domingo, 13 de setembro de 2009

Kid Chameleon



Year: 1992


Quem fez: SEGA


Playahs: 1-2


Gênero: Plataformas do Prazer









Cosmão

Nota: 10


Imaginem um Super Mario no Mega Drive e terão algo similar à Kid Chameleon quando se diz respeito à profundidade de um jogo de plataformas do prazer. Claro que Sonic é o grande rival de Mario, mas Sonic é focado mais em velocidade do que em exploração, embora tenha os dois fatores nos jogos da série.

Kid Chameleon é quase que totalmente focado em exploração de cenários em busca de diamantes e novas máscaras.


A história de Kid Chameleon gira em torno de um arcade que acabou sugando vários jogadores pra dentro dele e cabe ao garoto camaleão libertar seus amigos. Pra isso, vai contar com diversas máscaras durante o jogo, cada um transformando o rapazinho num personagem diferente.

Só esse fator já seria o básico pra se ter uma enorme variedade no jogo, mas tem mais: mais de 100 fases diferentes, umas 10 máscaras pra achar, diamantes aos montes, passagens secretas, warp zones, chefes, inimigos, tudo em Kid Chameleon vem de tonelada.


Os gráficos do jogo são ótimos, tão quanto as músicas e efeitos sonoros. O desafio e a dificuldade são altos, pois não existe password ou save: começou, ou joga até o fim, ou se conforma em parar onde estiver e recomeçar tudo depois. É, naquela época não tinha essa mamata de salvar sempre...

Com já dito, as máscaras dão outra forma pro nosso garotinho, o que inclui aí novas formas de ataque, locomoção e poderes. Sim, os diamantes achados nas fases podem ser usados pra se castar poderes na tela, a maioria pra matar os inimigos. Alguns como a máscara do DJÊIZO (by Iyasu), dão uma vida a cada 50 diamantes.

Para se usar os poderes, basta apertar A B C e START juntos. Diamantes e máscaras são achados em caixas P distribuidas por todas as fases, funcionando de forma similar às caixas com pontos de interrogação dos jogos do Mario.

Mas as habilidades dos personagens vão além desses poderes com os diamantes: alguns pulam mais alto, escalam, podem quebrar blocos, voar, etc...

Os inimigos vão desde dragões até tanques, homens-peixe, plantas vivas, etc. Os cenários também estão cheios de perígonos e artimanhas, como pedras de borracha que servem como molas, pisos que quebram, plataformas que voam, espinhos, etc.

Eu diria que é um jogo de plataforma completo, muito além de seu tempo, rivalizando com muito jogo consagrado.

NEXT - Cool Spot

10 comentários:

  1. Meu irmão sempre falou neste jogo. E depois de tu ter dado nota 10 eu vou ter que dar uma testada com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Pode jogar sem medo Jottae, se vc gosta de plataforma, pode reservar aí cerca de duas horas e se divertir pra valer.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo eh maravilhoso... meu megadrive chegava feder queimado de tantas vezes que eu virava esse game!!!! Era o máximo buscar sempre por novas fases, por rotas diferentes... E posso dizer, esse jogo te dá infinitas possibilidades de terminá-lo! Olha que jah devo ter virado ele umas 5131548432168 vezes (eu o comprei em 92 e jogo hj em dia no meu dreamcast) e posso dizer que acho que ainda não fui em todos os estágios! A única coisa que me irrita eh a fase do "esmagatório" no pântano... PUTZ! Eh muito dificil aquilo! Classico... que assim como os excelentes Skies of Arcadia e Burning Rangers ficaram sem continuações... aiai SEGA!

    ResponderExcluir
  4. classico
    parece q vc usa teletransportes
    e aumenta as fases kkkk
    consegui um portal na primeira fase qleva pra ultima
    mas o ulitmo mestre e chato pra caramba
    odeio travar no mestre final

    ResponderExcluir
  5. Ótimo jogo passava até 4 horas na locadora pra zerar o jogo concerteza o melhor jogo do mega drive.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo jogo passava até 4 horas na locadora pra zerar o jogo concerteza o melhor jogo do mega drive.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo jogo passava até 4 horas na locadora pra zerar o jogo concerteza o melhor jogo do mega drive.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo jogo passava até 4 horas na locadora pra zerar o jogo concerteza o melhor jogo do mega drive.

    ResponderExcluir
  9. Existe um tuque pra conseguir vidas infinitas e trocar de armadura alguém sabe eu esqueci.

    ResponderExcluir