história nos 16 bits, uma pena realmente não ter tido uma sequência.

Prós:
- a movimentação dos personagens é bem bacana;
- as fases instigam o jogador a procurar por itens;
- efeitos sonoros;

Contras:
- fases sem muito brilho;
- Boogerman pode soar nojento demais pra algumas pessoas;

NEXT - Toe Jam and Earl

2 comentários:

  1. Esse ai é um bode riso danado. Jogo de vez em quando.

    Quanto as perguntas no MSN q nao deu pra responder a tempo:
    DBZ Sagas eu achei razoável, mas é mais pra quem curte dbz mesmo.
    Haunting Ground veio com o meu console. É muito bom.

    ResponderExcluir
  2. A versão do SNES é melhor no quesito do som, esse é um ótimo jogo, recomendo. Na época zerei ele no SNES.

    Parabéns pelo Blog. É sério e sem palavras de baixo calão, tanto nas resenhas como nos comentários.

    Long Live Rock n Roll!!! :P

    ResponderExcluir